PONTA PORÃ

3

Candinho Gabínio eleito para presidir Câmara Municipal de Ponta Porã em 2018

Não houve surpresa e o vereador Candinho Gabínio, PSDB, foi eleito por unanimidade para presidir a Câmara Municipal de Ponta Porã no ano que vem. A eleição foi realizada durante sessão ontem à tarde. Candinho obteve 17 votos confirmando todos os prognósticos em torno da eleição. Anteriormente vários parlamentares já haviam declarado voto nele publicamente.

A única disputa para composição da próxima mesa diretora da Câmara ficou por conta do cargo de 1ª Secretaria. A vencedora foi a vereadora Professora Anny Espinola, também do PSDB. Ela obteve 11 votos. O vereador Jelson Bernabé, PRB, recebeu 6 votos dos colegas.

A nova Mesa Diretora eleita para coordenar os trabalhos legislativos em 2018 ficou formada da seguinte maneira:

Presidente: Candinho Gabinio – PSDB

1° Vice-presidente: Farid Afif – PMDB

2° Vice-presidente: Adãozinho Dauzacker – PDT

1ª Secretária: Professora Anny Espínola – PSDB

2° Secretário: Edinho Quintana – PHS

Logo após a votação os parlamentares também escolheram as novas composições das comissões temáticas da Casa de Leis. As comissões são responsáveis por analisar as matérias que chegam à Casa e dão pareceres antes que elas sejam levadas ao Plenário para deliberação de todos os vereadores.

Candinho Gabínio, juntamente com a nova Mesa Diretora, deverá tomar posse no começo da noite de 1° de janeiro de 2018, em sessão solene a ser promovida pela Câmara Municipal. Até o dia 31 de dezembro o vereador Otaviano Cardoso continua no comando do Poder Legislativo Municipal.

Legenda da foto: Lécio Aguilera

Componentes da nova Mesa Diretora eleita para o ano de 2018: Farid Afif (1° Vice-presidente); Candinho Gabinio (Presidente); Professora Anny (1ª Secretária) e Edinho Quintana (2° Secretário). O vereador Adãozinho Dauzacker também foi eleito 2° vice-presidente.

 

 Prefeito Hélio Peluffo Filho

 

Também foram encaminhados 192 ofícios do gabinete da presidência, 40 requerimentos, 310 pareceres das comissões temáticas da Casa de Leis e 45 pareceres jurídicos, além de serem publicadas 167 portarias. “2017 foi um ano muito produtivo, nós trabalhamos para representar os cidadãos e buscar benefícios com desenvolvimento e justiça social”, concluiu Otaviano Cardoso.

Fala sobre 1º ano de seu mandato

O prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo Filho (PSDB), esteve no programa FM em Notícias apresentado pelo jornalista Tião Prado na rádio 91.5 FM Cerro Corá onde falou sobre o primeiro ano de seu mandato, onde Hélio disse que a avaliação é sempre comparativa, sendo que os números são de primeiro ano e só poderão ser fechados a partir do ano que vem com análise de todas as secretarias, conclusão de programas, o que foi e o que não foi concluído.

“Entendemos que fizemos mais com menos, sendo um ano de crise para o País, estado e municípios e isso atinge a todos nós e fizemos o que entendemos o que o País e a população pede, que é gestão pública”, afirmou o prefeito, lembrando que a gestão pública deve ser tocada como uma empresa, não podendo errar, exagera, aumentar despesas se não tem fluxo de caixa e receita.

Hélio Peluffo informou que a administração já garantiu o pagamento do 13º, bem como o salário de dezembro, assim como os fornecedores do município receberão dentro do ano corrente.

O sonho de Hélio Peluffo Filho era ser prefeito de Ponta Porã e questionado se tudo está como sonhara, o prefeito ressaltou que nem sempre tudo é como se sonha, mas disse estar satisfeito, primeiramente pela equipe que foi montada, sendo altamente técnica, comprometidos com a administração e voltados para o todo. Ressaltou ainda o apoio dos vereadores, principalmente na questão da redução da taxa de lixo.

Hélio ainda lembrou que a Prefeitura adquiriu 4 caminhões para a coleta de lixo que hoje fazem a coleta em dia, no horário correto, atendendo a população, onde funcionários efetivos, a um custo muito menor, fazem a coleta de entre 70 e 78 toneladas de lixo por dia.

Falando sobre as obras, Hélio Peluffo lembrou que recebeu a prefeitura com algumas obras em andamento, porem estas estavam abandonadas, mal construídas, sem energia, sem equipamentos. “Ou seja, meramente inauguraram sem pensar na população, não efetuaram os pagamentos das contrapartidas, que são obrigatórias, licitações duvidosas, fizeram aditivos em obras que não se justificam e tudo está encaminhado ao Tribunal de constas e essa conta vai chegar”, afirmou Peluffo, dizendo que passaram um ano “limpando” a sujeira que foi deixada. O prefeito lembrou a obra da rua Corinto, que ficou 04 anos paralisada, sendo que foi necessário corrigir o valor da obra e na gestão Hélio Peluffo Filho, em 10 meses foi concluída. Outra obra deixada pela administração passada, conforme relato de Peluffo, foi a Rua vital Brasil. ” Três anos tocando uma obra que não deram jeito de terminar; 05 contratos para uma mesma obra contrariando a Lei 8666. O governador Reinaldo Azambuja nos ajudou muito e foi feito um realinhamento da obra e junto governo federal e logo a obra estará concluída”, disse o prefeito. Ainda sobre as obras, o prefeito informou que em 10 meses de gestão foram feitos 82 mil metros quadrados de asfalto na cidade, sendo que Hélio Peluffo prometeu em campanha que faria 150.

Sobre operação tapa buraco, recapeamento e asfalto que foi lançada, Hélio Peluffo Filho lembrou que chegou a época das chuvas e que o trabalho de reposição da malha está sendo feito, com manutenção dentro das possibilidades climáticas.

Gestão de Otaviano Cardoso é marcada por economia, transparência e qualidade no atendimento à população

Durante a gestão de 2017, a Câmara Municipal de Ponta Porã foi presidida pelo vereador Otaviano Cardoso, o qual marcou seu trabalho pela transparência, medidas de contenção de gastos, investimento na qualidade de serviços ao atendimento da população e valorização dos servidores da Casa de Leis.

Por desnecessidades foram cortados contratos terceirizados de digitalização, assessoria jurídica e contábil. Estes serviços passaram a ser realizados por funcionários, assim, a Câmara Municipal garantiu durante o ano em curso, uma economia da ordem de meio milhão de reais, valor suficiente para quitar todas as despesas do Poder Legislativo e conceder a reposição salarial referente aos anos de 2015 e 2016.

Os servidores da Casa receberam uma atenção especial. Foram corrigidas várias distorções acumuladas por vários anos. Otaviano Cardoso concedeu o aumento de 11,95% no salário-revisão dos funcionários, entregou uniformes aos servidores e investiu na infraestrutura do prédio e equipou os gabinetes. “Priorizando a economia foi possível pagar a primeira parcela do 13º salário em junho aos servidores, a segunda parcela também já foi paga. Todos receberam dois uniformes e investimos para que tenham satisfação em trabalhar nesta Casa Legislativa e melhorarmos cada vez mais o atendimento aos munícipes”, disse.

O presidente da Câmara, Otaviano Cardoso também destacou o empenho dos parlamentares ao longo do ano. “Em 2017 realizamos 40 sessões ordinárias e encaminhamos mais de 1200 indicações solicitando melhorias para os bairros, distritos e assentamentos para as áreas de saúde, educação, infraestrutura, segurança pública, esporte e lazer e outros setores. Além disso, realizamos 11 audiências públicas para tratar de temas como falta de segurança pública, xenofobia na fronteira, violência contra mulheres, debater os efeitos do uso do agrotóxico, debater a carga horária da língua espanhola na rede pública de ensino, Lei Orçamentária Anual, prestações de contas”.

Conforme Cardoso, outro destaque nos trabalhos legislativos deste ano foi a elaboração, discussão e votação de mais de 200 projetos. “Os 17 parlamentares apreciaram e votaram 75 Projetos de Lei Ordinária, 15 Projetos de Lei Complementar,

89 Projetos de Decretos Legislativos, 11 Projetos de Resolução, 1 Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal”, enfatizou.

Também foram encaminhados 192 ofícios do gabinete da presidência, 40 requerimentos, 310 pareceres das comissões temáticas da Casa de Leis e 45 pareceres jurídicos, além de serem publicadas 167 portarias. “2017 foi um ano muito produtivo, nós trabalhamos para representar os cidadãos e buscar benefícios com desenvolvimento e justiça social”, concluiu Otaviano Cardoso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here