PM apreende duas toneladas e meia de drogas em operação na Zona Norte; três suspeitos morreram

0

Amanhã deste sábado foi de operação e confronto em duas comunidades vizinhas da Zona Norte do Rio. Segundo a Polícia Militar, três criminosos foram mortos após troca de tiros, sendo dois no Complexo do Alemão e um no Complexo da Penha. A PM informou ainda que dois suspeitos ficaram feridos no Alemão.

A ação resultou na prisão de 16 homens e apreensão de granadas, quatro fuzis além de duas toneladas e meia de drogas, sendo que, na Vila Cruzeiro, o Batalhão de Ações com Cães (BAC) apreendeu mais de uma tonelada destes entorpecentes. No Twitter da corporação, um vídeo mostra o farto material.

De acordo com a PM, as equipes foram recebidas por disparos de fuzis e granadas efetuados por traficantes em diversos pontos das comunidades. No Complexo do Alemão, equipes do GTPP atingiram dois homens que portavam um fuzil calibre 5.56, granada e drogas. Ambos foram socorridos ao Hospital Estadual Getúlio Vargas, mas não resistiram aos ferimentos.

ambém no Alemão, a PM informou que policiais foram atacados por criminosos durante patrulhamento na localidade conhecida como Morro dos Mineiros, próximo à base da Cufa. Na ocasião, duas pessoas ficaram feridas e foram apreendidos um fuzil 7.62, com carregador, uma granada e entorpecentes.

PM apreende duas toneladas e meia de drogas na Zona Norte
PM apreende duas toneladas e meia de drogas na Zona Norte Foto: Twitter (@PMERJ) / Reprodução

Equipes do GTPP da Vila Cruzeiro, na Penha, se depararam com criminosos armados numa área de mata onde, após intensa troca de tiros, encontraram um homem ferido portando um fuzil AK 47. Ele também foi levado para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, onde morreu.

PM apreende três fuzis e mais de uma tonelada de drogas na Penha
PM apreende três fuzis e mais de uma tonelada de drogas na Penha Foto: Twitter (@PMERJ) / Reprodução

Moradores das duas comunidades relatam intensos confrontos neste sábado. Segundo eles, um blindado da Polícia Militar circulou pelas ruas da Vila Cruzeiro na parte da manhã. Relatos também citam a presença de helicóptero sobrevoando a comunidade.

“Muitos tiros na Penha, desde cedo, também ouço fogos. Todo dia é essa guerra, virou rotina. Que Deus nos proteja!”, postou uma moradora da Vila Cruzeiro nas redes sociais.

Mais de uma tonelada de drogas foi apreendida na Penha pela PM
Mais de uma tonelada de drogas foi apreendida na Penha pela PM Foto: Reprodução

Pelas redes sociais, a polícia pediu a colaboração dos moradores sobre o paradeiro de criminosos e, também, o esconderijo de armas e drogas. As denúncias podem ser enviadas pela central de atendimento do Disque-Denúncia, no telefone (21) 2253-1177, por meio do Facebook e pelo aplicativo Disque Denúncia RJ. O anonimato é garantido.

Confira o balanço da operação deste sábado:

A Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) em conjunto com as unidades do Comando de Operações Especiais (COE) e do 1º Comando de Policiamento de Área (CPA), deflagraram a Operação de Vasculhamento e Busca e Captura em todo o Complexo da Penha com o objetivo de evitar a realização de eventos não autorizados patrocinado e que contam com presença de criminisos armados nas comunidades.

A operação contou com a atuação do Grupamento de Intervenções Táticas (GIT) da CPP, dos Grupamentos Táticos de Política Pacificadora (GTPPs), das UPPs Vila Cruzeiro, Alemão, Fé/Sereno, Chatuba e Parque Proletário.

Na Vila Cruzeiro, três homens foram encontrados com drogas e rádios transmissores. Os presos foram identificados como Wallace Henrique Vianna, conhecido como Wallacinho), Vinicius Bruto Simão Gonçalves (Richarlyson) e William de Souza Correa (Feijão). Na mesma comunidade, foi preso Ronaldo Brás Coutinho, com farto material entorpecente.

Equipes da PM também capturaram Rodrigo da Silva Furlani (Diguinho), identificado como gerente do tráfico em localidade na Penha. Com ele, havia munição de diversos modelos de armas, drogas, carregador e coronha de fuzil AK 27. Outro preso foi Jorge Henrique Rafael Firmino, que estava com seis tabletes de maconha.

Na comunidade Fé/Sereno, Igor Paulo dos Santos Cordeiro foi preso enquanto tentava fugir numa motocicleta roubada. Em outro ponto da comunidade, as equipes capturaram Luis Paulo Gomes (LP da Penha), que já vinha sendo monitorado pela UPP. Ele estava com uma mochila contendo drogas, artefatos explosivos e rádio transmissor.

Durante a operação, foram presos ainda foragidos da Justiça, identificados como Pablo Dias da Silva, preso por tráfico de drogas, René José Gomes dos Santo (Riquelme), que portava drogas, e Luis Carlos da Silva, contra quem também havia um mandado em aberto. Na Chatuba, PMs prenderam Lucas Juan de Assis França Lima (Goibada) e, no Pavão, foi preso Rogério Avelino Costa, que estava foragido, já tendo sido condenado por porte ilegal de arma de fogo.

Foram presos posteriormente outros três suspeitos, cujos nomes ainda não foram revelados.

No Parque Proletário, a PM informou ter apreendido cinco lonas e um banner de evento organizado pelo tráfico nas localidades próximas