Flamengo vence o Corinthians nos pênaltis e é campeão da Copa do Brasil

0

Após empate por 1 a 1 no tempo regulamentar, Rubro-Negro ganhou por 6 a 5 nos pênaltis e conquistou o torneio pela quarta vez

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e em pé

 Flamengo leva para casa R$ 60 milhões de premiação. Já o Corinthians ficou com R$ 25 milhões pelo vice.

Flamengo's forward Pedro celebrates after scoring against Corinthians during the Brazil Cup second leg football final match between Flamengo and Corinthians at the Maracana stadium in Rio de Janeiro, Brazil, on October 19, 2022. (Photo by CARL DE SOUZA / AFP)

O jogo

O duelo de ida havia terminado empatado sem gols em Itaquera. Para a volta, o técnico Vítor Pereira surpreendeu ao escalar Lucas Piton como titular do Corinthians. Na hora de marcar, o Timão se fechava em uma linha de cinco, com Fábio Santos como zagueiro.

A estratégia, porém, não deu certo. Logo aos sete minutos, o Flamengo mostrou sua qualidade ofensiva: Arrascaeta tocou para Everton Ribeiro, que enfiou linda bola para Pedro, na cara de Cássio, finalizar na saída do goleiro e abrir o placar.

Do outro lado do campo, o Corinthians tinha dificuldades de infiltrar na defesa rubro-negra. O Timão até levou perigo em chutes de fora da área, mas pouco para quem precisava de um gol para ainda sonhar com o título.

O Flamengo ainda teve gol anulado corretamente por impedimento de Gabigol, em bola que sobrou para Arrascaeta mandar para o fundo da rede. O atacante estava pouquíssimo à frente de Fábio Santos quando recebeu passe e finalizou na trave.

Para o segundo tempo, o Corinthians voltou com Adson no lugar de Lucas Piton. E a mudança melhorou a equipe, que pressionou muito, principalmente pelas bolas aéreas, no início da etapa complementar.

O Flamengo estava encurralado, mas conseguiu uma boa escapada e desperdiçou chance inacreditável aos oito minutos. Gabigol lançou para Arrascaeta, que, cara a cara com Cássio, finalizou fraco e viu o goleiro corintiano defender.

Cinco minutos depois, Róger Guedes ficou com “inveja” e quis ser o dono da oportunidade clara mais perdida da final. Após cruzamento de Adson da direita, o camisa 10 chegou de carrinho para completar, com o gol livre, mas a bola subiu e foi para fora.

O Flamengo ficou todo fechado em busca de um contra-ataque para fechar o placar e chegou a ter um outro gol anulado por impedimento de Gabigol, desta vez marcado por Everton Ribeiro aos 16 minutos.

Só que o domínio alvinegro era total. O empate parecia ser só questão de tempo, e veio aos 36 minutos, quando Mateus Vital cruzou da esquerda, Fábio Santos desviou, Adson chutou travado e Giuliano aproveitou a sobra para mandar para o fundo da rede.

Os minutos finais foram de tensão no Maracanã. O Corinthians seguia com mais posse de bola, mas sem se arriscar tanto. O Flamengo continuava apostando na velocidade, mas também não teve sucesso.

Nos pênaltis, Fábio Santos iniciou e converteu para o Corinthians, enquanto Filipe Luís parou em Cássio no primeiro do Flamengo. Na sequência, Giuliano e David Luiz acertaram, assim como Renato Augusto e Léo Pereira. Em seguida, Fagner mandou no travessão, e Everton Ribeiro empatou a disputa. Na quinta cobrança, Yuri Alberto converteu e Gabigol converteram.

Então, a decisão foi para as alternadas. Maycon voltou a deixar o Corinthians em vantagem, e Everton Cebolinha igualou. Na sequência, Mateus Vital isolou, e Rodinei converteu a cobrança que deu o título ao Flamengo.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO 1 (6) X (5) 1 CORINTHIANS

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 19/10/22, às 21h45
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO) e Bruno Boschilia (PR)
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN)
Cartões amarelos: Léo Pereira, Thiago Maia; Lucas Piton, Fausto Vera
Gols: Pedro, aos 7 minutos do 1º tempo; Giuliano, aos 36 minutos do 2º tempo

FLAMENGO: Santos, Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia (Fabrício Bruno), Vidal (Matheuzinho), Éverton Ribeiro e Arrascaeta (Victor Hugo); Pedro (Everton Cebolinha) e Gabigol. Técnico: Dorival Júnior

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Gil, Balbuena e Fábio Santos; Du Queiroz (Giuliano), Fausto Vera (Maycon), Renato Augusto e Lucas Piton (Adson) (Gustavo Mosquito); Yuri Alberto e Róger Guedes (Mateus Vital). Técnico: Vítor Pereira

Taça Copa do Brasil — Foto: Marcos Ribolli