brasileiros refens

0

Israel afirma que há brasileiros entre os reféns do Hamas
Informação foi confirmada pelo porta-voz das Forças de Defesa do país; de acordo com ele, também há detidos de outras nacionalidades
Por EXTRA —

Bairro fortemente danificado por ataques aéreos israelenses no campo de refugiados de Shati, na cidade de Gaza
Bairro fortemente danificado por ataques aéreos israelenses no campo de refugiados de Shati, na cidade de Gaza — Foto: Mahmud HAMS/AFP

O Ministério da Defesa de Israel afirmou nesta quarta-feira que há brasileiros entre as pessoas mantidas de reféns pelo Hamas na Faixa de Gaza. A informação foi confirmada por Jonathan Conricus, porta-voz das Forças de Defesa de Israel, em um comunicado em vídeo. Segundo ele, há também reféns de outras nacionalidades.

Efeitos do conflito: Dezenas de estrangeiros foram mortos, feridos ou sequestrados pelo Hamas em Israel
TV informa: Encontrados corpos de 40 bebês e crianças em comunidade atacada pelo Hamas
Conricus ressaltou que, até o momento, há 1,2 mil israelenses mortos, e cerca de 2,7 mil feridos. Afirmou, ainda, que “dezenas estão sendo mantidos reféns em Gaza pelo Hamas”, sendo “muitos deles com dupla nacionalidade”. Na declaração, o porta-voz pontuou que este “não é um desafio apenas de Israel”, mas de “muitos países livres no mundo”.

— Há [entre os reféns] americanos, britânicos, franceses, alemães, italianos, brasileiros, pessoas da Argentina e da Ucrânia e de outros países. Eu não lembro de toda a lista, porque é muito longa — disse.

Operação de ‘alto risco’
As autoridades brasileiras preparam uma operação para retirar 30 nacionais residentes de Gaza, território palestino alvo de conflitos desde o último sábado, quando o grupo terrorista Hamas iniciou uma ofensiva contra Israel.

Hamas informa: Ataque aéreo de Israel mata parentes de líder militar Mohammed Deif
A data de saída é incerta, mas o embaixador Alessandro Candeas, chefe do Escritório de Representação do Brasil em Ramala, na Cisjordânia, afirmou que a maior parte dos preparativos já foi feita.

— A logística está toda pronta. Estamos com dois ônibus alugados, com os pontos de encontro definidos. Tudo definido, apenas aguardando duas coisas: a autorização do Egito para cruzar a fronteira e que a própria fronteira esteja aberta. Ela foi bombardeada três vezes — disse Candeas ao GLOBO.

Volta para casa: Primeiros brasileiros resgatados de Israel chegam a Brasília em avião da FAB
Entre segunda e terça-feira, o posto fronteiriço de Rafah, por onde os ônibus com os brasileiros irá passar, foi alvo de bombardeios da Força Aérea Israelense, segundo a agência AFP. O trecho, localizado ao sul, é um dos poucos caminhos para dentro e fora de Gaza que não é controlado por Israel. Por conta dos ataques, a passagem chegou a ser fechada ao longo dos últimos dias.