Após morte, patrimônio de Diego Maradona deve ser disputado por 11 filhos

0

Oídolo argentino Diego Maradona deixou para a família e os filhos um variado patrimônio com a sua morte na última quarta-feira (25). Segundo o site Celebrity Net Worth, especializado em finanças de famosos, o patrimônio líquido do argentino está avaliado em cerca de R$ 2,6 bilhões. Esse valor é o resultado de uma estimativa de todos os bens já com o abatimento de possíveis dívidas.

Apesar de ter sido um grande nome do futebol na época de jogador, Maradona não ganhou tanto dinheiro como os craques atuais. Os contratos eram mais modestos nos tempos do seu auge, nos anos 1980. Ainda assim, o argentino deixa para a família cinco imóveis em Buenos Aires, diversos carros de luxo e até um anel de brilhantes recebido de presente na época em que trabalhou na Bielo-.

Segundo o site, Maradona acumulou ao longo dos 60 anos de vida uma boa quantia em salários e também em contratos de patrocínio com empresas. Dos acordos em vigor, Maradona mantinha principalmente o acordo para dirigir o Gimnasia y Esgrima, de La Plata, e vínculo com jogos de vídeo game para a utilização de sua imagem. O argentino mantinha ainda investimentos no setor hoteleiro de Cuba, negócios na Itália e uma rede de escolas de futebol na China.

Boa parte dos ganhos se foi também com questões fiscais. Nos tempos de Napoli, o craque foi cobrado em R$ 230 milhões pela falta de pagamento de impostos. Para abater parte dessa pendência, a polícia apreendeu uma coleção de joias dele. Ainda assim, o patrimônio líquido é maior do que as dívidas e agora uma batalha deve ser iniciar.

A definição sobre o futuro do patrimônio do jogador promete ser complicada porque ele deixou cinco filhos reconhecidos e mais outros seis que buscam comprovar a . Do casamento com Claudia Villafañe, Maradona teve Dalma e Gianinna. Mais recentemente, nasceu eu 2013 Diego Fernando, filho de Verónica Ojeda. Em 2014 o craque assumiu ser pai de Jana e em 2016 aceitou judicialmente a  do italiano Diego Sinagra Maradona.

Ainda correm na Justiça outros seis processos de possíveis filhos do astro. Todos são movidos por jovens de 19 a 24 anos. Os nos Javielito, Lu, Johanna e Harold são alguns deles. Os outros dois restantes são argentinos: Santiago Lara e Magalí Gil.

Cemitério onde Maradona foi enterrado se tornará ‘ponto turístico’

A tendência é a de que o cemitério se estruture para receber os visitantes, segundo a admnistração local


Maradona foi enterrado no mesmo cemitério dos pais. Foto: Enrique Garcia Medina/EFE/26-11-20

De um local privado e afastado, para que os mortos descansem em meio ao silêncio só quebrado pelo canto dos pássaros, o cemitério Jardim da Paz, no bairro de Bella Vista, tem tudo para se tornar um local de grande visitação.

Lá o corpo do ídolo Maradona, morto no último dia 25, devido a parada cardiorrespiratória, foi enterrado na quinta-feira (26). Sendo assim, tal qual a vida do ícone argentino, da calmaria deverá surgir a turbulência.

De um local privado e afastado, para que os mortos descansem em meio ao silêncio só quebrado pelo canto dos pássaros, o cemitério Jardim da Paz, no bairro de Bella Vista, tem tudo para se tornar um local de grande visitação.

Lá o corpo do ídolo Maradona, morto no último dia 25, devido a parada cardiorrespiratória, foi enterrado na quinta-feira (26). Sendo assim, tal qual a vida do ícone argentino, da calmaria deverá surgir a turbulência.

Com Maradona enterrado, é muito provável que o Jardim de Bella Vista se converta em um dos locais mais concorridos para quem desejar render uma homenagem a Maradona. O mesmo já acontece, por exemplo, no cemitério da Recoleta, onde está enterrado a eterna primeira-dama e líder política dos argentinos Evita Perón. Diferentemente do cemitério na Recoleta, no entanto, o local onde repousará Maradona é particular.

Localizado na zona oeste, já na periferia de Buenos Aires, o local, onde também estão enterrados os corpos do pai e da mãe de Diego, tem tudo para se tornar tão ou mais visitado do que o Cemitério do Morumbi, em São Paulo, que anualmente recebe uma legião de visitantes para render homenagens ao piloto Ayrton Senna, morto em 1º de maio 1994. A data da morte é o dia de maior visitação no ano.

A tendência é a de que o cemitério se estruture para receber os visitantes, segundo a admnistração local. Na Argentina, Maradona passou a ser considerado patrimônio popular e a população se vê praticamente com o mesmo direito dos familiares de ter acesso ao túmulo do ídolo.

Com área de 13 hectares, sob um amplo tapete de grama, o cemitério poderia muito bem abrigar vários campos de futebol. Isso para que o grande ídolo Maradona, e toda a sua história, assim, possam repousar mais à vontade, em sua última morada.