Velório de Jaime Lerner, ex-governador do Paraná, é restrito a familiares e amigos em cemitério de Curitiba

0

O ex-governador do Paraná, Jaime Lerner, é velado no Cemitério Israelita do Água Verde, em Curitiba. Ele morreu nesta quinta-feira (27), aos 83 anos, por complicações de doença renal crônica.

Lerner vai ser sepultado às 15h desta quinta-feira no Cemitério Israelita do Santa Cândida. Velório e sepultamento são restritos a familiares e amigos, por causa da pandemia.

O governador Ratinho Junior (PSD), que decretou luto de três dias pela morte de Lerner, informou que vai ao velório.

Arquiteto de formação, Jaime Lerner foi três vezes prefeito de Curitiba e ficou internacionalmente conhecido pela implementação do sistema integrado de transporte público da capital paranaense, na década de 1970.

Ele estava internado desde o dia 21 de maio no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, em Curitiba, após apresentar um quadro de febre. Segundo hospital, morte se deu por complicações de doença renal crônica.

Lerner vinha fazendo hemodiálise há algum tempo e, diante disso, foi hospitalizado, de acordo com o ex-chefe de gabinete do político, Gerson Guelmann.

Jaime Lerner tinha 83 anos e era um dos urbanistas mais conceituados do país. — Foto: Arquivo/RPC

Jaime Lerner: veja a repercussão da morte do ex-governador do Paraná

Políticos, autoridades, familiares e amigos lamentaram a morte do ex-governador do Paraná, Jaime Lerner, nesta quinta-feira (27). Lerner estava internado desde 21 de maio no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, em Curitiba. A morte foi em decorrência de complicações de doença renal crônica.

Rafael Greca (DEM), prefeito de Curitiba

“Seu admirável legado contempla do Teatro Paiol ao calçadão da rua das Flores. Do Parque Barigui à Ópera de Arame. Do Jardim Botânico de Curitiba ao Jardim Zoológico do parque do Iguaçu. Da Cidade Industrial de Curitiba ao sistema BRT, copiado em pelo menos 250 cidades do mundo. Notabilizou-se pela criação de um sistema de transportes públicos indutor do zoneamento urbano, que permitiu o adensamento maior ao longo das avenidas estruturais, com moradia, comércio e serviços”.

“Inúmeras suas intervenções sociais, ambientais e culturais. Criou e dedicou-se às crianças com o programa “Vale Creche”, pioneiro no país e base da nossa rede de Educação Pública, hoje com 400 escolas e CMEIS. Um homem é eterno quando sua memória permanece. O coração curitibano é parte do legado de Jaime Lerner. Costumava dizer com entusiasmo e sabedoria: “Quem cria, nasce todo dia”. Nossa amada Curitiba irá honrar para sempre o seu nome. Foi grande e foi nosso. Será homenageado com Concerto da Camerata, una das suas criações mais notáveis”.

Ratinho Junior (PSD), governador do Paraná

“A notícia do falecimento do ex-governador Jaime Lerner vem com imenso pesar para todos os paranaenses! Ele foi, além de três vezes prefeito de Curitiba e duas governador do Paraná, um dos grandes nomes do urbanismo brasileiro e mundial”.

“O sistema de transporte, que imitava a praticidade dos metrôs, foi copiado em 250 cidades mundo afora! Além disso, seu mandato foi marcado pela criação de parques arborizados como Jardim Botânico e a Ópera de Arame! Como governador, ajudou a industrializar o Paraná”.

“Nossas condolências à família e amigos do ex-governador Jaime Lerner. O Paraná perde um grande cidadão, que ajudou a transformar Curitiba e o Estado. Os nossos corações, marca que por muito tempo ele usou, estão juntos neste momento de profunda dor e tristeza”.

Darci Piana (PSD), vice-governador do Paraná

“Ser humano de uma enorme grandeza e bondade, Jaime Lerner é referência mundial em urbanização, a partir de sua inovadora gestão como prefeito de Curitiba, em seus três mandatos. O Paraná perde um dos maiores homens públicos de sua história. À família, meus sinceros sentimentos”.

Fábio Camargo, presidente do TCE-PR

“Consternado com a morte de Jaime Lerner. O país perde um talentoso arquiteto e urbanista, o Paraná se despede de uma grande político”.

Guto Silva, chefe da Casa Civil do Paraná

“Faleceu hoje Jaime Lerner, ex-governador do estado e ex-prefeito de Curitiba, um grande nome da política do nosso estado. Transformou a nossa capital com seus projetos. Arquitetou parques arborizados como: o Parque Barigui, Jardim Botânico, Parque Tingui e Tanguá e o Ópera de Arame. Tempos depois também foi responsável pela arquitetura do Museu Oscar Niemeyer, o MON”.

“Em sua gestão como governador implementou o anel de integração e atraiu grandes indústrias tornando o Paraná um polo automobilístico. Uma grande e triste perda! Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos! Descanse em paz, Jaime Lerner”.