Rio Dourados transborda e atinge plantações de Fátima do Sul e Caarapó

0

Um dos principais pontos turísticos de Fátima do Sul, a Ilha so Sol, está completamente submersa com a cheia do Rio Dourados que transborda e já alaga ruas.

Imagens feitas pelo portal Fátima News divulgou nesta manhã (27) por vários ângulos a cheia do Rio Dourados, que já interdita a estrada do Iguassú, onde moradores fazem o trajeto diariamente.

Além de Fátima do Sul, produtores rurais de Caarapó tiveram as plantações atingidas pelas águas do rio por conta da cheia. Mais cedo, como já anunciado pelo portal A Crítica, moradores de Bonito também continuam em situção preocupante. Se confirmado as previsões, Fátima do Sul pode ter alagamentos em volta do leito do Rio Dourados, assim como aconteceu em 2015.

Atualmente o rio apresenta 3,22 m de profundidade e a média costuma ser entre 1,46m a 2,28m, ou seja, cerca de 1m acima do limite. As análises recentes da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) indicam que no dia 19 de fevereiro, a profundidade do Rio Dourados atingiu 3,34m, no dia 26, 3,24m e nesta segunda-feira, 3,22m.

O levantamento indica ainda que o maior nível de NTU (Unidade Nefelométrica de Turbidez) neste mês foi de 235, no dia 21 de fevereiro, sendo que atualmente o mesmo está em 90.

Nesta manhã, o leito do rio estava 1 m acima do considerado ‘normal’ pela empresa. Com informações dos portais Fátima News e Dourados News.

Cheia do Rio Dourados deixa Ilha do Sol debaixo d’água em Fátima do Sul

| CAMPO GRANDE NEWS


Cheia do Rio Dourado deixou a Ilha do Sol submersa no município de Fátima do Sul. (Foto: Geone Bernardo/Fátima News)

Ponto turístico em Fátima do Sul, a Ilha do Sol ficou debaixo d’água com a cheia do Rio Dourados. A cheia já interdita a estrada do Iguassú, onde vários sitiantes faz o trajeto diariamente. No domingo (dia 26), ribeirinha usou um bote para pescar no quintal.

De acordo com o Fátima News, a última cheia foi em 2015, quando a água ultrapassou a ponte do Rio Dourados e alagou residências no bairro Navegantes.

Segundo a prefeita Ilda Salgado Machado, só não houve alagamento na área urbana neste fim de semana porque a cidade fica um ponto alto. A Ilha do Sol passa por obras para contar com parque aquático, academia e pesque e solte. “Estava tudo organizado, mas vou brigar com Deus?”, diz a prefeita.

Mato Grosso do Sul registra chuva torrencial desde sexta-feira (dia 24). Bonito, por exemplo, registrou 115 milímetros de precipitação.  Durante o temporal, turistas ficaram ilhados no Abismo Anhumas. Uma ponte que faz conexão da caverna ficou submersa pela água da chuva e, diante do risco de fazer a travessia, os bombeiros foram acionados.