Nova carteira de identidade terá CPF como número único

0

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) começou a ser emitida pelo Detran.RJ. O novo documento estará disponível para crianças de 0 a 11 anos que pedirem a primeira via do registro geral em qualquer posto de identificação civil do órgão no Estado do Rio.

Uma das características da identidade é ter o CPF como único número de identificação para dificultar fraudes. Trazendo mais segurança, a nova CNI tem um QR Code para verificar a autenticidade do documento, por onde também é possível saber se o mesmo foi furtado ou extraviado.

Também foi incorporado o MRZ, um código internacional usado em passaportes, e facilita o uso do RG como documento de viagem, podendo ser lido em terminais de autoatendimento de aeroportos brasileiros.

Para emitir o documento, é preciso ter a certidão de nascimento original da criança com o CPF ou a certidão original e mais o documento de inscrição no CPF. Nos casos em que a criança não tiver o CPF já emitido, receberá o modelo antigo de identidade.

O prazo de validade da nova CIN varia. É de cinco anos para crianças até 11 anos de idade e de dez anos para quem tem entre 12 e 59 anos. Para a população a partir de 60 anos, o prazo é indeterminado.

— Com o novo documento, a pessoa passa a ser identificada com um número único, o CPF. Hoje, é possível o cidadão tirar um RG com números diferentes em cada estado da federação — diz o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder: — A Carteira de Identidade Nacional evita a duplicidade de registros e dificulta fraudes.

Em breve, o formato digital do documento estará disponível pelo aplicativo Gov.br.