DOURADOS

0

Com 106 entidades e 8,7 mil pessoas participando, o desfile cívico em celebração a Independência do Brasil, levou multidão à Avenida Marcelino Pires, a principal da cidade, na manhã desta quinta-feira (7/9).

O evento deste ano, segundo números apresentados pela administração municipal, foi considerado o maior já ocorrido no município.

A cerimônia teve início por volta de 7h30, com solenidade de hasteamento das bandeiras e Hino Nacional.

Logo em seguida, foi a vez do início do desfile, tradicionalmente aberto pelo Exército Brasileiro e encerrando com o Grito dos Excluídos, que levou às ruas diversas reivindicações ao poder público.

“O clima ajudou, o dia não amanheceu chuvoso, está nublado, sem previsão de chuvas pela manhã”, comemorou o prefeito Alan Guedes (PP) pouco antes das atividades programadas.

De acordo com a GMD (Guarda Municipal de Dourados), milhares de pessoas estiveram na Avenida Marcelino Pires. O trecho de aproximadamente 1km, entre as ruas Pedro Celestino e Dr. Camilo Ermelindo da Silva, ficou lotado.

Não foram constatados graves incidentes no local.

O desfile

Ao longo do desfile, foram 106 entidades e aproximadamente 8 mil pessoas participando das ações, segundo a estimativa divulgada pela prefeitura.

Após as solenidades cívicas, o Exército passou pela Avenida Marcelino Pires próximo das 8h30, iniciando o desfile. Logo depois foi a vez das autoridades de segurança pública estadual e municipal, seguido pelos trabalhadores da saúde.

Perto das 9h, os alunos das escolas e Centros Infantis que compõe a Reme (Rede Municipal de Ensino) começaram a passar pela avenida apresentando curiosidades e várias atrações culturais, assim como outras entidades de educação instaladas em Dourados.
Projetos esportivos e sociais desenvolvidos pelas secretarias municipais também tiveram espaço no desfile cívico, assim como outras entidades que percorreram o trajeto da Marcelino Pires.

Após o encerramento, o 29º Grito dos Excluídos com o tema ‘você tem fome e sede de quê?’ entrou na avenida apresentando as demandas e protestos por valorização profissional e contrários à reforma trabalhista, novo ensino médio e o Marco Temporal, que retorna à pauta do STF (Supremo Tribunal Federal) no dia 20 de setembro.

Desfile da Independência levou multidão às ruas na manhã desta quinta-feira em Dourados – Fotos internas: Fabiana Oliveira/Dourados News