Contas de água com cobranças erradas afetaram mais de 11 mil douradenses

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Mais de 11 mil consumidores douradenses foram diretamente afetados com cobranças indevidas e valores muito acima da média nas contas de água com vencimento para janeiro deste ano.

A informação é do diretor regional da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) em Dourados, Madson Valente. O município tem 72 mil clientes atendidos pela empresa com fornecimento de água.

As reclamações dos consumidores, relatadas para a reportagem do Dourados News, apontam valores exorbitantes para rotinas de consumo que não foram alteradas. Quem pagava em média até R$ 100 ao mês, por exemplo, chegou a receber conta com valor quase cinco vezes superior.

Segundo informado pela empresa em comunicado distribuído no dia 28 de janeiro, as cobranças indevidas são resultado de um cyber ataque no dia 26 de dezembro de 2021.

“[…] todos os nossos sistemas e banco de dados foram comprometidos e nossas atividades parcialmente paralisadas no período de 24/12 e 29/12/2021, alguns dos nossos clientes receberam a conta de água com problemas no valor do consumo. […] mesmo com todas as providências tomadas, algumas poucas contas tiveram problemas no faturamento, emitidas com valores maiores”, justificou a nota.

Mediante o problema, a empresa garantiu que os consumidores terão novas emissões de contas que serão entregues sem a necessidade de as pessoas terem que se deslocar até o escritório local pessoalmente.

Além disso, para esclarecimento de dúvidas, a empresa disponibiliza atendimento por meio do telefone 0800 067 6010 e também do aplicativo oficial.

“[…] esse foi um fato excepcional, alheio a vontade da companhia e por isso solicitamos a compreensão de todos nessa fase de instabilidade”, finaliza a nota oficial da Sanesul.

Procon recebeu reclamações

A reportagem do Dourados News questionou a assessoria de comunicação da Prefeitura de Dourados se houve volume de registro de reclamações no Procon (Serviço de Proteção ao Consumidor) contra a Sanesul por conta das cobranças indevidas.

Segundo informado pela Assecom, desde o dia 3 de janeiro deste ano foram 11 registros de reclamações por este motivo especificamente. Desse montante, três já foram solucionadas em acordo e o restante segue em curso e dentro do prazo para resposta da concessionária.

Além disso, consumidores que não receberem novas contas com valores atualizados ou se sentirem lesados de alguma forma podem procurar o Procon para auxílio, por agendamento via e-mail ([email protected]) ou agendando atendimento presencial por meio do telefone (67) 3411-7670.