78% dos paulistas são contra o Carnaval fora de época, aponta Datafolha

0

Boa parte dos paulistas não está contente com a realização do Carnaval na próxima semana, segundo uma pesquisa Datafolha, divulgada nesta 4ª feira (13.abr). Pelo menos 78% dos entrevistados afirmaram serem contra a folia entre os dias 20 e 23 de abril, no estado de São Paulo; contra apenas 17% que dizem concordar com a festa durante o feriado de Tiradentes.

A pesquisa consultou 1.806 moradores de 62 municípios paulistas, na faixa etária de 16 anos ou mais, nos dias 5 e 6 de abril. A margem de erro é de 2 pontos percentuais; e não houve diferença significativa entre os índices registrados na capital e no interior do estado.

O maior apoio à realização da festa se dá entre os mais jovens: 24% dos entrevistados entre 16 e 24 anos se dizem favoráveis à medida. Já a partir dos 60 anos, o índice cai para 13%. A aprovação também aumenta conforme a renda e a escolaridade, chegando a 26% entre as pessoas com nível superior e 32% entre os trabalhadores que ganham mais de 10 salários mínimos.

Apesar do resultado favorável na faixa etária mais que, antes da pandemia, costumava lotar as principais vias de São Paulo nos tradicionais blocos de rua, em 2022, apenas 6% pretendem participar da folia. Na cidade de São Paulo, alguns dos blocos mais tradicionais já cancelaram sua participação no carnaval deste ano.

Cariocas também são contra Carnaval em abril

O Datafolha também consultou os cariocas a respeito da realização do Carnaval fora de época. No estado do Rio de Janeiro, 69% se manifestaram contrários à festa no feriado de Tiradentes, enquanto 26% se disseram a favor.

Já a possível participação nos blocos de rua foi confirmada por 10%, contra 89%, que preferem fica de fora da folia.

O Datafolha ouviu 1.218 pessoas, com mais de 16 anos, entre os dias 5 e 7 de abril, de 30 municípios do Rio de Janeiro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.