TODOS CONTRA A DENGUE

0

Estamos vencendo o surto de dengue em Amambai

Após o surto da Dengue que assolou não só o município de Amambai, mas todo o Mato Grosso do Sul, finalmente foi registrada a queda de notificações, um sinal positivo, mostrando que estamos no caminho certo, vencendo a endemia.

De acordo com os últimos boletins da vigilância epidemiológica, nas primeiras três semanas de abril foram registrados 198, 154 e 123 casos, respectivamente, sendo possível notar que devagar estamos tendo um registro decrescente de notificações.

Há uma grande concentração de casos na região considerada nobre da cidade e no centro comercial, principalmente em calhas de construções com platibanda, flores de jardins, bueiros com ligações clandestinas e em lixões que são limpos pela Prefeitura e logo após sofrem depósitos novamente.

Segundo o Coordenador do Controle de Vetores, Luis Aguero, diversas ações foram e estão sendo executadas desde o final do ano passado para evitar a proliferação dos mosquitos, principalmente devido à falta de inseticida a nível nacional.

Aguero afirma que foi realizada uma ação entre novembro de 2019 e fevereiro de 2020, que resultou em 13.974 visitas domiciliares, 221 pick-ups de materiais inservíveis retirados, 491 tratamentos com larvicida e 289 focos encontrados e eliminados em todo o município.

Para continuar o trabalho, 16 agentes estão sempre visitando as residências para medidas preventivas e conscientização pública. “Nossa equipe está engajada, trabalhamos diariamente no sol quente para ajudar a acabar com a infestação, mas o melhor agente é a população, limpe seu quintal, elimine os criadouros, chame a atenção de seus amigos, vizinhos e familiares, faça a sua parte, essa não é uma luta apenas da Prefeitura e sim de todos nós”, disse ele.

Além das ações preventivas, está sendo realizado um trabalho com parceria entre as secretarias de Meio Ambiente, Obras, Serviços Urbanos com a Sanesul para limpeza, orientação dos comerciantes, notificações e obstrução dos esgotos clandestinos para evitar a incidência.

O Coordenador Aguero destaca a necessidade de revisarmos a Legislação Municipal e responsabilidade e punição aos moradores que não contribuem com a devida limpeza. “A Lei é muito branda, quando não punimos aquele que não faz a sua parte, punimos aquele que faz corretamente”, concluiu.

As boas notícias não param, as alas do Hospital Regional que estavam sendo disponibilizadas para pessoas contaminadas está praticamente vazio e as 366 ovitrampas, armadilhas espalhadas pela cidade que são utilizadas para monitorar o índice de infestação só trazem resultados positivos.

Se cada um tomar conta da sua casa, poderemos acabar com os índices da doença em Amambai.