Moro fala em não deixar PT voltar ao poder no programa de Bolsonaro

0

O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública e ex-juiz da Lava Jato, Sérgio Moro (União Brasil-PR), afirmou que não se pode deixar o PT voltar ao poder, em propaganda eleitoral de reeleição do presidente, Jair Bolsonaro (PL).

“Os governos do PT foram manchados por escândalos de corrupção. Eu quero chegar na minha casa e olhar nos olhos do meu filho e dizer para ele que roubar é errado. Não podemos permitir que o PT, com todos esses escândalos de corrupção, retorne ao poder. Por isso, pense muito bem em quem você vai votar, que tipo de lição , que tipo de país você quer deixar para os seus filhos?”

As falas de Moro – eleito senador pelo Paraná – foram gravadas antes de viagem à Europa. O material foi veiculado no programa eleitoral de Bolsonaro desta 6ª feira (21.out).

O apoio de Moro a Bolsonaro tem gerado questionamentos. Em uma publicação nas redes sociais, logo após o primeiro turno, ele declarou o apoio no segundo turno e explicou que Lula não era opção. Moro disse que “contra o projeto de poder do PT, declaro apoio para Bolsonaro”.

Moro saiu do governo em abril de 2020, após acusar interferência de Bolsonaro na Polícia Federal. Virou desafeto e crítico do atual governo e do presidente.

A reaproximação foi selada logo após o primeiro turno, mas pode ser vista pela primeira vez no último domingo (16.out), no debate da Band. Moro foi convidado pela campanha de reeleição do presidente e ajudou os assessores a orientar o candidato nas falas sobre Lava Jato e transferência do líder do PCC para um presídio federal.

Na entrevista que concedeu após o encontro com o governador reeleito do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), Bolsonaro comentou a decisão de Moro. Os dois conversaram, por telefone, antes do anúncio oficial.

“Foi uma conversa bastante amistosa, apaga-se o passado, qualquer divergência que por ventura tenha ocorrido. Sergio Moro foi a pessoa que mostrou o que era realmente corrupção no Brasil, levando dezenas de pessoas a condenações e deu uma nova dinâmica, muita esperança ao Brasil naquele momento. […] Todos nós evoluímos, eu mesmo errei no passado em alguns pontos, e a gene evolui para o bem do nosso Brasil. […] Tenho certeza que o Sergio Moro será um grande senador”, disse Bolsonaro em frente ao Palácio da Alvorada.