Mato Grosso do Sul bate recorde ao apreender 512 toneladas de drogas nos primeiros oito meses de 2020

0

As policias de Mato Grosso do Sul apreenderam nos primeiros 8 meses de 2020 cerca de 512 toneladas de droga, número recorde e que representa um aumento de 111% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram apreendidas pouco mais de 243 toneladas de entorpecentes, segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Conforme o órgão, nesta quarta-feira (26), 33 toneladas de maconha, foi apreendida pelo Departamento de Operações da Fronteira (DOF), ligado à Polícia Militar, ocorrência que é considerada a maior apreensão da droga na história do país. Dois homens, um de 25 e outro de 45 anos, foram presos.

Ainda de acordo com a Sejusp, do total de drogas apreendidas este ano, o maior volume, 332,4 toneladas, foram tiradas de circulação no interior do estado, especialmente nos municípios localizados na linha e faixa de fronteira com o Paraguai. Os número acima não estão incrementados dados de apreensões da Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal.

Conforme o órgão, do total de mais de 512 toneladas de drogas apreendidas, 1,7 toneladas é de cocaína. Deste tipo de droga houve uma queda de -45% em comparação com 2019, quando foram tiradas de circulação 3,1 toneladas do entorpecente. Houve queda também nas apreensões de crack, até agora foram 146 quilos contra 353 no mesmo período do ano passado.

As apreensões de haxixe aumentaram 106% este ano, com 146,3 quilos e de maconha 111%, com 501 toneladas, contra as 238,2 apreendidas no ano anterior. Outros tipos de drogas, que inclui as sintéticas, registraram alta de apreensões de 1.263% em comparação com 2019. Este ano foram 8,3 toneladas e no ano passado 615 quilos.

Segundo a secretaria, grande parte das apreensões de drogas, mais de 180 toneladas, foram realizadas pelas equipes do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), que também quebrou recorde histórico. O anterior, de 73,2 toneladas, foi registrado no ano passado.

Apreensões de drogas no MS

Maconha: 501 toneladas
Cocaína: 1,7 tonelada
Haxixe: 146,3 Kg
Crack: 146 Kg
Outros tipos de drogas – sintéticas: 8,3 tonelada

[Maconha estava em carreta, sem nenhuma carga licíta — Foto: Carlos da Cruz/TV Morena]

Maconha estava em carreta, sem nenhuma carga licíta — Foto: Carlos da Cruz/TV Morena

Segundo o diretor do DOF, coronel Wagner Ferreira da Silva, as grandes apreensões registradas este ano se devem ao aprimoramento dos trabalhos de inteligência, bem como o comprometimento e expertise dos policiais do Departamento, combinados com uma política estadual forte de enfrentamento à criminalidade na fronteira.

A atuação do DOF chegou a ser elogiada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, que em seu twitter publicou: “Parabenizo os policiais e a Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul pela apreensão recorde de 33 toneladas de maconha.

As ações de apreensão de entorpecentes fazem parte da Operação Hórus, realizada em Mato Grosso do Sul por meio de parceria do Governo do Estado, via Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi).