Lula diz que sua primeira viagem como presidente eleito será para a Argentina

0

Presidente da Argentina, Alberto Fernández, ao lado do presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, conversou com a imprensa na tarde desta segunda-feira (31) após se reunir com o presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em São Paulo.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais da Casa Rosada, sede da Presidência argentina, Fernandéz contou que foi informado por Lula de que a primeira viagem feita por ele como presidente do Brasil será para a Argentina.

“Ele me deu a enorme alegria de me contar que sua primeira visita será a Argentina. Me disse também que vai nos visitar antes de assumir e ele sabe que a Argentina é sua casa”, disse aos jornalistas.

Lula se manifestou sobre o encontro através das redes sociais. Em uma publicação no Twitter, disse ter ficado “feliz em retomar a amizade”.

Fernandéz ainda afirmou que é preciso “consolidar a democracia” e “integrar a América Latina”, o que, segundo ele, são objetivos que ele e Lula têm em comum.

“Com Lula, compartilhamos um mesmo objetivo, que é a necessidade de integração da América Latina, a necessidade de que a democracia se consolide em todo o continente, e a necessidade de que os processos eleitorais sejam devidamente respeitados”, declarou.

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), recebeu desde domingo a ligação de 13 líderes mundiais para parabenizá-lo pela vitória. Além dessas manifestações, outros líderes o felicitaram por escrito ou por meio das redes sociais.

Até o momento, conversaram com Lula pelo telefone (ordem alfabética por país ou organização) o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz; o presidente do Chile, Gabriel Boric; o presidente da Colômbia, Gustavo Petro; o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel; o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez; o presidente dos EUA, Joe Biden; o presidente da França, Emmanuel Macron; o presidente do México, Andrés Manuel Lopez Obrador; o secretário-geral da ONU, António Guterres; o primeiro-ministro e o presidente de Portugal, António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa; o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan; o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

Xi Jinping parabeniza Lula pela vitória e diz estar “pronto” para trabalharem juntos

Líder chinês afirmou querer aprofundar a “cooperação mutualmente benéfica” estabelecida entre os países

Além de Xi Jinping, Joe Biden e outros líderes da América Latina e Europa se pronunciaram sobre a vitória de Lula | Reprodução/Governo da ChinaAlém de Xi Jinping, Joe Biden e outros líderes da América Latina e Europa se pronunciaram sobre a vitória de Lula | Reprodução/Governo da China

O presidente chinês, Xi Jinping, parabenizou, nesta 2ª feira (31.out), Luiz Inácio Lula da Silva, por sua vitória na eleição presidencial do Brasil.  Em sua mensagem, o líder recentemente nomeado para mais um mandato destacou os “amplos interesses e responsabilidades” que ambos os países carregam como principais países em desenvolvimento.