Exclusivo: a manobra de Tereza, como a senadora trouxe os maiores PIBs para seu grupo

0

A senadora Tereza Cristina, do PP (Partido Progressistas), prepara o evento de filiação da prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, para fincar a posição de que seu grupo será a segunda força política dentro de Mato Grosso do Sul. O PP controla as duas maiores cidades de MS: Campo Grande e Dourados, com o prefeito Alan Guedes. Somados, a legenda controla mais da metade da população de MS e mais da metade do PIB dos municípios, em especial os com forte apelo ao agronegócio.

A meta, conforme apurado pela reportagem, é fazer esse pacote ser um cartão de visita a outros políticos e gestões.

Com a presença de caciques nacionais, o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, e o senador Ciro Nogueira, o evento servirá para destacar “casos de sucesso” da bancada, como a prefeita de Jardim, Clediane Matzenbacher, que ostenta aprovação de 70% no município e foi a primeira mulher eleita para o cargo.

Também serve de destaque a gestão de Vanda Camilo, em Sidrolândia, que aponta bons índices de aprovação.

Ambas as prefeitas foram as primeiras mulheres a serem eleitas em seus municípios, em primeiro mandato e sem ter ocupado cargo político antes. Esse, inclusive, é o mote de destaque que o PP quer aplicar na transformação de Adriane Lopes como a candidata mais forte para 2024 em Campo Grande.

O município de Dourados, sob a liderança do prefeito Alan Guedes, tem conquistado importantes avanços na área financeira desde o início de sua gestão, em janeiro de 2021. Com o objetivo de reorganizar as finanças e restabelecer a confiança de fornecedores, investidores, servidores e da população, o esforço da administração tem sido reconhecido pelo Tesouro Nacional, que pela terceira vez consecutiva avalia a cidade com nota A na Capag (Capacidade de Pagamento). Sidrolândia também atingiu este índice e Jardim saiu do índice C para o B, a partir de 2021.

Além disso, Tereza Cristina e Arthur Lira irão anunciar novos projetos para o PP Mulher em Mato Grosso do Sul, trazendo uma visão de evolução com a primeira mulher prefeita em Jardim e pretendendo replicar esse sucesso com Adriane Lopes reeleita na prefeitura de Campo Grande.

De acordo com um dirigente do partido, o evento irá apresentar que o PP será o grande contraponto à hegemonia dos tucanos, que fizeram atos de filiações de prefeitos recentemente.

Em meio aos bastidores políticos de Mato Grosso do Sul, a senadora Tereza Cristina vem se movimentando estrategicamente para fortalecer sua bancada e consolidar a influência em múltiplos colégios eleitorais do Estado. Com uma trajetória sólida e reconhecimento no cenário político nacional, a senadora busca estender seu legado ao apoiar lideranças femininas em cargos de destaque, como a prefeita Clediane Matzenbacher, e tenta manter a prefeita de Sidrolândia, município chave com bons exemplos de governança.