Ex-titular da Sefaz-MS e conselheiro do TCE-MS, Marcio Monteiro é preso pela Federal

0

O ex-deputado estadual, ex-prefeito de Jardim, ex-deputado federal e ex-secretário estadual de fazenda, Marcio Monteiro, que deixou o PSDB quando se tornou conselheiro do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado) chegou há pouco na superintendência da Polícia Federal em Campo Grande.

A PF cumpriu mandado de prisão contra o conselheiro. Ele era investigado também por emitir notas fiscais frias para justificar o pagamento de propina, investigado no âmbito da Operação Vostok, deflagrada nesta quarta-feira (12).

Monteiro teria emitido mais de R$ 300 mil em notas fiscais frias para JBS, no esquema delatado pelos irmãos Batista, do pagamento de propina em troca da concessão de benefícios fiscais pelo governo estadual.

Operação

A Polícia Federal divulgou que aproximadamente 220 policiais federais cumprem 41 mandados de busca e apreensão e 14 mandados de prisão temporária, no âmbito da Operação Vostok, em Campo Grande, Aquidauana, Dourados, Maracaju, Guia Lopes de Laguna, e no município de Trairão, no Estado do Pará.

Além destes, também foram cumpridos outros três mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Estadual do Mato Grosso do Sul, pedidos pelo MP-MS (Ministério Público Estadual), de ações, que segundo a PF, têm o mesmo objeto ligado aos fatos investigados em âmbito federal.

A Operação tem o objetivo de combater um esquema de pagamento de propina a representantes da cúpula do Poder Executivo Estadual

PF e promotor também estiveram na casa de filho do governador

A operação também cumpre mandado de busca na casa de Reinaldo Azambuja (PSDB)

Equipe deixa edifício onde mora Rodrigo Azambuja ©Thailla Torres
Equipe da Polícia Federal também fez buscas no Edifício Leblon, no cruzamento da Avenida Afonso Pena com a rua 13 de Junho. O Campo Grande News apurou que o filho do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), Rodrigo Azambuja, mora em um dos apartamentos e também é alvo da Operação Vostok, deflagrada pela PF (Polícia Federal) na manhã desta quarta-feira (12).
Agentes chegaram ao local antes da 6h e deixaram o endereço depois das 8h com pouca coisa nas mãos. Apenas um dos agentes estava com uma pasta azul nas mãos.
Além da PF, o promotor do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), Marcos Alex Vera de Oliveira, participou da ação. Toda a equipe deixou o prédio em silêncio. Veja no vídeo:
Vostok 

A operação também cumpre mandado de busca na casa de Reinaldo Azambuja(PSDB), tem 14 ordens de prisão temporária e mobiliza 220 policiais. Ao todo, a PF vai cumprir 41 mandados de buscas e apreensão.

A ação é realizada em Campo Grande, Aquidauana, Dourados, Maracaju, Guia Lopes de Laguna; e Trairão, no Pará.
Dentre os alvos da operação, estão pecuaristas responsáveis pela emissão de notas com suspeita de serem “frias”.
O deputado estadual Zé Teixeira (DEM) foi preso em Campo Grande. O Campo Grande News apurou que Márcio Monteiro, conselheiro do TCE (Tribunal de Contas do Estado), também está entre os alvos.
Conforme a polícia, o objetivo é combater um esquema de pagamento de propina a representantes da cúpula do Poder Executivo Estadual. As investigações foram iniciadas no início do ano, tendo por base os termos de colaboração premiada de executivos de uma grande empresa do ramo frigorifico.
Vostok é o nome de uma estação de pesquisa russa localizada na Antártida onde já foi registrada uma das menores temperaturas da Terra. Ainda segundo a PF, o nome faz referência às notas fiscais frias utilizadas para a dissimulação dos pagamentos.
Fonte: campograndenews