CORONAVÍRUS EM AMAMBAI JA TEM UM CASO

0

A imagem pode conter: texto que diz "AMAMBAI CONFIRMA SEU PRIMEIRO CASO DE Coronavírus"

Amambai registra primeiro caso positivo de coronavírus e prefeitura anuncia medidas preventivas

Paciente é homem de 48 anos que teve contato com uma jovem testada positivo para a doença durante Drive-Thru em Dourados.

Amambai registrou neste sábado, 9 de maio, o primeiro caso positivo de coronavírus. A informação foi passada pelo prefeito do município, o médico ortopedista Dr. Edinaldo Bandeira, durante uma transmissão ao vivo via Facebook no início da noite.

O paciente é um homem de 48 anos, que manteve contato com uma jovem de Amambai, mas que atualmente reside em Dourados, que após visitar familiares em Amambai no final de semana passado, ao retornar para a cidade onde reside, testou positivo para covid-19 ao ser abordada em Drive-Thru na tarde da quinta-feira, dia 7 de maio.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, em Amambai, tão logo chegou ao conhecimento da prefeitura local a informação sobre o caso positivo em Dourados, a equipe técnica adorou as medidas protocolares e todas as pessoas que tiveram contato com a jovem durante o período que ela esteve em Amambai, foram colocadas em situação de isolamento.

Na ocasião do isolamento apenas esse homem que agora testou positivo para covid19, teria apresentado sintomas da doença. Ele teve material coletado e enviado ao Lacen (Laboratório Central) do Estado, em Campo Grande e o resultado do teste saiu no final da tarde desse sábado.

A Secretaria Municipal de Saúde em Amambai confirmou que entre as pessoas que mantiveram contato com a jovem infectada e estão em situação de isolamento, uma outra pessoa do sexo feminino também apresentou sintomas que podem indicar contágio por covid-19. Ela terá material coletado neste domingo (10) e encaminhado para teste laboratorial em Campo Grande.

Vice-prefeito Valter Brito e o prefeito Dr. Bandeira.Vice-prefeito Valter Brito e o prefeito Dr. Bandeira.

Durante a transmissão via internet, o prefeito Dr. Bandeira, informou que outra pessoa da cidade, um engenheiro que retornou do estado do Paraná onde estava a serviço, também apresentou sintomas que indicam possível contaminação por covid19. Ele, que já está em situação de isolamento, teve material coletado e encaminhado ao Lacen para teste laboratorial. O resultado deverá sair nos próximos dias.

Segundo a Vigilância Epidemiológica em Amambai, o isolamento em situações dessa natureza se dão de duas formas, para pessoas assintomáticas, ou seja, que mantiveram contato com uma pessoa infectada, mas não apresenta sintomas de covid-19, o isolamento ocorre por 7 dias, já em caso de pessoas que tiveram contato com paciente infectado e apresenta algum tipo de sintoma, o isolamento ocorre por 14 dias e o material é coletado para teste laboratorial.

Prefeito anuncia medidas preventivas imediatas

Procurado pela reportagem do grupo A Gazeta, o prefeito Dr. Bandeira, informou que, como forma de prevenção a aglomeração, foi decretado ainda na noite desse sábado e com validade imediata, a proibição de consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos em Amambai.

O mesmo decreto, segundo Dr. Bandeira, limita em duas horas os velórios na cidade, que também deverão acontecer com limitação de pessoas no interior do recinto onde estiver acontecendo.

Segundo o prefeito, a necessidade de outras possíveis restrições em complementação às medidas preventivas a covid-19 que já vem sendo realizada no município serão discutidas durante reunião do Conselho de Enfrentamento ao Coronavírus, que deverá acontecer no início da semana.

Prefeito faz apelo para que pessoas não

visitem Amambai neste Dia das Mães

O prefeito de Amambai Edinaldo Luiz de Melo Bandeira e seu vice Valter Brito pediram à população que não visitem seus familiares neste Dia das Mães. O apelo se estende tanto aos moradores de Amambai para que não viajem, quanto aos moradores de fora que viriam visitar seus parentes.

Segundo o Prefeito nós estamos na curva mais perigosa na linha do Coronavírus (COVID-19), agora que a doença está se interiorizando. Um exemplo citado por ele foi a cidade de Guia Lopes de Laguna, que de zero subiu para 12 casos em 48 horas.

Bandeira e Brito pedem ainda que as pessoas evitem visitar suas mães aqui mesmo em Amambai, evitando abraços, contato com pessoas e aglomerações, como festas e comemorações a data.

“Fique em casa, não viaje e não receba visitantes, evite aglomerações, lave constantemente suas mãos e use a máscara. O maior gesto de carinho para esse dia é proteger a saúde de todos que você ama”, concluiu o Prefeito.