Convenção do MDB oficializa Simone Tebet como candidata à presidência nas eleições 2022

0

Em convenção nesta quarta-feira (27),  foi oficializada como candidata do MDB à presidência da República nas Eleições de 2022. A atual senadora por  teve 97% de aprovação dos convencionais.

Senadora Simone Tebet discursa em convenção virtual do MDB que a confirmou como candidata à Presidência nas eleições deste ano — Foto: Reprodução

Após mais de seis horas de convenção, o MDB oficializou a candidatura de Simone ao Planalto. Os convencionais tiveram uma hora para votar online e 262 foram favoráveis.

Apenas 9 dos convencionais emedebistas foram contrários à candidatura de Simone Tebet. O presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, anunciou o resultado ao lado da candidata.

No começo da convenção, Simone afirmou que se sente preparada para a corrida eleitoral pelo MDB. “Eu estou pronta, pronta para trabalhar ao lado de cada um de vocês”, disse.

Em coletiva de imprensa, a candidata agradeceu e afirmou que é preciso olhar para índices sociais no Brasil. “Coloco neste momento a minha vida a favor da democracia e do povo brasileiro”.

Vice de Simone

A convenção não cravou o nome do vice de Simone, que ainda segue em aberto. Entre os nomes cogitados, está o de Tasso Jereissati (PSDB-CE).

No entanto, nos últimos dias o senador deixou a possibilidade um pouco mais distante. Apesar de considerar que a sul-mato-grossense tenha “uma candidatura preparadíssima”, Tasso disse que a definição do vice ainda tem uma série de conversas pela frente.

“A definição da vice depende de uma série de conversas e entendimentos internos de sentido político e eleitoral, em que o propósito final será encontrar aquilo que seja o melhor para a candidatura. Qualquer que seja a decisão, estarei do lado dela”, escreveu em nota.

Discurso de Tebet

Nesta quarta, durante a abertura da convenção, a senadora discursou de forma virtual e chamou Baleia de “irmão político” e agradeceu ao presidente do MDB.

“Nossos alicerces democráticos estão abalados pela fome, miséria, desigualdade, desemprego, mas principalmente por essa polarização ideológica e esse discurso de ódio de nós contra eles. só nós, só o centro democrático, tem a capacidade de unir o Brasil para que o Brasil tenha segurança, estabilidade e volte a crescer e gerar emprego e renda pra população”, afirmou Tebet.

Após o anúncio da confirmação da candidatura, a senadora voltou a discursar – e criticou os governos petistas e o presidente Jair Bolsonaro. Tebet atribuiu ao PT as “turbulências, descaminhos” e citou o “mensalão” e o “petrolão”.

“As turbulências não começaram agora, vieram do governo do PT, com descaminhos, mensalão e petrolão, é verdade, mas se multiplicaram nessa gestão. Soma-se a isso a insensibilidade social do governo, a devastação ambiental, a irresponsabilidade fiscal, o descrédito internacional”, destacou.

A senadora ainda se emocionou ao prometer erradicar a fome e zerar o desmatamento no país.

“Faço o compromisso que minha mais absoluta missão será acabar com a fome, diminuir a miséria, reduzir a pobreza. faço essa promessa como mãe, mãe de duas Marias. nenhuma criança vai mais dormir com fome nesse país, um país que alimenta 800 milhões de pessoas”, afirmou Tebet.