Bolsonaro deixa o país a dois dias de passar faixa presidencial para Lula

0

A dois dias do fim do seu governo, o presidente Jair Bolsonaro deixou o Brasil na tarde desta sexta-feira rumo aos Estados Unidos. Um avião da Força Aérea Brasileira decolou de Brasília às 14h com destino a Orlando, no estado americano da Flórida. Com a viagem, Bolsonaro não passará a faixa presidencial ao seu sucessor, Luiz Inácio Lula da Silva, que ainda discute com sua equipe como se dará o ritual durante a cerimônia de posse.

A previsão é que ele passe ao menos um mês fora do país. Apesar dos preparativos, o governo não deu qualquer informação sobre a viagem, tampouco sobre quem o acompanhará. O GLOBO apurou, porém, que o vice-presidente, Hamilton Mourão, já despacha como presidente na tarde desta sexta.

Ao sair do Palácio da Alvorada pela última vez como presidente, Bolsonaro não deixou o local que foi sua residência nos quatro anos pelo portão principal: utilizou uma saída lateral, despistando a imprensa.

Mais cedo, fez uma transmissão ao vivo do Palácio da Alvorada em que fez um balanço do seu governo, mas também não mencionou a viagem. Apesar disso, falou em tom de despedida e citou pela primeira vez do governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva.

Após a derrota nas urnas, Bolsonaro ficou a maior parte do tempo recluso no Palácio da Alvorada e fez pouquíssimas declarações públicas. Nesta sexta, ele afirmou que “foi difícil ficar dois meses calado”.

Bolsonaro deve passar os primeiros dias em Orlando e depois seguir para Miami, também na Flórida.

O Diário Oficial da União desta sexta-feira publicou a autorização para assessores escolhidos por Bolsonaro para seguir com ele após deixar a Presidência para viajar para Miami, também nos Estados Unidos.

Os assessores Sérgio Rocha Cordeiro e Marcelo Câmara acompanham o presidente por de 1ª a 30 de janeiro. Já Max Guilherme Machado, Osmar Crivelatti, Ricardo Dias dos Santos têm autorização para viajar de 1º a 15 de janeiro. Depois, retornam de 28 a 30 de janeiro.

Na quarta-feira, o Gabinete de Segurança Institucional autorizou o afastamento do país da segundo sargento Aline Amancio de Oliveira para compor a equipe de segurança familiar do presidente na viagem, por dois dias.

Posse de Lula: saiba horário, roteiro, programação dos shows e esquema de segurança no dia 1º

Maquete digital do palco do Festival do futuro realizado para a posse de Lula

Maquete digital do palco do Festival do futuro realizado para a posse de Lula Foto: Divulgação

A cerimônia oficial de posse do presidente eleito está marcada para começar às 14h20 com a chegada de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice, Geraldo Alckmin (PSB), na Catedral Metropolitana de Brasília, mas a festa popular vai ter início bem mais cedo. A partir das 10h, no gramado central da Esplanada dos Ministérios, serão realizados o “Festival do Futuro” , em que mais de 70 artistas vão se apresentar em dois palcos, e uma feira astronômica, com delícias inspiradas nas tradições culinárias de norte a sul do Brasil. A expectativa é que a festa em Brasília reúna 300 mil pessoas. Veja aqui tudo sobre a posse do novo presidente no dia 1º de janeiro.

Horário da posse

A cerimônia oficial está prevista para as 14h20, mas as atrações da festa na Esplanada dos Ministérios começa às 10h.

Cerimônia Oficial

A cerimônia oficial poderá ser acompanhada pelos seis telões instalados na frente dos palco na Esplanada. E quem estará em casa também poderá acompanhar pela Globo, Bandeirantes e SBT, além da TV Senado, TV Câmara, TV Brasil e TV Cultura.

  • 14h20 – Chegada de Lula e Alckmin na Catedral de Brasília
  • 14h30 – Saída da Catedral rumo ao Congresso Nacional em cortejo com carro aberto
  • 14h40 – Lula e Alckmin junto com as primeiras-damas são recebidos por Pacheco e Lira
  • 15h – Sessão solene de posse presidencial, onde Lula vai discursar pela primeira vez
  • 16h05 – Presidente recebe honras militares e acompanha o Hino Nacional na área externa
  • 16h20 – Lula chega ao Palácio do Planalto, onde recebe a faixa presidencial e discursa
  • 18h – Presidente e vice participam de jantar com autoridades estrangeiras

Segundo o site do PT, Lula confirmou presença também no Festival do Futuro. O presidente deve subir ao palco e falar com o público. O horário, porém, ainda não foi divulgado pela organização.

Festival do Futuro

O Festival do Futuro começa às 10h com um cortejo de manifestações populares e só termina de madrugada com o show de Valesca Popozuda. Serão 17 horas de festa e quase 80 artistas — seis Djs, dois poetas, 27 intérpretes e 35 músicos — que vão se apresentar. Gal Costa e Elza Soares serão homenageadas e dão nome aos dois palcos que serão instalados na altura dos ministérios da Previdência e do Turismo.

“Não teremos shows. Teremos encontros com muitos artistas consagrados compartilhando juntos canções que falam muito para todos nós. Enquanto num palco temos uma atração acontecendo, o outro estará sendo montado para a atração seguinte”, diz o projeto do festival.

Vale lembrar que a transmissão do “Festival do Futuro” será feita pela internet em canais do Partido dos Trabalhadores.