Após mais de uma década de ausência, Lula visitará Campo Grande em agenda do agronegócio

0

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, virá a Campo Grande na próxima sexta-feira (12). A informação foi confirmada pela deputada federal e pré-candidata a prefeita da Capital, Camila Jara (PT) e pela assessoria do deputado federal Vander Loubet (PT).

Lula vem a Campo Grande anunciar a ampliação das exportações de carne do Brasil para a China. O evento deve ser realizado na unidade da JBS da Capital, na saída para Sidrolândia. De lá será despachado o primeiro carregamento dos 38 frigoríficos brasileiros recém-habilitados para exportar para a China.

Além da unidade da saída para Sidrolândia, a unidade do Jardim Carioca também está habilitada para exportar para a China.  Há ainda a possibilidade de que Lula compareça à Expogrande, agenda que ainda não foi confirmada.

O Correio do Estado apurou que a diretoria da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul) ainda não sabia da vinda de Lula ao Estado. Nem o presidente, nem o ministro da Agricultura, Carlos Favaro, não haviam sido convidados até então para a feira, que teve início na quinta-feira (4).

A possibilidade de Lula comparecer à Expogrande, porém, ainda existe.

Além das duas unidades da JBS de Campo Grande, a Marfrig em Bataguassu, a Boibras em São Gabriel do Oeste, e a JBS de Naviraí, também estão estão habilitados para exportar carne para China.
A intenção da agenda é aproximar o presidente da Republica do agronegócio, setor mais alinhado com o ex-presidente Jair Bolsonaro.

No início do mês, o Ministério da Fazenda autorizou a renegociação de um total de R$ 871,5 milhões de parcelas de dívidas contraídas por agricultores de Mato Grosso do Sul. O valor inclui parcelas que já venceram neste ano, ou que ainda estão por vencer, e inclui desde empréstimos para grandes agricultores ou pecuaristas, que usam linhas como o Plano Safra ou Fundo Constitucional do Centro-Oeste, ou até mesmo pequenos agricultores, que são atendidos pelo Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf).

Lula não vem a Mato Grosso do Sul para compromissos oficiais há mais de 10 anos. Em seus dois primeiros mandatos, o Estado era destino frequente de suas agendas.

Na campanha eleitoral passada, ele não veio a Mato Grosso do Sul. A última vez que esteve no Estado oficialmente, foi nas eleições de 2010, para um comício da então candidata Dilma Rousseff (PT).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here