sábado, maio 4, 2024

Após queda usando salto alto, mulher morre em hospital da Capital

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Marina Freitas de Assis Fernandes, 53, morreu na madrugada desta quarta-feira (1/5) em Campo Grande, três dias depois de ser internada na Santa Casa após torcer o pé utilizando calçado de salto alto.

A vítima fraturou o fêmur e foi levada ao hospital, onde teve o óbito registrado depois desse período.

Informações do Midiamax apontam que a mulher caiu quando entrava no carro, no domingo passado (28/4). A vítima estava de salto e teria torcido o pé, vindo a cair.

Com a queda, fraturou o fêmur e teve uma pequena fissura na bacia. Marina foi encaminhada para a Santa Casa e passou por cirurgia, sem mudança nos sinais vitais ou qualquer outra alteração no exame físico.

Ela também não tinha histórico de comorbidades.

Ainda conforme o Midiamax, depois da cirurgia, a vítima entrou em parada cardiorrespiratória.

A equipe médica tentou reanimá-la, mas sem êxito. A morte foi confirmada nesta madrugada, por volta das 01h55. O caso é tratado como morte a esclarecer na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) do Cepol.

Aeroporto completa três anos fechado e sem prazo para voltar a operar

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A pista do Aeroporto Regional Francisco Pereira de Matos completas três anos interditada para obras, nesta quarta-feira (01) e, segue sem um prazo específico para voltar a operacionalizar voos. Próximo ao “aniversário”, o Dourados News mostrou que, apesar do 9º BEC (Batalhão de Engenharia e Construção), responsável pela obra sinalizar que a pista está “100% operável”, ainda existem trâmites relacionados a vistoria e documentação para ocorrerem.

Em meio a isso, o prefeito Alan Guedes (PP) assinou ontem o contrato que repassa o local para gestão da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), que ficará responsável pelo aeroporto.

Durante uma visita técnica na sexta-feira (26), o coronel Bartolomeu Herbert Bezerra de Mello, do 3º Grupamento de Engenharia, disse que a pista está “completa”, inclusive com a pintura e sinalização já conclusas e, agora, é aguardada uma documentação de uma empresa terceirizada para dar andamento a uma posterior homologação junto aos órgãos competentes como o Cindacta (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo) e a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Mesmo com os trâmites burocráticos pela frente, a diretora do Aeroporto, Gisele Marques, se mostrou positiva sobre as perspectivas do recebimento de voos no aeródromo da maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul.

Ela destacou a existência de um Notam (Aviso aos Aeronavegantes) sobre interrupção de serviços vigente até o fim de junho e diz que não há intenção de prorrogação deste documento.

“Após o recebimento da prefeitura desses documentos que a gente tem que inserir no sistema, começa o prazo da Agência Nacional que vai analisar e tem o prazo deles. Assim que postado essa documentação a gente já pode estar abrindo o aeroporto e posteriormente virão os técnicos da Anac para fazer a inspeção ‘inloco’.Temos um Notam que está publicado até o dia 28/06 e não temos expectativas de prorrogar, então gente está trabalhando com esses processos dentro dessa data que já está publicada”, disse em recente entrevista ao Dourados News.

Em um balanço disponibilizado ao Dourados News, o 9° BEC detalhou os serviços concretizados no período. Entre eles estão a elaboração dos projetos básicos e executivos do canteiro de obras e da Pista de Pouso e Decolagem (PPD), fresagem da PPD, serviços de terraplenagem, pavimentação da PPD, lançamento de grama em placa e realização de hidrossemeadura. 

Também foram realizados os seguintes trabalhos de engenharia: sistema de balizamento da PPD; novo sistema de drenagem do aeroporto; instalações das subestações de entrada e de auxílios; cerca operacional do aeroporto; e ramal que liga o novo sistema instalado no aeroporto à antiga Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e Tráfego Aéreo (EPTA), construção do novo pátio de aeronaves, ampliação da PPD em 400 m, instalação dos Equipamentos de Auxílio à Navegação, pintura da PPD, Taxiway “A” e antigo pátio de aeronaves;

Para tais ações, um total de cerca de R$ 95 milhões foi empenhado, conforme informado pelo 9° BEC.

No local, ainda estão em execução os serviços de pavimentação do restante da Taxiway “B”, pavimentação da Taxiway “C”, construção da via operacional do aeroporto, o que conforme os responsáveis não são impeditivos no quesito de uso da pista.

Dourados News questionou o prefeito Alan Guedes sobre a expectativa para liberação da pista do Aeroporto e o chefe do Executivo disse que não iria mais cravar prazos.

“Aguardar a entrega, nós não vamos cravar prazo mais, porque toda vez que foi dado prazo em relação a entrega pelo Exército ele foi frustrado por alguma razão que não vem ao caso. Eu não estou fazendo juízo de valores dobre a frustração do prazo, mas não foram cumpridos. Agora sabemos que a obra está em um estágio muito pronta já”,  citou ao complementar após a parte documental necessária ser encaminhada pelo 9° BEC e, após o mesmo sinalizar  que a etapa primeira etapa está pronta, a gestão vai proceder a homologação.

Foto interna: Exército diz que pista está ‘operável’ e aguarda a documentação para que o local seja liberado – Foto: Fabiana Oliveira/Dourados News

Rose Modesto adia saída do comando da Sudeco e aumentam as incertezas

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Após ter afirmado durante entrevista à Rádio CBN Campo Grande e ao Correio do Estado, na semana passada, que deixaria o comando da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) até ontem, a ex-deputada federal Rose Modesto (União Brasil), pré-candidata a prefeita da Capital nas eleições deste ano, revelou à reportagem que a exoneração deve ficar para a próxima semana.

Como estamos em plena pré-campanha eleitoral, esse simples adiamento da saída de Rose Modesto da Sudeco já fez aumentar as incertezas relacionadas com o pleito do dia 6 de outubro, pois, para os articulistas políticos, a demora dela em deixar o cargo federal pode significar um recuo na pré-candidatura ou até mesmo uma negociação partidária.

Segundo apurou o Correio do Estado, na pior das hipóteses, esses articulistas já estariam trabalhando com a desistência da ex-deputada federal das eleições deste ano para garantir a permanência no cargo federal, algo que já foi negado por ela em outras oportunidades, pois, após o pleito, estaria certo seu retorno na eventualidade de não vencer a disputa.

Enquanto, no melhor dos cenários, conforme os articulistas, Rose estaria negociando ser vice de alguma pré-candidatura mais forte, suposição também questionável, pois a ex-parlamentar federal aparece como líder ou, no máximo, segunda colocada em todas as pesquisas de intenções de votos. Portanto, não teria sentido tal atitude.

Procurada pela reportagem, a superintendente de Desenvolvimento do Centro-Oeste garantiu que até a próxima semana o governo federal deverá publicar a exoneração dela no Diário Oficial da União (DOU). “Acredito que o governo deve soltar a minha exoneração dentro da próxima semana, mas não sei precisar o dia”, afirmou.

Rose Modesto voltou a reforçar que sua pré-candidatura à prefeitura é irreversível e enfatizou, na semana passada, que a turma do “deixa disso” nem deve tentar atuar dessa vez para fazê-la desistir de disputar o pleito deste ano, pois não dará certo.

“E não é por uma vaidade, não é por uma obsessão para ser prefeita de Campo Grande. Eu sinceramente estou aqui, de verdade, com a missão que penso ser a que o eleitor espera. E eu sinto isso nas ruas, andando e, lógico, não é todo mundo, mas uma boa parte espera essa candidatura minha à prefeitura”, reforçou.

Ela argumentou que dessa vez, realmente, é uma decisão tomada. “Eu estou pronta e muito motivada. Tudo tem um tempo e me sinto muito mais preparada, inclusive, do que quando disputei a eleição para prefeita em 2016. Conheço Campo Grande, estudei muito a cidade ao longo desses últimos oito anos e as minhas experiências como gestora pública me deixaram motivada a encarar esse desafio”.

Rose completou que é uma “honra poder ser prefeita de uma cidade tão linda, mas é um desafio muito grande pegar essa cidade linda, mas tão judiada e precisando de cuidados em todas as áreas”.

“Por isso, a importância de alguém com experiência e com preparo. Vou escolher a melhor equipe pra poder fazer de Campo Grande uma cidade com mais oportunidades para todo mundo, quero resgatar o nosso orgulho”, afirmou Rose Modesto.

Traficante abandona caminhonete com 1,4t de maconha após perseguição

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A equipe da Base Operacional dA PMRv (Polícia Militar Rodoviária) apreendeu na manhã de terça-feira (30/04), 1,4 tonelada de entorpecente em um veículo na MS-164, em Ponta Porã.

Os policiais deslocavam em patrulhamento e fiscalização de trânsito pela via por volta das 8h, quando visualizaram o Mitsubishi/L 200 realizando manobra de ultrapassagem em local proibido.

Diante da direção perigosa, a equipe realizou acompanhamento tático para abordagem, mas o condutor não obedeceu e adentrou em uma mata fechada, em seguida, abandonou o veículo.

Os policiais constataram que o veículo estava abandonado, e em seu interior, localizou vários tabletes de maconha, que posteriormente, totalizaram 1.420 kg.

Diante dos fatos, veículo e entorpecentes foram encaminhados à delegacia.

Sem herdeiros campeões, Brasil vive jejum na F1 desde reinado de Senna

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Quando Ayrton Senna conquistou seu terceiro título mundial, em 1991, parecia que o Brasil já tinha pronta uma linha sucessória para sua galeria de campeões de F1.

Três nomes contavam com grande entusiasmo da mídia e da torcida: Christian Fittipaldi, então com 20 anos e campeão da F3000, equivalente à atual F2, Rubens Barrichello, à época com 19 e campeão da F3 inglesa, e Paulo Carcasci, já um pouco mais velho, com 27 anos, vencedor da F3 japonesa. Tudo isso em 1991.

Nenhuma dessas apostas chegou ao título da F1. E nenhum outro brasileiro alcançou o feito de Senna e de seus antecessores, Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet.

Do trio que despontava em 1991, Rubinho foi quem ao menos chegou perto do objetivo, com uma carreira robusta e dois vice-campeonatos mundiais, em 2002 e 2004. Nessas temporadas ele corria pela Ferrari, escuderia pela qual Felipe Massa também alcançou um vice, em 2008.

Desde o ano passado, Massa passou a questionar na Justiça a perda desse campeonato. Ele afirma que foi prejudicado durante o GP de Singapura, determinante para o desfecho do Mundial, vencido por Lewis Hamilton por apenas um ponto. Seus advogados estão na fase inicial de um processo que busca uma reparação financeira e histórica pelo ocorrido.

“A gente começa a pensar o que isso representa não só para mim mas o que representa para o país, para o automobilismo, para a formação de pilotos. A gente sabe quanto o Senna foi importante”, disse Felipe à Folha de S.Paulo.

Depois de Ayrton, apenas Massa e Rubinho venceram corridas na categoria, mas seus triunfos somados, 22 ao todo, sendo 11 de cada um, representam apenas pouco mais da metade das 41 vitórias do tricampeão -até hoje o sexto que mais venceu na F1.

O Brasil vive um jejum de títulos há mais de três décadas. Parece cada vez mais distante a era de ouro do país na principal categoria do automobilismo mundial, com um auge que começou no início dos anos 70 e durou até a primeira parte da década de 90, quando Senna, Piquet e Fittipaldi conquistaram, juntos, oito campeonatos.

O país era a segunda nação com mais troféus, só atrás da Grã-Bretanha, que reúne os títulos da Inglaterra e da Escócia. Até 1991, os britânicos tinham dez mundiais -atualmente, acumulam 20.

Estacionado nos oito, o Brasil hoje é a terceira nação com mais campeonatos, atrás da Alemanha, que não tinha nenhum troféu até 1994, ano da morte de Ayrton Senna e também do primeiro dos sete títulos de Michael Schumacher. Com mais quatro de Sebastian Vettel e um de Nico Rosberg, os alemães agora somam 12.

Não há hoje representantes brasileiros na F1. Desde 2017, quando Felipe Massa completou sua 15ª e última temporada, nenhum piloto do país obteve uma vaga de titular.

No próximo domingo (5), no GP de Miami, o Brasil será representado somente por dois reservas, Felipe Drugovich, da Aston Martin, e Pietro Fittipaldi, da Haas. Dos dois, apenas o neto do bicampeão Emerson Fittipaldi já teve a chance de correr na categoria, mas isso na já distante temporada de 2020, quando participou de duas corridas, em Abu Dhabi e Sakhir, substituindo o francês Romain Grosjean.

Com um carro que competia no último pelotão naquela temporada, Pietro obteve como resultados um 19º e um 17º lugar, resultados que fazem parte do maior hiato de vitórias do Brasil na categoria.

A última vez que a bandeira brasileira foi vista no lugar mais alto do pódio foi ao fim do GP da Itália de 2009, quando Barrichello venceu. Já são 15 anos de jejum, o maior período desde que Emerson Fittipaldi deu ao país sua primeira vitória na categoria, em 1970.

Antes, o maior intervalo era entre a última vitória de Senna, no GP da Austrália de 1993, e o primeiro triunfo de Rubinho, no GP da Alemanha de 2000.

Fãs brasileiros de automobilismo costumam questionar qual seria o papel de Ayrton se ele estivesse vivo. Para alguns, ele usaria sua relevância para abrir portas para compatriotas. Pilotos que o conheceram ou entendem muito bem o mundo do automobilismo divergem sobre isso.

Luciano Burti, que disputou as temporadas de 2000 e 2001, acredita que Senna seria mais recluso e não seria uma figura frequentemente vista no ambiente da categoria.

“Eu conheci pouco o Ayrton, mas eu não o vejo querendo viver conviver no meio do automobilismo, em que era muito assediado. Acho que ele seria parecido com o Pelé, de aparecer mais em momentos importantes para representar o Brasil.”

Felipe Giaffone, piloto na Fórmula Indy por seis temporadas e de carreira vitoriosa na Fórmula Truck, por outro lado, acha que Senna poderia, sim, ajudar a formar novos pilotos. “O meu sentimento é que o Ayrton estaria hoje envolvido com escolas de pilotos, envolvido na formação de talentos”, disse.

Força Aérea envia helicópteros para auxiliar resgates no Rio Grande do Sul

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A Força Aérea Brasileira (FAB) enviou, na noite de terça-feira (30), dois helicópteros para auxiliar no resgate dos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. As aeronaves estão sobrevoando a região de Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Candelária e Santa Maria em busca de pessoas ilhadas, com auxílio da utilização de óculos de visão noturna.

Força Aérea envia helicópteros para auxiliar resgates no Rio Grande do Sul

 

Em uma das operações, a FAB resgatou uma família que estava ilhada em uma casa com risco de desabamento, já que a água estava entrando no imóvel. Os moradores foram içados e transportados da região de Candelária até Santa Cruz.

As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul já causaram estragos em 77 municípios. Os temporais provocaram descargas elétricas, interrupções de estradas por queda de barreiras, alagamentos e transbordamento de córregos, arroios e rios. Até o momento, seis mortes foram confirmadas e mais de 100 desabrigados.

Em meio ao cenário, o governador do estado, Eduardo Leite (PSDB), conversou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que anunciou apoio do governo federal.

“Poderemos contar com essa união de esforços para o resgate da população afetada, que é a nossa prioridade absoluta neste momento. Toda ajuda diante da piora da condição meteorológica no Rio Grande do Sul é fundamental. Estamos mobilizando equipes de resposta rápida para atuar em situações que apresentem risco à vida”, disse Leite.

FELIZ DIA DO TRABALHADOR

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Pode ser uma imagem de 9 pessoas e texto que diz "1 DE MAIO DIA DO TRABALHO! INUTILIDADES MENSAGENS Seja qual for a sua profissão... FELIZ DIA DO TRABALHADOR! Que Deus abençoe e proteja sempre o trabalho de cada um de nós!"

Feliz Dia do Trabalhador! Gostaria de felicitar todos os trabalhadores que, com garra e muita determinação, exercem suas funções por todo este país. Todos vocês merecem respeito, dignidade e uma chance honesta de realizar os seus sonhos.

Deputados aprovam desconto no IPVA para pessoas com deficiência e seus representantes

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Os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovaram, na manhã de hoje (30), o projeto de Lei 12/2024, que prevê um desconto de 60% no Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) para pessoas com deficiência e seus representantes legais. A matéria ainda será analisada em redação final.

O documento apreciado e avaliado é de autoria da deputada Lia Nogueira (PSDB), que enfatizou a importância do seu projeto para a sociedade sul-mato-grossense.

“Foi construído de forma criteriosa, uma resposta positiva de pais e mães de pessoas com síndrome de down. Vem desburocratizar para o proprietário do veículo não ter que ser a pessoa com deficiência, mas também está fazendo valer a política de inclusão em Mato Grosso do Sul”, ressaltou a parlamentar.

Aprovados em 1º discussão 

Outras duas matérias foram aprovadas em primeira discussão e serão novamente analisadas em plenário em segunda discussão.

Uma delas foi o Projeto de Lei 11/2024, de autoria do deputado Pedrossian Neto (PSD), que determina que os Cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais comuniquem ao Ministério Público Estadual a lavratura de registro de nascimento cuja mãe ou pai tenha menos de 14 anos na data do nascimento, para que sejam adotadas as medidas legais cabíveis.

O parlamentar explicou qual seria o principal objetivo de sua matéria.

“Quando há nascimento de pais menores, o cartório possa notificar ao Ministério Público Estadual para que o mesmo apure a existência de pedofilia, abuso ou exploração desse menor”, declarou o deputado Pedrossian Neto.

O último projeto apreciado e aprovado na Alems foi o Projeto de Lei 69/2024, de autoria do deputado Caravina (PSDB), que institui, em Mato Grosso do Sul, ações de incentivo ao serviço de radiodifusão comunitária. Entre as ações estabelecidas pela matéria está a promoção da difusão da cultura local por meio da radiodifusão comunitária.

“O pedido da diretoria da Federação das Associações das Rádios Comunitárias [Farcom], e vem de encontro a um importante trabalho que as rádios comunitárias exercem nos pequenos municípios de Mato Grosso do Sul. Esse projeto cria incentivos e um apoio a esses importantes meios de comunicação”, complementou o deputado Pedro Caravina, autor da proposta.

Amambai comemora a reinauguração do Museu José Alves Cavalheiro e ampliação de suas instalações históricas

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O Museu fica localizado na Rua General Câmara, 527, atrás da escola estadual Cel. Felipe de Brum

O município de Amambai viveu um momento histórico na última segunda-feira, dia 29, com a reinauguração do Museu José Alves Cavalheiro. O evento, marcado por entusiasmo e orgulho, contou com a participação de artistas locais, autoridades municipais, representantes de instituições culturais e membros da comunidade.

De acordo com o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Amambai, Albertino Fachin Dias, o Museu José Alves Cavalheiro, foi fundado em 2004 pelo escritor Almiro Pinto Sobrinho e mantido pela Associação de Pesquisa e Promoção Cultural de Amambai, tem como objetivo primordial promover a cultura do município de forma acessível a toda a população. Após passar para a administração da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em 2016, o museu ficou fechado durante a pandemia, mas em março de 2023 foi devolvido à associação.

Em agosto de 2023, o estatuto do museu foi renovado e, com a entrada de novos membros, houve a mudança de denominação para Instituto Histórico e Geográfico de Amambai, refletindo o compromisso contínuo com a preservação e promoção do patrimônio cultural da região.

Graças aos recursos conquistados pela Lei Paulo Gustavo – Prêmio Viviane Scalon Fachin do governo federal, o museu passou por uma reforma abrangente e agora está preparado para receber o público novamente. Um dos destaques da reinauguração foi a adaptação de um novo espaço para o Cine Rural João Fouseck, com capacidade para 32 lugares. Além disso, foram inauguradas salas destinadas ao Centro Regional de Documentos Históricos Cornélia Dourisboure, à Mapoteca Antônio Delgado Martines, à Hemeroteca Nino Luiz de Oliveira e ao Centro de Memória Fotográfica Nicanor Alves do Amaral.

Marcaram presença, a diretora de cultura da Sedesc, Alessandra Tavares, que no evento representou o prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, os secretários municipais de Desporto e Cultura, Ronaldo Mayr, e de Educação, Zita Centenaro, a presidente da Câmara, Lígia Borges, e vereadores Anílson Prego, Cida Farias, Janete Córdoba, Paulo Sérgio e Odil Puques, comandante do 17º RC. Mec, Coronel Eric Corrêa, a presidente da Acia (Associação Comercial e Empresarial de Amambai), Bruno Anderson, diretor do Fórum, Dr. Daniel da Matta e Grupo de Escoteiros Sesquicentenário.

A reinauguração do Museu José Alves Cavalheiro e a ampliação de suas instalações históricas representam não apenas a restauração de um espaço cultural, mas também o fortalecimento do vínculo da comunidade com sua história e identidade. Este evento marca o início de uma nova fase de preservação e promoção do patrimônio cultural de Amambai, enriquecendo a vida da cidade e de seus habitantes. O Museu fica localizado na Rua General Câmara, 527, atrás da escola estadual Cel. Felipe de Brum. Entre em contato e agende uma visita: (67) 99548-0955.

Fotos: Renan Wider/ Secom

DEPUTADO ZECA DO PT

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Zeca visita Terra Kadiwéu para colher reivindicações de cinco comunidades indígenas

O deputado estadual Zeca do PT realizou visita técnica de dois dias na Terra Indígena Kadiwéu, situada no município de Porto Murtinho, coletando demandas e reivindicações das comunidades do território. O parlamentar montou comitiva com integrantes da Agraer (Agência Estadual de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) e Sesai (Secretaria de Saúde Indígena) para já dar encaminhamento às pautas apresentadas.

A Terra Indígena Kadiwéu possui 539 mil hectares de extensão e a demanda mais apresentada por lideranças das aldeias está relacionada a melhorias no acesso às comunidades remotas, localizadas na região pantaneira. Os Povos Indígenas pedem também melhor estrutura de saúde, tanto nos atendimentos realizados nas aldeias, quanto no transporte de pacientes até municípios vizinhos.

Zeca catalogou demandas das aldeias Córrego D’Ouro, Alves de Barros, Campina, Tomázia, Barro Preto e São João. Todos os pedidos apresentados serão encaminhados e o parlamentar reforçou seu compromisso de retornar à Terra Indígena para dar devolutiva ao Povo Kadiwéu das reivindicações apresentadas.

“Nesta visita de dois dias às comunidades do território Kadiwéu, fiz questão de reiterar meu compromisso de lutar pelas demandas dos povos indígenas. Por isso montei essa comitiva com representantes da Agraer, Funai e Sesai, para que essas reivindicações tenham encaminhamento e em breve possamos anunciar às comunidades as ações que serão executadas a curto, médio e longo prazo”, relatou Zeca do PT.

Confira algumas das demandas apresentadas pelas lideranças da Terra Indígena Kadiwéu:

– Melhorias no acesso às aldeias
– Reforma de posto de saúde e melhorias nas escalas médicas
– Melhorias no transporte de pacientes indígenas às cidades
– Reforma e Construção de unidades escolares
– Disponibilização de patrulhas mecanizadas
– Oferta de sementes e insumos agrícolas
– Perfuração de poços artesianos
– Expansão do armazenamento de água
– Ampliação da rede de distribuição de energia elétrica
– Políticas de incentivo para que indígenas cursem ensino superior nas cidades
– Fortalecimento do programa PrevFogo nas aldeias para combate a incêndios no Pantanal