Internacional empata com um a menos e fica perto da classificação na Libertadores

0

Internacional vai decidir seu futuro na Libertadores na última rodada da fase de grupos. O Colorado visitou o América de Cali-COL nesta terça-feira e empatou por 0 a 0, em confronto válido pela 5ª rodada do torneio nacional. Com o resultado, a equipe de Eduardo Coudet seguiu na vice-liderança do grupo E, mas ainda não assegurou a vaga.

Após primeiro tempo de pouca criação, o Inter ficou com um homem a menos na segunda etapa, seguindo a expulsão de Leandro Fernández. Os colombianos vieram para cima e por pouco não marcaram no fim, mas a partida terminou sem gols.

(Foto: Ernesto Guzman Jr/POOL/AFP)

(Foto: Ricardo Duarte/Internacional)

 

O empate deixou o Colorado com oito pontos no segundo lugar da chave, contra dez do líder Grêmio, cinco do América de Cali e quatro da eliminada Universidad Católica-CHI. Para garantir a classificação sem depender da outra partida, o Inter precisa ao menos empatar com os chilenos na última rodada, fora de casa.

Ainda nesta quinta-feira, o Grêmio venceu a Universidad Católica em Porto Alegre e carimbou sua classificação.

O jogo
Após primeiro tempo de pouca criação dos times, a etapa final ganhou contornos dramáticos após expulsão do atacante do Inter Leandro Fernández aos 12 minutos. O argentino acertou Torres com uma cotovelada na cara enquanto a partida estava paralisada e foi expulso direto.

Com um a mais, o América de Cali partiu para cima, enquanto o Colorado se resguardou com a entrada de Musto na vaga de Nonato.

Aos 16, cruzamento dos colombianos pela esquerda e cabeçada de Torres para grande defesa de Marcelo Lomba. No rebote, Batalla bateu para fora.

(Foto: Ricardo Duarte/Internacional)

Mesmo em desvantagem numérica, os brasileiros tiveram boa chance para vencer o jogo aos 31 minutos. O América de Cali errou na saída, Léo Borges recuperou e Thiago Galhardo ajeitou para Patrick. O meia arriscou forte de dentro da área, mas a bola subiu muito e passou por cima do gol.

Três minutos depois, os mandantes responderam com bola no travessão. Sierra colocou em profundidade para Moreno, que venceu na corrida e encheu o pé. A bola explodiu na trave e o jogo ficou no 0 a 0.

Athletico-PR empata com o Jorge Wilstermann e garante classificação na Libertadores

Pela 5ª rodada do Grupo C da Libertadores, Athletico-PR e Jorge Wilstermann, da Bolívia, empataram em 0 a 0 na Arena da Baixada. Apesar do empate, o Furacão garantiu a classificação para as oitavas de final do torneio continental.

A equipe comandada pelo técnico Eduardo Barros controlou a partida desde o início, mas não conseguiu furar a retranca adversária. O time boliviano se limitou a defender durante boa parte do confronto e raramente foi ao ataque.

O Athletico-PR é o líder do Grupo C da Libertadores, com 10 pontos conquistados. O Jorge Wilstermann é o segundo colocado, com sete pontos. Peñarol e Colo-Colo, os outros dois clubes do grupo, estão logo atrás, com seis.

(Foto: Rodolfo Buhrer/POOL/AFP)

(Foto: Heuler Andrey/POOL/AFP)

O jogo

O Athletico-PR dominou o duelo desde o apito inicial. Enquanto o Jorge Wilstermann se limitava a defender, o Furacão apostava nos cruzamentos para furar o bloqueio boliviano, mas sem sucesso.

A primeira oportunidade do time paranaense foi criada aos 17 minutos. Abner chutou cruzado para dentro da área, Zenteno desviou e a bola tirou tinta da trave de Giménez.

Sete minutos depois, Erick quase abriu o placar. O volante aproveitou a sobra na área e chutou forte. A bola desviou na defesa do Jorge Wilstermann e passou rente à trave.

A grande chance do Furacão no primeiro tempo surgiu com Abner. O lateral-esquerdo recebeu um grande lançamento de Thiago Heleno dentro da área e finalizou, mas Giménez defendeu. No rebote, o camisa 16 tentou mais um arremate, mas o goleiro paraguaio fez outra intervenção.

Na segunda etapa, o Jorge Wilstermann ameaçou algumas chegadas ao ataque, mas o Athletico continuou controlando as ações da partida. Logo no primeiro minuto, Fabinho recebeu um lançamento dentro da área, mas furou a bola e desperdiçou uma grande oportunidade.

Aos 15 minutos, foi a vez de Cittadini assustar a equipe boliviana. O meia recebeu fora da área, chutou colocado no canto esquerdo e a bola passou perto do travessão. Cinco minutos depois, após outra bola alçada na área, Jorginho cabeceou e, na queda, acabou bloqueando o chute de Bissoli, que ficou com o rebote.

A primeira e única chance do Jorge Wilstermann ocorreu aos 31 minutos. Em um contra-ataque veloz comando por Patito Rodríguez, a bola sobrou para Melgar, que chutou da entrada da área. A bola foi forte, mas Santos salvou o Furacão e mandou por cima do gol.

O Athletico ainda poderia ter aberto o placar com uma cabeçada de Erik, aos 35 minutos, mas Ojeda, que substituiu Giménez, realizou uma grande defesa. O empate sem gols persistiu até o apito final, garantindo a classificação do Furacão.