Cidade boliviana investiga caso suspeito de varíola dos macacos

0

A cidade boliviana de Santa Cruz de La Sierra investiga um caso suspeito da varíola dos macacos em um paciente, um homem de 26 anos. O alerta foi divulgado nesta quinta-feira (26) e o município fica a mais de 600 quilômetros de Corumbá, no Mato Grosso do Sul.

De acordo com o Serviço Departamental de Saúde, o paciente teve contato com duas pessoas que chegaram da Espanha e nisso passou a apresentar os sintomas característicos da doença: febre, dores musculares e erupções cutâneas.

Apesar da preocupação, o paciente se encontra em estado de saúde estável e isolado para melhores avaliações médicas.

“As amostras foram colhidas para enviar ao laboratório e concluir o diagnóstico. Algumas amostras serão enviadas para o Cenetrop (Centro Nacional de Doenças Tropicais) e outra para a Argentina. Nos próximos dias será feito o diagnóstico”, informou o secretário de Saúde, Fernando Pacheco ao jornal El Deber.

Até o momento, a Sedes mantém os protocolos estabelecidos pelas autoridades e acompanha a evolução do paciente. Pacheco ainda destacou que o homem deu entrada no hospital nesta quarta-feira (25) e o contato foram com pessoas que estavam em território espanhol há dias.

“Durante esse período, de cinco a sete dias, ele apresentou sintomas semelhantes aos identificados pela varíola dos macacos”.