Zaloar Murat Martins de Souza é empossado desembargador do TJMS

0

O juiz Zaloar Murat Martins de Souza tomou posse como desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira (24). O magistrado passa a integrar a mais alta Corte de Justiça do Estado e atuará em uma das Câmaras Criminais e uma das Seções Criminais.

Em seu discurso, o novo desembargador relembrou o início da carreira na magistratura e a trajetória até chegar a entrância especial na comarca de Dourados, onde judiciou por 18 anos. “Pelas terras por onde passei, procurei ser um bom juiz, desempenhando a contento a missão – parte do meu juramento de posse – de cumprir e fazer cumprir a Constituição e as Leis”, disse.

Zaloar também homenageou a família e dedicou o sucesso profissional à esposa, Maria Inês, além de dividir as honras do cargo assumido com os dois filhos, a nora e neta.

“Peço vênia para emprestar as palavras do magistrado catarinense João Alfredo Medeiros Vieira, citadas pelo Desembargador José Augusto de Souza, em seu discurso de posse na presidência desta Côrte, para delas fazer uso como prece: ‘Quão pesado e terrível é o fardo que puseste no meu ombro: ajuda-me Senhor! Faze com que eu seja digno desta excelsa missão! Que não me seduza a vaidade do cargo, não me invada o orgulho, não me atraia a tentação do mal, não me fascinem as honrarias, não me exaltem as glórias vãs. Unge as minhas mão, cinge a minha fronte, bafeja o meu espírito, a fim de que eu seja um sacerdote e do direito, que Tu criaste para a sociedade humana. Faze da minha toga um manto incorruptível e da minha pena não o estilete que fere, mas a seta que assinala a trajetória da Lei no caminho da justiça. Muito obrigado”, finalizou o desembargador.

CARREIRA

Zaloar Murat ingressou na magistratura em janeiro de 1989, na 10ª circunscrição, após aprovação no XI Concurso para o cargo de Juiz Substituto. Em agosto do mesmo ano, uma promoção o levou para a comarca de Sete Quedas, onde permaneceu até março de 1991, quando, por remoção, passou a judicar em Itaporã.

Em março de 1995, foi promovido para a 1ª Vara de Amambai, comarca de segunda entrância. Foi diretor do Foro. Foi promovido para Dourados em março de 2001 e na comarca de entrância especial judicou na 6ª Vara Cível, sendo removido em 2004 para a Vara da Infância, onde permaneceu até a promoção para desembargador.

O magistrado foi promovido para integrar a mais alta Corte de Justiça de Mato Grosso do Sul na sessão do dia 20 de março, do Tribunal Pleno. Ele entrou no lugar do desembargador Dorival Moreira, que se aposentou.