Santos bate Flamengo, se garante na Série A e sonha com Libertadores

0

O Santos venceu o Flamengo por 1 a 0 na noite desta segunda-feira (6), no Maracanã, e se livrou de qualquer risco de rebaixamento no Campeonato Brasileiro. O Peixe, aliás, pode até sonhar com uma vaga na próxima Copa Libertadores da América. Já o Rubro-Negro apenas cumpre tabela, já que terminará a competição em segundo lugar.

O gol da partida no Maracanã foi marcado por Marcos Leonardo, aos 11 minutos do segundo tempo, após revisão do VAR. O auxiliar de campo havia anotado impedimento do atacante. O Flamengo chegou a ter um gol de Pedro anulado corretamente aos 28 do primeiro tempo, porque Matheuzinho estava em impedimento. Na etapa final, aos 22 minutos, Gabigol desperdiçou cobrança de pênalti ao acertar a trave.

Com a vitória, o Santos chegou a 49 pontos e pulou para a 11ª colocação. O América-MG, em oitavo lugar, tem 50 pontos. O Fluminense, o sétimo, tem 51 pontos. Os outros times que estão entre o Peixe e a zona de classificação à Libertadores são o Ceará e Atlético-GO, ambos com 50 pontos. Ou seja, o Santos só conseguirá a vaga caso vença o Cuiabá na última rodada e seus adversários tropecem.

A rodada final do Brasileirão será disputada na quinta-feira, às 21h30. O Santos recebe o ainda ameaçado pelo rebaixamento Cuiabá na Vila Belmiro, enquanto o Flamengo visita o Atlético-GO em Goiânia.

Atlético-GO vira sobre o Inter, que se complica na briga por vaga na Libertadores

Com o resultado, o Inter se complicou na luta por uma vaga na Libertadores. O time gaúcho ocupa a 12ª colocação, com 48 pontos, dois a menos que América-MG, primeiro time dentro da zona de classificação para o torneio continental. Brigam pela mesma vaga e estão na frente do Colorado: Santos (11ª), Ceará (10ª) e Atlético-GO (9º).

O Dragão também não depende mais de seus resultados, mas a situação é mais “confortável”. Além de vencer o Flamengo, o time goiano tem de torcer pelo tropeço do América, que vai a campo diante do São Paulo, na próxima quinta. O Atlético ocupa a nona colocação, com 50 pontos.

O jogo desta segunda foi bastante movimentado. O Inter dominou as ações na partida, mas pecou na hora de finalizar. Recuado e com a vantagem, o Atlético apostou nos contra-ataques para matar a partida. Yuri Alberto abriu o placar, aos 33 minutos, mas viu Baralhas empatar aos 44, e Janderson virar aos 47.