Primerio óbito do coronavírus em MS era fumante e fazia tratamento de saúde há quatro anos

0

Eleuzi Silva Nascimento, 64, residente em Batayporã, morreu em Dourados nesta terça-feira (31). Ela enfrentava problemas de saúde e tinha os pulmões fragilizados em decorrência do tempo em que foi fumante.

A idosa, diagnosticada com a doença no dia 23 de março, acabou não resistindo às complicações causadas pelo coronavírus (Covid-19).

Conforme Boletim Epidemiológico da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Eleuzi teve contato com “familiar assintomática que viajou para Bélgica”, no caso a irmã, de 59 anos.

O Dourados News entrou em contato com a cunhada da vítima, Leonida do Amaral.

Ela contou que a idosa enfrentava problemas de saúde há pelo menos quatro anos, provocados pelo tabagismo. “Ela tinha o pulmão bem comprometido e fazia tratamento”, disse.

Leonida informou também que a cunhada foi internada pela primeira vez dia 16 de março, recebeu alta dia 23, mas foi internada novamente no dia seguinte, sendo transferida para um hospital particular de Dourados no dia 26, última quinta-feira.

A morte da moradora de Batayporã é a primeira causada pelo Covid-19 em Mato Grosso do Sul. Além de Eleuzi Silva Nascimento, outras duas pessoas testaram positivo para a doença no município.

Secretaria de Saúde registra primeira morte pelo coronavírus em Mato Grosso do Sul

A Secretaria de Estado de Saúde comunica com pesar o primeiro óbito por coronavírus em Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (31.03).

“A vítima veio a falecer há poucas horas. Ela foi atendida dia 16 e permaneceu em Nova Andradina até o dia 23 e depois transferida a Dourados e apesar de todos os cuidados da equipe técnica que a assistiu, ela veio a óbito”, lamenta o titular da SES, Geraldo Resende durante entrevista à imprensa no início da tarde.

A vítima é uma mulher de 64 anos, residente do município de Batayporã, que estava internada em um hospital particular em Dourados.

“Depois de três meses de combate rigoroso com as secretarias municipais e com as outras secretarias esse é o primeiro caso, o que mostra que, apesar disso, as medidas estão dando certo”, reforçou Resende, acrescentando que no Estado não há transmissão comunitária. “Fiquem casa. Este é o melhor caminho”.

A investigação da Secretaria de Estado de Saúde apontou que a paciente contraiu o coronavírus através do contato com duas irmãs que chegaram da Bélgica, dias antes do início de sintomas da paciente. Apesar das duas serem assintomáticas, uma delas testou positivo para Covid-19.

A paciente foi internada primeiramente no dia 16 em hospital particular de Nova Andradina e depois foi transferida para um Hospital privado em Dourados no dia 26.

A vítima tinha pneumopatia crônica, o que pode ter contribuído com a grave evolução do quadro.

Mato Grosso do Sul tem 44 casos confirmados de coronavírus e monitora 51 casos suspeitos da doença. Desde o dia 25 de janeiro, foram registradas 524 notificações de casos suspeitos do coronavírus em Mato Grosso do Sul. Destes, 429 foram descartados após os exames darem negativo para Covid-19 e onze foram excluídos por não se encaixarem na definição de caso suspeito do Ministério da Saúde.