NOTICIAS DA HORA

0

Prefeito Bandeira prestigiou 22ª edição da Marcha para Jesus, organizada pela comunidade evangélica de Amambai

Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, prefeito de Amambai.Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, prefeito de Amambai.

O prefeito de Amambai, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, prestigiou no último sábado, 18 de junho, a 22ª edição da Marcha para Jesus, evento organizado tradicionalmente pelo Conselho de Pastores Evangélicos (COPEA) que reúne toda a comunidade evangélica do município.

No ato, o administrador municipal agradeceu aos munícipes presentes e entregou uma chave do município ao presidente da COPEA, Lúcio Flávio Costa da Silva, pastor da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Mato Grosso do Sul.

A entrega da chave representa que a cidade de Amambai é do Senhor Jesus e é oferecida para que Ele possa abrir as portas da cidade e de cada casa, abençoando todas as famílias amambaienses.

“É uma grande satisfação estar com vocês aqui e sentir a presença de Deus neste lugar, especialmente em frente à nossa Prefeitura, tenho a certeza que é Ele quem vem abençoando nossa administração e tornando realidade o que sonhamos para nosso município”, disse Dr. Bandeira.

A programação, que contou com grande público, teve início na sexta-feira, 17, com culto pré-marcha na Igreja Assembleia de Deus Apascentar. No sábado, houve carreata pela manhã e passeata à noite, encerrando com o show da banda de Brasília Discopraise.

Com times de Amambai e região, Prefeitura Municipal inicia Copa Anderson Mansano nesta terça

A programação será aberta para toda a população, terá início às 19h e acontece no Estádio Municipal Ernesto Landolfi.

 

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

A Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria Municipal de Desporto e Cultura (SEDESC), inicia nesta terça-feira, 21 de junho, a Copa Anderson Mansano de Futebol de Campo, com a participação de times do município e da região.

Segundo o secretário municipal de Desporto e Cultura, Ronaldo Mayr, o evento esportivo contará com 16 equipes: 14 da cidade de Amambai, uma da cidade de Paranhos e uma do Bom Fim, distrito de Laguna Carapã.

“A atividade contará com uma rivalidade sadia entre as agremiações de Amambai e da região e toda nossa população é convidada a estar na torcida, para deixar a competição ainda mais animada, temos a certeza de que nossos atletas estarão dando o seu melhor”, afirmou o Secretário.

Nesta primeira rodada, que está marcada para esta terça, a partida será entre as equipes 30 de julho e LG Motos. Aberta para toda a população, a competição acontecerá no Estádio Municipal Ernesto Landlfi, com início às 19 horas.

Paulo Corrêa pede construção e reforma de escolas em Rio Brilhante e Ponta Porã

0

Pode ser uma imagem de 2 pessoas, pessoas em pé e área interna

Em novas indicações apresentadas nesta terça-feira (14), o deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB) solicitou ao Governo do Estado obras estruturantes na Rede Estadual de Ensino. Um dos pedidos contempla a construção de uma escola e a implantação do ensino médio no distrito de Prudêncio de Thomaz, em Rio Brilhante.

O distrito em questão completa, em breve, 100 anos de existência e possui cerca de 2 mil estudantes que enfrentam diariamente uma longa jornada e condições adversas para chegar até as escolas da cidade, argumenta o parlamentar.

“Com tantas dificuldades, de levantarem muito cedo, ainda passam pelo constrangimento de estarem sujos, por conta das condições que enfrentam nas estradas, motivos para a evasão escolar”, justifica.

Além disso, a cada ano, “o número de alunos indo para o ensino médio aumenta, e assegurar boas condições para os estudos desses jovens é um direito de todos e uma grande conquista, reconhecimento e valorização ao Distrito”, prossegue o presidente da Assembleia Legislativa. A indicação atende pedido da vice-prefeita Juraci Aparecida e do vereador Paulo César Alves.

Ponta Porã – a pedido do prefeito Hélio Peluffo e do vereador Biro Biro, Paulo Corrêa também solicitou a reforma e ampliação dos banheiros  da Escola Estadual Professora Geni Marques e Magalhães, em Ponta Porã, argumentando que desde a construção da unidade, que atende mais de 1 mil alunos em três períodos, não houve obra semelhante nos banheiros.

“Estudos mostram que a infraestrutura escolar pode ter papel essencial na formação dessas crianças e adolescentes, além de garantir conforto e bem-estar não apenas aos alunos, mas também para os professores e a toda comunidade escolar”’, justifica.

Inicia a Semana de Conscientização e Combate à Dengue e Chikungunya em Amambai

Até a sexta-feira (24), inúmeras ações serão realizadas com foco na conscientização da população sobre a importância do combate ao Aedes aegypti.

 

A Semana de Conscientização e Combate à Dengue e a Chikungunya já começou em Amambai. Ao longo da semana inúmeras ações serão realizadas pelas equipes de Controle de Vetores, Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica em todo o município.

Na manhã desta segunda-feira (20), esses profissionais já foram a campo em busca de alertar a população amambaiense sobre os cuidados necessários e as atitudes a serem tomadas para que o mosquito da Dengue não se prolifere e faça vítimas. A ação de hoje contemplou panfletagem no semáforo e visitas domiciliares e nos comércios da área central da cidade.

As ações vão até a próxima sexta-feira (24), quando acontece o Dia D, que contará com eliminação dos focos de criadouros e possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypt, nas vilas Doriane, Cassiano Marcelo, Monte Cristo, Pimentel e Crepúsculo I, regiões em que, de acordo com levantamento do Controle de Vetores, apresentam maior incidência de notificações e focos de proliferação do mosquito.

Importante salientar que não haverá recolhimento de entulhos e que, por isso, não é necessário que a população retire seus escombros para frente de suas residências.

Governo de MS antecipa primeira parcela do 13° para julho

Objetivo da antecipação é impulsionar a economia local e atender a demanda do funcionalismo público

 

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) anunciou nesta segunda-feira (20) o pagamento da metade do 13° salário, aos servidores estaduais na primeira semana de julho, assim como fez no ano passado. O objetivo é impulsionar a economia local e atender a demanda do funcionalismo público.

“Recebi várias reivindicações dos sindicatos e nós tomamos a decisão de pagar na primeira semana de julho metade do 13° salário a todos os servidores do Mato Grosso do Sul. Ano passado também tomamos esta atitude para aquecer a economia, em plena pandemia”, afirmou o governador, durante evento de entrega de maquinários, em Campo Grande.

O governador destacou que o pagamento da metade do 13° mostra a “capacidade do Estado em cumprir com suas obrigações”, resultado de uma gestão responsável, eficiente, que adotou as medidas corretas para ter condições de investir nas 79 cidades e manter o pagamento da folha em dia.

O presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Logístas), Adelaido Vila, destacou que a antecipação da metade do 13° salário vai contribuir com a economia local, aumentando as compras e vendas no próximo mês.

“Isto ajuda a aquecer a economia, estamos em um momento de retomada econômica. O servidor público terá este valor agregado e quando ele utiliza dentro da economia local, a gente consegue fazer uma retomada mais consistente, isto vai vir muito favoravelmente ao nosso varejo, setor alimentício, roupas e vestuários. Ajuda muito é um avanço”, destacou.

Serão beneficiados com esta antecipação mais de 83 mil servidores, entre ativos, inativos e pensionistas.

Governo cumpre sua vocação municipalista com entrega de máquinas que fortalecem economia no interior

Melhorar o escoamento da produção na agricultura familiar, promovendo renda a populações isoladas, facilitar o trânsito pelas estradas rurais, garantir manutenção de vias urbanas, oferecer transporte hospitalar e acima de tudo integrar o campo e a cidade. Estes são alguns dos benefícios que as patrulhas mecanizadas estão trazendo aos municípios do interior. Somente neste ano o Governo do Estado já entregou mais de 2,8 mil equipamentos agrícolas desde 2015 e a meta é chegar a 3,8 mil até o final do ano. Os veículos e maquinários ajudam os municípios a promover serviços públicos essenciais no campo.

Governador entregou chaves de caminhões a prefeitos de 40 municípios (Foto: Chico Ribeiro)

Hoje pela manhã (20) foi a vez do governador do Estado, Reinaldo Azambuja, entregar 26 caminhões-caçamba e 19 motoniveladoras a 40 municípios do Estado. A solenidade foi realizada no estacionamento do Buffet Yoted, em Campo Grande, e contou com a presença de inúmeros prefeitos das cidades contempladas.

Os novos equipamentos agrícolas fazem parte do programa Prosolo (Plano Estadual de Manejo e Conservação de Solo e Água), da Semagro (Secretaria de Estado da Produção, Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Agricultura familiar) com recursos do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Eles serão usados para manutenção e adequação de estradas vicinais, assim como na conservação do solo.

O maquinário ajuda no fortalecimento da agricultura familiar do Estado, dando suporte aos pequenos produtores.  As 19 motoniveladoras foram repassadas para as cidades de Anastácio, Caarapó, Costa Rica, Deodápolis, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Jateí, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Paranaíba, Paranhos, Rio Brilhante, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Três Lagoas e Vicentina.

Já os caminhões têm como destino as cidades de Amambai, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Campo Grande, Corumbá, Costa Rica, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Jaraguari, Ladário, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Ponta Porã, Porto Murtinho, Santa Rita do Pardo e Taquarussu.

Caminhões foram adquiridos dentro do Programa Prosolo com apoio do Mapa (Foto: Chico Ribeiro)

De acordo com o governador do Estado, Reinaldo Azambuja, são R$ 240 milhões que serão investidos na ação que visa entregar até 3,8 mil máquinas. “Temos uma previsão que todos os 79 municípios vão receber, são motoniveladoras, caminhões, pás-carregadeiras e outros. Então, conforme as indústrias vão entregando é feito o repasse. Temos ainda mais uma entrega até o final deste mês. O importante é que todos municípios serão contemplados.

O secretário de Produção, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar (Semagro) Jaime Verruck, destacou a importância do PROSOLO, que ajuda a viabilizar os recursos para aquisição dos equipamentos. “O governo estabeleceu esse programa do PROSOLO, que é um programa de solo e água. Uma boa parte foi utilizada para obras de carreamento de resíduos dos rios, das estradas. Então nós definimos ainda dentro do PROSOLO que o Governo faria a aquisição de equipamentos com recursos do Ministério da Agricultura e com verba do Governo do Estado. É um programa de mais de R$ 200 milhões, sendo 50% do valor pago pelo Estado de Mato Grosso do Sul e 50% através do Ministério da Agricultura”, afirmou.

Governo Municipalista

Esta gestão municipalista do Governo do Estado em promover apoio irrestrito às administrações municipais foi amplamente elogiada pelos prefeitos presentes ao evento. Seja em obras, maquinário, infraestrutura, o Governo tem sido parceiro forte na melhoria de vida das populações.

Prefeito de Batayporã Germano Roz

Para o prefeito de Batayporã, Germino da Roz Silva, este apoio é imprescindível para alavancar o progresso, porque muitas vezes o município não tem como comprar o equipamento. No evento ele recebeu um caminhão caçamba. “Nós já recebemos outras máquinas, duas patrolas, e estamos muito satisfeitos com este apoio do Governo. Este é um maquinário robusto, caro. Então, para o município é importante por dois fatores: atendimento ao pequeno agricultor que facilita muito. E segundo ponto é o melhoramento das vias, para escoamento. O produtor rural precisa de um escoamento de qualidade. Então essas entregas garantem o posicionamento do Estado nos melhores lugares nos rankings nacionais de competitividade”, sinalizou.

Vanda Camilo , prefeita de Sidrolândia

Em Sidrolândia, onde existem 28 assentamentos, a entrega de patrulhas mecanizadas muda o cenário de produção dos pequenos agricultores. Segundo a prefeita de Sidrolândia, Vanda Cristina Camillo, a postura do Governo em ajudar os municípios é extremamente positiva. “Sempre o Governo municipalista vem de encontro às nossas necessidades. Temos aqui 28 assentamentos que são beneficiados com todos os equipamentos”, assinalou.

Prefeito de Três Lagoas, Ângelo Guerreiro

O prefeito de Três Lagoas, Ângelo Guerreiro, destacou que estas ações do Governo vêm fortalecer todas as prefeituras. “O Governo vem assistindo a todas as prefeituras com inúmeros investimentos. Todos os municípios receberam e recebem apoio do Estado nas suas cidades. Isso vem fortalecer ainda mais todos os prefeitos que podem gerar mais renda, mais emprego, para fomentar o pequeno, o médio produtor, isso envolve a cadeia produtiva em geral”, afirmou.

Na solenidade ainda foram entregues 10 vans para transporte de pacientes, por meio do Programa Saúde da Família (PSF), vinculado a SES (Secretaria Estadual de Saúde), ampliando assim para 94 o número de veículos entregues à saúde desde 2019.

Também participaram da solenidade os secretários de Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, de Saúde, Flávio Brito, o presidente da Assembleia Legislativa Paulo Corrêa, o presidente da Agraer, André Nogueira, deputados federais, estaduais, prefeitos e vereadores.

Rosana Siqueira, Subcom
Fotos: Chico Ribeiro