Menu
 Inicio
 Registro
 Administrador
 Menu
 Torpedos
 Downloads
 Enquete
 Galeria de Fotos
 Seus Links
 Recomende-nos
 Internet_TV
 Artigos
 Internet_Radio3
 Publicações
 Conteudos
 Album
 Estatística
 Fale Conosco

· Procurar

 Radio On
Ouça Agora:
Nenhuma opção foi escolhida



<a href=''>Play Nenhuma opção foi escolhida</a>

Abrir em janela pop-up

 Previsão

 Visitas
Até o momento, recebemos
11364655
vizualizações de páginas (page views) desde July 2007

 Apoios:


TROCA DE PARTIDO
Diversos

Com Resende e irmãos Trad, PSDB emplaca projeto de ser imbatível nas próximas eleições

Com Resende e irmãos Trad, PSDB emplaca projeto de ser imbatível nas próximas eleições

O deputado federal Geraldo Resende, embora tenha controle do PMDB de Dourados e nada ameace sua indicação para disputar a Prefeitura, pode buscar maior conforto à sua candidatura aceitando convite para ingressar no PSDB e fechar um dos elos principais do projeto tucano de tornar-se o partido mais forte política e eleitoralmente em Mato Grosso do Sul. 

A conversa entre o PSDB e Resende está muito adiantada, inclusive dentro de um contexto que delineia as seguintes projeções: eleito para administrar Dourados, ele abre vaga na Câmara dos Deputados para o primeiro suplente, Fábio Trad, que por sua vez já topou acompanhá-lo na fila de neo-tucanos. 

Paralelamente, calçados pelo apadrinhamento do PSDB, os outros irmãos Trad seriam contemplados com o apoio para concorrer à Prefeitura de Campo Grande (Marquinhos) este ano e ao Senado (Nelsinho) em 2018. Ambos já deixaram o PMDB: Nelsinho abrigou-se no PTB e Marquinhos comunicou sua filiação no PSD.

Geraldo Resende, fechando esse entendimento, deve esperar a Convenção do PMDB e, dentro do prazo dado pela legislação aos deputados para usar a janela da troca de partidos, assina a ficha do PSDB até o dia 18 deste mês. Não por acaso, o eficiente trabalho de articulação do qual se incumbe o tesoureiro do Diretório Estadual do PSDB e chefe da Casa Civil, Sérgio de Paula, passa o final de semana intensificando o recrutamento de novas forças no interior. 

Em Dourados, Sérgio de Paula avistou-se com importantes interlocutores políticos, entre os quais o vereador Idenor Machado (DEM), presidente da Câmara Municipal, um dia após as filiações dos deputados Mara Caseiro e Maurício Picarelli e dos vereadores campo-grandenses Flávio César e Magali Picarelli. Na agenda dessas conversas, a garantia de espaços para os projetos eleitorais deste ano e o compromisso com a sustentação política e administrativa do programa de governo de Reinaldo Azambuja.

A importância política de Dourados, segundo maior colégio eleitoral do Estado, e a força da candidatura de Resende conferida nas pesquisas pelos dirigentes do PSDB, embalam a montagem dessa verdadeira máquina de fazer votos. Ao mesmo tempo, consolida no mosaico das disputas partidárias do Estado o processo de enfraquecimento de forças que eventualmente podem atrapalhar o voo tucano, como o PMDB e o PT.

A adesão dos irmãos Trad ao projeto é de substancial poder decisivo para o projeto: Nelsinho, que já foi prefeito duas vezes, e Marquinhos, reeleito pela segunda vez como campeão das urnas, somados a Fábio - que vem de um mandato federal com grande votação na cidade – alimentam o poder de fogo para alongar a hegemonia política e administrativa do tucanato.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

POLICIA
Diversos

arro capota e para na pista contrária de avenida após motorista ser fechado

Vítima foi levada para a Santa Casa

No início da manhã deste domingo (6), advogado de 33 anos se envolveu em acidente de trânsito na Avenida Euler de Azevedo, na entrada do Coophasul, região noroeste de Campo Grande. O motorista afirma que foi fechado e, com isso, acabou capotando o carro que dirigia.

Segundo o motorista, Maikon Roger de Araújo, ele seguia no Corolla prata, placas EJV-7337 de Campo Grande (MS), sentido centro/bairro, quando teria sido fechado por outro carro. O advogado conta que tentou desviar, perdeu o controle da direção e invadiu o canteiro da avenida. O Corolla ainda atingiu de raspão um poste, capotou e foi parar na pista contrária da Euler de Azevedo.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o motorista não sofreu fraturas aparentes, mas reclamava de dores lombares e dores no peito, possivelmente por conta do cinto de segurança. Ele foi levado para a Santa Casa.

O trânsito no local não chegou a ser prejudicado, pois há pouco fluxo de veículos no local.

Traficante abandona carro furtado 
com 735 quilos de maconha

Homem fugiu em direção a um matagal

6 MAR 2016Por VÂNYA SANTOS08h:15
ComentarCompartilhar

Equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu neste sábado (5) uma carga de 735 quilos de maconha. O fato ocorreu no km 60 da BR-267, na cidade de Bataguassu.

Conforme a polícia, a droga estava em um veículo Corolla, furtado. Ao se deparar com a fiscalização da PRF, condutor abandonou o carro e conseguiu fugir em direção a um matagal.

Em saída de boate, alvo se esconde e homem é assassinado por engano

Vítima foi atingida no peito e na mão por tiros disparados de veículo

Claudio Luiz da Silva, 39 anos, foi morto a tiros por engano ao sair de clube em Caarapó, a 273 quilômetros de Campo Grande. O crime ocorreu durante a madrugada deste domingo (6).

De acordo com o Dourados News, a vítima tinha ido ao clube com um amigo. Natural de São Paulo, Claudio trabalhava em usina de açúcar e álcool. 

Ele não estaria envolvido em briga, que ocorreu no clube Pôr do Sol, porém foi atingido por dois tiros no peito e na mão esquerda. Isso porque a pessoa que seria o alvo se escondeu atrás dele, assim que passou um veículo atirando em frente ao clube. A Polícia Civil investiga o caso.

OUTRO CRIME

Cerca de 20 minutos depois, um homem foi espancado paus e pedras por grupo próximo a lanchonete do município. Boa Ventura Segovia, 52 anos, chegou a ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas morreu no Hospital São Mateus.

Boa Ventura teria ido conferir se Claudio era um parente e foi surpreendido ao voltar para casa. Um homem foi preso suspeito de envolvimento no crime.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

NOVELA
Diversos A Regra do Jogo - Resumo do Capítulo 07/03/2016 - Segunda
21:10A Regra do Jogo
Capítulo da novela Gibson mantém toda sua família como refém
No capítulo da novela A Regra do Jogo do dia 7 de março, segunda-feira, Gibson acaba perdendo o controle de todos os seus familiares e Conceição vai correndo contar para Dante que Gibson deixou toda a família como refém. Zé Maria consegue entrar no jardim da mansão de Gibson e fica bastante apreensivo quando descobre que a polícia também está no lugar. Dante tenta conversar com o avô e negociar.

Sem que ninguém veja Juliano também consegue entrar na mansão. Atena fica muito feliz quando descobre que Gibson está completamente fora de si. Luana e Feliciano ficam bastante preocupados quando descobrem que a família está a perigo.

César tenta ir conversar com Domingas, mas ela pede para ele não aparecer mais e ir embora. Juliano descobre que Romero não morreu e dá a informação para Dante. Dante consegue prender Ascânio. Na prisão, Tóia recebe uma visita inesperada

 

Futsal feminino de Amambai vence na estreia da Copa do Interior

Time da “Cidade Crepúsculo” volta à quadra logo mais, às 9h40 para enfrentar as donas da casa

Com gols das alas Jheine Toledo e Aline Lima, a equipe da SECC Amambai bateu o ASSE Futsal, de Sidrolândia pelo placar de 2x1 na noite desse sábado, 5 de março, em Aquidauana e deu grande passo para a classificação para a próxima fase da Copa do Interior de Futsal Feminino, em Mato Grosso do Sul.

A equipe amambaiense comandada pela técnica Maristela Kuhn volta à quadra logo mais às 9h40 da manhã para enfrentar as donas da casa, a AABA/Aquidauana.

Confira o elenco da SECC/Amambai

Goleiras: Inara Corrêa e Josiléia Cubilha (Alas) Paola Cabrera, Sirlene Chaves, Eliane Dias, Pâmela Schultz e Joice Aranda (Fixas) Ludmila Costa, Márcia Ximenes, Mariely Roque (Pivô) Aline Lima, Jheine Toledo, Naiara Corrêa e Paula Lovatto.

Técnica: Maristela Kuhn

Fonte: A Gazeta News


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

TERERÉ
Diversos
 

Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

PONTA PORÃ
Diversos

PSDB lança pré-candidato em Ponta Porã e Naviraí

29PSDB

“Nosso partido vem fazendo ações em todo o Estado. Os encontros regionais, com a presença dos diretórios municipais, tem nos dado oportunidade de discutir ações e principalmente as expectativas das eleições nos municípios. Em Ponta Porã o PSDB terá Helio Peluffo como pré-candidato. Já em Naviraí, o PSDB chegará forte com pré-candidato comprometido como Elton Capucci”, frisou o presidente.

O tesoureiro do PSDB, Sérgio de Paula, destacou que chegou a hora de Hélio ser prefeito e que acredita que fará uma boa gestão na cidade. “Hoje não está fácil ser prefeito, mas o Hélio tem uma maneira diferente, vai ser um bom gestor”, afirmou Sérgio.

O deputado estadual, Onevan de Matos, comemorou a chegada de Capucci. “Dentre outras lideranças que assinaram ficha de filiação durante o evento do PSDB, o jovem empresário Elton Vinícius Capucci, é uma das nossas esperanças para a cidade. Em razão de seu perfil empreendedor, poderá ser um bom nome do partido para disputar a prefeitura”, disse.

O assunto principal do encontro foi as eleições de outubro, sendo repassado a todos as mudanças da legislação eleitoral e o que pode ser feito antes das convenções. “Estamos despertando nossos parlamentares, lideranças, presidentes e pré-candidatos que existe mudança significativa na prática de se fazer campanha, principalmente nas mídias sociais”, declarou Monteiro.

Participaram autoridades e lideranças das cidades de Sete Quedas, Tacuru, Amambai, Aral Moreira, Paranhos, Coronel Sapucaia, Antônio João, entre elas o presidente da Câmara Municipal, vereador Daniel Valdez Puka; deputados estaduais Onevan de Mattos, Rinaldo Modesto e Beto Pereira; vereadora e professora Maria Leny Antunes Klais, presidente do partido na cidade; vereadores Hugo da Costa, Marcos Belo Benites, Dulce Manosso, Osmar de Mattos e Rony Lino Miranda. O deputado Flávio Kayatt não esteve presente devido a um tratamento de saúde na cidade de São Paulo.~

AMAMBAI

O VICE PREFEITO DE AMAMBAI-DR BANDEIRA, É O PRÉ CANDIDATO A PREFEITO COM CHANCES REAIS EM VENCER O PLEITO

HELIO

PSDB CONFIRMA HELIO PELUFFO COMO PRE CANDIDATO A PREFEITO DE PONTA PORÃ

Na noite da ultima sexta-feira (26), a Câmara de Vereadores de Ponta Porã sediou o Encontro Regional do PSDB que contou com a presença do presidente do partido, deputado Federal licenciado Marcio Monteiro; secretário geral Sérgio de Paula;  deputados estaduais Onevan de Mattos, professor Rinaldo Modesto e Beto Pereira; vereadora e professora Maria Leny Antunes Klais, presidente do partido na cidade; vereadores Professor Hugo da Costa, Marcos Belo Benites, Dulce Manosso, Osmar de Mattos e Rony Lino Miranda e o vereador Daniel Valdez Puka, que cometeu a maior gafe da noite durante o evento ao manifestar que também e candidato a prefeito de Ponta Porã pelo DEM, desrespeitando os companheiros e o PSDB que era o dono do ato partidário e ao qual Puka foi convidado por ser o presidente da Câmara Municipal;

No plenário da casa de leis estavam vereadores, pré-candidatos a prefeito e lideranças tucanas de Ponta Porã e também das cidades de Sete Quedas, Tacuru, Amambai, Aral Moreira, Paranhos, Coronel Sapucaia, Antonio João.

Todas as autoridades presentes no recinto fizeram uso da palavra onde o assunto principal foi as eleições de outubro, sendo repassado a todos, as mudanças que a legislação eleitoral teve e o que pode ou não pode antes das convenções.

O vereador Rony Lino Miranda, na presença de todas as autoridades, assinou a ficha de filiação do PSDB e passou a ser o novo integrante do partido na casa, que tem a maior bancada.

Segundo, Sérgio de Paula, secretário geral do partido no Estado, disse que em Ponta Porã o PSDB já tem seu pré candidato a prefeitura que é o arquiteto Hélio Peluffo Filho. “O Hélio Peluffo é nosso amigo e acho que chegou a hora do Helinho ser nosso prefeito de Ponta Porã e com certeza fará uma boa gestão, visto que hoje não está fácil ser prefeito, mas o Helinho tem uma maneira diferente, vai ser um bom gestor e faremos de tudo para que o Helinho seja nosso prefeito”, afirmou Sérgio Paula, lembrando ainda a importância e apoio do deputado estadual Flávio Kayatt que tem uma bonita história em Ponta Porã.

Sérgio de Paula falou ainda sobre a ida dos deputados Mara Caseiro e Picarelli para o PSDB, oportunidade surgida com as “janelas” que foram abertas.

Márcio Monteiro, presidente do PSDB, em sua fala afirmou que o partido vem fazendo ações em todo o Estado, com encontros com os diretórios municipais, para falar sobre o cenário nacional, estadual e principalmente sobre as expectativas das eleições nos municípios.

Outro ponto destacado pelo presidente foi de que o PSDB terá um candidato em Ponta Porã, sendo Hélio Peluffo o pré candidato para a avaliação da população, outros dos pontos foi a ausência do deputado Flavio Kayatt, chamou a atenção dos presentes a reunião mas supostamente o mesmo estaria em São Paulo para tratamento de saúde.

Político brasileño habría mediado para intentar “liberar” camiones rolleros

politico-brasileno-habria-mediado-intentar-liberar-camiones-rolleros

Rudy Paetzold, político brasileño y ex prefeito (intendente) de la localidad de Coronel Sapucaia, habría ofrecido la suma de G 15 millones para “liberar” camiones dedicados al tráfico de rollos que fueron incautados en el departamento de San Pedro, según la denuncia.

En la madrugada de este viernes en la localidad de San Miguel del Norte, efectivos de las Fuerzas de Tarea Conjunta (FTC) procedieron a la detención y posterior incautación de camiones transportadores de rollos y carbón vegetal que circulaban sin la documentación correspondiente, reportó el corresponsal de Última Hora, Carlos Marcelo Aquino.

Según el informe de las FTC, fueron detenidos para averiguaciones los choferes, identificados como Rodrigo Almeida y Tomás Brítez, ambos de nacionalidad paraguaya.

Lo curioso del caso fue la “intervención” de un ciudadano brasileño quien “ofreció” G 15 millones para liberar a los camiones. Se trata de Rudy Paetzold, ex intendente de la ciudad brasileña de Coronel Sapucaia, ubicada en la frontera seca con Paraguay, específicamente frente a Capitán Bado.

El comunicado de las FTC detalla que Paetzold es el propietario de los camiones rolleros y además propietario de la estancia denominada “Polaquiño”.

Rudy Paetzold además de haber sido intendente de su ciudad, se hizo conocido a nivel país en el año 2012 cuando su hijo Rudy Machado Paetzold fue víctima de un ataque perpetrado supuestamente por miembros del grupo armado Ejército del Pueblo Paraguayo (EPP). Según la crónica de aquel entonces, se habría tratado de un intento de secuestro.

Pero eso no es todo: Paetzold cuenta con permanente custodia policial para movilizarse en el territorio nacional, reveló el periodista de Última Hora, Marciano Candia.

Además de la actividad política en su país, a Rudy Paetzold se lo pudo ver en diversos actos de la Asociación Nacional Republicana (ANR) en el departamento de Amambay con el clásico pañuelo rojo al cuello, agregó además el corresponsal.

Otro dato no menor es que pese a que en el informe consta el “ofrecimiento” del brasileño, el mismo no fue detenido para averiguaciones; los choferes de los camiones, por su parte, siguen detenidos, informo Ultima Hora.



Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

FÓRUM
Diversos

Fórum Brasil Central: governadores de oito estados pedem revisão de posturas do Governo Federal

Foto Divulgação

Foto Divulgação0,

Os governadores de oito estados se reuniram ontem (04), em Goiânia, durante encontro do Fórum de Governadores Brasil Central para assinar uma carta aberta pedindo ao Governo Federal revisão de postura em relação à aplicação dos fundos constitucionais, tratamento da dívida dos estados, investimento em infovias e atuação na segurança pública. A Carta de Goiânia foi assinada pelo governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, e pelos chefes do Executivo dos estados de Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Rondônia e Distrito Federal, os quais fazem parte do Fórum. O documento foi subscrito também pelos governadores do Maranhão e do Amazonas, que participaram como convidados do evento.

Na carta, os governadores qualificam como ‘equivocada’ a postura do governo federal de contingenciar os recursos dos fundos e de elevar as taxas de juros ao maior patamar histórico. Argumentam que os fundos constitucionais, a exemplo do FCO, foram criados com objetivo de fomentar o desenvolvimento e reduzir as desigualdades regionais.

Os chefes dos Executivos estaduais também alegam que, enquanto diminui instrumentos financeiros de apoio ao fortalecimento da economia, o Governo Federal demanda dos Estados a implementação de medidas de ajuste adicionais. Eles afirmam que boa parte dos estados já avançou no ajuste fiscal, um sacrifício que consideram ‘assimétrico’ uma vez que o Executivo federal não toma as mesmas medidas de curto prazo propostas aos estados no Plano de Auxílio aos Estados e Distrito Federal. Os Estados também reclamam da falta de reconhecimento da União em relação às medidas adotadas pelas unidades federativas.

A carta pede ainda que o Conselho Monetário Nacional (CMN) revise posição sobre os juros cobrados para operações de 2016 com os fundos constitucionais. As taxas atingiram o maior patamar histórico, o que não se justifica pela baixa inadimplência registrada. Em relação aos fundos, os governadores pedem também que seja restabelecido o volume de recursos disponíveis no exercício de 2015.

Na primeira reunião do ano do Fórum, os governadores pediram que as medidas de curto prazo exigidas dos Estados para o alongamento das dívidas considere os cortes de gastos já efetuados no ano passado. E propõem a construção de infovias, obras que demandam investimentos de menor monta, mas que têm grande impacto por facilitar o acesso a dados e à circulação de informações. Como última demanda, os governadores pedem o apoio do governo federal para a PEC52/2015 que possibilita o uso de egressos do serviço militar nas forças estaduais de segurança. E reforçam a necessidade de ampliar as estruturas de inteligência das polícias dos estados.

A carta aberta também foi transformada em correspondência enviada à presidente da República, Dilma Rousseff, e ao ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando de Queiroz Monteiro Neto reforçando as demandas quanto aos fundos e incluindo a demanda que as mudanças na programação do FCO, como a aplicação integral de 7% dos recursos através das instituições financeiras parceiras, sejam feitas também no FNO para que os Estados da região Norte também possam fortalecer suas agências de fomento e cooperativas de crédito. A reunião de Goiânia teve participação do secretário de Governo e Gestão Estratégica de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel.

Brasil Central

O Fórum de Governadores Brasil Central propõe ações para o desenvolvimento econômico e social das unidades federativas do Centro-Oeste, Tocantins e de Rondônia. A proposta é que sejam executadas iniciativas sem a dependência exclusiva de repasses da União, modificando a lógica regional de atuação. O consórcio possui carteira de projetos nas áreas de agropecuária, empreendedorismo, infraestrutura e logística, educação, inovação (ciência e tecnologia), meio ambiente e turismo.

PSDB
Diversos

PSDB passa a ter a maior bancada na Assembleia com adesão de deputados

O comando regional do PSDB marcou hoje (3) o ato de filiação de várias lideranças políticas de Mato Grosso do Sul, entre as quais, os deputados estaduais, Maurício Picarelli e sua esposa, a vereadora Magali Picarelli, ambos do PMDB e da deputada estadual Mara Caseiro (PMB).

O governador Reinaldo Azambuja será o anfitrião da festa de filiações hoje na Capital (Foto: Divulgação)
O governador Reinaldo Azambuja será o anfitrião da festa de filiações hoje na Capital (Foto: Divulgação)

Eles vão aproveitar a janela partidária, em vigor desde o fim de fevereiro, que dá 30 dias para o parlamentar sair do partido sem que ele corra o risco de perder o mandato por infidelidade partidária.

Com a efetivação da ida de Picarelli e Mara Caseiro, o ninho tucano na Assembleia Legislativa terá sete componentes, somados aos cinco atuais, Rinaldo Modesto, Onevan de Matos, Angelo Guerreiro, Flávio Kayatt e Beto Pereira, – tirando a maior bancada do PMDB, que conta com cinco deputados, já que Marquinhos Trad anunciou sua saída durante a sessão da última terça-feira (1).

Por enquanto as baixas no no PMDB será recompensada apenas com a filiação do deputado Márcio Fernandes, reeleito pelo PTdoB.

O ato político ocorrerá às 17 horas no Grand Park Hotel com a presença do governador Reinaldo Azambuja, que abonará a ficha de filiação dos novos tucanos.

MILHO
Diversos

PREÇO DO MILHO SOBE 6% EM MS, ENQUANTO SOJA ACUMULA QUEDA DE 9,2% EM FEVEREIRO.

O preço do milho registrado em Mato Grosso do Sul subiu 6% entre janeiro e fevereiro deste ano. Em sentido inverso, no mesmo período, a cotação da soja caiu 9,2%. Os números compõem o último levantamento do Informativo Casa Rural, desenvolvido pelo Departamento de Economia do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS.

 

De acordo com o Informativo, no mês de fevereiro deste ano a saca de milho registrou uma média de R$ 34,26, valor que apresenta aumento de 5,7% em relação a janeiro, quando o grão foi vendido a uma média de R$ 32,39 a saca. Para o analista econômico Luiz Gama, a melhor explicação para este incremento está na lei da oferta e demanda. “Começamos o ano com as exportações aceleradas em períodos em que geralmente as vendas não são tradicionais, como janeiro e fevereiro. O resultado deste cenário é o câmbio, que deixou o nosso produto mais competitivo e estimulou as negociações”. Em relação ao mesmo período do ano passado, quando a saca de milho foi comercializada a R$ 19,72, o aumento é de 76%.

Para o analista econômico Luiz Gama,  a melhor explicação para o mercado está na lei da oferta e demanda
Para o analista econômico Luiz Gama,
a melhor explicação para o mercado está na lei da oferta e demanda

Com isso, Gama analisa que o dólar valorizado deixou o mercado externo mais atrativo, inflacionando os preços no mercado interno. Segundo dados divulgados pela Secex – Secretaria do Comércio Exterior, Mato Grosso do Sul exportou em janeiro deste ano 361 mil toneladas, alta de 61,2% em relação a janeiro do ano passado. “O volume exportado é maior para o período nos últimos cinco anos”, complementa Gama. O Estado foi o quarto maior exportador de milho do país em janeiro, respondendo com 8,11% do total.

 

Diferente do desempenho do milho, a soja encerrou o mês de fevereiro a uma média de R$ 65,35 a saca de 60 quilos, acumulando queda de 9,2% em relação às vendas de janeiro, quando a oleaginosa valia R$ 72 a saca. Para Gama, o avanço da colheita, que já atinge 42%, é o fato que justifica essa redução nos preços.

Apesar da queda contabilizada entre janeiro e fevereiro deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado, quando a saca de soja foi vendida a R$ 64,36, a alta verificada é de 20,2%.

 

De acordo com o Informativo Casa Rural, considerando uma produção de aproximadamente 7,3 milhões de toneladas para a safra 2015/16, a comercialização antecipada da soja em Mato Grosso do Sul já atinge 51,5% ou 3,75 milhões de toneladas, 21,5 pontos percentuais a mais que em relação a igual período do ano passado.

Em janeiro de 2016 foram exportadas 31,1mil toneladas de soja em grãos de Mato Grosso do Sul, segundo os dados da Secex, no mesmo período do ano passado não foi registrado qualquer volume exportado pelo Estado.

 

“A última vez que isso aconteceu  durante um mês janeiro foi em 2012, quando da quebra da safra norte-americana”, reforça Gama. Acessehttp://zip.net/bdsXVS e acesse o relatório na íntegra.

Sobre o Sistema Famasul – O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado.

 

O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 17% do PIB sul-mato-grossense.


 


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

ZIKA
Diversos

CNPq lança chamada de propostas direcionadas a pesquisas sobre o vírus Zika

 

Foto Divulgação

Foto Divulgação

Reverberando as preocupações veiculadas pelo alerta epidemiológico da Organização Panamericana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) acerca do vírus Zika e da crescente incidência de anomalias congênitas em recém-nascidos, da síndrome de Guillain-Barré e de outras síndromes neurológicas e autoimunes possivelmente relacionadas ao referido vírus e ao mosquito Aedes aegypti, o projeto europeu ERANet-LAC, do qual o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) participa, demonstra interesse imediato em fomentar iniciativas direcionadas à pesquisa específica sobre o vírus Zika e temas correlatos por meio de sua 2ª Chamada Conjunta, lançada em 1º de dezembro de 2015 e com inscrições abertas até 10 de março de 2016.

Deste modo, os coordenadores brasileiros de propostas a serem submetidas à 2ª Chamada Conjunta do ERANet-LAC estão sendo convidados a apresentarem projetos de pesquisa no tópico 8 – SAÚDE: Pesquisa em prevenção de doenças infecciosas e promoção do bem-estar, de modo a participarem de atividades de pesquisa, no âmbito da mencionada chamada, que reforcem o espectro de estudos em andamento a lidar com a crescente incidência do zika vírus e situações correlatas. A solicitação da Coordenação do projeto ERANet-LAC segue recomendação da Diretoria-Geral de Pesquisa e Inovação da Comissão Europeia (DG Research and Innovation), instituição financiadora do projeto ERANet-LAC.

Mais informações sobre a 2ª Chamada (tais como critérios de elegibilidade, formas de submissão e apoio financeiro por parte do CNPq) estão disponíveis em: http://eranet-lac.eu/Joint_Calls.php ou neste link.

 

Fronteira de MS será vigiada por 90 câmeras a partir deste mês

 Coronel Luiz Carlos Garcia fala em redução de crimes - Paulo Ribas / Correio do Estado

A fiscalização na fronteira ganha novos aliados ainda neste mês. Oito cidades irão contar com 90 câmeras instaladas em pontos estratégicos. Algumas já estão funcionando, em fase de testes. O objetivo é auxiliar nos trabalhos investigativos e também direcionar as abordagens nos municípios que servem como rota para transporte de drogas, produtos contrabandeados e veículos roubados.

Apesar do videomonitoramento, a chegada de novo scanner (veículo com aparelho de raio-x) ficou para 2017.

Mato Grosso do Sul deve receber do Governo Federal um dos equipamentos que será usado durante as Olimpíadas, no Rio de Janeiro, que começam em agosto. Hoje o Estado conta com quatro scanners (sob responsabilidade da Receita Federal e da Polícia Rodoviária Federal), que não são usados com frequência devido aos altos custos para manutenção.

Maiara e Maraisa animam 42ª Exporã na quinta-feira, dia 10 de março

Os postos de venda para adquirir passaportes, ingressos, camarotes é no Sindicato Rural de Ponta Porã, Padaria Requinte, Tenda da Avenida Brasil.

A dupla Maiara e Maraisa faz o show na quinta-feira, dia 10 de março durante a 42ª EXPORÃ – Exposição Agropecuária de Ponta Porã (MS) que acontece de 5 à 13 de março no Parque de Exposições Alcindo Pereira em Ponta Porã (MS), na fronteira com Pedro Juan Caballero (Paraguai.). No show as irmãs gêmeas Maiara e Maraisa vão cantar o novo sucesso “10%”.

“Garçom troca o Dvd, Que essa moda me faz sofrer, E o coração não aguenta, Desse jeito você me desmonta, Cada dose cai na conta e os 10% aumenta” fala o verso do refrão da música “10%”.

A dupla Maiara e MaraisMaiara e Maraisaa virou referência no meio musical com os sucessos “No dia do seu casamento”, “10%”, “É rolo”.

Nascidas em São José dos Quatro Marcos – Mato Grosso, criadas em Araguaina – Tocantins, hoje moram em Goiânia – Goias, a cidade conhecida como berço da música sertaneja e que abriu muitas portas para a carreira da dupla. Com as vozes lindas e inconfundíveis e com o talento para a composição não tinha como ser diferente.

No ano de 2013 lançaram a música “No Dia do Seu Casamento” que alavancou a carreira da dupla, e que também contou com um clipe que faz sucesso na internet com a interpretação das irmãs e hoje já tem 2.258.183 de visualizações no You Tube.

Logo em seguida a dupla lançou o seu EP com algumas músicas autorais, e a música “É Rolo” contou com a participação da dupla Jorge e Mateus. O EP foi trabalhado por um ano e foi um trabalho que rendeu bons frutos.

No dia 31 de março de 2015 a dupla gravou na cidade de Goiânia o primeiro DVD da carreira, com um repertório escolhido a dedo, com uma estrutura linda e com participações especiais de Jorge e Mateus, Cristiano Araújo, Bruno e Marrone e Marília Mendonça.

A nova música de trabalho da dupla, que também compõe o DVD é a “10 %”. O DVD foi lançado a nível nacional pela Som Livre em novembro de 2015.Postos de Venda dmaiaraemaraisaa Exporã 2016 Os postos de venda para adquirir passaportes, ingressos, camarotes é no Sindicato Rural de Ponta Porã, Padaria Requinte, Tenda da Avenida Brasil. Em Dourados na Banca do Ticão e em Amambaí na Loja KM Magazine (67) 3481.1359.

Ingressos Maiara e Maraisa primeiro lote R$ 25 reais, segundo lote R$ 30 reais, terceiro lote R$ 40 reais; ingressos Vip primeiro lote R$ 40 reais, segundo lote R$ 50 reais, terceiro lote R$ 70 reais; Ingresso Camarote Imaginário Pub primeiro lote R$ 70 reais, segundo lote R$ 90 reais e terceiro lote R$ 100 reais. Informações sobre venda de bangalôs contatar (67) 3433.3044. Quem for à Exporã poderá comprar passaporte, camarote e bangalôs utilizando cartões de credito. Passaporte primeiro lote R$ 70 reais, segundo lote R$ 80 reais.

Passaporte Camarote primeiro lote R$ 190,00 segundo lote R$ 220,00 terceiro lote R$ 250,00. Agenda de Shows da 42ª Exporã Sábado 05 de março João Bosco e Vinicius Quinta feira dia 10 de março Maiara e Maraisa Sexta feira dia 11 de março Gusttavo Lima, Max Moura e Cristiano Sábado dia 12 de março Bruno e Barreto


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

PROGRAMAÇÃO EXPORÃ
Diversos


42ª Exporã terá Rodeio Profissional com montarias em touros

Rodeio Expora42ª Exporã terá Rodeio Profissional com montarias em touros

Cia Rancho dos Encontros comemora 27 anos na 42ª Exporã

A Cia Rancho dos Encontros comemora 27 anos de parceria com o Sindicato Rural de Ponta Porã e realizará o Rodeio com montaria em touros durante a 42ª Exporã – Exposição Agropecuária de Ponta Porã. O Rodeio terá inicio na quinta-feira, dia 9 de março e a final será no domingo dia 13 de março.

De acordo com o diretor da Cia, Marcelo Azoia “nossa parceria com o Sindicato Rural é de longa data, sempre alcançamos sucesso, e este ano em que comemoramos 27 anos de Rodeio, estaremos realizando um excelente espetáculo para o público visitante da Exporã”.

Marcelo Azoia, 41 anos, lembrou que “começou a trabalhar na Exporã com 5 anos nas barracas, depois cresceu e continuou no trabalho da família Azoia, para este ano já temos 50 peões inscritos para o Rodeio”. A Cia Rancho do Encontro já trouxe para a Exporã os touros: “Avalanche, Trombadinha, Tobogã, Vai pra Lua, Rochedo, Romance, Churrasqueiro, F-1, Passarela, Dominante, Pit Bull, Rei do Rancho, Furacão, Brinquedo, Sinistro, Durango, Show do Milhão, Indigente, Lacta, Coiote, Milenium, Tigre, BalacoBaco”.

Com uma boiada de “primeira linha” da JC e Rancho Porteira Velha promete dar um show a parte na dispMarcelo Azoia da Cia Rancho dos Encontros - Foto Lile Correauta que terá a narração do locutor Marcio Alexandre de Paranaiba e Paulão Sergio de Amambai. Os peões que pararem 8 segundos encima dos touros serão avaliados pelo juiz Edilson Rodrigues de Navirai.

A Exporã é uma realização do Sindicato Rural de Ponta Porã com apoio da Prefeitura Municipal em parceria com o Sistema Famasul, Senar/MS e Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de MS.

Regras da montaria em touro

O primeiro critério de julgamento é o tempo. Diferentemente do que parece, o objetivo do competidor é ficar oito segundos sobre o animal, e não o máximo possível. No entanto, para quem pensa que é pouco, um touro chega a dar 14 pulos em 8 segundos.  A partir da largada, o braço livre, em hipótese alguma, pode tocar no touro. O cowboy também pode ser desclassificado se a espora estiver irregular. Ela deve ser lisa igual uma moeda porque o objetivo não é furar o touro, mas dar sustentação ao corpo do cowboy. Com o tempo alcançado, dispara-se um alerta (buzina ou campainha) para que o peão abandone a montaria. Se o juiz entender que o competidor demorou a descer da montaria, pode desclassificar o competidor.

Outros quesitos também eliminam o cowboy, por exemplo, demorar a sair do brete; bater a mão de equilíbrio no touro, no próprio corpo ou na cerca; prender a espora na corda da montaria; e usar qualquer equipamento ou objeto que coloque em risco a integridade física do animal.

O competidor tem o direito de trocar de touro caso o animal tenha se apresentado abaixo do esperado e, se na soma total, a nota for baixa. Se o touro cair, ou acontecer algo que prejudique a montaria, o peão tem outra chance de participar da prova.

Para a nota, o juiz avalia, separadamente, o desempenho do bovino e do competidor, sendo 50% para cada. A pontuação vai de 0 a 100 pontos. Com os touros, observam-se cinco quesitos: intensidade, pulo, giro, coice e grau de dificuldade. No caso do peão, leva-se em consideração o domínio sobre os quesitos citados e se o atleta está bem posicionado e com estilo.
Confira a Programação Oficial da 42ª Exporã 2016
04/Mar Sexta

19:00 h Abertura 42ª EXPORÃ (Tatersal de leilões)

05/Mar Sábado

notas

08:00 h Abertura do Parque
11:00 h Abertura do Restaurante Rodeio (Churrascaria do CTG)
17:00 h Fechamento dos portões e abertura das bilheterias
20:00 h 22º Merconelore – Leiloboi
22:00 h Show com João Bosco e Vinicius

06/Mar Domingo

08:00 h Abertura do Parque ENTRADA FRANCA
11:00 h Abertura do Restaurante Rodeio (Churrascaria do CTG)

07/Mar Segunda – Feira

08:00 h Abertura do Parque ENTRADA FRANCA
09:00 h Pesagem dos animais da Raça Nelore e Guzerá
11:00 h Abertura do Restaurante Rodeio (Churrascaria do CTG)
13:00 h FRONTEC- WORKSHOP “ASSISTÊNCIA TÉCNICA E GERENCIAL DO SENAR/MS”
20:00 h 5º Leilão Produção Cia Mate Laranjeira – Leiloboi

08/Mar Terça – feira

08:00 h Abertura do Parque ENTRADA FRANCA
09:00 h Diagnóstico de gestação dos animais da Raça Nelore e Guzerá
11:00 h Abertura do Restaurante Rodeio (Churrascaria do CTG)
19:30 h FRONTEC- Palestra CAR-MS (Famasul)
20:00 h Noite Gospel (ENTRADA 1 quilo de alimento não perecível)

09/Mar Quarta – feira

08:00 h Abertura do Parque ENTRADA FRANCA
11:00 h Abertura do Restaurante Rodeio (Churrascaria do CTG)
19:30 h FRONTEC – Agronegócio: Quem vai ao futuro e quem fica no presente?
Os desafios dos produtores rurais. Palestrante “José Luiz Tejon”

10/Mar Quinta – feira

08:00 h Abertura do Parque
08:00 h Julgamento das Raça Guzerá
11:00 h Abertura do Restaurante Rodeio (Churrascaria do CTG)
17:00 h Fechamento dos portões e abertura das bilheterias
21:00 h Início Montarias Rodeio Profissional
23:00 h Show com Maiara e Maraisa

11/Mar Sexta – feira

08:00 h Abertura do Parque
08:00 h Inicio do Julgamento Raça Nelore
11:00 h Abertura do Restaurante Rodeio (Churrascaria do CTG)
17:00 h Fechamento dos portões e abertura das bilheterias
20:00 h 4º Leilão Top Qualidade Corte Exporã- Correa da Costa Leilões
21:00 h Início Montarias Rodeio Profissional
23:00 h Show com Gustavo Lima/ Max Moura e Cristiano

12/Mar Sábado

08:00 h Abertura do Parque
08:30 h Final do Julgamento Raça Nelore
11:00 h Abertura do Restaurante Rodeio (Churrascaria do CTG)
17:00 h Fechamento dos portões e abertura das bilheterias
20:00 h 3º Estância Guaira & Nelore Cia e Convidados Especiais – Correa da Costa Leilões
21:00 h Semi Final das Montarias profissional
22:00 h Show Bruno e Barreto
24:00 h Invicta 2016

13/Mar Domingo

08:00 h Abertura do Parque ENTRADA FRANCA
11:00 h Abertura do Restaurante Rodeio (Churrascaria do CTG)
17:00 h Fechamento dos portões e abertura das bilheterias
21:00 h Grande Final das Montarias profissional

42ª Exporã terá Rodeio Profissional com montarias em touros


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

AMAMBAI
Diversos

Cartão Vale Alimentação foi entregue pela Prefeitura de Amambai

Benefício já pode ser utilizado pelos funcionários públicos e deve injetar mais de R$ 1 milhão ao ano no comércio local.

Fonte: Assessoria Prefeitura de Amambai

A Prefeitura de Amambai, através das Secretarias Municipais de Fazenda e de Gestão, entregou nessa quarta-feira (03), o cartão do Vale Alimentação aos funcionários públicos municipais. A entrega aconteceu no Centro de Eventos Municipal, e reuniu centenas de funcionários públicos municipais que receberam o cartão com o benefício referente aos meses de Janeiro e Fevereiro.

Com o objetivo de valorizar o servidor público e contribuir com o fomento ao setor alimentício do Município, o valor total do benefício concedido aos funcionários, que somará mais de R$ 1 milhão ao ano, será aceito apenas em empresas do ramo alimentício na cidade de Amambai.

“O Vale alimentação é uma forma que encontramos de valorizar o funcionário público. Nós consideramos importante cada passo que damos em direção a essa valorização, esperamos continuar proporcionando aos servidores municipais, condições cada vez melhores de trabalho e remuneração”, explica o Prefeito Sérgio Barbosa.

De acordo com o Secretário Municipal de Finanças, Williams Fernandes, o Vale Alimentação é disponibilizado mensalmente como crédito através de cartão magnético que poderá ser utilizado em supermercados, mercearias, restaurantes, padarias, açougues e estabelecimentos afins da cidade de Amambai.

Desde que assumiu a administração municipal, o Prefeito Sérgio Barbosa, o vice-prefeito, Dr. Bandeira e equipe, tem mantido como prioridade o salário do funcionalismo público e, trabalhando de forma equilibrada e com controle, consegue proporcionar avanços significativos aos servidores. “Quando se trabalha de forma dedicada e compromissada com a máquina pública, conseguimos resultados satisfatórios tanto para a administração, quanto para a população. O beneficio que agora anunciamos é uma forma de demonstrar o quanto temos respeito pelos servidores públicos, principais responsáveis pelo bom andamento do Município”, comenta o vice-prefeito, Dr. Bandeira.

A lista de empresas cadastradas e autorizadas a receber pagamentos com o Vale Alimentação estão relacionadas em uma lista, disponível no site da Prefeitura Municipal de Amambai: amambai.ms.gov.br.

 

Mais de 20 toneladas de pneus para reciclagem

Agendado a cada 40 dias, o encaminhamento dos materiais estava prejudicado nos últimos três meses pelo período chuvoso. Transporte voltou a ser feito nessa quinta-feira (03).

Fonte: Assessoria Prefeitura de Amambai

A Prefeitura de Amambai, através do Comitê de Combate a Dengue, juntamente com a SMS (Secretaria Municipal de Saúde), através da Equipe de Controle de Vetores encaminhou, nessa quinta-feira (03), mais de 20 toneladas de pneus usados, para reciclagem.

Durante a ação permanente, que acontece em todo o perímetro do Município de Amambai, as equipes recolhem pneus em residências e borracharias, já que os mesmos, quando expostos ao ar livre e sem o tratamento adequado servem de criadouro para o mosquito transmissor de doenças como a Dengue, Chikungunya e Zika Virus.

Segundo o presidente do Comitê de Combate a Dengue, Reginaldo Prudente, o encaminhamento dos pneus é feito periodicamente (a cada 40 dias), mas por conta do grande volume de chuvas, a empresa responsável pelo deslocamento e correta destinação ficou impossibilitada de chegar até o Município, gerando um acúmulo de 3 meses.

A Empresa Ecopneu, da Cidade de Campo Grande é especializada em Reciclagem e recebe, a cada ano, mais de 200 toneladas de pneus do Município de Amambai. “Os pneus, recolhidos de forma permanente e em todos os bairros do Município, são colocados em depósito provisório e posteriormente são encaminhados para o descarte correto e a reciclagem, na capital do Estado”, explica Reginaldo Prudente.

Notificações e controle de larvas do mosquito

O Secretário Municipal de Saúde, Sérgio Perius, informou a necessidade da ação da população para a redução de notificações e casos das doenças no Município. “A dengue hoje é encarada como uma epidemia nacional. Em termos de Município, estamos agindo de forma permanente para que consigamos diminuir a quantidade do mosquito transmissor e isso tem surtido efeito, pois os casos registrados estão diminuindo com o avanço da força-tarefa”, explicou o Secretário, que reforça a importância de que cada cidadão faça sua parte na ação de combate. “Mesmo com os números em queda, ainda temos certa resistência por parte dos cidadãos em colaborar com o combate ao mosquito. É necessário que a população amambaiense tenha consciência de que, só com um trabalho conjunto de cada um, poderemos livrar a nossa Cidade desses males”, finalizou Perius.

Leo Acosta, Diretor do Departamento de Controle de Vetores do Município explica que o controle das larvas é feito através de intervenção das equipes, que inserem em seus possíveis habitats, elementos que tornam o mosquito estéril, incapaz de transmitir as doenças. “Vários locais estão sob monitoramento da Secretaria, como o depósito de pneus e a praça central. Muitas vezes larvas podem ser encontradas nessas localidades, mas devido ao tratamento prévio, estas já estão estéreis”, ressalta o agente.

Formatura de Incorporação do Efetivo Variável do ano de 2016 (17º RC Mec - Amambai-MS)‏‏‏

No dia 01 de março, o Regimento Solon Ribeiro realizou uma Solenidade Militar de Incorporação dos militares do Efetivo Variável do corrente ano.

A Solenidade Militar contou com a presença do Sr Ten Cel RÉGIS RODRIGUES NUNES, Comandante do Regimento, do Exmo Sr SERGIO DIOZEBIO BARBOSA, Prefeito Municipal de Amambai, do Exmo Sr ANILSON RODRIGUES DE SOUZA, Presidente da Câmara Municipal de Amambai, de representantes dos Órgãos de Segurança Pública do Município, Militares da Reserva Pró-ativa e demais autoridades, civis, militares e eclesiásticas.

Foram incorporados 192 militares das cidades tributárias de Amambai-MS, Iguatemi-MS, Mundo Novo-MS, Eldorado-MS, Itaquiraí-MS, Naviraí-MS e Caarapó-MS e a atividade foi antecedida pelos cultos Católico, Evangélico e Espírita e contou com a grande participação dos familiares dos Soldados incorporados e dos Militares do Efetivo Profissional da OM.


PRE prende duas pessoas com maconha em Amambai

A PRE (Polícia Militar Rodoviária) de Mato Grosso do Sul prendeu, na manhã desse sábado (5), duas pessoas por tráfico de drogas, que transportavam 27,5 quilos de maconha, em Amambai.

A ação da Base Operacional de Amambai, ocorreu durante vistoria de rotina em um ônibus coletivo intermunicipal, no quilômetro 10, da MS-156.a

Os militares faziam inspeção no bagageiro interno do ônibus quando localizaram duas mochilas, de cor escura, onde estavam 16 tabletes de maconha. O proprietário, de 21 anos, foi identificado por meio das etiquetas da mala e confessou que levaria o entorpecente até Três Lagoas.

Em seguida, a equipe da PMR fez vistoria no bagageiro externo do veículo e encontrou uma mochila e uma sacola, ambas de cor clara, onde havia 38 tabletes de maconha.

A proprietária da sacola, de 26 anos, também foi identificada por meio das etiquedas das bagagens. A mulher contou à polícia que a droga seria levada para Aquidauana.

Os suspeitos e o entorpecente foram encaminhados para a Delegacia de Polícia de Amambai. 


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

ESTAMPA
Diversos

Gil Jung posa sensual e conta treino: "Estou correndo em jejum"

A modelo e apresentadora, que desfilou no carnaval do Rio e São Paulo, quer enxugar medidas e disse que mudou toda sua rotina de beleza.

Gil Jung (Foto: Marco Melo/ Divulgação)

Gil Jung posou sensual para seu blog usando um maiô de crochê vermelho e contou que mudou sua rotina de beleza. A modelo e apresentadora, que no carnaval 2016 desfilou as curvas generosas em São Paulo pela Nenê da Vila Matilde e no Rio pela Mocidade, intensificou os treinos e tem feito corrida em jejum. "Comecei um novo treino e estou me sentindo bem melhor. Quero ficar mais sequinha e mais definida. O treino mudou, a dieta mudou, tudo com base no meu novo objetivo. Ainda estou me adaptando com a nova dieta, mas já já vou tirar de letra. É mais a questão do costume mesmo", contou Gil.


"Agora estou intercalando o treino de musculação que faço três vezes na semana com um treino funcional que faço duas vezes na semana. Também faço corrida em jejum todos os dias pela manhã. Gosto desse tipo de aeróbio porque pega todo o açúcar que foi ingerido e transforma em energia", contou.


Gil disse ainda que está sempre buscando algo novo para melhorar seu desempenho e ter melhores resultados. "Procuro me superar em todos os sentidos da vida. Por isso, estou sempre inovando. Nunca paro com os treinos independentemente do trabalho. Hoje estou com 18% de gordura corporal, é desejo chegar aos 15%. É considerado o percentual ideal para o meu tamanho e idade. É importante lembrar que meu personal montou o treino de acordo com meu peso, altura e objetivo", disse ela, frisando que cada pessoa deve buscar orientação antes de praticar atividades físicas.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

TROCA DE PARTIDO
Diversos

De saída para o PSDB, Geraldo Resende participa hoje das prévias do PMDB

Deputado analisa convite do governador Reinaldo Azambuja para disputar a prefeitura de Dourados pelo PSDB em outubro 

 
Geraldo pensa em sair do PMDB (Foto: Divulgação )

O nome do deputado federal Geraldo Resende (PMDB) será submetido, neste sábado, as prévias do PMDB com a missão de disputar a prefeitura de Dourados, porém, pode mudar de rumo e se abrigar no PSDB a convite do governador Reinaldo Azambuja. 


Ele ficou de dar uma resposta ao governador até o dia 18 deste mês, data em que encerra o prazo da chamada janela partidária, que deu 30 dias a agentes políticos que detém cargos eletivos sem o risco de perder o mandato. 


Na verdade, o deputado sabe que pelo PMDB teria de ir para o sacrifício devido ao racha notório no partido, que perdeu musculatura depois de sucessivas derrotas em Campo Grande e para o governo do Estado, tendo inclusive perdido importantes lideranças políticas como consequencia de articulações malsucedidas. 


Na Capital, o PMDB ficou sem o ex-prefeito Nelsinho Trad (PTB) e os deputados estaduais Marquinhos Trad,a caminho do PSD, e Maurício Picarelli (PSDB), enquanto em Dourados perdeu o ex-deputado federal Marçal Filho (PSDB) e a vereadora Délia Razuk (PR). 


O diretório municipal do PMDB Dourados vai realizar neste sábado reunião ordinária na qual será escolhido o nome do pré-candidato a prefeito de Dourados para as eleições de outubro próximo.

 

O nome escolhido deverá ser referendado na convenção que acontecerá no período de 20 de julho a 5 de agosto.


Na segunda-feira (29), encerrou-se o prazo para os interessados à indicação e apenas o deputado federal Geraldo Resende apresentou requerimento solicitando inscrição de seu nome. Neste caso, a reunião de sábado próximo terá apenas caráter de referendo.


Os procedimentos adotados pelo diretório municipal do PMDB seguem as normas constantes da Resolução 002/2015, criadas após assembleia realizada em 19 de dezembro passado e aprovadas por 40 dos 45 membros do Diretório que votaram.


PRÉ-CONVENÇÃO 


Pelas regras, o filiado escolhido nesta pré-convenção estará autorizado a entabular entendimentos com outros partidos com vistas à formação de coligação para a disputa eleitoral, não lhe sendo permitido, contudo, negociar a indicação do candidato a prefeito, que será, necessariamente, do PMDB. Essa é uma das decisões contidas na Resolução 002/2015.


Segundo o mesmo documento, a decisão de realizar as prévias, "ocorre para garantia da democracia interna do Partido, da sua independência e autonomia, para garantia de respeito às instâncias partidárias estatutariamente estabelecidas, para evitar interferências indevidas nas deliberações partidárias, e, especialmente, para estabelecer um diálogo franco e transparente com a sociedade douradense".


A resolução esclarece ainda que essas medidas possibilitam disciplinar o debate interno no PMDB, bem como os encaminhamentos prévios necessários à convenção do partido, que deverá deliberar sobre candidaturas na forma e nos prazos previstos na Lei 9.504/07 e 13.165/2015.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

ZECA DO PT
Diversos

Zeca comanda ato de petistas 'pró-Lula' no centro da Capital

Para parlamentar, partidos têm medo da volta de Lula

Em defesa da democracia e do estado de direito, militantes e lideranças petistas protestaram na manhã deste sábado (5), entre às 9 e 11 horas, na Avenida Afonso Penna, em Campo Grande. Cerca de 100 a 150 pessoas ficaram entre o cruzamento da Rua 14 de Julho e da Avenida Afonso Pena, com cartazes de “Fora Cunha”, “Lula, eu confio” e “Mato Grosso do Sul na Luta”, além de bandeiras do PT e da CUT (Central Única dos Trabalhadores).

O movimento, conforme o deputado federal Zeca do PT, é uma reação da militância contra as decisões do juiz Sérgio Moro, as publicações que saem na mídia, que eles consideram como golpista, e à elite brasileira. “Estamos aqui para defender a democracia e o Estado de Direito. Repudiamos a decisão do Juiz Moro, que pediu a condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para depor. A mídia golpista, que só fala do PT e esquece dos escândalos que envolvem o PMDB, como a Lama Asfáltica, essa bandalheira que teve aqui em Mato Grosso do Sul. Esquece do PSDB, com os casos de corrupção do metrô, em São Paulo, e da Furnas, que pega o Aécio (Neves, senador do PSDB, de Minas Gerais) ”, criticou.

A crítica ao magistrado se deve, segundo ele, porque não haveria o porquê ele pedir uma condução coercitiva, já que, em momento algum, Lula se negou a prestar esclarecimentos à Polícia Federal, nas investigações da Lava Jato.

Com um megafone, Zeca animou os militantes e teceu vária críticas à sociedade brasileira. Ele disse que a elite não suporta ver o crescimento que o PT trouxe para as camadas mais pobres, que quer um país apenas para os ricos, para os herdeiros, para os latifúndios.

Ele disse ainda, que mesmo em meio a toda a crise que o partido enfrenta, eles vão avançar para a construção de um país mais justo, mais digno e capaz de resolver os problemas sociais. “Eles querem nos calar, nos intimidar, com ações arbitrárias. Mas ao contrário do que desejam a militância vai reagir. Botaram fogo nos militantes”, afirmou.

Ele ainda pontuou que o partido não é contra nenhum tipo de investigação, mas que estas não devem ser seletivas, que todos as denúncias devem ter o mesmo tratamento e a mídia dar o mesmo espaço para casos que envolvam os diferentes partidos.

O parlamentar frisou que as tentativas de por em cheque a conduta de Lula se deve ao fato de a oposição ter medo da força política do líder petista. “Eles têm medo do PT e do Lula. Tem medo de 2018”, finalizou.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

PLANO DE GESTÃO
Diversos

Azambuja apresenta na segunda Plano de Gestão de todas as secretarias

Elaborar o Programa Estadual de Desenvolvimento da Faixa de Fronteira, para dar competitividade aos municípios situados em áreas limítrofes com os países vizinhos, e definir a nova política para os Arranjos Produtivos Locais, estimulando vínculos de produção e cooperação em diferentes atividades econômicas.

Azambuja apresentará plano na próxima segunda (Foto: Divulgação)
Azambuja apresentará plano na próxima segunda (Foto: Divulgação)

As duas ações estão previstas no planejamento da Semade (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico), para execução até o final do ano.

O detalhamento das propostas da Semade não é uma ação isolada, mas faz parte do comprometimento da Secretaria para o exercício de 2016 que será pactuado na próxima segunda-feira (7), durante o evento Apresentação de Resultados – 1 Ano de Realizações e Assinatura dos Contratos de Gestão, marcado para as 14h30, no auditório Germano Barros de Souza, Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.

O Plano de Gestão vem sendo elaborado pelas 13 secretarias e pela PGE (Procuradoria Geral do Estado), com supervisão da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica, com base no Plano Plurianual. O documento detalha ações, com os prazos de entrega e forma de comprovação definidas, de acordo com as prioridades de cada uma das pastas.

O planejamento elaborado no ano passado foi determinante para que o Estado atingisse 65% das metas previstas para o primeiro ano de mandato, de acordo com o método de aferição de resultados. Em números absolutos, 115 iniciativas planejadas foram concretizadas. O índice é considerado muito positivo para os primeiros meses de gestão, se equiparado com a aferição de métodos semelhantes, aplicados por instituições e pela iniciativa privada.

Entre as realizações atingidas está a conclusão de 80% das obras inacabadas deixadas pela administração anterior, a entrega de 4,5 mil casas e a construção de prédios do Corpo de Bombeiros de Sidrolândia e Maracaju. A criação da linha de crédito MS Cidadão, com empréstimos de até R$ 2 mil e juros de 1% ao mês, também foi uma realização do governo estadual. “O Plano de Gestão é o roteiro de cada secretaria para que possamos ter claro as prioridades de cada área e sermos mais eficiente nas entregas das demandas da sociedade”, avalia o governador.

 

Prêmio

Durante o evento, será lançado a XI Edição do Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública. Serão distribuídos R$ 24 mil para incentivar a criatividade dos servidores na sugestão e implantação de iniciativas que contribuam para a modernização e aprimoramento dos serviços oferecidos à sociedade.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

LAVA JATO
Diversos

Juízes e procuradores rebatem Lula e negam viés político da Lava Jato

Juízes e procuradores rebatem Lula e negam viés político da Lava Jato | Folha de Brasília

Juízes e procuradores rebatem Lula e negam viés político da Lava Jato | Folha de Brasília

 

Para juízes e procuradores, as instituições responsáveis pela Operação Aletheia agiram dentro dos preceitos legais e sem violência ou desrespeito aos investigados. “Um sistema de Justiça isento e imparcial permanece sereno, equidistante e austero na aplicação igual da lei penal a toda espécie de infratores, e é isso que vem acontecendo em nosso país”, diz trecho da nota assinada pelo presidente da ANPR, José Robalinho Cavalcanti.

“A Justiça Federal brasileira e os integrantes do Ministério Público, da Receita Federal e da Polícia Federal agiram nos estritos limites legais e constitucionais, sempre respeitando os direitos de ampla defesa e do devido processo legal, sem nenhuma espécie de abuso ou excesso. Logo, não se trata de espetáculo midiático”, reforçou Antônio César Bochenek, presidente da AJUFE.

Cavalcanti elogiou o trabalho da Força-tarefa da Lava Jato e descartou motivações políticas dos representantes do Ministério Público Federal, Polícia Federal e da Justiça envolvido nas investigações. “O que se viu hoje foi a ação de instituições democráticas, cumprindo, em nome da sociedade, seu dever de investigar práticas de crimes, sem olhar a quem e sem se deter diante de ninguém”, diz a nota.

O ex-presidente Lula foi incluído na Operação Aletheia, que apura possíveis irregularidades em pagamentos ao ex-presidente feitos por empresas investigadas na Lava Jato. A polícia investiga se os repasses foram realmente como doações e pagamento de palestras.

Logo nas primeiras horas da manhã, Lula foi levado de sua casa, em São Bernardo do Campo, na região do Grande ABC, sob um mandado de condução coercitiva, para o aeroporto de Congonhas, onde depôs por cerca de três horas.

À tarde, em entrevista coletiva na sede do PT, em São Paulo, Lula criticou a forma como foi desencadeada a operação. “Não precisaria levar uma coerção à minha casa, dos meus filhos. Não precisava, era só ter me comunicado. Antes dele [promotor do Ministério Público Estadual], fazíamos a coisa correta nesse país. Lamentavelmente, preferiam usar a prepotência, a arrogância, o show de pirotecnia. É lamentável que uma parte do Judiciário esteja trabalhando com a imprensa”, criticou Lula.

Para o presidente da ANPR, o funcionamento das instituições não deve ser confundido com questões de cunho político ou midiático. “A condução coercitiva é instrumento de investigação previsto no ordenamento e foi autorizada, no caso do ex-presidente Lula, de forma justificada e absolutamente proporcional, para ser aplicada apenas se o investigado eventualmente se recusasse a acompanhar a autoridade policial para depoimento penal”, argumentou Cavalcanti em nota.

Fonte: Agência Brasil


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

DA TARDE
Diversos

Condutor morre depois de capotar veículo e bater em eucaliptos

Victor Alexandre Freire, 28 anos, morador em Dourados, morreu na manhã deste sábado (5) depois de capotar o veículo que conduzia e bater contra eucaliptos. O acidente ocorreu na MS 379.

Depois de capotagem, carro foi parar em plantação de eucalipto - Foto: Cido Costa/ Dourados Agora
Depois de capotagem, carro foi parar em plantação de eucalipto – Foto: Cido Costa/ Dourados Agora

Segundo o site Dourados Agora, Victor estava em uma Saveiro da cor preta, placa de Douradina, e seguia no sentido Panambi-Douradina, quando capotou o carro várias vezes.

O veículo só parou depois de bater contra os eucaliptos. Segundo informações, Victor seguia para o sítio do pai, em Douradina.

O Corpo de Bombeiros foi acionado, retirou a vítima que ficou presa às ferragens. Equipe do Samu também deu apoio, porém, Victor morreu antes de dar entrada no hospital.

A polícia vai investigar as causas do acidente.

Acidente entre veiculo e caminhão deixa um morto e dois feridos

O acidente ocorreu por volta das 5 horas da manhã deste sábado, na MS-162 em Sidrolândia, a 70 km de Campo Grande, quando um veiculo Fiat Uno seguia sentido Quebra Coco a Sidrolândia e o caminhão Mercedes Benz seguia no sentido contrario, quando não se sabe o motivo o caminhão invadiu a pista e atingiu o veiculo.

Carro ficou destruído depois de acidente - Foto: Rafael Brites/Sidrolândia News
Carro ficou destruído depois de acidente – Foto: Rafael Brites/Sidrolândia News

Segundo informações do site Sidrolândia News,, Liberato Aparecido Honório de 68 anos que conduzia o carro ficou preso às ferragens e morreu no local.

Outros dois ocupantes do carro, Thalita Angélica Siqueira de 23 anos e o bebê Rian Vinicius Siqueira Queiroz de apenas um ano nove meses tiveram ferimentos leves e foram levados para o hospital.morreu no local.

Foto: Rafael Brites/Sidrolândia News
Foto: Rafael Brites/Sidrolândia News

 

A jovem fraturou um dos braços e o bebê Rian teve vários cortes no rosto.

O motorista do caminhão fugiu do local sem prestar socorro.

07h46

Alagamentos "expulsam" 246 pessoas de casas em Mato Grosso do Sul

Moradores deixam casas na Vila dos Navegantes em Fátima do Sul. FOTO: WASHINGTON LIMA / FÁTIMA NEWS

O número de famílias desabrigadas ou desalojadas continua subindo no interior de Mato Grosso do Sul. Em oito cidades o número chega 63 famílias e atinge pelo menos 246 pessoas. O município mais atingido é Miranda com 20 famílias atingidas o que representa 96 pessoas com suas casas com algum tipo de dano ou com água. Fátima do Sul também tem problemas por causa do avanço das águas do Rio Dourados, onde 14 famílias foram atingidas que somam 58 pessoas.

Para tentar amenizar o problema em Fátima do Sul, a Defesa Civil entregou kits de ajuda humanitária. No total são 15 kits dormitórios com roupa de cama e cobertores, 15 colchões, 15 cestas básicas, 15 kits de higiene, 15 kits de limpeza  e 70 galões de 5 litros de água potável. Estes materiais de ajuda humanitária são principalmente para atender as famílias mais atingidas, que são do bairro Vila dos Navegantes onde várias casas foram alagadas por causa das chuvas fortes e da subida do rio Dourados.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

FIQUE SABENDO
Diversos

10h08

Mulher morre após fazer sexo e especialistas dizem que até relação íntima realmente pode matar

Um médico alertou sobre mortes relacionadas ao sexo depois que uma mulher morreu devido a um vaso sanguíneo se romper após uma ardente sessão íntima.

A mulher da Suíça, que não teve a identidade revelada, começou a sentir-se mal imediatamente após o ato com seu parceiro e foi levada às presas a um hospital local.

Pouco tempo depois, ela faleceu. Os médicos afirmaram que sua morte foi causada devido ao rompimento de um vaso sanguíneo localizado na cabeça da mulher.

Especialistas do hospital suíço “Inselspital Bern” publicaram o único estudo na Europa sobre as mortes realmente relacionadas ao ato íntimo.

Dr. Aristomenis Exadaktylos, do centro de emergência do hospital, ajudou a preparar o relatório e confirmou que é possível que um vaso sanguíneo estoure em tal circunstância.

PUBLICIDADE

Mulher morre aps fazer sexo

Dr. Aristomenis Exadaktylos, do hospital Inselspital Bern, Suíça, alertou sobre mortes relacionadas ao sexo depois que uma mulher morreu após uma ardente noite. Foto: GETTY

A pesquisa revelou que 10% dos pacientes que foram para a sala de emergência depois de fazerem sexo tiveram problemas neurológicos possivelmente causados por um aneurisma não tratado.

Foto: GETTY

Foto: GETTY

Os sintomas de um aneurisma – que é uma protuberância em forma de balão na parede de um vaso sanguíneo – incluem dores de cabeça, visão turva, dificuldade de concentração, dificuldade de memorização e de fala.

O médico advertiu que, particularmente, as mulheres têm risco de sofrerem com a protuberância


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

MEMORIA CURTA
Diversos

Senadora diz não se lembrar de processo que bloqueou seus bens

Ação é do período em que morreu o pai dela, Ramez Tebet

A senadora Simone Tebet (PMDB) disse não estar preocupada com a ação que bloqueou seus bens no último dia 24. Ela afirma que o balneário de Três Lagoas está em funcionamento e não há superfaturamento, portanto não é necessário ressarcir os cofres públicos em valor algum. Ressaltou, ainda, se tratar de processo de 2006, época em que seu pai Ramez Tebet estava doente e acabou morrendo, por isso não se recorda dos detalhes.

“Houve aí uma falta de informação em relação ao assunto. A obra está lá para quem quiser ver. Não houve nenhum superfaturamento, não se fala em nada, então bloquear bens para pagar quem? Para pagar o que? Se discutiu lá na licitação parece de R$ 150 de um edital, enfim, faz 10 anos eu confesso que nem sei desse processo”, disse.

“Foi em 2006 período em que meu pai estava doente, foi quando ele faleceu. Eu não participei diretamente, mas está tudo tranquilo, confio na Justiça, no pode judiciário”, completou.

Caso – No último dia 24 o juiz federal convocado, Leonel Ferreira, deferiu pedido do MPF (Ministério Público Federal) para bloqueio de 100% dos bens da senadora, dos ex-secretários de Governo e Obras de Três Lagoas, Walmir Arantes e Getúlio Neves da Costa, respectivamente, do ex-diretor de licitações da cidade, Hélio Mangialardo, da ex-assessora jurídica, Simone Godinho, do pregoeiro Ailton Mota, do engenheiro civil Antônio Fernando de Araújo Garcia, bem como da Anfer Construções e COM/LTDA.

De acordo com os autos da ação de improbidade administrativa, “em relação ao percentual do bloqueio dos bens, entendo que este deve ocorrer até o limite do suposto dano causado por cada um dos réus, inclusive a fim de permitir a execução de eventual multa civil, nos termos do artigo 12 da Lei 8.429/92”.

“Assim, procede o requerimento do Ministério Público Federal de decretação da indisponibilidade de bens de 100% do valor ilegalmente contratado observada a participação de cada réu, bem como que tais valores sejam dobrados para garantir o pagamento da multa civil”. 

O processo trata de possível procedimento licitatório fraudado em favor da Anfer Construções para a reforma e revitalização do balneário municipal de Três Lagoas, feito com verba federal. À época, Simone Tebet era prefeita da cidade e, segundo denúncia, a verba da União foi desviada para financiamento de campanha de candidatos às eleições municipais.

Para o magistrado o pedido do MPF foi muito bem elaborado. “Verifico que a inicial apresentada pelo Ministério Público às fls. 19/46 está muito bem fundamentada, evidenciando fundados indícios de práticas de atos de improbidade administrativa pelos requeridos”.

De acordo com a CGU (Controladoria Geral da União) houveram várias restrições à competitividade dos certames, entre elas a exigência de aquisição do edital por preço superior aos custos de reprodução, exigência indevida de garantia da proposta, excluindo-se do edital a opção de fiança bancária e dando-se preferencia à caução em dinheiro, a qual deveria ser executada uma semana antes da apresentação das propostas.

Exigência exorbitante de atestados de qualificação técnica, sendo que três dos cinco itens exigidos foram considerados excessivos pela CGU, exigência ilegal de capital social mínimo e garantia de proposta, exigência de apresentação de atestado de visita técnica como condição de habilitação no certame, o que não tem respaldo legal.

Exigência de apresentação de certidões indevidas quanto à regularidade fiscal, exigência de comprovação de índices econômico-financeiros acima do razoável, exigência de apresentação de visto no CREA/MS para participação na licitação, quando a lei prevê a exigência apenas do licitante vencedor.

“Quanto à tomada de preços n. 27/2007, consta que apenas duas empresas participaram do certame (ANFER Construção e Comércio Ltda. e MARK Construções Ltda.) e que a empresa MARK Construções foi indevidamente considerada inabilitada.

No que diz respeito à autoria dos agravados, tenho que os indícios estão fortemente explanados na inicial e encontram amparo nos documentos acostados com a peça acusatória”.

Além disso, segundo o magistrado, ainda que a comprovação inequívoca quanto à prática do ato de improbidade administrativa venha a ser feita apenas no decorrer do processo, certo é que nesse momento, “diante do apresentado pelo MPF, entendo plausível a adoção das medidas assecuratórias”.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

FHC
Diversos

Lula depõe no circo. FHC, em casa

 

 

Marcos Coimbra: A popularidade de… FHC

A melhor forma de avaliar o espetáculo produzido em torno do depoimento de Luiz Inácio Lula da Silva prestado à Polícia Federal, na manhã de hoje, consiste em estudar as circunstâncias de depoimento semelhante prestado por Fernando Henrique Cardoso, oito anos atrás. Em 2005, à mesma PF, quando fazia três anos que passara a faixa ao sucessor, FHC teve direito a um tratamento exemplar pela civilidade e respeito aos direitos humanos. Sequer se pensou em condução coercitiva de FHC por uma razão muito simples: facultou-se ao ex-presidente o direito de ser ouvido em casa.

Em 26 de janeiro daquele ano, três delegados subiram ao 8º andar de um edifício ocupado por Fernando Henrique em Higienópolis, como registra o Termo de Depoimento que ilustra essa reportagem. Ele foi ouvido numa investigação que envolvia um dos episódios mais obscuros de seu governo — contas clandestinas no paraíso fiscal de Nassau-Bahamas, suspeitas de armazenar bilhões de dólares de investidores brasileiros, fossem investimentos legítimos, autorizados por lei, fossem recursos de caixa 2 e, como muitos suspeitavam, dinheiro de corrupção.

O caso tornou-se particularmente complicado, para o governo tucano, depois que se soube que o delegado Vicente Chelotti, diretor geral da Polícia Federal, havia ultrapassado vários degraus da investigação, para chegar ao  Caribe, de onde voltou com os documentos originais das contas clandestinas. Investigado pela corregedoria da PF, muito curiosa para entender uma iniciativa fora do padrão, Chelotti disse que havia cumprido uma ordem do presidente da República. Para sanar dúvidas, o delegado indicou o próprio FHC como a testemunha de defesa.

Como fica claro pelo documento publicado nesta página, “o depoente confirma ter determinado a Vicente Chelotti ou alguém de sua inteira confiança, que se deslocasse até Nassau para obter o citado documento, o seu original.” Fernando Henrique também confirmou um dos pontos intrigantes do caso: a de que “não fosse dado conhecimento do conteúdo daquele documento para ninguém.” Quando os delegados quiseram saber a razão para o segredo, FHC explicou que não queria “dar curso a uma chantagem”. Esclareceu que, além de envolver ele mesmo, a “chantagem” poderia implicar “dois ministros de Estado, o governador de São Paulo.” Lembrando a morte de Sérgio Motta, um de seus homens de confiança e tesoureiro do PSDB até a morte, em 1998, recordou que, se fosse acusado, este “não poderia defender-se.”

Um delegado não se conformou e insistiu na razão do segredo. O “depoente” ampliou os argumentos: “respondeu que sua determinação foi em razão de que os termos daquele papel poderiam induzir a equívocos que causariam problemas políticos e econômicos ao país.” O policial perguntou se ele achava que sua preocupação era “preservar os interesses do país.” FHC “respondeu que sim.” O termo do depoimento encerrou-se poucas linhas depois.

O principal ensinamento do episódio não envolve culpas e suspeitas contra cada um, mas o tratamento diferenciado entre Fernando Henrique e seu sucessor. FHC foi ouvido na tranquilidade de sua casa sobre um depoimento ao qual não poderia se furtar — pois era testemunha. Também pode alegar razões patrióticas para fazer segredo sobre o conteúdo de contas secretas no exterior. Empregou um diretor-geral da PF para ter certeza de que não haveria vazamentos e ninguém achou que deveria dar maiores explicações a respeito.

Retirado de casa ao primeiro raio de sol, a condução coercitiva de Luiz Inácio Lula da Silva foi o primeiro lance de um conjunto de medidas marcadas pela vontade de produzir espetáculo através da humilhação. Não faz sentido do ponto de vista das garantias fundamentais previstas pela Constituição, já que prestar,  ou não depoimento é um direito da defesa, que pode ou não exercê-lo. O raciocínio é simples. Da mesma forma que uma pessoa tem o direito de ficar em silêncio durante um interrogatório, não pode ser obrigada a deslocar-se perante um delegado para prestar explicações que não deseja. Tem todo direito de aguardar, em casa, pelo curso da Justiça.

“Assistimos a uma nova versão de um velho instrumento arbitrário aplicado contra os mais fracos e desprotegidos,” afirma um jurista ouvido pelo 247. Ele se refere a velha “prisão para averiguações,” um eufemismo empregado para manter pessoas trancafiadas em nenhuma razão plausível, abolido após a democratização.

Ainda que a doutrina mais rigorosa não aceite essa exceções, pois sempre envolve a ameaça de emprego de violência do Estado contra uma pessoa presumidamente inocente, nas investigações policiais é comum aceitar e o uso de “condução coercitiva” quando uma pessoa é convocada e falta ao depoimento sem maiores explicações. Nenhum desses casos poderia ser aplicado a Lula,  que nunca deixou de prestar depoimentos sempre que foi chamado –ainda que, em teoria, não fosse obrigado a fazer isso.

Ontem, o argumento empregado pela Polícia Federal para justificar a “condução coercitiva” de Lula era a preocupação com sua segurança. Como mostra a jurisprudência-FHC, se este era o verdadeiro motivo, bastava interrogar o presidente em casa. Possivelmente, em segredo, como também se fez como se fez em janeiro de 2005, no apartamento de Higienópolis. Havia muito mais segurança e risco zero de tensões fora de hora. O problema: e o circo?

Pois é. Se havia uma preocupação com a segurança de Lula, ela não combina com a decisão de conduzir o ex-presidente para prestar depoimento num posto da Polícia Federal no Aeroporto de Congonhas. O local é um conhecido ponto de passagem de uma clientela normalmente adversária dos governos petistas desde que a distribuição de renda tornou as passagens aéreas uma mercadoria acessível aos mais pobres — e despertou o preconceito dos mais endinheirados, gerando cenas inesquecíveis de xingamentos e desaforos, que alimentaram os tele-jornais pelo dia inteiro.

Por:  jornalista e escritor Paulo Moreira Leite


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

BETO PEREIRA
Diversos

Deputado estadual Beto Pereira visita lideranças do PSDB de Caarapó


Deputado estadual Beto Pereira visita lideranças do PSDB de Caarapó


 O deputado estadual Beto Pereira, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) esteve no último sábado (27), em Caarapó, onde participou de uma reunião com lideranças tucana do município.

O parlamentar Sul-mato-grossense foi recepcionado pelo presidente do PSDB de Caarapó, o ex-prefeito Mateus Palma de Farias, o vereador Cido Santos e diversos filiados do partido.

Após uma reunião rápida na empresa Imobiliária Adonai, o deputado participou de uma entrevista na Rádio Caarapó FM 87,9, no programa ‘Caarapó nos Esportes’, apresentado pelo locutor e vereador na cidade, Cido Santos.

Conforme o ex-prefeito Mateus Palma de Farias, o deputado Beto Pereira tinha agenda marcada no último sábado na cidade de Juti e por serem amigos de longa data, ficou acertada a passagem do parlamentar por Caarapó. “Sua vinda apesar de rápida serviu para fortalecer o projeto 45 em Caarapó, como também apresentar o mesmo vários filiados do partido que ainda não o conheciam”, observou.

Mateus disse ainda que na referida reunião em Caarapó, o deputado Beto Pereira pôde ouvir reivindicações de moradores de Caarapó, sendo uma delas do diretor da Escola Estadual Arcênio Cardoso, Solon Rodrigues Lima. Na ocasião foi solicitado ao parlamentar uma verba para ser usada em prol de inúmeras reformas na referida unidade escolar. “Sendo que sem pensar muito o deputado já mandou o solicitante preparar a documentação, que R$ 50 mil ele garante”, informou Mateus.

Em sua fala na Rádio Caarapó FM, o deputado Beto Pereira falou de sua alegria em poder voltar ao município depois de alguns anos, para poder falar um pouco de sua missão política, dos seus projetos e também ouvir um pouco a população.

Com relação a eleição para deputado estadual, o parlamentar disse que não foi eleito por essa ou aquela região, mas sim por uma parte da população de Mato Grosso do Sul. “Por isso me sinto na obrigação de percorrer o meu estado e de ouvir a nossa gente. Aqui em Caarapó é um caso a parte, pois tive o privilégio de ser contemporâneo do ex-prefeito Mateus em dois mandatos, e por isso é mais do que um prazer vir a esse município”.

Questionado sobre a visão do PSDB para as próximas eleições, Beto Pereira disse que o objetivo é resgatar a identidade da política brasileira, que segundo ele infelizmente por contas de alguns maus políticos perdeu a sua credibilidade.

Indagado sobre o PSDB com relação a sucessão municipal, o deputado disse que teve o privilégio de ser presidente da Assomasul e naquela época Caarapó sempre despontava como exemplo de administração e desenvolvimento. “A política tem que ser resgatada com homens de bens e é por isso que o partido pensa em nomes para uma pré-candidatura, como o do nosso amigo e ex-prefeito Mateus Palma de Farias”, pontuou Beto Pereira.

O deputado finalizou dizendo que o projeto do PSDB em termos de Estado, é lançar candidatura própria para prefeito em todos os municípios.

 



Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

AÉCIO
Diversos

Citado por três delatores, Aécio diz que Lula agora é ‘caso de polícia’

 

Aécio Neves em 23 de outubro de 2014-2.jpg

Citado por três delatores da Lava Jato como organizador e beneficiário de um esquema de propinas em Furnas, o senador Aécio Neves comentou novamente a nova fase da operação e disse que o caso Lula deve ser tratado como “uma questão de polícia”.

Confira, abaixo, nota de Aécio:

“O Brasil viveu um momento extremamente grave hoje. Não é momento de comemoração e sim de reflexão. Minha primeira palavra como presidente do PSDB é de absoluto apoio e solidariedade às nossas instituições. A nossa democracia é sólida e capaz de superar as enormes dificuldades por que passa o país. Temos instituições sólidas”, afirmou o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, em entrevista há pouco, em Brasília, ao dar início no Senado à reunião dos partidos de oposição.

Aécio disse que as oposições reafirmam seu apoio aos trabalhos de investigação da Operação Lava Jato, do Ministério Público e do Poder Judiciário e lamentou os ataques feitos por dirigentes do PT contra as autoridades responsáveis pelas investigações, que, nesta manhã, levaram o ex-presidente Lula a prestar depoimento à Polícia Federal, em São Paulo, e desencadearam operações de busca e apreensão na casa do ex-presidente.

“Essa questão que envolve o ex-presidente Lula deverá ser resolvida no fórum adequado, que são os tribunais, que é a Justiça. Não é uma questão eminentemente política. Deve ser tratada como uma questão de polícia, inclusive com amplo direito de defesa do ex-presidente da República”.

“Considero um ato de pouca sensibilidade de dirigentes petistas, em razão inclusive dos episódios que nós assistimos hoje, de conflitos nas ruas, uma convocação sem um palavra de serenidade. A palavra que quero transmitir aos milhões e milhões de brasileiros que assistem a esses acontecimentos é de absoluta tranquilidade, que não aceitem provocações”, ressaltou o senador.

Clique aqui para acessar o áudio.

Leia, ainda, reportagens anteriores do 247:

Minas 247 – “O avanço da Operação Lava Jato é um passo definitivo para que os brasileiros possam ter acesso a verdade que há muito tempo vem sendo sonegada ao país. O dia de hoje exigirá de todos nós coragem e serenidade. Os graves indícios de irregularidades e crimes cometidos à sombra do projeto de poder do PT finalmente estão vindo à luz. Vamos continuar apoiando as investigações. O Brasil merece conhecer a verdade”, disse o senador Aécio Neves, que foi citado por três delatores da Lava Jato como organizador de esquemas de propinas e receptor de recursos desviados.

Confira, abaixo, reportagem anterior do 247:

Minas 247 – Na tarde de ontem, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) reuniu a oposição e decidiu que a “delação” do senador Delcídio Amaral (PT-MS), negada pelo suposto delator e por seus advogados, será anexada ao pedido de impeachment que tramita na Câmara dos Deputados e à ação no Tribunal Superior Eleitoral que pede a cassação da chapa Dilma-Temer.

Em seguida, Aécio foi ao plenário e pediu a renúncia da presidente Dilma Rousseff, em um “gesto de grandeza”. O senador mineiro, portanto, defende que ela abandone o cargo para o qual foi eleita a partir de uma delação que não se materializou.

No entanto, se essa lógica fosse aceitável, Aécio deveria renunciar primeiro. Afinal, existem três – não apenas uma, mas TRÊS – delações reais, filmadas e gravadas, contra ele.

Na primeira, o doleiro Alberto Youssef aponta Aécio como o mentor intelectual de um mensalão em Furnas, que distribuía mesadas de US$ 100 mil a parlamentares – entre eles, o finado José Janene, que foi sócio de Youssef. Asssista aqui:

Na segunda delação, o lobista Fernando Moura afirma que um terço da propina em Furnas era destinada ao líder da oposição:

Na terceira, o entregador de propinas “Ceará” diz que Aécio era “o mais chato” cobrador das entregas de recursos da empreiteira UTC:

Portanto, se Aécio defende a renúncia de Dilma a partir de uma delação inexistente, ele próprio deveria dar o exemplo e renunciar ao mandato, uma vez que as delações existentes contra ele são reais, filmadas e gravadas, disponíveis no YouTube.

O que Aécio pretende, no entanto, é que o Tribunal Superior Eleitoral casse tanto a presidente Dilma Rousseff como o vice Michel Temer para que ele – de novo, um personagem citado por três delatores da Lava Jato como chefe de mensalão, receptador de propina e o mais chato cobrador de recursos – seja empossado na presidência da República.

Fonte: Brasil247.com


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)


Página selecionada de 1451 páginas.
 Calendario de Eventos
Maio 2016
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31  

Eventos

 Hora Certa

 Amigos do Site!

Image and video hosting by TinyPic




RondPoint Web Services Web site powered by MEGAWEB