Indicada à embaixada dos EUA no Brasil diz que eleições serão “livres e justas”

0

A diplomata Elizabeth Bagley, indicada pelo presidente Joe Biden para ser embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, disse acreditar que as eleições brasileiras serão “livres e justas” devido à existência de instituições democráticas independentes no país. A declaração foi feita nesta 4ª feira (18.mai), durante sabatina no Senado norte-americano.

 

“Eles têm instituições democráticas, têm um sistema eleitoral democrático, um judiciário e um legislativo independentes. Têm liberdade de expressão, assembleias. Eles têm todas as instituições democráticas que precisam para promover eleições livres e justas”, defendeu Bagley após ser questionada por senadores integrantes do Comitê de Relações Internacionais dos EUA a respeito das eleições deste ano.

Na sequência, o presidente do Comitê, senador Robert Menendez, perguntou à diplomata sobre os ataques do presidente Jair Bolsonaro ao sistema eleitoral brasileiro e como a Embaixada norte-americana em Brasília poderia atuar para que fosse garantida a segurança do pleito.

Bagley admitiu, então, que este não será um processo fácil para o Brasil, mas que apesar dos comentários de Bolsonaro, o Governo dos EUA confia no sistema eleitoral brasileiro.

“Bolsonaro disse várias coisas, mas o Brasil é uma democracia”, destacou a diplomata.

“Eu atuo no Instituto Democrático Nacional por mais de 30 anos. Eu já monitorei muitas eleições e sei que não será um momento fácil por causa de muitos dos comentários dele, mas apesar desses comentários, esta realidade histórica das instituições. Eu acho que o que vamos continuar a fazer é mostrar a nossa confiança e a nossa expectativa de que eles vão ter uma eleição livre e justa”, concluiu a indicada de Joe Biden.

Dedicada às áreas do Direito e das Relações Exteriores há mais de 40 anos, Elizabeth Bagley já atuou como conselheira sênior de três Secretários de Estado norte-americanos, dentre eles, Hillary Clinton, serviu como representante especial para Assembleia Geral das Nações Unidas e foi embaixadora dos Estados Unidos em Portugal. Atualmente, Bagley é proprietária e membro da diretoria da SBI, uma empresa de telefonia celular em Show Low, Arizona.