Menu
 Inicio
 Registro
 Administrador
 Menu
 Torpedos
 Downloads
 Enquete
 Galeria de Fotos
 Seus Links
 Recomende-nos
 Internet_TV
 Artigos
 Internet_Radio3
 Publicações
 Conteudos
 Album
 Estatística
 Fale Conosco

· Procurar

 Calendario de Eventos
Julho 2014
  1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31  

Eventos

 Radio On
Ouça Agora:
Nenhuma opção foi escolhida



<a href=''>Play Nenhuma opção foi escolhida</a>

Abrir em janela pop-up

 Previsão

 Visitas
Até o momento, recebemos
7370965
vizualizações de páginas (page views) desde July 2007

 Apoios:




Barbosa nega autorização para Dirceu trabalhar fora da Papuda

G1 
foto
Foto: Divulgação
Ministro Joaquim Barbosa recusou benefício a Dirceu

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, negou nesta sexta-feira (9) pedido da defesa do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, condenado no processo do mensalão do PT, para trabalhar em um escritório de advocacia, fora do Complexo Penitenciário da Papuda, nos arredores de Brasília.

Condenado no regime semiaberto, no qual é possível deixar o presídio durante o dia para trabalhar, Dirceu pediu autorização para atuar como auxiliar em um escritório de advocacia da capital federal com salário de R$ 2,1 mil, mas a análise de benefícios ao ex-ministro foi suspensa em razão de suspeita de uso, por ele, de celular dentro da prisão.

O presidente do Supremo entendeu que, para obter trabalho externo, é necessário o cumprimento de pelo menos um sexto da pena, conforme estabelece a Lei de Execução Penal (LEP). Na quinta (8), Barbosa revogou trabalho de dois presos do processo do mensalão com o mesmo argumento, o que indicava que ele poderia revogar benefício de outros condenados e negar o pleito de Dirceu.

Pelo entendimento de Barbosa, Dirceu só poderia ter aval para sair do presídio em março de 2015, quando terá cumprido um sexto da pena de 7 anos e 11 meses pelo crime de corrupção ativa. "Para que tenha direito à prestação de trabalho externo, é preciso que cumpra, ao menos, 1 ano, 3 meses e 25 dias de prisão."

"A imediata concessão do trabalho externo ao preso condenado ao regime semiaberto configura violação à Lei de Execução Penal, que no artigo 37 exige o cumprimento deno mínimo um sexto da pena para que a concessão do benefício seja objetivamente possível", afirma Barbosa.

Nesta semana, o advogado José Luís de Oliveira Lima, que defende o ex-ministro da Casa Civil, criticou a demora na análise do pedido de trabalho externo. Ele afirmou que o cliente tinha tratamento de "exceção" e que têm sido adotadas "medidas protelatórias" em relação ao pedido de trabalho externo de Dirceu.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, chegou a dar parecer favorável ao trabalho externo de Dirceu. Para ele, não há necessidade de cumprimento de um sexto da pena.

Ao decidir sobre o pedido de trabalho externo, Joaquim Barbosa destacou que ainda haverá decisão sobre se houve ou não falta grave com o uso do celular dentro da prisão.

Assim como fez ao revogar as autorizações de trabalho para Romeu Queiroz e Rogério Tolentino na véspera, Barbosa destacou, pelo país, os condenados obtêm autorização para trabalho externo sem cumprir os requisitos mínimos por conta de entendimentos do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de que a saída para trabalhar é possível.

Para Barbosa, "ao eliminar a exigência legal de cumprimento de uma pequena fração da penal total aplicada ao condenado a regime semiaberto, as VEPs e o Superior Tribunal de Justiça tornaram o trabalho externo a regra do regime semiaberto, equiparando-o, na prática, ao regime aberto, sem que o Código Penal ou a Lei de Execução Penal assim estabeleçam".

'Arranjo entre amigos'

O presidente do Supremo destacou ainda que, no caso do Dirceu, há um segundo aspecto que impede o trabalho externo, o fato de que a proposta de emprego foi formulada por um escritório de advocacia criminal. Para Barbosa, houve no caso um "arranjo" entre amigos.

 " Não se presta a arranjos visivelmente voltados a contornar a necessidade e o dever de observância estrita das leis e das decisões da Justiça." Ministro Joaquim Barbosa sobre o exercício da advocacia.

"É lícito vislumbrar na oferta de trabalho em causa uma mera 'action de complaisance entre copains', absolutamente incompatível com a execução de uma sentença penal. É que no Brasil os escritórios de advocacia gozam, em princípio, da prerrogativa de inviolabilidade que não se harmoniza com o exercício, pelo Estado, da fiscalização do cumprimento da pena."

Para o ministro, o exercício da advocacia é "atividade nobre". "Não se presta a arranjos visivelmente voltados a contornar a necessidade e o dever de observância estrita das leis e das decisões da Justiça."

O presidente do Supremo completa ainda que Dirceu já trabalha na biblioteca do presídio, conforme depoimento prestado pelo ex-ministro durante apuração sobre o uso do celular.

"Não há, assim, motivo para autorizar a saída do preso para executar serviços da mesma natureza do que já vem executando atualmente, considerada a finalidade do trabalho do condenado", completou.

Nelsinho Trad quer dar palanque a Eduardo Campos

DA REDAÇÃO 
foto
Foto: Divulgação
Nelsinho durante evento em Dourados nesta sexta-feira

O pré-candidato a governador Nelson Trad Filho (PMDB) tem se aproximado cada vez mais do PSB, partido do presidenciável Eduardo Campos, ex-governador de Pernambuco, para que o PMDB apoie o candidato socialista em Mato Grosso do Sul. Esta semana Nelsinho falou por teleconferência com Campos, reunião da qual também participou a cúpula do PMDB, e ofereceu ao PSB as vagas de vice-governador na sua chapa e uma das suplências da candidata ao Senado, Simone Tebet (PMDB).

Nelsinho defende a união com os socialistas porque acredita que o melhor para o partido seria apoiar a terceira via para a presidência, tendo em vista que o senador Delcídio do Amaral segue com a presidente da República, Dilma Rousseff (PT) e o deputado federal tucano Reinaldo Azambuja vai garantir palanque para o senador Aécio Neves.

O pré-candidato peemedebista está animado com a possibilidade de aliança com o PSB e acredita que assim o palanque ficará ainda mais competitivo. “Defendo que o PMDB apoie o Eduardo Campos em Mato Grosso do Sul. Estou buscando construir esta aliança de maneira racional e democrática”, explicou Trad, que completou: “não combina subir no palanque de nossos adversários”.

Segundo Nelsinho, que já obteve o aval do partido para construir as alianças, as negociações com o PSB estão avançadas.

Esta tarde em Dourados, Trad aproveitou para conversar novamente com o presidente regional do PSB, prefeito Murilo Zauith, durante solenidade de entrega das 232 unidades habitacionais do Residencial Harisson Figueiredo, obra executada pelo Governo do Estado em parceria com a União, pelo programa Minha Casa, Minha Vida.  

Delcídio diz que pré-candidatura de Reinaldo ‘não preocupa’ e que PT trabalha com 1° turno

Aumentar texto Diminuir texto

Evelin Araujo

Arquivo Midiamax

Não ficamos nem um pouco preocupados”, afirmou o senador Delcídio do Amaral, pré-candidato ao governo do Estado pelo PT nesta sexta-feira (9), após a confirmação da pré-candidatura do deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB) também ao governo.

Delcídio disse que os petistas já aguardavam este posicionamento, que é ‘absolutamente natural’, mas que não foi avisado antes por Reinaldo sobre este anúncio.

Sobre uma terceira via dividir mais a opinião pública e, consequentemente, os votos, Delcídio disse que o partido ainda não fez uma avaliação, mas que os dois pré-candidatos têm o mesmo campo, mas que ninguém entra em uma disputa pensando em perder.

“É como em um jogo de futebol, ninguém entra na disputa pensando em empatar. Nosso projeto é de vitória no primeiro turno, sem dúvidas”.

O senador disse que desde o início das eleições, vários cenários foram analisados pelo partido. “Nós já prevíamos três candidaturas, então não estamos surpresos mesmo”, concluiu.

Sobre a disputa mais acirrada também pelas alianças, Delcídio disse que pretende encaminhar conversas com outros partidos já nos próximos dias.

Para o senador, o PSB já é um aliado perdido. “Conversei pela última vez com o Murilo Zauith em Dourados. Há três semanas com outras lideranças, depois não conversamos mais”. 



Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

DANÇA
Diversos

Bailarinos de MS levam dança folclórica paraguaia para encontro nacional de pontos de culturas

 

Com os pés descalços e saias rodadas elas giram no salão. Enquanto as mulheres rodopiam para mostrar sua graça, eles dançam para conquistá-las. Como uma encenação de um cortejo, a dança folclórica paraguaia encanta a cada movimento.

O ritmo que embala bailes e encanta sul-mato-grossenses que desde meninos estão acostumados ao som da harpa saído da fronteira vai chegar longe. Bailarinos, que são filhos, netos ou apenas apaixonados pela cultura e pelos costumes fronteiriços vão levar para Natal, no Rio Grande do Norte, entre os dias 19 e 24 de maio, um pouquinho do som das cordas que soam nos salões.

No período, acontece a Teia Nacional da Diversidade 2014 - evento  fortalece o exercício dos direitos culturais, a atuação em rede, o diálogo e a parceria entre a sociedade civil, gestores, instituições de ensino, instâncias de participação social e sociedade em geral no campo cultural para a qualificação e o fortalecimento de políticas e ações de valorização e promoção da cultura brasileira em todos os seus aspectos e segmentos culturais.

De Mato Grosso do Sul sairão dois representantes. Um grupo de Rio Verde, e o grupo de dança folclórica paraguaia, da Colônia Paraguaia de Campo Grande.

Professora do grupo campo-grandense, Luciene Bicudo, de 36 anos, conta orgulhosa que das 511 inscrições que tiveram de grupos de todo o País, o dela foi um dos 63 selecionados para a mostra em Natal. “Aqui em Mato Grosso do Sul classificaram dois grupos. Nós e um de Rio Verde. No Brasil foram 63, de 511 inscritos”, conta.

Ela explica que as bailarinas dançam descalças porque é a forma mais tradicional da dança. “Quando surgiu essa dança, lá na fazenda, no campo, as mulheres dançavam descalças. Por isso mantemos a tradição. Apenas quando nos apresentamos em algum lugar mais complicado colocamos uma sapatilha”, diz.

Bisneta de paraguaios, Bicudo conta que se apaixonou pela cultura daquele país ao entrar na faculdade e começar a estudar mais a região fronteiriça. Quando vi já estava envolvida, dando aulas e ensinado o que estudara. “Formei-me em artes visuais. Comecei a estudar mais sobre a fronteira e quando vi já estava ensinando”, diz.





Para manter essa tradição tão buscada por ela, uma vez ao mês, a Colônia traz de Concepción, um professor de dança folclórica para mostrar novidades e ensinar um pouco do seu trabalho. “Uma vez ao mês o Zenon Sanabria Fretes vem nos ensinar um pouco do que sabe. Ele é estudioso e tem uma escola de dança em Concepción, uma das melhores do País”, revela.

Ciente de que tudo que vai mostrar é bem diferente do que se costuma ver na região norte do país, a professora diz  acreditar que de início a apresentação possa até causar uma certa estranheza, mas nada que o ritmo envolvente e a dança não mude a impressão. “Acho que de início as pessoas vão estranhar. Até porque é uma dança paraguaia que já está incorporada na nossa cultura. É diferente de tudo que já vimos por lá”, revela, contando que já foi em outros encontros do gênero.

Participando do encontro pela primeira vez, o estudante Vinicius Peixoto, de 16 anos, conta que dança há seis e está preparado para fazer bonito no norte do País. “Penso que vão ficar muito surpresos. E que vão gostar muito, pelo menos é isso que eu espero”, diz. Neta de paraguaios, Gleysiever Aquino Netto, de 27 anos, carteira, diz que a expectativa dela é dançar o mais bonito possível e levar a cultura e os costumes paraguaios para quem não conhece conhecer. “é uma responsabilidade muito grande. Vamos apresentar uma cultura que não é nosso, que pegamos para nós, para outras pessoas que não conhecem, conhecer. Como sul-mato-grossense acredito eu vamos mostrar o quanto somos fronteiriços”, diz.

Serviço

A Teia Nacional da Diversidade 2014 acontecerá de 19 a 24 de maio, em Natal no Rio Grande do Norte. O evento tem como parceiros o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN), a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern), a Universidade Federal do RN (UFRN), o governo do RN, a Fundação Capitania das Artes e a Comissão Nacional dos Pontos de Cultura.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

NOTICIAS

Mãe joga filhos do quarto andar para salvá-los de incêndio

G1 
foto
Foto: Reprodução/YouTube/LiveFocus West
Mulher jogou filhos pela janela do quarto andar de um prédio para salvá-los de incêndio na Rússia

Uma mulher de 36 anos salvou seus dois filhos de um incêndio ao jogá-los do quarto andar do prédio em que estavam na vila de Energetic, na Rússia. Os filhos, de 4 e 13 anos, sobreviveram. 

Mila Aksakova estava com os filhos no prédio onde moravam quando ocorreu um incêndio. A saída de emergência do apartamento foi bloqueada pelas câmeras, e a única opção para deixar o local passou a ser as janelas.

Vizinhos do local seguraram lençóis no chão para tentar amortecer a queda das crianças. A mulher não pulou, e aguardou dentro do prédio em chamas até a chegada dos bombeiros. Ela também foi resgatada com vida, segundo o jornal britânico "Daily Mail".

As causas do incêndio ainda são desconhecidas

Pai de Bernardo poderá passar por detector de mentiras

TERRA 
foto
Foto: Facebook / Reprodução
Pai de Bernardo poderá dar novo depoimento com o uso de detector de mentiras

O médico Leandro Boldrini poderá prestar um novo depoimento sobre a morte do filho, Bernardo, 11 anos, encontrado morto dez dias após ter desaparecido em Três Passos (RS). Desta vez, com o uso de detector de mentiras. A proposta foi feita pela Polícia Civil à defesa do suspeito, o advogado Jader Marques.

Segundo a assessoria da Polícia Civil, o uso de detector de mentiras em depoimentos é algo proposto a qualquer suspeito. O inquérito do caso deverá ser entregue à Justiça na próxima terça-feira. O médico, a mulher, a enfermeira Graciele Ugulini, e a assistente social Edelvânia Wirganovicz serão indiciados. Eles estão presos pela suspeita de envolvimento na morte do menino desde 14 de abril, dia em que o corpo foi encontrado em Frederico Wetsphalen.

Em entrevista coletiva no dia 29 de abril, a delegada Caroline Bamberg Machado afirmou que existe a certeza de que os três participaram do assassinato. "Em todas as coletivas ressaltei que estamos individualizando os crimes, mas nós temos certeza que os três participaram", avisou Caroline.

A reportagem tentou contato com o advogado Jader Marques, mas ele não deu retorno.

O caso
Bernardo Uglione Boldrini, 11 anos, desapareceu no dia 4 de abril, em Três Passos (RS), depois de – segundo a versão da família - dizer ao pai que passaria o fim de semana na casa de um amigo. O corpo do garoto foi encontrado no dia 14 de abril, em Frederico Westphalen (RS), dentro de um saco plástico e enterrado às margens do rio Mico.

Na mesma noite, o pai, o médico Leandro Boldrini, a madrasta Graciele Ugulini, e a assistente social Edelvânia Wirganovicz foram presos pela suspeita de envolvimento no crime. Segundo a Polícia Civil, o menino foi dopado antes de ser morto, possivelmente com uma injeção letal. Os três se encontram temporariamente presos. 

Adolescente que matou outro espancado foi flagrado com comparsa realizando assaltos

 

Divulgação/10º BPM

Equipes da Força Tática do 10º BPM (Batalhão da Polícia Militar) flagraram na noite de quinta-feira (8) dois rapazes realizando assaltos. Com eles, foram encontrados dois celulares roubados, um revólver calibre 32 com munições e uma motocicleta Titan furtada sem placa. A dupla foi abordada na Rua Evelina Selingard, no Bairro Parque Lageado, região sudoeste de Campo Grande. 


Os policiais seguiam para a delegacia, quando a dupla ultrapassou a viatura em alta velocidade e estavam sem capacete. Os policiais perseguiram o veículo, que parou para a abordagem. Foi identificado o piloto com 18 anos e o garupa, o adolescente, responsável por uma morte por meio de espancamento.

Com o jovem estava o revólver com numeração raspada, além dos dois aparelhos celulares. O piloto contou que, ambos fizeram um assalto no Jardim Tarumã, área sudoeste de Campo Grande. Os militares descobriram que o veículo era furtado pela numeração do chassi, já que a placa foi retirada. 

CRIME 

Na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário), do Bairro Piratininga, região sul, foi descoberto que o adolescente é apontado como o autor do assassinato de Alexandre Guimarães Echague, de 37 anos, ocorrido há uma semana, no Bairro Parque do Lageado, região sudoeste de Campo Grande. 

O jovem também é apontado com o membro do PCC (Primeiro Comando da Capital), facção criminosa que age dentro dos presídios do país. Ele é temido na região, onde mora e que cometeu o homicídio doloso, com intenção de matar. O nome adolescente não foi divulgado, conforme prevê o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). 

AMEAÇA 

No dia do crime, durante os trabalhos policiais, o adolescente estava na cena do crime, mas não foi denunciado por ninguém, pois é temido na região. Ele se intitula membro do PCC e já tem uma ficha extensa, justamente por anunciar que, “nada acontece comigo, seja por lei por facção”. 

Nesta semana, o delegado da Deaij (Delegacia Especializada de Atendimento a Infância e Juventude), Maércio Alves Barbosa, pediu a apreensão de um adolescente de 17 anos. Durante as investigações, foram colhidas depoimentos de amigos e conhecidos. Com isso, foi identificada a namorada da vítima que trabalha como garota de programa na região norte da cidade, mas morava próximo ao local do latrocínio, roubo seguido de morte, no Bairro Lageado. 

Alexandre foi até a suposta residência da namorada e ao pedir informações se “estranhou” com o adolescente de 17 anos. Em depoimento, o pai do jovem disse que o filho agiu com requintes de crueldade. 

A vítima já estava embriagada, em estado de vulnerabilidade, diante disso, o adolescente espancou Alexandre, até que ele caísse no chão. Em seguida, chutou a cabeça da vítima e mesmo vendo ela agonizando ainda pulou com seus dois pés no peito e depois no pescoço para “acabar de matar”, mas negou que teria praticado o crime para roubá-lo. 

O delegado ressalta que, “como o adolescente não foi apreendido em flagrante, ele responderá em liberdade”. Porém, foi pedido à promotoria da infância e juventude pela internação dele. 

 ENTENDA O CASO 

Alexandre foi espancado até a morte na madrugada da sexta-feira (2), no Bairro Parque do Lageado. A região é conhecida como  ‘cracolândia’. Na data do crime, testemunhas disseram que a vítima gritava pelo bairro “quero ela de volta”, “volta pra mim” e “não me deixa assim”. 

Foi apurado pela polícia que a vítima estava embriagada e ofereceu R$ 20 para um usuário de drogas encontrar a namorada dele. A vítima foi atraída para uma armadilha, e sem dinheiro, acabou sendo espancado até a morte. Ele ainda tentou fugir e acabou caindo na calçada. 

O adolescente apontado como suspeito do crime, foi para casa com a roupa suja de sangue e confessou o homicídio. A polícia foi até a casa do suspeito e o pai dele além de revelar que o filho havia confessado o crime, entregou as roupas sujas de sangue

Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

AMAMBAI
Diversos
JUIZ ODILON

Juiz Odilon Sérgio e Moka dão ordem de serviço para obras nesta 6ª em Amambai

Ato dará ordem de serviço para início de pavimentação asfáltica de drenagem em várias duas da Vila Cassiano Marcelo.

O prefeito Sérgio Diozébio Barbosa (PMDB) e o senador da República, Valdemir Moka, também do Partido do Movimento Democrático Brasileiro, realizam a assinatura, nessa sexta-feira, 9 de maio, de ordem de serviço para obras de drenagem a pavimentação asfáltica na Vila Cassiano Marcelo, em Amambai.

No total serão empregados R$ 458,8 mil reais para implantar galerias de águas pluviais e asfalto em vários ruas da vila.

Dos recursos à serem aplicados, R$ 394,2 mil é de verba vida do Governo Federal através de emenda do Senador Moka e R$ 64,6 mil reais são oriundos de receita própria do município.

De acordo com a secretaria de governo da Prefeitura de Amambai, o ato de assinatura da ordem de serviço está programado para acontecer a partir das 15h desta sexta na esquina das ruas, José Bonifácio com Lourino Albuquerque, na região à ser beneficiada com as obras anunciadas acima.

 

Escola Agrícola de Amambai recebe investimentos

Prefeitura inaugurou reforma do alojamento e anunciou novos investimentos na unidade escolar

Foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (8) obras de reforma de um dos alojamentos da Escola Agrotécnica Lino do Amaral Cardinal, da rede de ensino de Amambai.

A inauguração aconteceu durante visitação coletiva por iniciativa do prefeito municipal de Amambai, Sérgio Barbosa. “Amanha às 8 horas quem puder, vamos conhecer a nova realidade da escola agrícola; incentive seu filho a conhecer e quem sabe ser um técnico agrícola no futuro”, anunciou o prefeito em sua página em rede social na Internet.

Integraram o grupo que visitou a unidade escolar, além do prefeito, os vereadores Roberto Dias e Jaime Bambil, secretários municipais de Educação, Administração, Serviços Urbanos, Agricultura, Vera Lorensetti, Odil Puques, Vilmar Cubas, Jodeilton Amaral, respectivamente; presidente da Fundesc, Elton Marques; presidente do Sindicato Rural de Amambai, Diogo Peixoto; imprensa e alunos.

Na ocasião, alunos matriculados no 9º ano das escolas municipais Júlio Manvailer, Flávio Derzi, Maria Bataglin Machado e Antônio Pinto da Silva e da escola estadual Vespasiano Martins visitaram a escola, onde participaram de almoço, visitação as instalações da unidade escolar e assistiram palestra sobre Serviços de Inspeção, proferida pelo médico veterinário Rafael Martins.

A unidade escolar atende 45 alunos matriculados no Curso Técnico em Agropecuária.

Funcionamento da escola

Hoje, a unidade escolar atende 45 alunos matriculados no Curso Técnico em Agropecuária, através do Curso Integrado ao Ensino Médio, uma extensão da Escola Estadual Vespasiano Martins. O curso funciona em regime integral, conta com 10 professores, um coordenador e oito funcionários. Os alunos recebem transporte, café da manhã, almoço e lanche no período da tarde.

Além do curso técnico, a escola mantém parceria com a Fundação MS e a Cooperativa Coopersa - que garantem apoio educacional, através de palestras, acompanhamento das aulas práticas e plantio de culturas para a realização de pesquisas agropecuárias.

A aluna do 1º ano, Fabiane Garcia Soares, 19 anos, diz que está na escola por influência da mãe e que está gostando. “Aqui, agente vê de perto as coisas; estou aprendendo como examinar a fertilidade da terra e fazer compostagem”, diz Fabiane.

Eneir Dutra, que mora há dez anos na escola trabalhando como cozinheira, fala que a verdura consumida pelos alunos é toda produzida na própria horta. “Eu sou apaixonada pela escola, gostaria que tivesse mais equipamentos para as aulas práticas”, lembra Eneir.

O prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa, e a secretária de Educação, Vera Lorensetti.

Escola agrícola é extensão do Vespasiano Martins

O diretor da escola estadual Vespasiano Martins, professor José Carlos, ressaltou as parcerias efetivadas com o município, com a Fundação MS e a Coopersa e também os investimentos realizados pela prefeitura de Amambai. “Estamos animados com a retomada dos investimentos para o funcionamento do curso, devido à importância da qualificação profissional destes jovens”, ressalta José Carlos.

A secretária municipal de Educação, professora Vera Lorensetti, afirma que a administração municipal tem dado atenção especial a escola com a realização de parcerias e investimentos de recursos próprios. Vera anunciou a destinação de cinco novos computadores para a sala de informática, de mais um bebedouro e a efetivação de matrícula para o 2º ano do curso. “Este espaço escolar não estava sendo bem aproveitado; nesta gestão, vamos dar o tratamento que a escola merece”, garante a secretária.

O presidente do Sindicato Rural de Amambai, Diogo Peixoto, disse que o sindicato está disponível para realizar parcerias. “Através do sindicato e do Senar, podemos promover cursos profissionalizantes junto aos alunos”, diz Diogo.

O presidente do legislativo municipal, vereador Roberto Dias, lembra que o segmento do agronegócio precisa de técnicos qualificados e que a escola pode gerar estes profissionais. “Hoje, o conhecimento tecnológico é fundamental para os profissionais serem aproveitados pelo mercado de trabalho”, fala Dias.

Geração de mão de obra

Segundo o prefeito Sérgio Barbosa, a administração municipal tem a escola agrícola como uma das principais fontes geradora de mão de obra qualificada, de conhecimento e de pesquisa. “A escola agrícola está diretamente ligada com a nossa região, com nossa atividade; por isso, a efetivação de parcerias e os investimentos que estamos realizando são no sentido de torná-la referência na região como provedora de técnicos capacitados e local para a realização de eventos científicos que sirvam para fomentar o desenvolvimento agropecuário de Amambai e da região”, afirma o prefeito.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

PARABENS A TODOS CAVALARIANOS
Diversos

Militar e político gaúcho, Manuel Luís Osório, mais conhecido historicamente como General Osório, nasceu em 10 de maio de 1808, na cidade de Santo Antônio do Arroio, Rio Grande do Sul. Faleceu em 4 de outubro de 1879, no Rio de Janeiro.

Era filho do peão Manuel Luís,  catarinense descendente de açorianos, e de Ana Joaquina Luísa Osório, filha de proprietários de terras. Aos quatorze anos de idade, General Osório ingressou na carreira militar, entre os anos de 1822 e 1823, época da Guerra da Independência.

Na ocasião, ajudou a combater as tropas do exército português fixadas na Província da Cisplatina. Também lutou na Guerra da Cisplatina, promovido a tenente na Batalha do Passo do Rosário.

Na Guerra do Farrapos, iniciou luta ao lado dos rebelados, depois da declaração da República Rio-grandense, mudou de ideia e passou a lutar junto com as tropas imperiais do Brasil. Na 2ª Legislatura da Assembleia Legislativa Provincial do Rio Grande do Sul, elegeu-se deputado provincial.

Entre os anos de 1851 e 1852, lutou na Guerra contra Oribe e Rosas, conhecida como batalha de Monte Caseros. Em 1856, tornou-se general e, em 1865, marechal de campo, ao ter organizado, no Rio Grande do Sul, o exército brasileiro para aGuerra do Paraguai.

A Guerra do Paraguai ocorreu entre os anos de 1865 a 1870, General Osório comandou as nossas tropas que invadiriam o sul do Paraguai em 16 de abril de 1866. Foi responsável pela estratégia que , como conseqüência, permitiu que as tropas brasileiras vencessem a Batalha de Tuiuti. Recebeu o título de Barão e, posteriormente, de marquês do Erval.

Em julho de 1866, manteve-se no Rio Grande do Sul, onde formou novas tropas. Em 1868, retornou à batalha para conquistar a fortaleza de Huimaitá, durante a batalha do Avaí.

Findada a Guerra, sete anos depois, foi convidado pelo próprio imperador do Brasil, a ocupar uma cadeira no senado, sendo promovido marechal de exército. No ano de 1878, foi nomeado ministro de guerra, permanecendo no cargo até a sua morte.

Em sua juventude era defensor dos ideais republicanos, mas durante suas investidas militares tornou-se partidário ao monarquismo. Recebeu importantes títulos no decorrer de sua vida, entre eles o de barão de Erval (1866), Visconde do Erval(1868) e marquês do Erval (1869).

Sua esposa era Francisca Fagundes, foi pai de quatro filhos : Fernando Luís Osório, Adolfo Luís Osório , Manuela Luísa Osório e Francisco Luís Osório. Numa ocasião na corte, ao despachar junto a outros ministros, percebeu que D. Pedro II cochilava sem prestar atenção aos discursos dos ministros, numa estado de fúria, General Osório deixou suas armas cairem no chão, despertando o imperador que disse: “Acredito que o senhor não deixava cair suas armas quando estava no Paraguai, marechal”. General Osório retrucou: “Não, majestade”, respondeu Osório, “mesmo porque lá nós não cochilávamos em serviço…”

 

REGIMENTO SOLON RIBEIRO DE AMAMBAI, COMEMOROU COM GARBO

O surgimento da guerra como choque de vontades determinou aos homens incansável busca por lutar com superioridade. Os guerreiros de outrora perceberam, enfim, a importância da situação em que se devia combater: criaram-se plataformas móveis e foram feitas associações aos animais de maior porte, obtendo-se, desse modo, decisiva vantagem em mobilidade e poder de choque. Tal avanço, em sânscrito, foi denominado “akva”, origem da palavra “cavalaria”.

O caballus, palavra do latim, foi o animal que melhor encarnou essa forma de combater.

Inicialmente empregado em carros de guerra ou bigas no Egito, Suméria e Roma, somente com sua montaria, em simbiose única na Natureza, gerou-se o mais formidável conjunto da História, sob o comando do Cavaleiro, monarca dos horizontes largos e desconhecidos.

A velocidade dos corcéis transformou a percepção humana do tempo e do espaço, expandiu consciências e, sob a égide equestre, uma plêiade de chefes militares fez impérios florescerem e ruírem: Alexandre Magno, Aníbal, Júlio César, Átila, Gengis Khan, Carlos Magno, Frederico II e Napoleão.

Frederico II e Napoleão, de modo especial, empregaram magistralmente a Cavalaria, modulando suas missões clássicas de “reconhecer, cobrir, retardar, envolver e perseguir” consolidando-a, assim, como a Arma da Decisão.

No Brasil, as origens da Cavalaria ligam-se à organização do Regimento de Dragões Auxiliares, em Pernambuco, ao término da resistência contra os holandeses em Pernambuco, em meados do século XVII.

Após a Independência, a Cavalaria Imperial produziu líderes de indiscutível valor, sintetizados na figura genial e eletrizante do digno patrono da Arma: Marechal Manuel Luis Osorio – Marquês do Herval.

O “Legendário” nasceu no seio de humilde família, a 10 de maio de 1808, na Vila de Nossa Senhora da Conceição do Arroio, Província do Rio Grande.

Esse local, no atual município de Tramandaí (RS), é hoje preservado como Parque Histórico, guardando, também, os despojos do Marechal.

Osorio assentou praça na Cavalaria da Legião de São Paulo, aos quinze anos incompletos e teve seu batismo de fogo a 13 de maio de 1823, nos embates de consolidação da Independência.

Ainda alferes, durante a Guerra Cisplatina (1825-28), rompeu, de forma espetacular e audaz, o cerco inimigo em Sarandi (1825).

Na Guerra contra Oribe e Rosas (1851-52), à frente do 2º Regimento de Cavalaria Ligeira, desempenhou importante papel em Monte Caseros (1852), sendo promovido a coronel por merecimento.

Intitulado “A Lança do Império”, consagrou-se na Guerra da Tríplice Aliança (1865-70), inicialmente como Comandante em Chefe das Forças de Terra, comandando o III Corpo de Exército e o I Exército na fase final.

Sobressaiu-se, particularmente, nas batalhas de Passo da Pátria (1866), sendo o primeiro soldado em solo paraguaio e Tuiuti (1866), maior embate campal da América do Sul.

Também combateu em Humaitá e Avaí (1868), quando, atingido no rosto, envolve-se em um poncho e percorre as linhas a galope, bradando: “Carreguem, camaradas! Acabem com este resto!”.

Herói, à frente de heróicos cavalarianos como Menna Barreto e Andrade Neves!

Liderança incomum que magnetizava os soldados, mesmo argentinos e uruguaios. Modéstia e generosidade que cativava a todos, multiplicando sua bravura pelos campos onde se fazia presente.

Em tempo de paz, Osorio desempenhou, ainda, profícua carreira política como Senador e Ministro da Guerra, vindo a falecer em pleno exercício desta função, no Rio de Janeiro, em 4 de outubro de 1879, aos setenta e um anos.

Tão grandiosos feitos militares, políticos e exemplos de conduta afirmam-no como modelo de soldado, líder, cavalariano e cidadão, alçando-o ao domínio da lenda, não obstante seu sincero desprendimento.

A inexorável evolução bélica, com os adventos da metralhadora (1893) e do carro blindado (1916), substituiu o cavalo por este como meio de combate.

Desde a Segunda Guerra Mundial (1939-45) até as atuais guerras de movimento, não lineares, os blindados, síntese da ação de choque, proporcionada pela mobilidade, proteção e potência de fogo, reafirmam-se como senhores absolutos dos campos de batalha modernos.

A Cavalaria Brasileira, quer Hipomóvel, Mecanizada ou Blindada, inspirada pelo natalício do seu Patrono, o insigne Osorio, renova hoje o compromisso com o passado de glórias e o futuro de desafios, impelida pelo mesmo espírito cavaleiro do “Bravo dos Bravos”, com tudo o que ele compreende de decisão, lealdade e nobreza de atitudes.

Atraves do comandante do 17 RC MEC  DE AMAMBAI-MS- Ten-Cel HERON SALOMÃO CARDOSO ANGELIM, vivenciamos na manhã deste 08 de maio, uma das melhores e dinamica comemoração do DIA DA CAVALARIA em AMAMBAI, com entrega das BOINAS PRETAS aos incorporados.

Madrinhas entregaram as BOINAS

DEMOSTRAÇÕES DA TROPA CONSAGROU OS TREINAMENTOS COM PREPARO

RAPIDEZ E EFICIENCIA É A MARCA DO REGIMENTO SOLON RIBEIRO

SENTIMOS ORGULHO DE SERMOS BRASILEIROS E VER QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE A LUTA

AUTORIDADES PRESTIGIARAM O EVENTO

 

EXERCITO BRASILEIRO, BRAÇO FORTE, MÃO AMIGA

ORGULHO DOS PAIS EM VER FILHO SERVINDO A PATRIA

O LEGENDARIO CAVALO, SALVE A CAVALARIA


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

VACINA
Diversos

Ministério da Saúde prorroga campanha de vacinação contra gripe

Pouco mais de metade do público pretendido tomou a vacina.
Esforço de imunização deve prosseguir até que meta seja atingida.

Vacinação contra a gripe é prorrogada no país (Luciano Lanes / PMPA)

O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (8) que a campanha de vacinação contra a gripe será prorrogada em todo o país.  Até esta quinta, mais de 21,3 milhões de pessoas se vacinaram contra a doença, o que representa 53,6% da meta estabelecida, que é de atingir 80% do grupo prioritário para a imunização, de 49,6 milhões de pessoas.

A pasta destaca que é importante que as pessoas procurem por um posto de saúde o quanto antes para não deixar para se vacinar nos últimos dias, já que a imunização demora cerca de 15 dias para fazer efeito e no período de frio aumentam as chances de contágio.

Os públicos-alvo da campanha são as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, presos e funcionários do sistema prisional.

No ano passado, o público infantil incluído na campanha tinha idade de seis meses a 2 anos -- houve ampliação, portanto. Segundo o ministério, pessoas com doenças crônicas e "condições clínicas especiais" também devem se vacinar.

Imunização
A imunização via injeção protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. As doses devem ser aplicadas antes do período de inverno.

Segundo o ministério, serão distribuídas neste ano 53,5 milhões de doses da vacina para os 65 mil postos de saúde. De acordo com a pasta, a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonia e de 39% a 75% os índices de mortalidade por influenza.

Ainda de acordo com o ministério, a pessoa que é vacinada não fica gripada em função da imunização.

arte gripe (Foto:  )

PARAGUAY
Diversos

¡Vuelven a elegir a Larissa como la “Musa del Mundial”!

larissa-5860974

El 14 y 15 de mayo serán días feriados

Antiguamente, el único día feriado nacional era el 14 de mayo, no así el día 15 en que se celebraba el Día de las Madres. Sin embargo, llegó un momento en que a algún parlamentario se le antojó que el 15 de mayo también debería ser feriado, partiendo de la premisa que la gesta comenzó el 14 y culminó el 15 de mayo, y fue en ese entonces, que en el año 1990, por ley N° 8/90, el 14 de mayo dejó de ser feriado nacional, siendo únicamente el 15 de mayo, aunque los desfiles estudiantiles, que dicho sea de paso, ya son pocas las ciudades en las que se realizan, siempre se realizaron el 14 de mayo, porque las profesoras, que también son mamás, tenían que celebrar ese día con sus hijos y con sus madres.

Por Decreto Ley  N° 4531 del 21 de noviembre de 2011, a partir del 2012, el 14 de mayo volvió a ser feriado nacional, día no laboral, que sumado al 15 de mayo, ya son dos días hábiles sin trabajar en un país que lo que más necesita es trabajar.

En contrapartida, otro feriado muy importante para nuestro país, como lo es sin lugar a dudas el 12 de junio, fecha en que finalizó la guerra del Chaco, ganada por Paraguay ante Bolivia, pasará para el lunes 16. Por lo tanto, el jueves 12 de junio será un día normal.  


 


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

PETROBRAS RESPINGARÁ EM POLITICOS
Diversos

Justiça decreta a quebra do sigilo bancário da Petrobras e de ex-diretor

Juiz federal do PR determinou devassa das contas de Paulo Roberto Costa.
Decisão é um desdobramento das investigações da operação Lava Jato.

A Justiça Federal do Paraná decretou nesta quinta-feira (8), a pedido do Ministério Público Federal (MPF), a quebra do sigilo bancário da Petrobras nos contratos da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, com empresas investigadas na operação Lava Jato, da Polícia Federal (PF). O empreendimento da estatal, alvo de suspeitas de superfaturamento, está sendo investigado pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Contas da União.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Petrobras informou que ainda não foi intimada sobre a decisão e disse que "reafirma seu compromisso de continuar colaborando com o Poder Judiciário para esclarecimento dos fatos".

No mesmo despacho, o Judiciário determinou a quebra do sigilo bancário do ex-diretor de Refino e Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, um dos presos pela operação. Ele é réu no processo referente à Lava Jato pelos crimes de lavagem de dinheiro e participação em grupo criminoso organizado.

Costa é apontado pelo MPF como um dos chefes de uma quadrilha especializada em lavar dinheiro no exterior, por meio de operações de câmbio fraudulentas. Conforme a denúncia dos procuradores da República, o ex-diretor da Petrobras usou empresas de fachada, comandadas pelo doleiro Alberto Youssef, para lavar dinheiro da construção da Refinaria Abreu e Lima.

Além do ex-dirigente da estatal, terão as contas bancárias devassadas outras seis pessoas, entre as quais duas filhas e dois genros de Paulo Roberto Costa.

Também foi autorizada a quebra do sigilo bancário das empresas GFD Investimentos e da Sanko Sider e Sanko Serviços de Pesquisa. A decisão engloba todas as movimentações das contas bancárias, inclusive, a origem e o destino de débitos e créditos.

Por meio de nota oficial, a assessoria de imprensa do grupo Sanko Sider afirmou que todos os contratos do conglomerado "foram feitos apenas com empresas privadas, construtoras ou consórcios particulares". O grupo também destacou no comunicado que "não faz vendas diretas à Petrobras, excetuando-se alguns itens para manutenção".

Na nota, a Sanko Sider "repudia veementemente as ilações que vêm sendo feitas e reafirma total transparência, legalidade e legitimidade de seus negócios".

Já a GFD Investimentos informou que não havia sido comunicada da decisão e que não iria comentar a ordem da Justiça Federal.

O objetivo da quebra de sigilo solicitada pelo MPF é tentar apurar o rastro do dinheiro usado para construir a refinaria pernambucana. As investigações da operação Lava Jato tentam identificar se os recursos repassados para a obra teriam abastecido o esquema bilionário de lavagem de dinheiro e evasão de divi

Limite das investigações
A decisão da Justiça Federal limita a quebra de sigilo às transferências da Petrobras realizadas entre janeiro de 2009 e dezembro de 2013 para a construtora Camargo Corrêa, responsável por parte da obra da Refinaria de Abreu e Lima, e para as empresas Sanko Sider e Sanko Serviços de Pesquisa. De acordo com as investigações da PF, essas empresas teriam sido usadas para lavar dinheiro da obra.

Em nota oficial, o consórcio CNCC, liderado pela construtora Camargo Corrêa, alegou "que não praticou nenhuma irregularidade" e reiterou que, como responsável por parte das obras da refinaria Abreu e Lima, "tem relacionamento comercial com as empresas Sanko Sider e Sanko Serviços, empresas cadastradas pela Petrobras para o fornecimento de tubos”.

O despacho determina que a Petrobras apresente em 20 dias o resultado da quebra de sigilo, discriminando as transferências, as data, os valores e as contas envolvidas na construção da planta de refino de petróleo. A Justiça exigiu ainda que a estatal do petróleo discrimine as transferências às empresas, relacionando os pagamentos por obras, produtos e serviços na refinaria.

Entenda a Operação Lava Jato
A operação Lava Jato foi deflagrada pela 
Polícia Federal em 17 de março para desarticular um esquema de lavagem de dinheiro e evasão de divisas que teria movimentado cerca de R$ 10 bilhões. Os policiais federais executaram mandados em sete unidades da federação: Distrito Federal, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Segundo as investigações da PF, um dos chefes da quadrilha seria o doleiro Alberto Youssef. Preso no Paraná, ele é réu por evasão de divisas, lavagem de dinheiro, fraude em contratos de câmbio, operar instituição financeira sem autorização e formação de quadrilha.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

NOTICIAS DA NOITE
Diversos

Salário mínimo necessário para suprir demandas básicas deveria ser de R$ 3 mil

Pesquisa da Dieese aponta alta de 11,7% no valor da cesta básica em Campo Grande no mês de abril

GABRIEL MAYMONE 

Ainda em vigência, o decreto de Lei número 399 de 1938 estabelece que o salário mínimo deveria ser suficiente para suprir as despesas com alimentação, educação, saúde, higiene, transporte, moradia, vestuário, lazer e previdência. No mês passado, o governo federal propôs que o valor mínimo que um trabalhador brasileiro recebesse fosse de R$ 779, para 2015. Porém, uma pesquisa elaborada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), aponta que, para esse decreto ser uma realidade, seria necessário um salário mínimo de R$ 3.019,07.

A análise é feita a partir do preço da cesta básica. Em abril, segundo a pesquisa, a relação dos treze itens básicos da alimentação do campo-grandense ficou por R$ 330,61, por pessoa. Levando em conta uma unidade básica familiar, composta por dois adultos e duas crianças, o Dieese concluiu que a cesta básica familiar custou R$ 991,83, valor 1,37 maior do que o salário mínimo.

Dos itens pesquisados, apenas quatro ficaram mais baratos em abril se comparados com o valor registrado em março. A carne bovina (-1,3%), farinha de trigo (-0,48%), manteiga (-0,34%) e o tomate (-21,07%) - que colaborou para que o valor total não fosse ainda maior.

A maior alta verificada foi na banana nanica (18,83%), batata (15,25%), feijão (6,68%), óleo de soja (5,33%), leite (4,43%), pão francês (2,78%), arroz (1,84%), café (1,41%) e açúcar (0,58%).

Há um ano, em maio de 2013, o valor da cesta básica era de R$ 271,65 por pessoa e R$ 814,95 a familiar, uma variação de 11,7% e o salário mínimo necessário era de R$ 2.892,47.

Identificada mais quatro vítimas de acidente com van

GABRIEL MAYMONE 
foto
Foto: Márcio Rogério
Acidente aconteceu em dezembro do ano passado

Depois de quase cinco meses, foram identificadas mais quatro vítimas do acidente envolvendo uma van e uma carreta frigorifica, que terminou com 11 mortes, em dezembro do ano passado, na BR-267, no distrito de Casa Verde, entre Bataguassu e Nova Andradina (MS). A van transportava comerciantes do Shopping Popular de Três Lagoas.

Após exames de DNA, o Instituto Médico Legal (IML) de Campo Grande identificou Huang Tasan Ming, Samuel Fernandes de Pinho, Douglas Alexandre Ferreira e Rafael Moraes da Silva.

O velório está sendo realizado em Três Lagoas. Segundo familiares, ainda não há previsão do horário do sepultamento, devido a preparativos que serão necessários, assim como a expectativa de esperar pela chegada de parentes que moram em outras localidades.

Acidente
A Van estava seguindo para o Paraguai, onde os comerciantes fariam compras para revender no shopping. Segundo testemunhas, próximo a Casa Verde, a Van colidiu de frente com um caminhão e, em seguida, pegou fogo.  Todos os ocupantes morreram carbonizados.

Justiça quebra sigilo bancário da Petrobras

G1 08/05/2014 15h53 
 

foto
Foto: Divulgação
Paulo Roberto Costa teve o sigilo bancário quebrado pela Justiça

A Justiça Federal do Paraná decretou nesta quinta-feira (8), a pedido do Ministério Público Federal, a quebra do sigilo bancário da Petrobras nas transações financeiras realizadas a partir de contratos firmados para a construção da refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco.

O empreendimento da estatal no estado da Região Nordeste é alvo de suspeitas de superfaturamento.

O Judiciário também determinou a quebra do sigilo bancário do ex-diretor de Refino e Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, um dos presos pela operação Lava Jato, da Polícia Federal (PF). Além do ex-dirigente, terão as contas bancárias devassadas outras seis pessoas, entre elas duas mulheres apontadas pela PF como filhas de Paulo Roberto, além dos maridos delas.

Também foi autorizada a quebra do sigilo bancário das empresas GFD Investimentos e da Sanko Sider e Sanko Serviços de Pesquisa. A quebra engloba todas as movimentações das contas bancárias, inclusive, a origem e o destino de débitos e créditos.

O objetivo da quebra de sigilo solicitada pelos procuradores da República é tentar apurar o rastro do dinheiro usado para construir a refinaria pernambucana. As investigações da operação Lava Jato, da Polícia Federal, tentam identificar se os recurso repassados para a obra teriam abastecido o esquema bilionário de lavagem de dinheiro e evasão de divisas liderado pelo doleiro Alberto Yousseff.

A decisão da Justiça Federal determina que a quebra de sigilo é válida para as transferências da Petrobras feitas entre janeiro de 2009 e dezembro do ano passado para a construtora Camargo Corrêa e para as empresas Sanko Sider e Sanko Serviços de Pesquisa. De acordo com as investigações da PF, essas empresas eram usadas para lavar dinheiro.

O despacho determina que a Petrobras apresente em 20 dias o resultado da quebra de sigilo, discriminando as transferências, as data, os valores e as contas envolvidas no construção da planta de refino de petróleo. A Justiça exigiu ainda que a estatal do petróleo discrimine as transferências às empresas, relacionando os pagamentos por obras, produtos e serviços na refinaria. 

Polícia desmonta esquema de adolescentes que roubavam e vendiam peças de moto

Pelo menos quatro adolescentes, sendo três de 17 anos e um de 16, além de Valdir de Mora Rocha, de 51 anos, e Rodrigo Ferreira da Silva, de 18 anos, foram flagrados por furto de motociclistas e revenda de peças dos veículos. O caso foi descoberto após uma abordagem de rotina pelos policiais militares, no Bairro Los Angeles, região sul de Campo Grande. 


Os nomes dos adolescentes não foram divulgados, assim como prevê as normas do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). 

Na Rua Lafaiete Câmara de Oliveira, os policiais abordaram um jovem de 16 anos que estava com uma motocicleta Titan Today. Durante a vistoria descobriram que o veículo era furtado. O rapaz revelou que comprou por R$ 800 o veículo de um adolescente de 17 anos, que mora no Los Angeles, área sul de Campo Grande. 

Ao chegar à casa do jovem de 17 anos, ele apontou Rodrigo como o responsável por vender a moto. Já na casa do suspeito de 18 anos,ele foi encontrado no portão com uma Honda Titan, com motor adulterado. 

Ao ser questionado sobre a venda de veículos roubados e o motor adulterado, ele disse que furta veículos para “passar para frente ou desmontar e revender as peças”. Dentro da casa de Rodrigo foram encontradas várias peças da mesma motocicleta que ele acabara de desmanchar, inclusive no terreno ao lado, algumas partes  estavam sendo queimadas, e em uma sacola que estava no lixo foi encontrada uma placa do veículo. 

A Honda Fan, de cor cinza, placa NRR-3566, de Campo Grande (MS), desmanchada que havia sido furtada no dia 6, um dia antes do flagrante. Rodrigo contou que encontrou a moto estacionada em uma rua, ele empurrou o veículo até uma área segura, onde fez a ligação direta e fugiu. 

Além disso, ressaltou que boa parte das peças eram entregues a Valdir, que tem uma loja de autopeças, e revendiam os objetos no local. Na casa do suspeito de 51, os policiais encontraram a YBR Yamaha, de cor vermelha, de placa HRV-6656, de Campo Grande (MS), que também foi roubada no dia 6. 

Próximo da casa de Valdir, havia um adolescente de 17 anos com uma Biz, de cor vermelha, que era roubada. Segundo ele, pagou R$ 500 pelo veículo e apontou outro jovem de 17 anos como o vendedor. 

O vendedor, que tem várias passagens por diversos delitos, foi encontrado pelos policiais no Bairro Aero Rancho, região sul, e confirmou a informação de ter vendido a moto.

Arlindo Florentino

 

Rapaz é espancado por dez adolescentes ao sair de feira no Aero Rancho

Na noite de quarta-feira (7), um jovem de 24 anos foi agredido por dez adolescentes quando saía de uma feira no bairro Aero Rancho, região sul de Campo Grande.

Segundo a vítima, ele comia na feira quando os jovens se aproximaram e sem motivo começaram a jogar pedaços de salgados e o ameaçaram.

Para evitar o confronto, o jovem saiu da feira, mas os infratores o impediram. Ele foi golpeado com vários chutes e socos, que deixaram marcas por todo seu corpo.



Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

NOTICIAS
Diversos

 Cerca de 600 lideranças indígenas estão reunidas em Miranda para discutir conflito de terras

Lideranças indígenas de todo o Mato Grosso do Sul estão reunidas nesta manhã (8) na Aldeia Babaçu, em Miranda – a 203 quilômetros de Campo Grande, para discutir a questão territorial indígena.

De acordo com Lindomar Terena, 600 lideranças de todas as etnias discutirão os próximos procedimentos a respeito da demarcação de terras no Estado. “Agora pela manhã vamos apresentar os dados e no período da tarde vamos discutir sobre todas as áreas em conflito em Mato Grosso do Sul e como vamos proceder”, afirma.

Pontes devem triplicar produção 
de frigorífico

VÂNYA SANTOS E PAULA VITORINO 
foto
Foto: Bruno Henrique / Correio do Estado
Parceria para a construção das pontes foi assinada nesta quinta-feira

O governador  André Puccinelli e o vice-presidente do Paraguai, Juan Afara Macial, assinaram nesta quinta-feira (8) uma parceria que viabiliza a construção de duas pontes sobre o Rio Apa, ligando a cidade de Porto Murtinho (MS) ao Paraguai.

A expectativa do governador é de que a obra possibilite o intercâmbio cultural, de sanidade animal e triplique a produção do frigorífico de Porto Murtinho.

André Puccinelli garantiu que as pontes serão inauguradas ainda neste ano.

Polícia apreende carreta com 1 ton 
de maconha

VâNYA SANTOS E CAMILA MORTARI 

A Polícia Militar Rodoviária Estadual (PMRE) apreendeu uma carreta basculante transportando uma tonelada de maconha, ontem (07), em Amambai (MS). Durante fiscalização, policiais abordaram o veículo, na Rodovia MS-156, trecho que liga Amambai a Caarapó.

A droga estava distribuída em tabletes, alguns deles com uma espécie de “selo de qualidade” com os dizeres, “Droga Verde/Índio” com a caricatura de um indígena. O entorpecente era transportado em um fundo falso.

O motorista, Juliano Dias dos Santos, de 31 anos, disse à polícia que mora na cidade de Ituverava (SP). Ele pegou o caminhão em um posto de combustível na cidade de Amambai e carregaria com milho em uma cooperativa em Dourados, depois seguiria com a carga até seu estado de origem.

Segundo a polícia, num primeiro momento o motorista negou ter conhecimento da existência da droga na caçamba.

Juliano, junto com a carreta e a maconha foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil local.

Homem é morto a facadas após se envolver em briga na Capital

VâNYA SANTOS E CAMILA MORTARI 

Emerson Germani Cavalhero Montiel, de 29 anos, foi morto a facadas ontem (7) na Rua Siriguela, no Bairro Jardim das Hortênsias, em Campo Grande (MS).

Segundo informações do boletim de ocorrência, moradores da região disseram que a vítima se envolveu em uma briga com três ou quatro rapazes antes do crime e que alguém efetuou um disparo para o alto.

Logo após a briga, ele pediu socorro na rua. A vítima foi atingida com golpes de faca pelo corpo.

O homem disse antes de morrer que se chamava Felipe, mas foi identificado posteriormente como Emerson.

A polícia investiga o caso.

Matéria editada às 11h45min para acréscimo de informações.

Colaborou Laura Holsback

Operário morre após descarga elétrica na Arena Pantanal, em MT

G1 
foto
Foto: Christian Guimarães/ Globo Esporte
Equipes do Samu foram até a Arena e tentaram reanimar vítima

Um operário morreu nesta quinta-feira (8) após receber uma descarga elétrica enquanto trabalhava na obra de construção da Arena Pantanal, em Cuiabá. Segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que atendeu a ocorrência, a vítima sofreu uma parada cardiorrespiratória. Duas equipes médicas o atenderam no próprio estádio, porém, ele não resistiu. A vítima não chegou a ser encaminhada para o hospital e morreu no local do acidente.

O corpo do trabalhador foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), na capital.
Ele trabalhava em uma empresa terceirizada contratada pelo consórcio responsável para executar a obra. No momento do acidente, a vítima, que morava na capital, estava no setor leste da Arena Pantanal, onde serão sediados os jogos da Copa do Mundo, no próximo mês.

A assessoria da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) ainda não se manifestou sobre o assunto e informou que irá se pronunciar durante uma entrevista coletiva no período da tarde. O horário, no entanto, ainda não foi confirmado.

O chefe de Fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Mato Grosso, José Almeida, disse que as causas do acidente serão averiguadas e reclamou de o fato de o Ministério Público do Trabalho (MPT) não ter sido comunicado do fato. "Ficamos sabendo pela imprensa e isso já é um erro. Primeiro, vamos verificar as circunstâncias do acidente e não podemos considerar que a morte seja normal", afirmou.



Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

ANDRÉ
Diversos

Governo anuncia duas novas pontes ligando MS ao Paraguai, na região de Porto Murtinho

Aumentar texto Diminuir texto

Waldemar Gonçalves e Juliene Katayama

Gerson Walber

O governo de Mato Grosso do Sul oficializou na manhã desta quinta-feira (8) uma série de ações em parceria com o Departamento de Concepción e o governo do Paraguai. Entre elas, anunciou a construção de duas pontes sobre o Rio Apa, na região de Porto Murtinho, ligando o Estado ao Paraguai.

Segundo as informações oficiais, uma das pontes levará a Valemi. Custará R$ 8,6 milhões e terá 180 metros.

A outra ponte fará ligação a San Carlos, ao custo de R$ 5 milhões. Ambas serão construídas ainda em 2014, garantiu o governador do Estado, André Puccinelli.

O objetivo das novas ligações por terra – bem como de todo o projeto de integração – é viabilizar rotas de exportação aos mercados asiáticos, via portos chilenos. Em contrapartida, o governo de Concepción vai investir em melhorias na infraestrutura logística do outro lado da fronteira.

André diz que não sobe em palanque de Delcídio nem para apoiar Dilma

Aumentar texto Diminuir texto

Fernanda Kintschner e Juliene Katayama

Apoiar a reeleição da presidenta Dilma Rousseff (PT) é algo já definido pelo governador André Puccinelli (PMDB). Porém, o maior adversário do seu partido na disputa pelo Governo do Estado é o pré-candidato petista, senador Delcídio do Amaral, que fará palanque para Dilma. Portanto, subir no mesmo palco que Delcídio está fora de cogitação para o governador.

“Eu não vou subir no palanque do Delcídio. Eu vou fazer o palanquinho do André”(sic), declarou o governador em agenda pública nesta quinta-feira (8). Segundo o governador, ele tem muito a agradecer a presidenta, pelos recursos disponibilizados para Mato Grosso do Sul.

O senador Delcídio foi procurado pela reportagem para comentar as delcarações de André, porém até o fechamento da matéria não retornou as ligações.

Já o nome do PMDB para disputar o governo do Estado, Nelsinho Trad, declarou por vezes que discorda do apoia à Dilma e que André iria apoia-la sozinho, pois a aliança PMDB-PT nacionalmente não será reproduzida no Estado, sendo os partidos rivais há muitos anos.

Em anos anteriores Puccinelli fez campanha contra a presidente Dilma e ainda passou por saia justa no ano passado quando lançou obras e outros benefícios como se fossem adquiridos pelo Estado, mas que tinham recursos federais.

Dilma então veio a Mato Grosso do Sul no ano passado entregar ônibus escolares e contornou o impasse com o governador, que começou a apoia-la. A dificuldade entre alianças PT-PMDB também esteve presente nas eleições de 2010, em que o ex-presidente Lula chegou a dizer que não subiria em palanque nenhum. Ao final, Puccinelli apoiou o ex-ministro José Serra (PSDB), que perdeu para Dilma.

Puccinelli diz ter recebido de Dilma garantia da inclusão da BR-419 nas obras do PAC

Aumentar texto Diminuir texto

Waldemar Gonçalves e Juliene Katayama

Gerson Walber

O governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), disse na manhã desta quinta-feira (8) que recebeu da presidente da República, Dilma Rousseff (PT), o compromisso de incluir o projeto da BR-419 no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). A meta oficial é concluir a obra em dois anos.

A BR-419 já foi citada como principal peça no jogo de apoio político à reeleição de Dilma em Mato Grosso do Sul. A rodovia tem 214 quilômetros e liga Rio Negro a Aquidauana, abrindo uma nova rota viária dentro da planície pantaneira, em um projeto da ordem de R$ 390 milhões.

Em reunião em Brasília (DF) na quarta-feira (7), Puccinelli também encaminhou projetos como o da chamada Sul-Fronteira Integração, nova rota ferroviária ligando polos produtivos de Mato Grosso do Sul ao Paraná.

O governador afirmou, durante evento nesta manhã na Capital, ter conversado com a presidente sobre as liberações de verbas federais para a ferrovia. A contrapartida do Estado será de R$ 50 milhões.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

Diversos

Homenagem a Debora Barros Quinzani

Foto: Hoje é o seu aniversário e você não está aqui para receber um abraço, mas sabemos que você está nos braços do Pai.. Queria poder te falar o quanto eu te amo, o quanto eu penso em você e como você faz falta.
Você causou uma impressão duradoura em muitas pessoas e não deixaremos de sentir sua falta. Você foi uma guerreira muito corajosa. Você impactou muitas vidas de uma maneira profunda. Quando você nos deixou, parte de mim se foi junto. Minha força e minha esperança desapareceram. Agora eu a levo comigo, você continua ocupando um lugar no meu coração que pertence somente a você e vai ser sempre assim. Não me lembro de suas últimas palavras, mas me lembro como me senti ao falar no telefone com você, sua voz estava tão fraca, e você me disse que doía para falar... A sensação de ver você dormir e saber que estava me ouvindo mas não podia responder...
Eu sei que fui fraca e não consegui falar tudo o que estava sentindo mas fiquei te olhando por um vidro e pensando no quanto eu te amava. 
Tenho tanta sorte de ter estado ao seu lado. Obrigada por tudo o que fez por mim e desculpa por não falar/demonstrar isso enquanto você estava aqui do meu lado! E eu continuo te amando bebezinha <3
Deborah Quinzani

Pela vida da Debora, pelos dias que passou conosco, por tudo que aprendemos com ela, pelo carinho, pela alegria, pela força e pela bondade. Somos gratos ao Senhor.

Pelas pessoas que estão conosco neste momento de dor, pelas orações, pela ajuda, pela força, pelas colaborações, pelo pensamento positivo, pelas lágrimas.

Que as grandes bênçãos do Senhor Deus sejam derramadas sobre vossas vidas. 

O nosso muito obrigado

Família Barros e Família Quinzani.

Foto: #GRATIDÃO


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

Depois de reunião com Aécio, senador do PSDB dá como certa a candidatura de Azambuja

Aumentar texto Diminuir texto

Assessoria/DA

A candidatura do deputado federal Reinaldo Azambuja ao governo de Mato Grosso do Sul pelo PSDB está praticamente ratificada pela Executiva Nacional do partido. Após longa reunião de Azambuja e do senador Ruben Figueiró com o presidente do PSDB e pré-candidato à presidência da República, Aécio Neves, nesta quarta-fera (07), ficou definido que a candidatura própria em Mato Grosso do Sul será necessária para garantir maior visibilidade ao partido no Estado.

Agora, Reinaldo vai reiniciar os contatos com os diversos partidos políticos que estejam alinhados ao programa e proposta de governo do PSDB para estabelecer as alianças e garantir maior amplitude na campanha eleitoral.

Segundo o senador Ruben Figueiró, Azambuja está satisfeito com a repercussão positiva em torno do nome dele para concorrer ao governo. “Essa candidatura pode representar um salvo conduto para o eleitorado que não encontrava nos candidatos das demais forças o desejo de mudanças e renovação de costumes políticos no nosso Estado”, afirmou Figueiró.

Também nessa quarta-feira, o senador Aécio Neves recebeu representantes da Federação Nacional de Policiais Federais. A reunião foi viabilizada por intermédio dos senadores Figueiró e Alvaro Dias (PR), integralmente solidários às reivindicações da categoria junto ao Ministério da Justiça.

 

'Quero agradecer o imenso carinho', diz filha de Jair Rodrigues

G1 08/05/2014 13h51 
 

foto
Foto: Divulgação
Jair Rodrigues é pai dos também cantores Jair de Oliveira e Luciana Mello

Morreu aos 75 anos o cantor Jair Rodrigues. De acordo com a JRC Produções, o músico estava em casa, em Cotia (SP), e a família aguarda a chegada da perícia. Não foi divulgada a causa da morte.

Jair Rodrigues de Oliveira nasceu em Igarapava (SP), no dia 6 de fevereiro de 1939, informa seu site oficial. Pai dos também cantores Jair de Oliveira e Luciana Mello, ele começou sua carreira nos anos 1960, em programas de calouros. Em 1962, gravou seu disco de estreia. Segundo o perfil, duas das músicas, "Brasil sensacional" e "Marechal da vitória", tinham como tema a Copa do Mundo daquele ano, no Chile, que foi vencida pela seleção brasileira.

Veja abaixo a repercussão da morte do cantor entre os famosos:

Luciana Mello, cantora e filha de Jair Rodrigues, pelo Facebook
"Quero agradecer, de coração, o imenso carinho que estamos recebendo!
Em breve falaremos com todos. Só pedimos que respeitem nossa privacidade nesse momento tão difícil e sofrido... Mto obrigada!!"

Fagner, cantor, em entrevista ao G1
“O Jair foi uma referência. Me criei ouvindo suas músicas, marcou muito a minha carreira e meu gosto pela música, principalmente com o ‘Dois na Bossa’, com a Elis, que foi incrível. Depois, quando comecei a entrar na cena artística e o encontrava pessoalmente vi que era uma pessoa muito alegre, afável, respeitosa. Foi uma lição de alegria, de humildade, de curtir o tempo. Deixa uma história de um grande artista e grande sambista. Não tinha tempo ruim para ele, e é isso que fica pra gente: uma lição de alegria."

Zeca Pagodinho, em entrevista ao G1
“Cheguei no Brasil nesta manhã logo recebendo notícias tristes. É fogo na Avenida Brasil, protesto, bomba e tiro e o pior, morre Jair Rodrigues, o símbolo da alegria. Ele era uma cara festeiro, alegre. A gente fica com esta lembrança e vê como uma coisa muito triste. Nunca vi ele triste em nenhum lugar, mocorongo, sempre feliz, cumprimentando as pessoas, chamando, numa euforia. Ele gravou um samba meu no início da minha carreira, chamado "Somente Sombra". É uma perda para todo mundo”

Gilberto Gil, cantor, pelo Twitter
"In memoriam"

Lobão, cantor, pelo Twitter
"Tristeza absoluta Morre Jair Rodrigues ,um querido amigo,uma pessoa maravilhosa e um dos maiores cantores brasileiros R.I.P."

Carlinhos Brown, cantor, em nota
"A alegria mãe escolheu o mês de maio para conduzir sua criança às mãos do altíssimo, como lembrança a deus de como deve ser o mundo através deste pai de ensinamentos, condutor de humanidades e ser de luz. Deus que tudo sabe, compreende a falta que ele nos faz agora, porque nós faremos eternos os seus feitos. O alertar que vemos nos dá a vida que somos e o destino, tudo surpreenderá a todos. Feliz seja o homem fiel aos seus princípios. O senhor, Jair Rodrigues, me ensinou a ser. Humildemente agradeço a oportunidade de tê-lo agradecido em vida por todo o bem que me fez. Agora, agradeço a Deus por confortá-lo em sua morada. Mestre, viverás em minha alegria. Muito obrigado por tudo, até um dia!"

Fafá de Belém, cantora, pelo Instagram ‏
"Nenhuma palavra eh possível nesta manhã. Silêncio : Jair Rodrogues partiu"

Emicida, rapper, pelo Twitter
"Jair Rodrigues. Obrigado demais, impossível agradecer por ter compartilhado seu dom e energia conosco. Descanse em paz eterno professor. Triste demais"

Serginho Groisman, apresentador, pelo Twitter
"A morte de Jair Rodrigues é triste. Além de incrível cantor era ótima pessoa e deixa uma família maravilhosa. Fica em paz, amigo de todos. [...] Família talentosa e alto astral. Saudades Jair Rodrigues."

Preta Gil, cantora, pelo Instagram
"Símbolo de uma geração , sinônimo de felicidade , um gênio da MPB, um exemplo de Pai , o marido ideal e o vovô maluquinho!! Esse é Jair Rodrigues !! Aqui fica meu amor e admiração por esse Gênio e muita força e amor para Clodine, Luciana, Jairzinho e toda a família !! Hoje vai ter muita musica e festa no céu!!!"

Rappin' Hood, rapper, pelo Twitter
"Meu Querido Mestre Jair se foi,todo carinho do mundo a ele e a família Oliveira!Obrigado Mestre,Eu te amava demais!"

Lenine, cantor, pelo Facebook
Seu Jair é um grande exemplo da máxima "pessimista é um otimista sem experiência".

Sandy Leah, cantora, pelo Twitter ‏
"Meu Deus, não acredito! O Brasil perde um dos grandes... Meus mais sinceros sentimentos à família toda de Jair Rodrigues. RIP Jair."

Tico Santa Cruz, cantor, pelo Facebook
"Esse cara sempre sorridente e alto astral fez um dos primeiros RAPs da Musica Brasileira! Vai deixar além da grande história o seu sorriso contagiante! Luz no seu caminho Jair! Força e toda solidariedade a família!"

Geraldo Alckmin, governador de São Paulo, pelo Twitter
"Com a morte de Jair Rodrigues, o Brasil perde uma de suas vozes mais alegres. Meus sentimentos à família, amigos e milhões de fãs."

Michel Temer, vice-presidente da Repúlica
"O Brasil lamenta a morte de Jair Rodrigues, ícone da música e da cultura popular brasileira. Sentimentos à família."

Gloria Perez, escritora, pelo Twitter
‏"O dia começou triste: 'Morre o cantor Jair Rodrigues aos 75 anos'"

Marcelo Medici, ator, pelo Twitter
"Jair Rodrigues provou que talento, originalidade, integridade, simplicidade e elegancia, nunca sairão de moda."

Angélica, apresentadora, pelo Instagram
Sempre momentos de alegria e descontracao com ele .... , Deus abencoe essa familia tao amada!!! #triste

Helio de la Peña, humorista, pelo Twitter ‏
"Jair Rodrigues: um dos caras mais divertidos da mpb. Nosso primeiro rapper. E ainda plantava bananeiras no palco. Descanse, figuraça!"

Otaviano Costa, ator, pelo Twitter
"Eita notícia triste...esse era o tipo de homem que a gente achava que viveria até os 200 com tanta alegria... #RIPJair"

Fernanda Souza, atriz, pelo Instagram
"Seu Jair era a alegria em pessoa... Que nesse momento triste, a gente possa lembrar dele com um sorriso no rosto, e rezar desejando conforto e paz pra ele e toda sua família!"

Luciano Huck, pelo Twitter
"Muito chateado com a morte do Jair Rodrigues. Um cara muito carinhoso e sempre sorridente. Deixo meu carinho a família."

Rodrigo Andrade, ator, pelo Twitter
"Mais uma grande perda! Muito triste! Morre o cantor Jair Rodrigues. #JairRodrigues"

Valesca Popozuda, cantora, pelo Twitter
"A que triste! Vá em Paz Jair Rodrigues leve sua alegria para o céu ! Meus pêsames a toda família"

Adriane Galisteu, apresentadora, pelo Twitter
"Ta difícil de acreditar.... Todo meu carinho pra familia que eu tanto adoro! Jair pra sempre"

Monique Evans, apresentadora, pelo Twitter
"Nooooossa , passada com a morte de Jair Rodrigues!!Pessoas queridas estão nos deixando.. Sua alegria vai nos fazer falta!"

Paula Braun, atriz, pelo Twitter
"‏Jair Rodrigues vai fazer um dueto bem lindo com Elis no lugar para onde vão os que são especiais."

Cássio Reis, ator, pelo Twitter
"Descanse em paz grande Jair Rodrigues! Meus sentimentos à família."

Juliana Alves, atriz, pelo Twitter
"Lindo, lindo. Obrigada, Jair Rodrigues"

Pedro Neschling, ator, pelo Twitter
"Jair Rodrigues, mais um gigante que se foi. Força e amor para a família!" 

 


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

ARMA LIGEIRA, ESTRELA GUIA
Diversos

17º RC Mec comemora Dia da Cavalaria

Como parte das comemorações alusivas ao Dia da Cavalaria, na guarnição de Amambai, o 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado, tradicional Unidade Militar de Cavalaria do Exército Brasileiro, realizará no dia 8 de maio, a partir das 9 horas, a solenidade militar no pátio de formatura do Regimento. A atividade está aberta para a população de Amambai e Região.

Anualmente, no dia 10 de maio é comemorado o Dia da Cavalaria em alusão a data natalícia de seu Insigne Patrono, o Marechal Manuel Luís Osorio, "O Legendário".

10 de maio: Dia da Cavalaria

A Cavalaria, no início das operações, é empregada à frente dos demais integrantes da Força Terrestre, na busca de informações sobre o inimigo e sobre a região de operações. Participa de ações ofensivas e defensivas, aplicando suas características básicas: mobilidade, potência de fogo, ação de choque, proteção blindada e sistema de comunicações amplo e flexível. Seus elementos podem ser blindados, mecanizados e de guardas. Participa do cerimonial com escoltas mecanizadas e a cavalo.

A Cavalaria brasileira tem sua origem ligada à organização do Regimento de Dragões Auxiliares, em Pernambuco, ao término da guerra contra os holandeses, remunerada por homens abastados, como João Fernandes Vieira. Mais tarde, na época do governo do Marquês de Pombal, criou-se, no Rio de Janeiro, o Regimento de Dragões, que visava a garantir a autoridade e o cumprimento das leis, ficando ainda em condições de acorrer, em tempo de guerra, onde necessário fosse.

10 de maio de 1808. Nasce na Vila de Nossa Senhora da Conceição do Arroio, atual Município de Osório (RS), o menino Manuel Luis Osório.

Filho de estanceiro, aprende desde cedo a dominar como ninguém os animais que lhe servem de montaria. De praça do Exército Imperial aos quinze anos de idade, galga todos os postos da hierarquia militar de sua época, mercê dos atributos de soldado que o consagram como "O Legendário".

Comandante de esquadrões, regimentos e exércitos, em período conturbado de nossa história, participa com brilhantismo das Campanhas da Independência, Cisplatina, de Monte Caseros e da Guerra da Tríplice Aliança.

De seus vários atos de bravura, astúcia e heroísmo destaca-se a atuação como tenente-coronel em Monte Caseros, quando, à frente do 2º Regimento de Cavalaria, na vanguarda das tropas brasileiras, inflige ao inimigo o rompimento do seu dispositivo de defesa e comanda decisivas operações de aproveitamento do êxito e perseguição.

Marechal e marquês, em seu brasão há três estrelas douradas que representam os ferimentos sofridos no rosto durante a cruenta Batalha de Avaí, em dezembro de 1868.

A despeito do reconhecimento que lhe fora dispensado até mesmo pelos inimigos de então e da popularidade que o transformara em mito nos campos de batalha, Osorio expirou em 4 de outubro de 1879 com a mesma simplicidade que o acompanhara durante toda a vida.

Após as reformas de 1908/15 e a influência da Missão Francesa (1921), nossa Cavalaria foi alvo de profundas modificações, que se intensificaram a partir da década de 1960, com o Acordo Militar Brasil-Estados Unidos. Esse acordo possibilitou à Cavalaria brasileira dotar seus regimentos com os mais modernos materiais blindados da América do Sul da época.

Hoje, temos três regimentos de Cavalaria de Guarda (Porto Alegre, Rio de Janeiro e Brasília); brigadas de Cavalaria Mecanizada e Blindada; regimentos de Cavalaria Mecanizado nas divisões de exército e regimentos de carros de combate nas brigadas de Infantaria Blindada. A Força adquiriu novos carros de combate, os blindados M 60 A3 TTS, norte-americano, e o Leopard 1A1, alemão, de procedência belga, dando seguimento à modernização da Cavalaria brasileira.

"Não obstante a crescente complexidade do campo de batalha moderno, onde o império da alta tecnologia dinamiza a integração dos sistemas operacionais do campo de batalha, as Forças Blindadas ainda permanecem um fator decisivo no combate, graças às suas características cada vez mais aperfeiçoadas de mobilidade, potência de fogo, proteção blindada e comunicações amplas e flexíveis. Modernização, desenvolvimento de uma doutrina de emprego eficaz e adestramento duro e realístico dessas forças constituem motivo de constante preocupação e elevada prioridade para todos os exércitos do mundo".

Vereador Brito reivindica construção de muro na EM Marlene Vilarinho de Albuquerque, em Amambai.

 

Visando garantir segurança para a comunidade escolar da Escola Municipal Marlene Vilarinho de Albuquerque, da rede de ensino de Amambai, o vereador Valter Brito (Pros) apresentou indicação ao prefeito municipal solicitando a construção de muro de concreto em volta da unidade escolar. A escola está localizada na vila Cristina. Esta é a segunda vez que o vereador solicita a execução da obra.

Na solicitação, o vereador afirma que a construção do muro, em substituição a proteção de tela existente, é necessária para evitar a fuga dos alunos e, com isso, garantir tranquilidade aos pais, professores e funcionários da escola. A indicação foi subscrita pelo vereador Luciney Bampi (PV) e apresentada na última sessão do legislativo ocorrida na segunda-feira (5).

“A escola atende crianças que frequentam o Programa Mais Educação e ficam o dia todo na escola. É preciso oferecer as condições de segurança necessárias.

A substituição da tela pelo muro vai dar mais segurança as nossas crianças e tranquilidade aos pais, professores e demais funcionários da escola”, reforça o vereador.

Programa Mais Educação
 
EM Marlene Vilarinho de Albuquerque, localizada na vila Cristina / Foto: Moreira Produções

O programa oferece educação em tempo integral em escolas da rede pública disponibilizando métodos de estudos, atividades pedagógicas, esporte, lazer, cultura, artes, inclusão digital, promoção da saúde, prevenção, educação científica e educação econômica. O objetivo do Mais Educação no Brasil Sem Miséria é priorizar a expansão às escolas que possuam mais da metade de seus alunos como beneficiários do Bolsa Família.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

COPA 2014, SEM RONALDINHO GAUCHO
Diversos

Veja os 23 convocados para a Copa do Mundo

Veja os 23 convocados para a Copa do Mundo

TERRA
foto
Foto: Externa: G1 / Reprodução/TV Globo
Felipão terá que apresentar à Fifa até o dia 13 de maio mais sete nomes

Com Henrique como surpresa, o técnico Luiz Felipe Scolari convocou nesta quarta-feira, na casa de espetáculos Vivo Rio, no Rio de Janeiro, a Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2014. O zagueiro não estava sendo convocado por Felipão.
Para chegar aos 23 nomes, Felipão testou 48 jogadores na Seleção principal - sem contar amistosos com atletas locais. Todos os chamados nesta quarta vestiram a camisa da Seleção com Felipão anteriormente.

Oito nomes já tinham sido adiantados por Felipão em evento na última semana: David Luiz, Oscar, Ramires, Willian, Paulinho, Thiago Silva, Júlio César e Fred. Outros nomes eram óbvios, como Neymar, Jefferson, Daniel Alves, Marcelo, Luiz Gustavo e Hulk.

As maiores dúvidas pairavam sobre as posições de terceiro goleiro, zagueiro reserva e duas vaga no meio-campo e ataque. Felipão se decidiu por Victor, Henrique e Hernanes.
Com a lista divulgada, Felipão mantém a lógica de suas relações anteriores, priorizando um time renovado em relação à Copa de 2010 e sem medalhões como Kaká e Ronaldinho, que caíram de produção nos últimos anos. Como mostrado pelo Terra em março, o legado de Dunga é pior dos últimos anos, com apenas quatro remanescente do fiasco na África do Sul: Júlio César, Maicon, Thiago Silva e Ramires.

Felipão terá que apresentar à Fifa até o dia 13 de maio mais sete nomes de stand-by, totalizando 30. Diferentemente das convocações anteriores para Copas, desta vez a opção será por não divulgar os substitutos.

O Brasil inicia a preparação para a Copa do Mundo no dia 26 de maio, na Granja Comary, em Teresópolis. Depois de amistosos contra Panamá (3 de junho em Goiânia) e Sérvia (6 de junho em São Paulo), o Brasil estreia contra a Croácia no dia 12 de junho, na Arena Corinthians. Ainda pela primeira fase a Seleção enfrenta México (dia 17 de junho, em Fortaleza) e Camarões (23 de junho, em Brasília).

Confira a lista de jogadores convocados por Felipão:

Goleiros
Julio Cesar (QPR-ING)
Jefferson (Botafogo)
Victor (Atlético-MG)

Zagueiros
Thiago Silva (Paris Saint-Germain-FRA)
David Luiz (Chelsea-ING)
Henrique (Napoli-ITA)
Dante (Bayern de Munique-ALE)

Laterais
Daniel Alves (Barcelona-ESP)
Maicon (Roma-ITA)
Marcelo (Real Madrid-ESP)
Maxwell (PSG)

Volantes
Luiz Gustavo (Wolfsburg-ALE)
Paulinho (Tottenham-ING)
Fernandinho (Manchester City-ING)
Hernanes (Inter de Milão-ITA)

Meias
Ramires (Chelsea-ING)
Oscar (Chelsea-ING)
Willian (Chelsea-ING)

Atacantes
Hulk (Zenit-RUS)
Bernard (Shakhtar Donetsk-UCR)
Neymar (Barcelona-ESP)
Fred (Fluminense)
Jô (Atlético-MG
)


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

POLICIA
Diversos

Pistoleiros executam advogado com vários tiros em cidade da fronteira com o Brasil

Um advogado foi executado com vários tiros de pistola 9 milímetros na manhã desta quarta-feira (6), na cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero, na divisa com Ponta Porã. De acordo com o site Repórter MS, o advogado Roque Quintana, que também trabalhava como assessor de um deputado estadual, estava em frente a uma lanchonete no momento que os pistoleiros chegaram em uma motocicleta.

Um homem que estava na garupa de uma motocicleta desceu e fez os disparos. Os tiros atingiram o advogado na cabeça e no peito. O suspeito subiu na motocicleta e o piloto fugiu em alta velocidade.

Os policiais paraguaios fizeram rondas nas imediações, mas não conseguiram localizar os autores.

Testemunhas disseram que os suspeitos poderiam ter atravessado para o lado brasileiro da fronteira. Até agora, ninguém foi preso pelo crime. (Com informações do Repórter MS)

Motociclista tem traumatismo craniano após se envolver em acidente com carreta na rodovia

Repórter MS

Ricardo da Silva Vargas, de 24 anos, condutor da Honda Fan, placa EHJ-1276, teve traumatismo craniano leve após se envolver em um acidente com uma carreta. O fato ocorreu Há pouco no pontilhão da BR-163, na saída de Três Lagoas, região leste de Campo Grande. 


De acordo com o sargento Célio, do Corpo de Bombeiros, o rapaz teve fratura no maxilar. Ele foi imobilizado e encaminhado para a Santa Casa. 

O condutor da carreta, placa NRN-5547, de Campo Grande (MS), Ramão Romero, de 56 anos, contou que o acidente aconteceu, no sentido norte/sul. 

“Um caminhão entrou na alça do pontilhão do nada e um carro que estava entre nós teve que frear, assim como eu. Então rodei na via e acabei atingindo o motociclista”, relata Ramão.

DOF apreende adolescente com 5,7 kg de cocaína

Durante bloqueio realizado na MS–386, na região de Amambai, policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) apreenderam uma adolescente paraguaia com 5,7 kg de cocaína, nesta sexta-feira (2) por volta das 07h30min.

Os policiais abordaram para fiscalização um ônibus com itinerário Ponta Porã a Mundo Novo, e durante vistoria em seu interior, foram localizados 5,700kg de cocaína, em poder de uma adolescente de nacionalidade paraguaia, moradora em Pedro Juan Caballero/PY. As drogas estavam acondicionados em sete embrulhos envoltos em sacos plásticos e fita adesiva, sendo dois dentro do travesseiro e cinco envoltos em seu corpo sob seu vestido. A adolescente apresentou uma cédula de identidade falsa.

Indagada a respeito da droga, disse que foi contratada por uma pessoa desconhecida em um hotel no distrito de Sanga Puitã/PY, e que pretendia leva-la até a cidade de Cascavel/PR, onde a entregaria a uma pessoa que se apresentaria a ela, e que para tal receberia certa quantia em dinheiro.

Diante dos fatos, a droga e a adolescente foram apreendidas e encaminhadas à Delegacia de Polícia Civil de Amambai, para as providências pertinentes à Polícia Judiciária.

PRE apreende basculante com 1 tonelada de maconha em Amambai

A Polícia Militar Rodoviária Estadual (PRE) aprendeu na manhã dessa quarta-feira, 7 de maio, em Amambai, uma carreta basculante transportando uma tonelada de maconha.

A abordagem ao veículo de carga, que estava vazio, aconteceu durante barreira montada na Rodovia MS-156, trecho que liga Amambai a Caarapó.

A droga em tabletes, alguns deles com uma espécie de “selo de qualidade” como os dizeres, “Droga Verde/Índio” com a caricatura de um indígena, era transportada em um fundo falso, o chamado “mocó” na parte dianteira da caçamba.

Segundo o motorista, Juliano Dias dos Santos, de 31 anos, que diz residir na cidade de Ituverava estado de São Paulo, ele teria pegado o caminhão, um Volvo cor branca, placas AAD 7481 de Ponta Grossa-PR, que tracionava o semi-reboque placa BTT 9922 de São Paulo-SP,  em um posto de combustível na cidade de Amambai, carregaria com milho em uma cooperativa em Dourados e seguiria com a carga até seu estado de origem.

Segundo a polícia, em primeiro momento o motorista negou ter conhecimento da existência da droga na caçamba.

Juliano, juntamente com a carreta e a maconha foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Amambai, que assumiu as investigações do caso.

O motorista foi autuado em flagrante pelo crime de tráfico de drogas, que em caso de condenação acarreta em uma pena que varia de 5 a 15 anos de prisão e conduzido ao EPAM (Estabelecimento Penal de Amambai), onde permanece preso à disposição da Justiça.

Fonte: A Gazeta News

Madrasta dizia que menino era 'semente do mal', afirma pai

FOLHAPRESS

     Graciele Ugolini, a Keli, foi acusada pelo marido Leandro Boldrini de odiar o enteado Bernardo

Em depoimento à polícia obtido pelo jornal "Zero Hora", o médico Leandro Boldrini, pai do garoto Bernardo, 11, assassinado em abril, afirmou que a madrasta do garoto "odiava" seu filho e o chamava de "semente do mal".

O inquérito, ao qual o depoimento dado no dia 16 de abril está anexado, afirma que, ao saber que o filho estava morto, Boldrini não externou nenhuma reação. Ele teria atribuído esse comportamento a um "medicamento que toma".

Esta semana, o advogado responsável pela defesa de Boldrini disse que pediria a dissolução da união estável do casal, uma decisão que o médico teria tomado após Graciele Ugolini admitir envolvimento na morte do garoto.

No depoimento, Leandro Boldrini, 38, deu sua versão sobre o que ocorreu nos dias que antecederam e se seguiram à morte do filho.

Segundo publicado no "Zero Hora", o médico disse que o medicamento Midazolam, um sedativo usado para endoscopia encontrado no corpo do garoto após a morte, era usado em sua clínica.

 Dia do crime

Boldrini contou também o que aconteceu no dia 4, quando o filho foi assassinado. Segundo ele, Graciele disse que levaria Bernardo para uma cidade vizinha, onde compraria uma televisão para presentear o enteado. O médico disse que ficou trabalhando e foi comunicado pela companheira que o menino iria dormir na casa de um amiguinho.

Boldrini contou à polícia o diálogo que teve com Graciele no dia 4 sobre o paradeiro do filho. Segundo o depoimento, a conversa foi a seguinte:

"Perguntou pelo Bernardo e Keli contou que estava dando banho na Maria (Valentina, filha do casal), quando ouviu barulho nas escadas e perguntou 'é você Bernardo?' e ele respondeu 'sim, tô indo no Lucas'. Keli então disse 'mas teu pai disse que não era para sair' e Bernardo disse 'o pai sabe que eu posso sair final de semana'."

Depois disso, diz Boldrini, ele ligou para o celular do filho, mas não se preocupou quando a ligação caiu na caixa postal. Voltou a ligar para o garoto no sábado à noite (dia 5) e no domingo, quando resolveu registrar um boletim de ocorrência do desaparecimento do filho.

'Estou envolvido nisso'?

O inquérito diz, segundo o jornal, que ao saber da morte de Bernardo na delegacia, o pai "não externou nenhuma reação". Leia o trecho do depoimento:

"Que minutos depois conversou com a Keli, que também já estava presa, e ela dizia 'não sei, não sei', e o interrogado perguntou 'eu tô envolvido nisso, eu tô envolvido nisso', ao que Keli respondeu 'não'. Indagou Keli, perguntando se aconteceu alguma coisa com o menino. 'Keli disse sim, então o interrogado desmoronou'. Não entende porque tanta barbárie, era só se separar, que ela fosse criar a Maria e eu ficava com o guri, sempre apoiando ela e a Maria."

 ''O interrogado diz que ela tinha ódio do 'guri' (...) dizendo que ele era uma semente do mal''

No final do depoimento, ainda segundo o "Zero Hora", Leandro Boldrini afirmou aos policiais que a madrasta odiava Bernardo e considerava o garoto "uma semente do mal":

"O interrogado diz que ela tinha ódio do 'guri', e esclareceu que esse ódio se manifestava nos 'arranca' que dava entre os dois, eis que o Bernardo não aceitava 'não'. Que Keli, enquanto estava sozinha com o interrogado, se referia ao Bernardo dizendo que 'ele era uma semente do mal', 'que ele não tinha puxado em nada pelo interrogado, tudo por aquela louca da mãe dele que tinha se matado' (referindo-se a Odilaine Uglione, mãe do menino que cometeu suicídio em 2010)."

 O crime

Bernardo morava em Três Passos, no interior do RS, e desapareceu no dia 4 de abril. Dez dias depois, o corpo do garoto foi localizado numa cova rasa em um matagal em Frederico Westphalen (a 447 de Porto Alegre).

Leandro Boldrini, Graciele Ugolini e uma amiga do casal, a assistente social Edelvânia Wirganovicz, estão presos sob suspeita de envolvimento no crime.

Em depoimento na última semana, a madrasta afirmou à polícia que a morte ocorreu de forma "acidental". Ela disse ter dado remédios ao garoto, que estaria "agitado", para fazê-lo dormir.

Em seguida, viu que o garoto não apresentava reações.

A defesa de Boldrini nega participação do crime e diz que o pai não tinha conhecimento do ocorrido. Já o advogado da assistente social, Demetryus Gapiglia, afirma que ela nega envolvimento, mas admite ter ajudado a ocultar o corpo.

Na semana passada, o resultado de uma perícia preliminar apontou a presença do sedativo Midazolam no corpo de Bernardo. A polícia ainda não sabe, porém, qual quantidade foi encontrada e se foi esta a causa da morte.

Segundo a Polícia Civil gaúcha, as investigações deverão ser concluídas até 13 de maio.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

Prefeito boliviano é denunciado por assédio sexual a jornalista em frente às câmeras

Fotos reprodução de vídeo

O prefeito de Santa Cruz de la Sierra, cidade mais populosa da vizinha Bolívia, Percy Fernandez, está sendo acusado de assediar sexualmente uma repórter de TV em frente às câmeras. Vídeo divulgado pela imprensa boliviana mostra o alcaide agarrando a coxa da jornalista Mercedes Guzmán que tenta tirar a mão boba mas mantém o sorriso. A cena levou figuras da política boliviana a pedir a condenação do prefeito. "Preparamos uma denúncia por desonestidade sexual e pedir a pena máxima, de quatro anos", disse Marcela Revollo, deputada do Movimento Sem Medo.

 

APALPADAS E BEIJOS Essa não é a primeira vez que o prefeito, reeleito por cinco vezes, assedia o mulherio. Só neste ano, ele foi flagrado apalpando uma vereadora, dando apertões em uma secretária, e dando um beijo forçado em uma servidora pública. O defensor público local, Hernán Cabrera, pediu ao Conselho Municipal que cumpra as determinações da Lei Integral de Violência contra a Mulher, que classifica a ação do prefeito como “delito de assédio sexual, com o agravante deste ter sido cometido por um servidor público”. Pediu também um estudo sobre a saúde mental de Fernández.

Coronel alerta sobre risco de o Congresso liberar drogas e reduzir pena de traficantes

Divulgação

Visando modernizar o antigo Código Penal brasileiro assinado pelo então presidente Getúlio Vargas em 1940, o Senado convocou um time de ilustres juristas para elaborar um ante-projeto. Porém, no país das cracolândias e de variados tipos de crimes fomentados pelo tráfico e financiado por milhões de viciados, tem gente que parece achar que desgraça pouca é bobagem.
 
Ao abordar o assunto hoje, o ex-comandante da PM-MS, coronel Carlos Alberto David dos Santos,  novo comentarista de segurança do programa Tribuna Livre da FM Capital, em Campo Grande, alertou os ouvintes que no texto os notáveis juristas incluiram regras avançadinhas demais de descriminilização das drogas, com os seguintes pontos: 
 
►Descriminalização do porte de droga para consumo.
 
► Estabelecimento de critérios quantitativos – a pessoa poderia portar entorpecente para consumo próprio de até 5 dias.
 
► Redução da pena máxima para o tráfico, de 15 para 10 anos.
 
► Liberado o cultivo da droga pelo usuário.
 
Ou seja, se aprovada a proposta, traficantes terão penas mais brandas, pessoas poderão andar por aí com a mochila cheia de drogas e alegar que a quantidade é para se consumo semanal e até cultivar uma horta de maconha ou outro alucinógeno no quintal.
 
Essas propostas, entretanto, foram rejeitadas pelo relator do tema no Senado, o senador Pedro Taques (PDT-MT), em seu parecer, mas correm o risco de passar nos plenários do Congresso. Ao fazer o alerta, o coronel David pediu aos ouvintes contrários às polêmicas propostas prá lá de liberais, para que enviem e-mails e cobrem de seus senadores e deputados federais que sigam o voto do relator e votem contra. O ex-comandante defende, entretanto, outra proposta prevista no texto, a de internação e tratamento compulsório de viciados. 
 
"Em minha opinião poderia até avançar em relação à regra estabelecida pela lei 11343/06, lei de drogas, que não prevê o tratamento compulsório ao usuário. O Brasil tenta imitar países que já tiveram tal experiência e que não deu bons resultados, como Suécia, Dinamarca, Suíça e Portugal", afirmou o coronel David. 

Sobe cotação de Azambuja como 3ª via em MS

 

Flickr Reinaldo Azambuja/Divulgação

Disparou nas bolsas de apostas do PSDB e de outras siglas a possibilidade de o tucano Reinaldo Azambuja decolar como candidato à sucessão do governador André Puccinelli (PMDB) após seu plano de voo rumo ao Senado na chapa petista pilotada pelo pré-candidato ao governo Delcídio do Amaral ser abortado com o veto de Dilma e da cúpula do PT à aliança.

 

Querendo levar o jogo para o segundo turno, governistas incentivam a terceira via. Chegaram a convidar Azambuja para uma conversa no início da semana. O encontro não teria ocorrido. Interlocutores do tucano dizem que ele considera cedo para esse tipo de diálogo.

 

Reinaldo entende que o pré-candidato Nelsinho Trad (PMDB) vai defender o presidenciável Eduardo Campos (PSB). E, como Dilma terá o palanque de Delcídio, é seu papel oferecer palanque estadual ao também tucano Aécio Neves na corrida pelo Planalto.

 

Nesse traçado, Azambuja, que já conta com o DEM e o PPS, retomou o diálogo com lideranças do PDT e PTB. E, como os outros dois pré-candidatos ao governo, também está de olho de Dourados.

Para Azambuja, aliança branca é ‘enganar o povo’

DA REDAÇÃO 
foto
Foto: Gerson Oliveira / Arquivo
Azambuja prefere enfrentar o PT a ‘enganar o povo’ com aliança branca no Estado

Depois de “namorar” o PT por meses, o PSDB decidiu romper de uma vez a relação, após veto das executivas nacionais à aliança entre os dois partidos em Mato Grosso do Sul, informa reportagem publicada na edição de hoje do jornal Correio do Estado.

A publicação informa que, embora em nota oficial o senador e pré-candidato ao governo do Estado, Delcídio do Amaral (PT) tenha afirmado que, mesmo diante da negativa, continuaria em conversação com a cúpula tucana para parceria informal, o deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB) descartou, ontem, aliança branca, o que para ele é “enganar” o povo, e daqui para frente se engajará em estudar planos para construir a chamada terceira via à sucessão estadual.

Antes de receber a resposta do PT, o parlamentar já previa que o ‘casamento’ não seria visto com bons olhos, pois em âmbito nacional os partidos têm rivalidade bastante acirrada e deve ser acentuada ainda mais com a proximidade do pleito no qual a presidente Dilma Rousseff (PT) e o senador Aécio Neves (PSDB) devem disputar o comando do Brasil nas urnas. “Eu já havia dito que esperava por isso. A gente sempre deixou claro que nunca passaríamos por cima das executivas nacionais”, disse. A matéria é assinada por Jéssica Benitez.

Cigano se machuca e não lutará na final

BAND 
foto

O UFC anunciou nesta segunda-feira que o peso-pesado Junior Cigano lesionou a mão e não irá participar da luta contra o americano de origem croata Stipe Miocic. A luta entre os dois seria o evento principal da final do TUF Brasil 3.

Cigano sofreu uma fissura no dedão da mão esquerda durante os treinamentos para a luta e foi vetado pelos médicos para entrar no octógono no dia 31 deste mês. Assim, o brasileiro terá que adiar o sonho de voltar a ter o direito de brigar pelo cinturão.

O brasileiro vinha de derrota para Cain Velasquez justamente na luta em que valia o título da categoria e como nº 2 dos pesos-pesados esperava se reabilitar contra Miocic para voltar a brigar pelo cinturão. Miocic vem de duas vitórias, contra o gordinho Roy Nelson e o também brasileiro Gabriel Gonzaga.

A proximidade do evento preocupa o UFC, que ainda não sabe quem irá substituir Cigano na luta ou se ela terá que ser cancelada e trocada por uma nova.

Nelsinho volta a sonhar com aliança entre PMDB e PSDB e diz que vai conversar com Reinaldo

Aumentar texto Diminuir texto

Tainara Rebelo

“Agora é hora de sentar e conversar sobre isso. Penso que há um interesse deles em fazer essa caminhada com a gente para as eleições de 2014”, diz o ex-prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB), sobre uma possível aliança entre PMDB e PSDB. Ele voltou a sonhar com o apoio dos tucanos após Reinaldo Azambuja (PSDB) descartar uma 'aliança branca' com o PT.

De acordo com Nelsinho, a aproximação entre peemedebistas e o PSDB nunca foi totalmente descartada, mesmo durante as negociações entre Reinaldo e Delcídio do Amaral (PT). "Já que PT e PSDB sempre foram partidos opostos", justifica.

Segundo ele, ao contrário do PT, o PMDB tem afinidades com o PSDB. "Nós, pelo contrário, sempre aventamos essa possibilidade”, comentou.

Nelsinho adianta que já está conversando internamente no PMDB e que uma conversa com Azambuja deve ocorrer em breve. Ele prefere, no entanto, não especular sobre eventuais candidatos com a possível aproximação.

“Os partidos devem se reunir em breve para conversar sobre as candidaturas. Este ainda é um primeiro momento, o cenário foi mexido novamente, qualquer afirmação pode ser precipitada”, afirmou o ex-prefeito.


Ex-goleiro Marcos estará em Campo Grande para apresentar a Taça da Copa do Mundo

Depois deter o nome do campo-grandense Muller cogitado para apresentar ataca da Copa do Mundo em Campo Grande, foi confirmado que o ex-goleiro Marcos é quem será o ex-integrante da seleção brasileiro que estará na Capital de Mato Grosso do Sul para apresentar o troféu que será entregue ao campeão da Copa do Mundo, que será disputada no Brasil este ano.

O troféu estará em exposição durante toda a terça-feira (6) em uma estrutura montada no estacionamento do shopping Campo Grande. Para a retirada do passaporte é preciso fazer a troca por tampinhas de Coca Cola. De posse do convite é necessário ainda que seja agendada a visita através do site oficial.

Depois de “visitar” vários países, as taça iniciou o seu tour pelo Brasil no dia 25 de abril e depois de passar por Salvador,Cuiabá,Curitiba e Florianópolis, chegou em Campo Grande na madrugada desta segunda-feira(5). Depois de Campo Grande, aproxima parada da taça será em Goiânia e o encerramento será no dia 28 de maio em São Paulo, onde fica até a abertura da Copa.

Marcos

O goleiro Marcos, ao lado de Dudu e Ademir da Guia, é um dos maiores ídolos da torcida palmeirense. No clube paulista (único de sua carreira profissional) atuou de 1992 a 2012 conquistando inúmeros títulos, sendo que um dos mais importantes foi o da Taça Libertadores da América de 1999.

Na seleção brasileira, além do título da Copa do Mundo de 2002,foi campeão da Copa América de 1999 e da Copa das Confederações de 2005.


 


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

VIOLENCIA
Diversos

Filho é preso depois de decapitar o pai em MS

GABRIEL MAYMONE 
foto
Foto: Tudo do MS
Polícia vai apurar as circunstâncias do crime

Francisco Joaquim de Jesus, de 45 anos, foi preso no final da tarde desta terça-feira (06), acusado de decapitar o próprio pai, Hélio Tiché. O crime aconteceu em Bela Vista (MS), fronteira com o Paraguai. Francisco foi preso próximo ao local do crime carregando a cabeça do pai.

Segundo informações do Tudo do MS, ainda por circunstâncias desconhecidas, o acusado pegou um machete – tipo de faca – e cortou a cabeça do pai. Em seguida, ele ainda fez um corte profundo no peito da vítima.

A Polícia Civil irá apurar as circunstâncias do crime.

Pai invade escola em bairro nobre e espanca aluno de 11 anos após briga entre crianças

Aumentar texto Diminuir texto

Wendy Tonhati e Fernanda Kintschner

Um homem de 36 anos invadiu uma escola particular de Campo Grande na tarde da segunda-feira (5) e agrediu um menino de 11 anos, por causa de uma briga entre o garoto, e o filho dele, também de 11 anos. A mãe do menino agredido procurou a Polícia Civil e registrou um boletim de ocorrência sobre o caso.

Consta no registro que o homem teria dado vários tapas no rosto do garoto, puxou para fora da sala de aula e ameaçou o menino de morte. A violência foi tanta, que teria deslocado o braço da criança. O garoto teria conseguido fugir e encontrou a diretora da escola no caminho. Ela se trancou na diretoria com a criança para evitar outras agressões. Uma coordenadora tentou acalmar o homem e também teria sido ameaçada de morte. 

Ainda conforme o boletim de ocorrência, o homem estaria drogado e escondia o rosto com um capacete. Ele entrou na escola por volta das 13h30, junto com o filho e alegou que por estar atrasado, levaria o menino até a sala de aula para se desculpar pelo atraso.

O agressor possui uma ficha criminal com pelo menos 20 passagens pela polícia por crimes como violência doméstica, vias de fato, tráfico de drogas e disparo de arma de fogo.

O Midiamax entrou em contato com a mãe do garoto agredido, que relatou que a briga entre os meninos teria sido uma coisa normal de crianças. “Ele só não matou meu filho porque ele não tinha nada [nenhuma arma]. Poderia ter acontecido uma tragédia”, diz. Conforme a mãe, a família está em estado de choque. “Quando me ligaram eu corri para escola e vi meu filho todo machucado. Como um homem desse ainda está solto? Com uma ficha longa dessa”, questiona.

A mãe diz ainda que o filho foi tirado de casa e que a família está à base de calmantes. A coordenadora que também teria sido ameaçada estaria internada em estado de choque. “Quero justiça. Não vou me calar, pois não sei do que ele é capaz. O filho dele frequentava a minha casa e também deve estar arrasado”, afirma.

Segundo a delegada Regina Márcia Rodrigues, da Delegacia de Proteção a Criança e Adolescente (DPCA), foi registrado um boletim de ocorrência por lesão corporal e foi pedido um exame de corpo de delito que deve ser realizado amanhã (7). Caso a agressão seja comprovada, o pai pode pegar até cinco anos de prisão.

O caso é inédito até para a polícia, segundo a delegada, esse é o primeiro caso de um pai entrar em uma escola para agredir uma criança. “Nem tenho o que dizer, pois um pai é considerado uma pessoa confiável pela escola, além de cliente. É uma atitude que não se espera do pai. Vamos tomar as devidas providencias. Os pais da criança que foi vitima fez o certo em procurar a polícia", concluiu.

*O nome do suposto agressor não foi divulgado pelo Midiamax para preservar a identidade da criança, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Filho de homem que agrediu aluno é expulso de escola em bairro nobre

O filho do agressor de 36 anos, que teria invadido uma escola em bairro nobre em Campo Grande e agredido um aluno de 11 anos, já foi retirado da instituição. A diretora da escola, que pediu para não ser identificada, confirmou que a família foi chamada e concordou que a criança deveria ser transferida.

“O menino também tem 11 anos e é criado pela avó. Ela está muito constrangida e concordou que a melhor coisa seria retirá-lo da escola. O pai entrou calmo, cumprimentou a todos. Ele não invadiu, afinal ele é um pai e como todos tem livre acesso, ele justificou que iria levar o filho na sala de aula. Para que o pai não venha mais aqui a criança teve que sair”, justificou a diretora.

Ela conta que quando a confusão aconteceu apenas viu o menino agredido correndo em sua direção. “No instinto de acalmá-lo eu entrei com ele na minha sala e tranquei a porta. Não consegui ouvir o que aconteceu fora e hoje a coordenadora que tentou conter o pai faltou e por isso não consegui saber mais detalhes”, afirmou.

Ainda segundo a diretora os alunos tinham brigas “normais”, típico de crianças. “Quando isso acontecia, chamávamos eles e tudo era resolvido. Eles já chegaram a tomar advertências e nós conversamos com os responsáveis. Mas de fato o pai tomou as dores do filho e o menino me contou que levou tapas no rosto”, confirmou.

Um boletim de ocorrência por lesão corporal foi registrado e o caso está sendo investigado pela Delegacia de Proteção a Criança e Adolescente (DPCA). Um exame de corpo de delito será realizado na criança agredida amanhã (7). Caso seja confirmada a agressão, o pai agressor poderá ser condenado a até cinco anos de prisão, segundo a polícia.

O Midiamax tentou contato com o suposto agressor para divulgar sua versão, mas não obteve retorno. Segundo a polícia, ele tem diversas passagens, inclusive por violência doméstica e tráfico de drogas. A avó do garoto, também foi procurada, mas ninguém atendeu às ligações.

*O nome do suposto agressor não foi divulgado pelo Midiamax para preservar a identidade do filho dele, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente.


 


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

Nelsinho quer vice de Dourados e diz que aguarda conversa com lideranças do PSB

Aumentar texto Diminuir texto

Evelin Araujo

Nelsinho quer conversar com Tatiana Ujacow, de Dourados e Aluizio, de Coxim

Negando ter convidado pontualmente o pastor e vereador de Dourados Sérgio Nogueira (PSB), o pré-candidato pelo PMDB a governador de Mato Grosso do Sul, Nelson Trad Filho, disse nesta terça-feira (6) que a intenção do partido é ter um vice daquela cidade.

“Não conversei com o prefeito Murilo em cima de nomes. Fiz um convite ao presidente do partido para que a gente pudesse fazer uma composição indicando um vice de Dourados”.

Nesta semana, Nelsinho deve conversar com outras lideranças do PSB para tentar a composição. “Vou falar com a doutora Tatiana Ujacow, com quem tenho ótima relação e com o prefeito de Coxim, Aluizio São José. A minha intenção é estreitar as relações e trazer o PSB para o projeto”.

Para Nelsinho, o partido que indicar o vice tem que ter princípios semelhantes para que a escolha não seja errada. “Tem que pensar ideologicamente como a gente pensa, ter boa reputação, ter condição geopolítica para nos representar bem. Quero que seja o PSB e por isso fiz o convite para compor”, finalizou. 


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

NOTICIAS DA TARDE
Diversos

Conta de luz vai subir de 9,4% a 14,1%, abaixo do pedido pela Enersul

O reajuste anual na tarifa de energia vai ficar entre 9,40% e 14,1% para os clientes da Enersul (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul). A decisão é da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que realizou reunião na manhã de hoje. O percentual é menor do que o solicitado pela empresa, que era de 16,10%.

O aumento começa em 9,40 para quem paga tarifa social, será de 9,8% para os clientes residenciais que não são beneficiados pela tarifa e, para os consumidores de alta tensão, que incluem os grandes clientes como a indústria, o reajuste será de 14,11%, segundo a assessoria de imprensa da Aneel.

O aumento é retroativo ao mês de abril, quando ocorre a recomposição tarifária todos os anos, desde que a Enersul foi privatizada. A reunião chegou a ser marcada, para o dia 7 de abril passado, mas uma liminar da Justiça Federal impediu a realização da sessão, acatando o argumento de que não foram cumpridos prazos determinados em normativa da própria agência.

Na semana passada, no dia 30, o TRF 3 (Tribunal Regional Federal da 3ª região), com sede em São Paulo, julgou recurso da Aneel e aceitou o argumento do órgão de que os prazos já foram cumpridos, revogando a liminar concedida no dia 7 de abril. Com a decisão favorável, foi marcada para hoje a sessão.

O deputado estadual Marcos Trad (PMDB), que entrou com a ação que suspendeu o processo, fez, durante a reunião, a sustentação de um aumento menor do que o solicitado pela Enersul, em razão das medidas anunciadas em abril pela presidente Dilma Rousseff (PT), que reduziram o valor da tarifa, em 18% para os consumidores residenciais.

O percentual aprovado para o Estado é um dos menores entre as companhias que tiveram reajuste recentemente. Em outros estados, a Aneel concedeu reajuste de até 22,64%.

A Enersul está sob o comando do grupo Energisa, desde o dia 11 de abril, depois de enfrentar uma crise financeira que colocou a empresa sob intervenção da Aneel e depois à venda. A empresa tem 909 mil clientes, em 74 municípios sul-mato-grossenses.

Com problemas crônicos, 15 cidades de MS recebem R$ 45 milhões do PAC

Liberação de recurso foi anunciada por Dilma Rousseff nesta terça-feira. (Foto: Wilson Dias)

Os R$ 45,7 milhões do PAC 2 (Plano de Aceleração do Crescimento), liberados nesta terça-feira pela presidente Dilma Rousseff (PT), vão resolver problemas crônicos de saneamento em quinze municípios de Mato Grosso do Sul.

Cassilândia, a 418 km de Campo Grande, vai receber R$ 4,9 milhões para uma nova rede de distribuição de água. “Temos um problema crônico. Os canos de amianto estão obsoletos. Dessa forma, não conseguimos que a água chegue até as torneiras. Graças a Deus nós conseguimos os recursos”, afirma o prefeito Carlos Augusto da Silva (DEM). Ele acredita que as obras comecem em 60 dias, após a licitação. A atual rede de água será isolada.

Em Rio Verde de Mato Grosso serão R$ 2,2 milhões para resolver um problema de 30 anos. Segundo o prefeito Mário Alberto Kruger (PT), o bairro Campo Alegre, fruto de ocupação inadequada, tem o lençol freático muito próximo da superfície. “A água escoa a céu aberto, fossa sanitária transbordando. É um problema seríssimo”, salienta.

No bairro, são mais de 2.400 moradores. O município tem 35% de rede de esgoto, percentual que vai aumentar para 45% com a nova obra. Os prefeitos participaram da assinatura do contrato com a Funasa (Fundação Nacional de Saúde), em Brasília.

Dos 15 municípios, seis terão convênio diretamente por meio das prefeituras: Cassilândia, Rio Verde de Mato Grosso, Bela Vista (R$ 1,7 milhão), Bonito (R$ 2,1 milhões), Costa Rica (R$ 3,4 milhões) e Glória de Dourados (R$ 1 milhão).

Nos demais, os contratos serão executados pela Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul): Alcinópolis (R$ 2,1 milhões), Angélica (R$ 7,6 milhões), Bataguassu (R$ 4,1 milhões), Deodápolis (R$ 1,3 milhão), Dois Irmãos do Buriti (R$ 5,6 milhões), Juti (R$ 2,6 milhões), Novo Horizonte do Sul (R$ 2,3 milhões), Santa Rita do Pardo (R$ 1,7 milhão) e Sidrolândia (R$ 2,4 milhões).

De acordo com o diretor-presidente da Sanesul, Victor Yazbek, as obras vão amplia a rede coletora de esgoto. “A maioria das obras é para mais rede de ligação. Em várias cidades, a Sanesul está construindo a estação de tratamento de esgoto”, afirma. Ele calcula que o processo licitatório leve de 90 a 120 dias.

Em todo o País, serão investidos R$ 2,8 bilhões para contratação da terceira fase do PAC 2, em municípios com até 50 mil habitantes. A Funasa selecionou 635 municípios de 26 Estados. O programa atenderá 5,2 milhões de pessoas.

PMDB em Mato Grosso do Sul não vai apoiar reeleição da Dilma, diz Nelsinho

Pré-candidato pelo PMDB ao governo do Estado, Nelson Trad Filho esclareceu nesta terça-feira (6) que os peemedebistas em Mato Grosso do Sul não vão apoiar a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) à presidência da República.

“Estamos fora do PT, em nível estadual e principalmente federal. Vou levantar essa bandeira não só aqui no Estado, mas nacionalmente. O PMDB não apoia a Dilma, já deu o que tinha que dar”.

Sobre o apoio pessoal do atual governador André Puccinelli à presidente, Nelsinho disse que o governador prometeu não interferir na posição do partido.

Em agenda pública nesta manhã, Puccinelli voltou a dizer que se o PMDB tomasse caminhos diferentes, ele iria se licenciar para fazer campanha para Dilma.

 


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

Funcionário da Sanesul morre soterrado em obra em Sapucaia
Diversos

Funcionário da Sanesul morre soterrado em obra em Sapucaia

Vítima trabalhava na ligação de rede de esgoto à residência quando ocorreu o acidente.

O funcionário na Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), Adones da Silva Santos, de 28 anos, morreu soterrado em uma obra da empresa na manhã dessa segunda-feira, 5 de maio, em Coronel Sapucaia, na fronteira com o Paraguai.

O acidente aconteceu na Rua Fortunato de Oliveira, na região do Jardim Tremenbé, quando Adones realizava a ligação da rede de esgoto à uma residência e o barranco acabou desabando sobre ele.

O rapaz, que seria funcionário contratado da empresa, permaneceu por longo tempo soterrado, até ser resgatado populares, porém já sem vida.

Em virtude do acidente o companheiro de trabalho de Adones da Silva, um operador que retroescavadeira que trabalhava com ele na obra, acabou passando mal com a tragédia e teve que ser hospitalizado.

Segundo a Polícia Civil de Coronel Sapucaia, o corpo do rapaz foi encaminhado para o IML (Instituto Médico Legal) de Ponta Porã para ser submetido a exame necroscópico e um inquérito policial será instaurado para apurar o caso.

O terreno arenoso aliado a umidade do solo em virtude da chuva podem ter contribuído para o desmoronamento do barranco.

Segunda Tragédia

O desmoronamento que resultou na morte de Adones da Silva Santos foi a segunda tragédia registrada em quatro dias em Coronel Sapucaia.

Na sexta-feira, 2 de maio, seis pessoas de uma mesma família morreram carbonizadas durante um incêndio em uma distribuidora de bebidas situada anexa a uma residência.

A Polícia Civil investiga o caso para descobrir se o incêndio foi acidental ou criminoso.

Sérgio Barbosa empossa nova assistente social em Amambai

Josiane Brandão Scandollara já era funcionária de carreira no município.

O prefeito Sérgio Diozébio Barbosa (PMDB) e o secretário de governo da Prefeitura local, Odil Cleris Toledo Puques deram posse na manhã dessa segunda-feira, 5 de maio, a uma nova assistente social, em Amambai.

Josiane Brandão da Silva Scandollara já era funcionária de carreira na Prefeitura de local e agora assumiu um novo concurso público em cargo de sua formação em nível superior.

O ato de posse, que aconteceu no gabinete do prefeito, na Prefeitura de Amambai, também contou com a presença da secretária de assistência social do município, Eronilde Silveira dos Santos Saldanha, a “Preta”.

Puccinelli comemora terceira via e diz que Azambuja poderá garantir segundo turno

Aumentar texto Diminuir texto

Juliene Katayama

O governador André Puccinelli (PMDB) afirmou que a terceira via é positiva na disputa da sucessão estadual. A possível candidatura do tucano Reinaldo Azambuja ao governo garantirá o segundo turno na eleição deste ano.

“Outra candidatura garante o segundo turno. É bom para quem é candidato”, afirmou o governador na assinatura de convênio para 80 projeto da Cultura, na manhã desta terça-feira (6). 

O presidente regional do PMDB, deputado estadual Júnior Mochi, também comemora uma terceira via. “Em qualquer circunstância ter mais candidatos é importante”, disse o dirigente. 

A vice-governadora Simone Tebet (PMDB) disse que o quadro político já mudou quando definiu que não haverá PT e PSDB no mesmo palanque. No entanto, a peemedebista prefere a cautela ao analisar o cenário atual. “Como a política é dinâmica não temos certeza de quem são os candidatos não conseguimos evoluir no raciocínio”, finalizou. 

Aliança

Mochi ainda não desistiu de fechar uma aliança com PSDB. O dirigente fala em oferecer o cargo de vice e composição na chapa proporcional. “O PSDB pode ser vice e compor a chapa proporcional para ter um desempenho eleitoral melhor”, pontuou.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)


Página selecionada de 1211 páginas.
Fotos

Nova pagina 2


Notícias

Quarta, julho 23
· Ultimate anuncia Belfort x Weidman para 6 de dezembro, em Las Vegas
· CAMINHÃO CAPOTA COM 11 CARROS DE LUXO NA CHINA
· AOS 40 ANOS, NÚBIA ÓLIIVER, RECORDISTA DE NU, RETOMA A CARREIRA APÓS SUPERAR TRÊ
· AGENDA
· RONDA
· ELEIÇÕES 2014
Terça, julho 22
· BOLIVIA
· ENFOQUES DO MARCO
· ronda
· NOTICIAS DA TARDE
·
· NOVO VISUAL
· CAFE DA MANHÃ
Segunda, julho 21
· IMPORTAÇÃO
· MP RECORRE
· FUNAI
· ELEIÇÕES 2014
· NOTICIAS
· ACIDENTES
· ELEIÇÕES 2014
Domingo, julho 20
· ACIDENTE
· NOTICIAS DA NOITE
· FUTEBOL
· COCAINA
· CAFE DA MANHÃ
·
Sábado, julho 19
· Empresa subempreita Sul-Fronteira e abandona a Guaira-Porã
· EXEMPLO DE VIDA
· FIQUE SABENDO
· NOTICIAS DA TARDE

 Hora Certa

 Amigos do Site!




RondPoint Web Services Web site powered by MEGAWEB