Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/correiod/public_html/index.php:1) in /home/correiod/public_html/mainfile.php on line 168
=:Correio da Fronteira:=

 Menu
 Inicio
 Registro
 Administrador
 Menu
 Torpedos
 Downloads
 Enquete
 Galeria de Fotos
 Seus Links
 Recomende-nos
 Internet_TV
 Artigos
 Internet_Radio3
 Publicações
 Conteudos
 Album
 Estatística
 Fale Conosco

· Procurar

 Radio On
Ouça Agora:
Nenhuma opção foi escolhida



<a href=''>Play Nenhuma opção foi escolhida</a>

Abrir em janela pop-up

 Previsão

 Visitas
Até o momento, recebemos
13685345
vizualizações de páginas (page views) desde July 2007

 Apoios:




PENTE FINO
Economia

Com 800 militares, drones e helicópteros, Exército faz vistoria na Máxima

Polícia Militar também atua

Na manhã desta quarta-feira (15), equipes do Exército fazem vistoria no Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho, o Presídio de Segurança Máxima, em Campo Grande. Com apoio do Batalhão de Choque, e equipes da Polícia Militar, a intenção é fortalecer a segurança no presídio, além da apreensão de materiais ilícitos como drogas, armas e celulares.

Ao todo, 800 militares do Exército e da Polícia Militar participam da operação. Os militares do Batalhão de Choque fazem a contenção dos presos para que os soldados façam a vistoria, e outras equipes da polícia militar atuam na segurança fora da Máxima. O Exército conta com equipamentos como detectores de metais e também conta com apoio de cães farejadores.

Além dos caminhões usados para transportarem os militares do Exército até o presídio, são usadas três viaturas com acesso ao Sisfron, um sistema integrado que possibilita verificação de imagens e acesso à internet. Em uma das três viaturas está o comando da operação. O Exército também contará com drones e dois helicópteros, um com ‘olho de águia’, capaz de capturar imagens de alta qualidade, que serão verificadas pelos militares que ficam nas viaturas.

Segundo o major Marcelo Machado, da assessoria de comunicação do CMO (Comando Militar do Oeste), em 15 de janeiro foi assinado o decreto pelo presidente Michel Temer, autorizando que, no período de um ano, o Exército possa atuar nos presídios. Até então, a força de segurança não podia intervir nos estabelecimentos penais.

 

 

Esta é a segunda atuação do Exército em presídios do Estado. O primeiro a ser vistoriado foi o Semiaberto de Dourados, no dia 10 deste mês. Na ocasião, celulares foram apreendidos, entre eles o do detento Tiago Vasques Barbosa, de 19 anos, que continha imagens pornográficas de crianças, além de conversas com adolescentes. No presídio também foram encontradas mais de 60 porções de maconha.

No início do mês, o secretário de Segurança Pública, José Carlos Barbosa, confirmou a solicitação para atuação do Exército no Estado. A vistoria na Máxima deve seguir até as 16 horas e todas as celas devem passar por vistoria.

*Matéria editada às 8h31 para acréscimo de informações


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

CADEIA NELES
Diversos

Polícia pede prisão de homens que violentaram e mataram adolescente

Delegado afirma que solicitaria a prisão preventiva independente da morte

 

Dono e funcionário de lava a jato onde adolescente de 17 anos foi violentado com mangueira de ar, e morreu 12 dias depois, tiveram prisão preventiva solicitada ontem pela Polícia Civil. O delegado responsável pelo caso, Paulo Sérgio Lauretto informou hoje que trabalhava para pedir a prisão mesmo se o adolescente tivesse sobrevivido.

Titular da Delegacia Especializada de Proteção a Criança e ao Adolescente (DPCA), Lauretto afirmou que a polícia não se manifestou antes sobre os trabalhos que tinham objetivo de pedir a prisão para evitar fuga dos homens.

“Não houve prisão em flagrante, então para pedir a preventiva tem questões técnicas. Ontem recebi o laudo e entrei com representação”, disse o delegado.

Segundo Lauretto, o laudo encaminhado ontem pelo Instituto de Medicina e Odontologia Legal (Imol) antes da morte do adolescente indicava lesão corporal de natureza grave. Com isso, o delegado afirma que foi até o Fórum para apresentar o pedido de prisão, no caminho, segundo ele, soube da morte da vítima.

“Estávamos preocupados com a situação, estávamos trabalhando nessa representação. Independente da morte, seria pedida a prisão”, completou. Ainda não há decisão judicial sobre o pedido.

O proprietário e o funcionário do lava a jato foram ouvidos apenas uma vez pela Polícia Civil e serão intimados para novo depoimento. Segundo o delegado, ainda estuda-se se ambos serão indiciados por lesão corporal grave que resulta morte, crime com pena de até 10 anos, ou homicídio doloso agravado pela incapacidade de defesa da vítima, com pena de até 30 anos. 

CRIME 

Há onze dias, mangueira de ar foi introduzida no ânus do rapaz pelo patrão e colega de trabalho em lava jato na Vila Morumbi. O local chegou a ser incendiado. Já em depoimento à polícia, os agressores alegaram que tudo se tratava de uma “brincadeira” e foram liberados logo em seguida.

Perfurações levaram a retirada do intestino grosso do adolescente, que teve quadro estabilizado cinco dias depois do crime. Era ele quem mantinha a família há um mês com o que ganhava lavando carro, pois a mãe não trabalha e o pai tem câncer.

O adolescente morreu ontem por volta das 13h30, depois de sofrer choque hipovolêmico - sangramento contínuo na altura do estômago - seguido de parada cardiorrespiratória.

Bebedeira entre amigos termina com 
dois mortos em bairro da Capital

Crime aconteceu na noite de ontem, no Guanandi; autor foi preso

 

Terça-feira de reunião entre amigos que moravam juntos, regada a bebidas alcoólicas, terminou com duas pessoas mortas, em casa que fica na Rua Aníbal Mourão, no Guanandi, em Campo Grande. José Vitorino Garcia Rodrigues, de 48 anos, e José Reis dos Santos, de 47, foram assassinados por Lourivaldo Francisco de Oliveira, de 52 anos.

Ao receberem a denúncia do duplo homicídio, policiais militares saíram em buscas pelo autor e encontraram Lourivaldo, aparentemente ferido, próximo do Hospital do Pênfigo, onde buscaria por atendimento médico. O homem que trabalha como construtor declarou que teria agido em defesa. Disse que passou o dia bebendo acompanhado dos dois amigos e, já no fim da noite, decidiu dormir.

Neste momento, Lourivaldo teria escutado plano de ser assassinado por José Vitorino e José Reis. Ele teria saído na porta para cobrar satisfação e deparado-se com um dos amigos com faca e o outro com barra de ferro. Lourivaldo lutou, tomou a faca e golpeou os dois. Em seguida, vestiu roupa e teria ido em busca de atendimento médico, sem saber que as vítimas estavam mortas.

José Reis morreu ainda na porta da casa e José Vitorino percorreu alguns metros e caiu morto na esquina entre as ruas Abel Calarge e Manoel da Costa Lima.

Apesar da versão do autor do duplo homicídio, testemunha contou para policiais que os três tinham discutido e que teriam desavença antiga por causa de ''terra'', o que pode ter sido o motivo do crime. Porém, a testemunha não teria visto o momento em que as vítimas foram esfaqueadas. Lourivaldo está preso à disposição da Justiça e o caso está sob investigação.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

EM BUSCA DE RECURSOS EM BRASILIA
Diversos

Em Brasília em busca de recursos para os municípios com os prefeitos Edinaldo Luiz De Melo Bandeira e Manoel Viais e vice Valter Brito.

 

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área interna

Hoje no meu gabinete também recebi os prefeitos Edinaldo Bandeira (Amambai), Manoel Viais (Caracol) e Marcia Marques (Antônio João). Também estavam meu amigo e vice-prefeito Valter Brito (Amambai) e a Jucelia Rodrigues, gerente de Convênios de Amambai e Caracol. Discutimos a viabilização de emendas e recursos federais por programas ministeriais para os municípios. — comValter Brito, Jucélia Barros Rodrigues, Edinaldo Luiz De Melo Bandeira, Manoel Viais, Marcia Marques e Vander Loubet em  Câmara dos Deputados - DF.

A imagem pode conter: 10 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

 

A imagem pode conter: texto

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé e terno


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

Diversos

Solenidade marca o lançamento do ano letivo 2017 da Rede Municipal de Amambai. 

Aconteceu na ultima sexta-feira (10) grandiosa solenidade de lançamento do Ano letivo da Rede Municipal de Ensino de Amambai. Realizada pela Prefeitura Municipal através da Semed (Secretaria Municipal de Educação) o evento ficou marcado pela organização e qualidade das atividades e apresentações realizadas durante a noite de festa.
Logo na entrada todos eram surpreendidos com fragmentos textuais de grandes nomes da historia da humanidade como Oscar Wilde. “A educação é uma coisa admirável, mas é bom recordar que nada do que vale a pena saber pode ser ensinado”. No salão haviam painéis e quadros interativos onde os presentes podiam deixar sua marca, como no quadro nominado de “Meu compromisso com a Educação é:” onde o prefeito de Amambai, Dr. Bandeira, assim como outros inúmeros convidados, deixaram sua mensagem de compromisso com a Educação. “Apoiar uma Educação de qualidade” foi o compromisso firmado pelo Dr. Bandeira que também é professor.
Os servidores da Educação assim como os demais convidados puderam estar ao lado de grandes mestres como: Ana Teberosky, Maria Montessori, Darci Ribeiro, Emília Ferreria, Jean Piaget, Johan Pestalozzi, Paulo Freire, Vigotsky em atividade desenvolvida pelos profissionais da Semed.
Em sua fala o Secretario Municipal de Educação interino o professor Richard Coradini ressaltou o empenho e carinho da equipe da Semed na organização do evento. “Assim como vocês professores, diretores e funcionários administrativos prepararam o ambiente escolar para o nosso maior tesouro que são os alunos, também estamos felizes em poder recebê-los nessa noite onde tudo foi preparado com muito carinho para vocês” disse.

O Vice-Prefeito, Valter Brito, ressaltou o compromisso da administração com a qualidade na prestação de serviços a população e disse estar triste com o aparecimento de obras com má execução já entregues no passado. “São praticamente 40 dias de administração no qual tenho me admirado e visto a diferença no modo de administrar do Dr. Bandeira. Queremos fazer uma administração no qual tudo que for feito, seja feito com qualidade e possa atender as necessidades da população em geral. No decorrer desses dias tivemos algumas surpresas ingratas de evidenciar que algumas escolas estão em uma situação critica e de imediato notificamos o Governo Federal e com certeza em poucos dias enviarão seus ficais. Não queremos gastar recursos de uma forma que não beneficiem a população. Se for para se fazer que façamos bem feito e com qualidade” ressaltou o vice prefeito.

Segundo o Prefeito de Amambai, Dr. Bandeira, a educação é um dos destaques da sua gestão. Metas deverão ser cumpridas para que a educação de fato seja motivo de orgulho da sua administração. Destacou também que nunca é tarde para estudar, dando ênfase ao EJA (Educação de Jovens e Adultos) e finalizou anunciando o reajuste salarial firmado entre a prefeitura municipal e o SIMTED (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação). “Hoje é uma noite de festa! A festa da educação de Amambai. É com muita alegria que estamos abrindo mais um ano letivo da nossa Rede Municipal. Com expectativas e anseios que serão concretizados com o apoio de toda a equipe da Educação para que possamos atender com qualidade nosso público alvo, as crianças. Sem nos esquecermos dos de maior idade que serão atendidos pelo EJA, pois nunca é tarde para estudar, na verdade sempre é tempo para aprender, faz bem para mente, motiva e aumenta a auto estima. Nossa administração tem a Educação como uma de suas principais prioridades e temos um plano a ser seguido para a melhoria do serviço prestado no município.  Estamos trabalhando para que de fato nossas escolas sejam espaços formadores da geração do amanhã. Sabemos que a caminhada é longa  mas precisamos ter perseverança, pois somente a educação pode mudar uma nação.  Na manhã de hoje nos reunimos com o SIMTED e entendemos que o índice apontado pelo governo federal de 7,64%, que é a reposição do piso salarial nacional dos professores, deve ser cumprido e de forma retroativo a 1º de janeiro de 2017. Esse é uma compromisso assumido ainda em campanha como forma de valorização. Faremos o pagamento dentro de um cronograma financeiro” finalizou Dr. Bandeira.

Durante a noite a equipe da Semed divulgou o plano de metas para 2017 e fez a apresentação das equipes que integram todos CEIs e escolas da Rede Municipal de Amambai num ambiente que transmitia alegria e felicidade entre todos os presentes.
No encerramento os funcionários da Educação foram surpreendidos pelo sorteio de presentes doados por autoridades como Prefeito, Vice Prefeito e vereadores e empresas do município amambaiense. Houve também sorteio entre os diretores dos CEIs e Escolas de mudas de arvores doadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em quanto acontecia a confraternização entre todos que se faziam presentes.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

CRUELDADE
Diversos

Morre na Santa Casa adolescente violentado em lava a jato

Crime aconteceu há doze dias, quando patrão e funcionário agrediram jovem

 

O adolescente de 17 anos violentado há doze dias por patrão e colega de trabalho em lava jato morreu, por volta das 13h30min, na Santa Casa, depois de sofrer choque hipovolêmico - sangramento contínuo na altura do estômago - seguido de parada cardiorrespiratória. 

De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, equipe multiprofissional da área vermelha realizou procedimento de reanimação por cerca de 45 minutos, sem sucesso.

PIORA

Depois de apresentar melhora, o estado de saúde do menino se agravou na tarde de ontem, quando ele teve hemorragia interna e começou a tossir sangue. Ele foi levado às pressas para fazer exame de endoscopia emergencial que detectou lesão no esôfago. Ele foi, então, transferido novamente para a área vermelha do pronto socorro e passou por novos exames.

CRIME

Há doze dias, mangueira de ar foi introduzida no ânus do rapaz pelo patrão e colega de trabalho em lava jato na Vila Morumbi. O local chegou a ser incendiado. Já em depoimento à polícia, os agressores alegaram que tudo se tratava de uma “brincadeira” e foram liberados logo em seguida.

Perfurações levaram a retirada do intestino grosso do adolescente, que teve quadro estabilizado cinco dias depois do crime. Era ele quem mantinha a família há um mês com o que ganhava lavando carro, pois a mãe não trabalha e o pai tem câncer. 

Campanha na internet, criada pelo publicitário Wilame Morais, busca arrecadar recursos financeiros para a família que sofre mais uma vez com o agravamento do quadro de saúde do adolescente.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

DEPUTADO MARCIO FERNANDES
Diversos

Deputado visita Ponta Porã e anuncia retorno do projeto social e emenda

Durante sua visita ao município, o deputado garantiu que sua maior emenda parlamentar será para Ponta Porã

Foto: Marco Miatelo

Neste último sábado (11), o deputado Marcio Fernandes (PMDB), esteve em Ponta Porã, acompanhado do prefeito, Hélio Peluffo, onde visitou o Parque dos Ervais, local que deve atender o projeto social Judô Nota Dez, com aulas gratuitas para crianças e adolescentes do município.

Atualmente o projeto social possui 54 polos em Mato Grosso do Sul, e atende cerca de 5 mil judocas. Criado há 10 anos pelo parlamentar, Marcio Fernandes explica sua paixão pela arte marcial. "Faço judô desde meus 5 anos, e posso dizer que muito do que eu sou devo a este esporte, que é considerado uma filosofia de vida, por levar princípios como disciplina e respeito. Expandir este projeto e transformar outras vidas, é uma forma de demonstrar minha gratidão", explica.

Emenda

Durante sua visita ao município, o deputado garantiu que sua maior emenda parlamentar será para Ponta Porã, ele que já destinou uma ambulância, instrumentos para a Banda da Escola Estadual Joaquim Murtinho e também equipamentos, climatizadores e mesa com cadeiras para a sala de Leitura da Escola Estadual Adê Marques.

DEPUTADO MARCIO FERNANDES
Diversos

A imagem pode conter: 2 pessoas, texto

Márcio Fernandes destina R$ 80 mil para educação, em Amambai

Nesta manhã estive em Amambai na Escola Estadual Dom Aquino, onde quero agradecer mais uma vez a recepção da diretora, Cristiane e os demais diretores presentes, como o Paulo da E.E. Felipe Brum, a Cassiana da E.E. Fernando Corrêa, a Erlinda da E.E. Vespasiano Martins, além dos professores, pais e alunos. Em todas essas escolas citadas, destinei o ano passado emenda parlamentar, que devem ser entregues neste semestre, são diversos equipamentos que irão levar mais praticidade e ânimo tanto aos alunos, quanto para os professores. Investir na educação, é investir na sociedade como um todo. Contem comigo amambaienses, quero continuar atendendo as reivindicações de vocês! Até breve.

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas em pé e sapatos

 



Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

A imagem pode conter: texto


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)


TRES LAGOAS
Diversos

Motorista de saveiro persegue e tenta estuprar jovem que estava de moto

Jovem foi fechada no trânsito e teve roupas rasgadas

Neste fim de semana uma jovem, de 21 anos, passou por momentos de terror quando foi perseguida pelas ruas de Três Lagoas cidade localizada a 338 quilômetros de Campo Grande, quando foi perseguida por um motorista.

A vítima conduzia uma motocicleta, quando percebeu que começou a ser seguida por um motorista que transitava com um veículo Volkswagen Saveiro. Ao fazer uma conversão, notou que o motorista deu ré e passou a segui-la.

A jovem acabou sendo fechada pelo veículo do homem, que desceu do carro e a segurou pelo braço. Ainda de acordo com o site Rádio Caçula, ela ordenou que ela ficasse quieta se não seria morta.

A vítima foi prensada em um muro pelo autor, que rasgou sua blusa e passou a acariciar seu corpo, momento em que bateu com o cotovelo no portão de uma residência fazendo barulho e chamando a atenção dos moradores.

O homem acabou fugindo e a jovem foi socorrida pelos moradores, que acionaram a policia. O caso foi registrado como estupro e está sendo investigado pela polícia

Pastor é preso durante culto por estupro de adolescente a quem 'pagava' pelo silêncio

Além de dinheiro, oferecia presentes para menina manter segredo

Um pastor de igreja evangélica de 58 anos foi preso neste domingo (12), na cidade de Três Lagoas, a 338 quilômetros de Campo Grande, por estupros que aconteciam desde que a vítima, uma menina, tinha 13 anos de idade.

A família da adolescente procurou a delegacia para denunciar o pastor, que segundo informações oferecia dinheiro e alguns bens, que não foram especificados, para que ela não contasse a ninguém sobre o que acontecia. Os abusos contra a menina começaram em dezembro de 2016, sendo descobertos dois meses depois.

Ainda de acordo com o site Minuto MS, o pastor acabou preso pela Polícia Militar durante o culto no templo onde fazia as pregações. A menina foi levada para o IML (Instituto de Medicina Legal) para passar por exames de corpo de delito.


)


 
DA HORA
Diversos
13 de Fevereiro de 2017 16h40

Após ser identificado, condutor de Hilux se apresenta à polícia

Caminhonete se envolveu em acidente que matou motociclista de 39 anos no início da manhã de domingo (12) em Amambai.

Clique na Imagem para ampliá-la

A caminhonete foi apreendida e será submetida a perícia, diz polícia. (Fotos: Vilson Nascimento)

Vilson Nascimento

Após ser identificado pela equipe de investigação e receber um telefonema do delegado responsável pelas investigações do caso, o condutor de uma Toyota Hilux cor prata, envolvida em um acidente com morte na cidade, se apresentou na Delegacia de Polícia Civil, em Amambai.

O acidente que vitimou fatalmente o condutor da moto, o inseminador de bovinos, Daniel dos Santos, de 39 anos e deixou ferido o garupa da motocicleta, Leandro Franco Soares, de 21 anos, aconteceu no início da manhã de domingo, dia 12 de fevereiro, na Rodovia MS-156, na saída para Caarapó, em Amambai.

Na colisão frontal a moto conduzida por Daniel, uma Honda Tornado, cor vermelha, teve a parte da frente destruída. O condutor da motocicleta morreu na hora. O garupa, Leandro Franco, ficou ferido e até o final da tarde dessa segunda-feira, 13 de fevereiro, permanecia internado no Hospital Regional de Amambai, segundo a unidade de saúde, aguardando o resultado de uma tomografia.

Durante a colisão, testemunhas que estavam no local conseguiram levantar os dados da caminhonete envolvida, inclusive à placa do veículo, que era da cidade de Coronel Sapucaia, fronteira com o Paraguai.

As informações foram passadas à Polícia Civil de Amambai e uma equipe de investigadores passou a trabalhar no caso.

Com informações de testemunhas e dados levantados pelos investigadores no curso da investigação, a Polícia Civil chegou à pessoa que conduzia a Toyota Hilux na hora do acidente, Luís Henrique Figueredo Venier, de 20 anos, morador em Coronel Sapucaia.

De posse, inclusive do telefone celular do motorista, o delegado encarregado pelas investigações do caso, Dr. Mikaill Alessandro Gouveia Faria, entrou em contato com Luís Henrique, que se propôs a se apresentar à polícia.

Motorista contou sua versão

Acompanhado por seu advogado, Luís Henrique se apresentou na Delegacia de Polícia Civil, em Amambai na tarde dessa segunda-feira, dia 13, e apresentou sua versão para o caso.

Segundo relatou o motorista em seu depoimento, ele, em companhia de sua namorada, que reside em Amambai, se deslocava no sentido a cidade a Caarapó da rodovia estadual quando se deparou com a motocicleta que vinha no sentido contrário e pela contra mão da direção.

Em seu depoimento da Delegacia, Luís Henrique relatou que ainda teria tentado tirar a caminhonete para o acostamento, mas não teve tempo de evitar o choque.

Segundo relatos do motorista à polícia, após a colisão ele ainda teria descido da caminhonete, más passou a ser hostilizado por outros motociclistas que pararam no local, com xingamentos e inclusive chutes na porta de seu veículo, foi quando ele, temendo por sua integridade física e de sua namorada, resolveu deixar o local.

Ainda de acordo com o depoimento do motorista, após o acidente sua namorada teria contatado, por meio do fone 193, o Corpo de Bombeiros de Amambai para pedir socorro para as vítimas, mas o rádio operador da corporação que atendeu a ligação teria relatado que outras pessoas também já haviam ligado informando sobre o acidente e a equipe de resgate da corporação já estava em deslocamento para o local do acidente.

Em relação a não ter se apresentado antes, o rapaz respondeu aos policiais que estava aguardando a chegada de seu advogado, que estava em viagem, para se apresentar.

No depoimento Luís Henrique também relatou que faz uso de tabaco e bebida alcoólica, mas no dia do acidente não havia bebido.

Depois de ser ouvido, o rapaz foi liberado e deverá responder um possível processo relacionado ao caso em liberdade.

Segundo o delegado titular de Polícia Civil, em Amambai, Dr. Mikaill Faria, a caminhonete, bem como a motocicleta conduzida pela vítima fatal serão submetidas à perícia e no decorrer do inquérito a polícia irá ouvir testemunhas, entre elas a namorada de Luís Henrique, que estava com ele na hora do acidente e o rapaz que viajava na garupa da motocicleta na hora da colisão. A polícia continua trabalhando no caso.

 

 

 

.

 

 


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

CAMARA MUNICIPAL DE AMAMBAI
Economia

Chico Ratier cobra construção de boca de dragão na Nicolau Otaño

A imagem pode conter: 1 pessoa

Amambai (MS) – Atendendo solicitação apresentada por moradores o vereador de Amambai, Chico Ratier (PEN), está solicitando do executivo municipal a realização dos serviços de implantação de uma boca de dragão na avenida Nicolau Otaño, entre as ruas José Bonifácio e Sebastião Espíndola.

O pedido foi apresentado na sessão ordinária do legislativo municipal, ocorrida nesta segunda-feira (13), através da indicação número 003/2017, subscrita pelos vereadores Professor Ismael (PMDB), Maikel Ruiz (PP), Geverson Vicentim (PDT), Fernando Fischer (PT do B) e Janete Córdoba (PSDB).

No documento, o vereador afirma que durante visita realizada no local pode observar que as bocas de lobo existentes na localidade não comportam o volume de água que corre nos dias chuvosos e, com isso, a formação de alagamentos junto as residências.

Ratier afirma ainda que a situação tem provocado prejuízos financeiros e dificultado a locomoção das famílias. "A construção da obra vai solucionar parte do problema e, com isso, garantir segurança para os moradores da localidade", reforça o vereador. informações do site amambai noticias

Vereador Maikell atende reivindicações de moradores de Assentamento

Moradores do Assentamento Magno de Oliveira apresentaram reivindicações ao parlamentar

A imagem pode conter: 1 pessoa, terno

Amambai (MS) - No início da semana um grupo de moradores do Assentamento Magno de Oliveira, esteve na Câmara de Amambai e participaram de uma reunião com o vereador Maikell Ruiz (PP). Na oportunidade, os moradores apresentaram ao parlamentar, pedidos de melhoria para a comunidade.

Uma das principais reivindicações do grupo é a criação de um poço, para atender os moradores que não possuem água potável disponível em suas residências. De acordo com o vereador, a maioria das famílias precisa se deslocar até a sede da única escola do assentamento em busca de água para seu consumo.

"A maioria dos moradores não possui condições financeiras para construir um poço em suas residências, sendo a escola o único ponto em que podem buscar água potável para o consumo de suas famílias", esclarece Maikell.

O parlamentar ainda revela a destinação de emenda parlamentar da deputada estadual Mara Caseiro no valor de R$ 30 mil para Amambai, sendo grande parte do valor destinado ao assentamento a fim de solucionar o problema de falta de água.

Projeto de Lei busca título de Utilidade Pública para Associação da Comunidade Indígena Jaguari (ACIJ), de Amambai

Vereador Carlinhos apresentou projeto que beneficiará comunidade indígena da aldeia Jaguari

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé

Amambai (MS) - Foi apresentado na sessão ordinária realizada na Câmara Municipal nessa segunda-feira (13) o Projeto de Lei nº 01/2017, de autoria do presidente do poder legislativo de Amambai, vereador Carlos Roberto do Nascimento (PPS), Carlinhos, que solicita título de Utilidade Pública para Associação da Comunidade Indígena Jaguari (ACIJ).

O parlamentar destaca que a associação desenvolve trabalhos relevantes para o desenvolvimento daquela comunidade e que a medida favorecerá a associação, contribuindo com o fortalecimento da comunidade.

A sede da associação fica na Aldeia Jaguari, localizada na rodovia Amambai/Juti, no município de Amambai. O Projeto de Lei do vereador Carlinhos será analisado pelas comissões competentes da Câmara Municipal e votado nas próximas sessões.

Criação de Casa da Acolhida para Mulheres é reivindicada na Câmara de Amambai

Vereadora Janete Córdoba quer a criação da instituição para atendimento de mulheres no município

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, em pé

Amambai (MS) - Um dos assuntos mais discutidos durante a sessão ordinária realizada nessa segunda-feira (13) na Câmara Municipal foi o requerimento nº 002/2017, que questiona a possibilidade de criação de uma casa de acolhimento para mulheres vítimas de violência sexual e doméstica no município de Amambai.

Segundo a autora do requerimento, vereadora Janete Córdoba (PSDB), a proposta visa contribuir com as ações já desenvolvidas em Amambai em prol da defesa dos direitos das mulheres. "É uma forma de acolher e reabilitar as vítimas de violência, pois sabemos da urgência das políticas públicas principalmente quando se trata de mulheres em situação de violência", esclarece Janete.

A parlamentar aproveitou a oportunidade para destacar o trabalho desempenhado por algumas instituições no município na defesa das mulheres. "Temos conhecimento do trabalho realizado pela Polícia Militar e por outras instituições que lutam diariamente contra a violência doméstica e para garantirem a preservação dos direitos das mulheres" ressalta a vereadora.

A vereadora justifica a criação da Casa de Acolhida alegando que o espaço servirá para dar proteção, amparo e atendimento social e psicológico para as vítimas de violência. O requerimento foi aprovado por unanimidade e aguarda resposta do Executivo Municipal.

Representação

Representantes do Movimento das Mulheres de Amambai (MMA) e do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Amambai (CMDMA) estiveram na plenário do legislativo acompanhando a votação da matéria.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas

Vereador Ismael quer facilitar atendimento a indígenas no Hospital Regional de Amambai

Parlamentar apresentou medida que pode melhorar atendimento na unidade de saúde

A imagem pode conter: 1 pessoa, terno

Amambai (MS) - O já declarado defensor das comunidades indígenas na Câmara Municipal, vereador Professor Ismael Guarani Kaiowá (PMDB), que pertence à etnia Guarani Kaiowa, apresentou nesta segunda-feira (13) na Câmara de Amambai, sua primeira medida em favor da população indígena do município.

No requerimento nº 003/2017, apresentado por Ismael, o parlamentar questiona o Executivo Municipal sobre a possibilidade da contratação de profissionais de enfermagem indígenas para trabalharem no Hospital Regional. De acordo com o vereador, a contratação de profissionais indígenas contribuirá com o aperfeiçoamento no atendimento à população indígena no hospital.

"Vários indígenas não dominam perfeitamente o idioma português, bem como boa parte da população da cidade não domina o idioma Guarani, o que dificulta o atendimento e o diagnóstico do paciente. Com a contratação de profissionais indígenas, essa barreira será superada, proporcionando um melhor atendimento à comunidade indígena", destaca Ismael.

O requerimento também é subscrito pelos vereadores Claro Ratier (PEN), Fernando Fischer (PT do B), Janete Córdoba (PSDB), Ilzo Victor (SD), Darci José da Silva (PSB), Dilmar Bervian (DEM) e Humberto Hasegawa (PSC).

A imagem pode conter: 1 pessoa, terno

A imagem pode conter: 1 pessoa, terno

VEREADOR DILMAR BERVIAN FAVORAVEL AO PEDIDO.TAMBEM SOLICITOU AO PREFEITO UMA CASA DE APOIO AOS IDOSOS, TIPO CRECHE, QUE FUNCIONARIA NO ALPHA VILLE QUE POSSUI O ESPAÇO IDEAL.VOLTAREMOS AO ASSUNTO.

A imagem pode conter: 1 pessoa

VEREADOR DARCI QUE É DA AREA DE SAUDE, ACHOU LOUVAVEL A SOLICITAÇÃO DO COLEGA ISMAEL

A imagem pode conter: 1 pessoa

VEREADOR HUMBERTO HOSEGAWA QUE JA MOROU NO JAPÃO, SABE DA IMPORTANCIA DE TER UMA PESSOA TRADUZINHO OS SINTOMAS PARA OS MEDICOS

A imagem pode conter: 1 pessoa

VEREADOR GEVERSON VICENTIM, ESTEVE AUSENTE NA SESSÃO DESTA SEGUNDA FEIRA, POR MOTIVO DE AUDIENCIA MARCADA EM CAMPO GRANDE COM O DEPUTADO FEDERAL DAGOBERTO NOGUEIRA E BETO PEREIRA


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

AMAMBAI
Diversos

Torneios de futebol suíço e vôlei marcam lançamento de calendário esportivo e cultural em Amambai

Calendário esportivo e cultural foi lançado no final de semana com competições esportivas no Clube Tereré

A Prefeitura de Amambai, através da Secretaria Municipal de Desportos e Cultura (Sedesc), realizou torneios de futebol suíço e de vôlei de praia no último final de semana, oportunidade que foi lançado o calendário de esportes e cultura do município para este ano de 2017. O evento aconteceu nas dependências do Clube Tereré, contando com a presença do prefeito, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira – Dr. Bandeira –, da secretária Lígia da Silva Machado, e do deputado estadual Lídio Lopes (PEN), entre outras autoridades, personalidades e muitos desportistas.

De acordo com a secretária de Desporto e Cultura, Ligia da Silva Machado, o prefeito Dr. Bandeira tem o compromisso de promover o esporte e atividades culturais em Amambai. "E já no lançamento do nosso calendário de 2017 realizamos o torneio de futebol suíço masters e o vôlei de praia aberto, o que acabou atraindo muitos desportistas do nosso município", ressaltou.

Todos os jogos foram disputados no Clube Tereré, sendo que participaram do torneio de futebol suíço as seguintes equipes: Clube dos 40, Clube Tereré, Clube União, Polícia Militar e Prefeitura Municipal. Os torneios de voleibol de praia foram disputados por 15 duplas, sendo 5 duplas femininas e 10 duplas masculinas.

No futebol suíço, o campeão foi o Clube Tereré, que venceu a final contra o Clube União, que ficou com o título de vice. O Clube dos 40 ficou na terceira colocação. O goleiro menos vazado foi Fonseca Júnior e o artilheiro do torneio, Sidnei, ambos do Clube Tereré. A arbitragem ficou sob a responsabilidade dos árbitros: Edmar dos Santos, Edvaldo Siqueira, Jonas dos Santos e Marco Martins.

Já nas disputas do vôlei de praia feminino, a dupla campeã foi Mislaine/Mônica; na segunda colocação ficou Camila/Crislaine e na terceira posição a dupla Andréia e Michele. Já as disputas masculinas foram vencidas pela dupla Lucas e Pininho; o vice ficou com a dupla Paulo e Roberto e na terceira colocação Alaf e Joel. A arbitragem dos torneios de vôlei ficou sob a responsabilidade dos seguintes árbitros: Aristides Rodrigues, Leandro Benites, Leonildo Acosta, Michele Souza e Mislaine Brustelo. Todos os árbitros que atuaram tanto no vôlei quanto no futebol suíço são da Associação de Árbitros de Futebol de Amambai (AAFA).

Ligia disse que muitos desportistas elogiaram a organização do evento promovido pela Prefeitura de Amambai. "Várias pessoas nos parabenizaram pela organização, pelo atendimento aos atletas. Tudo transcorreu como havíamos planejado porque mais uma vez houve o empenho de toda a nossa equipe da Sedesc. Temos que ressaltar o apoio do nosso prefeito Dr. Bandeira e de todas as outras pessoas que colaboraram. Ficamos muito felizes em fechar com chave de ouro o nosso primeiro evento de 2017", ressaltou a secretária.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

TRABALHADORES DE EDUCAÇÃO
Diversos

Em assembleia, trabalhadores da Educação de Amambai debatem mobilização para garantir conquistas da categoria

Análise da conjuntura, reforma da previdência, piso salarial, Cassems e greve geral, prevista para o dia 15 de março em todo o país de várias categorias, foram pautas da assembleia realizada na sexta-feira (10)

Trabalhadores da Educação de Amambai discutem Greve Geral para evitar retrocesso na Educação Pública / Foto: Moreira Produções

Amambai (MS) – Trabalhadores nas redes estadual e municipal de ensino em Amambai estiveram reunidos em assembleia geral debatendo as lutas que a categoria vai enfrentar, junto aos governos federal, estaduais e municipais, para garantir avanços na educação pública e evitar retrocesso nas conquistas já obtidas. O secretário de Comunicação Social da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), Ademir Cerri, esteve presente fazendo análise das conjunturas nacional e estadual.

A Reforma da Previdência e o cumprimento do piso salarial nacional dos professores foram as principais pautas da assembleia. A indicação de greve geral, a partir de 15 de março, sem data prevista de término, com o intuito de fazer uma grande mobilização nacional contra a retirada de direitos trabalhistas e previdenciários, também foi debatida no encontro, assim como as negociações realizadas entre a diretoria do Simted e o executivo municipal, referentes ao repasse do reajuste do piso salarial a partir do mês de janeiro e o enxugamento do número de servidores na rede municipal de ensino (Reme).

Nacional

Secretário de Comunicação da Fetems, Ademir Cerri, alerta a categoria para as medidas que estão sendo tomadas contra os trabalhadores / Foto: Moreira ProduçõesSecretário de Comunicação da Fetems, Ademir Cerri, alerta a categoria para as medidas que estão sendo tomadas contra os trabalhadores / Foto: Moreira Produções

O secretário de Comunicação da Fetems, professor Ademir, chamou atenção para as medidas que estão sendo tomadas pelo governo federal fazendo com que a classe trabalhadora pague as contas do país. Ademir cita como exemplos o congelamento dos recursos para as áreas da educação e saúde por 20 anos, através da PEC 55, e a Reforma da Previdência que, em sua opinião, atingirá em cheio os trabalhadores em educação. "A medida acaba com a aposentaria especial do magistério e para quem tem menos de 45 anos, no caso de professoras, e menos de 50 anos, no caso de professores", comentou Ademir.

O sindicalista alertou ainda sobre campanha institucional estimulando a população a odiar o servidor público, principalmente os trabalhadores em educação, que são formadores de opinião.

Estadual

Presidente do Simted de Amambai, Olga Mariano, afirma que a categoria deve estar mobilizada para garantir avanços na educação pública / Foto: Moreira ProduçõesPresidente do Simted de Amambai, Olga Mariano, afirma que a categoria deve estar mobilizada para garantir avanços na educação pública / Foto: Moreira Produções

No âmbito estadual, Ademir destaca que a lutas da categoria, que serão encaminhadas por intermédio da Fetems e dos Simteds, serão focadas contra o abuso das convocações, para garantir o pagamento do piso, e pela incorporação do abono no salário dos administrativos.

Municipal

A presidente do Simted de Amambai, professora Olga Tobias Mariano, afirmou que as negociações junto ao executivo municipal estão acontecendo e que a principal reivindicação apresentada pela categoria – que é a incorporação do reajuste do piso a partir do dia 1º de janeiro, foi garantida pelo prefeito. "O reajuste de 7,64% será concedido a partir de 1º de março e retroativo a 1º de janeiro. As diferenças relativas aos meses de janeiro e fevereiro de 2017 serão pagas até o mês de julho", afirma Olga.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

COLIRIO
Diversos

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e atividades ao ar livre


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

FIM DE TARDE
Diversos

Sucuri morta as margens de córrego próximo à rodovia de Itaporã chama atenção de populares

O réptil está morto em um córrego que passa as margens da rodovia MS-156~

O réptil  está morto em um córrego que passa as margens da rodovia MS-156, que liga Itaporã ao distrito de Montese

A reportagem do Itaporã News recebeu na tarde desta segunda-feira (13) fotos de uma cobra sicuri morta. De acordo com leitor do site a mesma deve ter de três à quatro metros de comprimento.

O réptil  está morto em um córrego que passa as margens da rodovia MS-156, que liga Itaporã ao distrito de Montese, próximo da entrada que dá acesso ao pesqueiro Bicho da Goiaba, logo após o cemitério Cristo Redentor, não se sabe até o momento o motivo que levou a cobra à morte.

A Sucuri tem hábitos noturnos e geralmente vive sozinha nas florestas tropicais de toda a América do Sul. Seu habitat são os pântanos ou os galhos que ficam em baixo das arvores, próximas da água parada. Dependendo de onde viva, alimenta-se de peixes, pequenos mamíferos ou aves. 

Ela fica inerte, à espera da vítima. Quando os animais vão beber água, ela ataca e geralmente são puxados para dentro da água, “enlaçados” pelo corpo da Sucuri. Na água, ela sufoca a vítima por uma série de apertos, dando voltas no animal que está sendo abatido. Depois, a Sucuri engole a presa inteira.

Trabalhador Rural é salvo por agentes da Policia Rodoviária Estadual após ser atacado por cobra do MS

Morador de Assentamento na região de Ponta Porã é salvo por agentes da Policia Militar Rodoviária Estadual após ser atacado por cobra.

A vitima foi identificado como, Miguel Barbosa Cabral (60) que no ultimo dia 31 por volta das 10h00, realizava manutenção em cerca de uma propriedade no Assentamento Corona, quando foi atacado por uma cobra possivelmente da espécie cascavel.

Segundo a vítima o mesmo se encontrava sozinho no momento em que recebeu a mordedura da cobra na mão e começou a andar em direção a estrada a fim de solicitar auxilio, quando em determinado momento começou a perder a consciência pela que gritava por socorro ao estar ainda longe no meio de uma mata existente na área do assentamento.

Os agentes da Policia Militar Rodoviária Estadual que realizavam fiscalização em uma estrada vicinal, escutaram os gritos da vitima e imediatamente iniciaram buscas pelo mesmo ate encontrar o mesmo já caído em situação grave, os agentes policiais ao notar que o mesmo havia sido atacado por uma cobra imobilizaram o braço da vitima e imediatamente o encaminharam ao Hospital Municipal de Laguna Carapã, onde recebeu os atendimentos de rigor e se encontra fora de perigo.

Familiares da vitima aplaudiram a rápida ação do sargento Marcos Toshio Mikuri e dos cabos Rodrigo Leite da Costa e Renan Leonardo Schiefelbein Olmedo, da Policia Militar Rodoviária Estadual, já que a rápida atuação dos mesmos foi de vital importância para que a vitima consiga sobreviver ao fatal ataque de uma das cobras mais venenosas existente na região do estado do Mato Grosso do Sul.

Chuvas desaceleram colheita da soja no estado, segundo Aprosoja/MS


As chuvas das últimas semanas interferem na evolução da colheita da soja da safra 2016/2017 em alguns municípios de Mato Grosso do Sul, segundo levantamento do Siga MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), ferramenta da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul). Por isso, o processo de retirada dos grãos das lavouras está mais lento do que o ritmo registrado no mesmo período da safra anterior, 2015/2016. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (8) na Circular Técnica n° 195 do Siga MS, que pode ser conferida na íntegra por meio de cadastro gratuito no link: http://www.sigaweb.org/ms/sistema/. Chuvas As precipitações pluviométricas dificultam a rotina, não só de produtores rurais que já iniciaram os trabalhos e precisaram interromper a atividade das máquinas temporariamente, mas também a rotina daqueles que ainda aguardam a umidade adequada para iniciar a colheita. Com isso, a porcentagem de área colhida no estado na safra 2016/2017 é cerca de 7,9% inferior à safra 2015/2016 para a data de 03 de fevereiro. No entanto, apesar do atraso, até o momento não foram identificadas perdas nas lavouras do estado. Na última semana foi registrada colheita de 5,4% da área total de soja acompanhada pelo Siga MS no estado. Por região, a colheita está assim: Região sul – 6,8% de porcentagem média de área colhida Região norte – 3,9% de porcentagem média de área colhida Região centro – 2,5% de porcentagem média de área colhida As cidades mais com colheita mais avançada são Douradina, Fátima do Sul, Sete Quedas e Vicentina na região sul, com 14% de área colhida. No norte, Costa Rica está na dianteira, com 10% da lavoura colhida e, na região centro, Campo Grande permanece à frente no procedimento, com 4% de área colhida. Aproximadamente 2,1% da área foi colhida no estado na última semana, ou seja, cerca de 53,2 mil hectares foram colhidos neste período. Projeções finais Em comparação aos dados da safra anterior (2015/2016) a Aprosoja/MS estima até o momento aumento da área plantada de aproximadamente 2,4%, passando de 2,46 milhões de hectares para 2,52 milhões de hectares. Além disso, projeta acréscimo de 2,4% em relação à produção do grão (de 7,601 milhões de toneladas na safra 2015/2016 para 7,787 milhões de toneladas na safra 2016/2017) e manutenção na produtividade, com 51,5


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

POLICIAIS MORREM

Dois policiais morrem e outros dois ficam feridos em acidente na BR-060

Vítimas eram do Núcleo de operações táticas e investigativas do interior (Notii)

 

Dois policiais morreram e outros dois ficaram gravemente feridos em acidente, na tarde desta segunda-feira (13), no KM 08 da BR-060, em Chapadão do Sul – distante 325 km da Capital. A informação foi confirmada ao Portal Correio do Estado pelo delegado Danilo Mansur.

Morreram na hora os policiais Jardes Diego de Souza Monaco, 28 anos, e Gilberto Rodrigues Fernandes, 40. Ficaram gravemente feridos Anderson Ibanez Neves, 33, e Euler Oliveira Martins, de 31 anos.

Equipe do Núcleo de Operações Táticas e Investigativas do Interior (Notii) retornavam do município de Paraíso das Águas. A caminhonete Amarok em que estavam invadiu a pista contrária, rodou e colidiu na lateral de carreta bitrem.

Os sobreviventes foram encaminhados para o Hospital Municipal. Ainda não foi divulgado o estado de saúde deles.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

BLOQUEIOS
Diversos

Dos 79 municípios, 50 estão bloqueados para receber recursos federais

Senador Moka (PMDB) aponta queda na arredação dos municípios. (Foto: Arquivo/Senado)
Cinquenta municípios de Mato Grosso do Sul não estão aptos a receber recursos, por meio de emendas da bancada federal, em Brasília. Parcelas de convênios atrasados, prestação de contas não entregues, entre outros motivos, levam dois terços dos prefeitos à lista de inadimplentes do Ministério da Fazenda.

Do outro lado, deputados e senadores se veem impossibilitados de viabilizar, por exemplo, obras para cidades como Bandeirantes, Jaraguari e Bela Vista - campeãs em falta de prestação de contas, conforme listagem o CAUC (Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias) que monitora 13 das 21 condições para que os municípios e estados recebam os recursos.

O fato é confirmado pelo senador Waldemir Moka (PMDB) que aponta um aumento exponencial no índice de cidades com pendências. Na opinião do parlamentar, o motivo principal é a crise econômica que culmina na queda da arrecadação dos municípios. "Isso é incomum, antes eram poucos os municípios que ficavam inadimplentes". Em contraponto, o peemedebista revela que vários prefeitos já o procuraram em busca de ajuda. "Temos uma assessoria que está acostumada a resolver este tipo de questão".
Arquivo
Já o presidente da Assomasul, Pedro Arlei Caravina (PSDB), aponta que deve enviar ofício por mala direta a todos os prefeitos do Estado lembrando de suas responsabilidades para com o Governo Federal. "Seria importante que tivesse um prazo para regularização, uma carência, mas a União nã é flexível neste aspecto", avalia. "Às vezes o prefeito que assumiu não tomou pé da situação e fica impedido de receber recursos por uma coisa simples, como falta de uma certidão ou por deixar de pagar a previdência social".

Neste sentido, o senador Moka tem uma dica aos prefeitos. Se a inadimplência veio da gestão anterior, ou seja, é datada de antes de 1º de janeiro, "o atual prefeito pode oferecer denúncia contra o que deixou o cargo", de modo que a responsabilidade seja transferida para quem de fato cometeu o deslize. "Assim, a cidade volta a ficar apta a receber as emendas e recursos", explica o senador. "Mas se o problema dor documentação ou um pagamento, conseguimos rapidamente resolver e retirar do CAUC", finalizou.

 

Délia participa de reunião de prefeitos no Tribunal de Contas

Prefeita de Dourados, Délia Razuk, ao lado da prefeita de Fátima do Sul, Ilda Machado, na reunião no TCE - Foto: Divulgação
A prefeita de Dourados, Délia Razuk, participou, na tarde desta segunda-feira, de uma reunião, com outros 12 prefeitos da região, no Tribunal de Contas do Estado (TCE), onde a conselheira Marisa Serrano explicou as ações que o tribunal vai desenvolver junto aos municípios na atual gestão. Além de Dourados, participaram os prefeitos de Caarapó, Douradina, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Jateí, Juti, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante, Sidrolândia e Vicentina.

Marisa Serrano explicou que o Tribunal dividiu os municípios por regiões e em sua jurisdição ficaram as 13 prefeituras cujos titulares participaram da reunião e destacou que todos os atos dos gestores serão acompanhados pelo TCE. Ela apresentou dados, um dos quais sobre o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), em que Dourados está bem classificado, com o índice 7,47 e de outras situações, para que os prefeitos conheçam a situação de seus municípios e adotem medidas para administrarem com qualidade.

Também apresentou números referentes a gastos na Educação e na Saúde, na taxa de mortalidade infantil por 1.000 nascidos vivos; na taxa de analfabetismo; no número de homicídios por 100 mil habitantes, onde cidades com menos de 10 mil habitantes não constam e sobre a taxa de emprego em cada cidade dos prefeitos presentes. “Vocês tem que conhecer esses números e levar em conta esses índices para seus projetos”, destacou a conselheira.

A prefeita de Dourados questionou a conselheira quanto aos recursos destinados ao transporte escolar e Marisa Serrano concordou que esse tipo de serviço deve atender apenas os alunos do ensino infantil, fundamental e médio (que é de competência do Estado).

Marisa também alertou aos prefeitos para que não deixem de alimentarem os sistemas do TCE – Sistemas de Contas Públicas (Sicon) e Sistema Informatizado de Controle de Atos de Pessoal (Sicap), dentro do prazo e cobrar de seus auxiliares o cumprimento dessa meta, para evitar multas e apresentou a nova perspectiva de fiscalização da educação, de forma diferenciada.

A conselheira também afirmou que o tribunal vai estar atendo aos editais de licitação e, em casos de eventuais irregularidades, poderão ser suspensos e aconselhou os prefeitos a elaborar este ano o Plano Plurianual (PPA), que vai vigorar a partir de 2018, com os principais projetos de seus gestores. Ela também abordou como temas de fiscalização do TCE, a coleta de resíduos sólidos e a receita municipal.



Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

DOURADOS
Diversos

DOURADOS| Délia Razuk consegue do deputado Marun empenho para a construção de 872 casas populares

O deputado federal Carlos Marun faz compromisso com a prefeita Délia Razuk para a construção de 872 casas em Dourados - Foto: Juliano Vaka
O deputado federal Carlos Marun (PMDB) garantiu à prefeita Délia Razuk (PR) que vai se empenhar para conseguir a liberação de recursos para a construção de 872 casas populares para atender a demanda da população de baixa renda de Dourados.

O assunto foi tratado no início da noite da última sexta-feira durante encontro da prefeita Délia Razuk com o deputado Marun quando foram discutidos vários assuntos de interesse da população douradense além da habitação popular.

O parlamentar afirmou que as casas serão construídas em duas etapas sendo a primeira com quinhentas unidades e a segunda com 372. As casas vão atender a chamada Faixa 1 do Programa Minha Casa Minha Vida destinada às famílias com renda mensal bruta de até R$ 1.800,00. Os valores dos imóveis variam de acordo com a localidade. E pode ser custeado até 90% do valor do imóvel pelo Programa.

Marun afirmou que foi convidado pela prefeita Délia Razuk para ajudar no desenvolvimento do município e por sua atuação no setor habitacional se comprometeu a lutar pela liberação de recursos para construir casas populares em Dourados. O deputado foi secretário Municipal de Assuntos Fundiários da Prefeitura de Campo Grande entre 1996-1996; diretor-presidente da Empresa Municipal de Habitação (EMHA) entre 1997-2004; Secretário de Estado de Habitação e das Cidades de Mato Grosso do Sul, Secretaria de Estado de Habitação e das Cidades de Mato Grosso do Sul no período de 2007- a 2014.

A prefeita Délia Razuk agradeceu a visita de Carlos Marun e disse que o apoio do parlamentar na liberação de recursos para a construção de casas populares será de fundamental importância para a redução do déficit habitacional no município.



Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

AFOGAMENTO

Irmãos caem em rio durante pescaria, se afogam e estão desaparecidos

Quando um dos homens caiu no rio, o outro pulou para salvar e ambos desapareceram

Bombeiros buscam pelos corpos dos irmãos (Foto: Perfil News)
Irmãos desapareceram por volta das 15 horas deste domingo (12) durante pescaria em um barranco no Rio Formoso, em Água Clara - distante 198 km de Campo Grande. Eles teriam se afogado quando um tentou salvar o outro.

De acordo com o site Perfil News, Oládio de Aquino e Claudivino Braga pescavam no local quando um deles caiu na água. Para salvar o irmão, o outro homem pulou no rio, mas ambos teriam se afogado e desapareceram na água.

Hoje pela manhã, o Corpo de Bombeiros retomou as buscas, mas nada foi encontrado até o momento.


Adolescente de 16 anos pula em rio para buscar bola e morre afogado

Corpo de Bombeiros foi acionado ontem à tarde para atender ocorrência

Robert morreu afogado na tarde de domingo - Reprodução / Facebook
Robert Barbosa, 16 anos, morreu afogado na tarde deste domingo (12), em um rancho, localizado entre Três Lagoas e Castilho, interior de São Paulo. Ele brincava de bola com amigos na beira do rio, quando a bola foi levada pela água; na tentativa de busca-la ele foi levado pela correnteza do Rio Paraná.

De acordo com informações do Boletim de Ocorrência, um dos familiares que estava no local conseguiu resgatá-lo, porém, ele já estava inconsciente. Equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e tentou reanimar a vítima, porém, ela morreu a caminho do Hospital Auxiliadora.

O corpo do garoto está sendo velado em Andradina (SP), cidade onde ele residia.

Ainda na tarde de ontem, o Corpo de Bombeiros de Três Lagoas foi acionado para atender a uma ocorrência de afogamento em Água Clara.

Dois irmãos pescavam às margens do Rio Formoso, quando um deles – Claudevino Braga escorregou e caiu. Na tentativa de salvar o irmão, Oládio de Aquino entrou no rio, porém, os dois desapareceram.

Equipes do Corpo de Bombeiros iniciaram as buscas ainda no final da tarde deste domingo e retomaram na manhã de hoje.

 


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

Zeca do PT luta por direitos indígenas
Diversos
ZECA DO PT
 
A imagem pode conter: 11 pessoas, pessoas em pé e área interna

Recebi nesta segunda-feira o sub-secretário de Direitos Humanos de Campo Grande, Ademar Vieira Junior (Coringa) para discutir a situação das aldeias e comunidades indígenas urbanas da Capital, que estão abandonadas em processo de favelização.

Estamos há algum tempo lutando pela regularização da área ao lado da aldeia Água Bonita, que depende apenas da transferência da propriedade do governo do Estado para a associação de moradores para que seja implementando um projeto de urbanização. O deputado Amarildo Cruz (PT) está gerindo o processo dentro da Assembleia Legislativa. 
São cerca de 15 mil indígenas na nossa cidade, que não têm assistência médica, não tem escolas bilíngues para atender as crianças, mantendo suas culturas tradicionais. Estamos lutando para que os índios desaldeados tenham todos seus direitos garantidos e respeitados

 

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas, tela e área interna


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

ICMS
Diversos

Azambuja vai até Michel Temer para barrar perdas com ICMS do gás boliviano

Petrobras reduziu compra do combustível

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), prometeu na manhã desta segunda-feira (13), em Corumbá, a recorrer até ao presidente da República, Michel Temer, como tentativa de barrar as perdas de impostos acerca da importação do gás boliviano. Somente em janeiro, o Estado deixou de receber R$ 43 milhões com o tributo.

Mato Grosso do Sul ganha com combustível boliviano por meio do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias). O gás sai da Bolívia, por Corumbá, e atravessa todo o Estado, pelo gasoduto, até Três Lagoas. Por conta dessa travessia, o Estado recebe o imposto mensal. Em dezembro passado recebeu perto de R$ 80 milhões, já em janeiro, em torno de R$ 35 milhões.

A explicação pela queda: a Petrobras reduziu a compra do gás boliviano, daí a redução do imposto.

“A Petrobras, inexplicavelmente, reduziu o bombeamento do gás da Bolívia nos últimos anos, de 30 milhões de metros cúbicos para 11 milhões de metros cúbicos, talvez por uma estratégia de mercado, mas não podemos aceitar uma medida que traga prejuízos ao nosso Estado”, disse o governador, que já pediu uma audiência com o presidente da estatal, Pedro Parente, para cobrar uma explicação e formalizar o posicionamento do seu governo.

OBRIGAÇÕES
Reinaldo Azambuja, por meio da assessoria de imprensa, adiantou que levará no encontro com o presidente da Petrobras, representantes dos principais segmentos do Estado, como a Fiems, Famasul, Faems, Fecomércio e Assomasul, além dos senadores e deputados que compõem a bancada federal.

Ele disse que deverá se reunir também com o presidente Michel Temer para expor os prejuízos que a decisão da Petrobras tem causado a Mato Grosso do Sul.
“É um direito nosso, da sociedade sul-mato-grossense, mantermos a receita para que possamos cumprir as obrigações do governo e atender aos municípios”, ponderou.

“A Petrobras não pode tirar essa receita do nosso Estado, num momento de crise e recessão, e queremos ouvi-la para tomada de uma posição, que não será do governo, mas da sociedade”, completou.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

ESPORTE
Diversos

Calendário de Eventos Esportivos e Culturais de Amambai foi lançado no ultimo domingo (12)

 

Evento aconteceu no clube Tereré e contou com a presença de diversas equipes esportivas do município de Amambai.

Joaz Balbuena de Menezes – Decom

Aconteceu no ultimo domingo (12) o lançamento oficial do calendário de eventos Esportivos e Culturais do município de Amambai.
Durante evento que aconteceu no clube Tereré a prefeitura de Amambai através da Secretaria de Desporto e Cultura (Sedesc) apresentou o calendário formulado pela secretaria e oficializado pelo prefeito de Amambai, Dr. Bandeira.
Para a Secretaria de Desporto e Cultura, Lígia Machado, o momento que antecedeu o lançamento foi de ansiedade por estar iniciando uma nova jornada e de gratificação e sentimento de dever cumprido pelo sucesso do evento. “Hoje  lançamos o Calendário de Eventos Esportivos e Culturais do Município de Amambai. Após acordar as 4 da manhã com toda ansiedade de quem está iniciando um novo caminho, chego em casa agora com a sensação de dever cumprido. Agradeço a todos que estiveram envolvidos e prestigiando o evento. Foi um dia maravilhoso. Um dia para mostrar e valorizar aqueles que escrevem o esporte do nosso município, aqueles que ainda dedicam-se para que o esporte não se acabe. Dia também de prestigiar aqueles apaixonados pelo voleibol, seja de praia ou de quadra, os que estão começando ou já praticam a um bom tempo. Enfim, obrigada a todos”  disse.

“Esporte e Cultura são importantes para o desenvolvimento físico e intelectual de crianças, adolescentes e adultos, momentos de lazer, esporte e cultura também fazem parte do conjunto de responsabilidades que pais e poder público têm com relação aos menores. Enquanto o governo deve investir em políticas públicas, a família precisa garantir momentos de descontração aos filhos. São atividades interdisciplinares e essenciais para o processo de sociabilização da criança e do adolescente. A prática esportiva ajuda a desenvolver habilidades físicas e motoras e a aprender regras de convivência. Já as atividades culturais contribuem com a inserção do cidadão na sociedade em que vive. Permite ao jovem um sentimento de pertencimento, que ajuda na compreensão e crítica da realidade” ressaltou o Prefeito de Amambai, Dr. Bandeira sobre a importância do Esporte e Cultura principalmente na formação intelectual de crianças e adolescentes.

Na ocasião aconteceu torneio de Futebol Suíço Master e os primeiros colocados foram:

·         1º lugar – Clube Tereré

·         2º lugar – Clube União

·         3º lugar – Clube dos 40

 

Melhor Goleiro: Fonseca Junior – Clube Tereré
Artilheiro: Sidnei – Clube Tereré

Aconteceu também torneio de vôlei de praia masculino e feminino e a classificação ficou da seguinte maneira:

·         Feminino
1º lugar – Mislaine & Mônica
2º lugar – Camila & Crislaine
3º lugar – Andreia & Michele

Masculino
1º lugar – Lucas & Pininho
2º lugar – Paulo & Roberto
3º lugar – Alaf & Joel

Fonte: Assessoria Prefeitura de Amambai 

Comercial empata e não avança 
na tabela de classificação do Estadual

O Comercial ficou no empate em 1 a 1 com o União/ABC na tarde de hoje, no Morenão, pela terceira rodada do Campeonato Sul-mato-grossense.

Com o resultado, a equipe colorada é terceira colocada do Grupo A, com 4 pontos somados. O União/ABC fica na quinta posição, com os mesmos 4 pontos, mas com saldo de gols inferior (-3) ao de Comercial (0) e Costa Rica (0).

O gol do União/ABC foi anotado por Andrade, aos 13 minutos do segundo tempo. O Comercial empatou aos 37 minutos, com Júlio Cezar. 

Na próxima rodada, o Comercial tem clássico com o Operário. O jogo será no próximo domingo (19), às 15h, no Morenão. Já o União/ABC recebe Chapadão às 16h do sábado (18), também no Morenão.

RODADA

Outros três jogos foram realizados neste domingo (12) pelo Campeonato Sul-mato-grossense. Veja os resultados:

Grupo A - Costa Rica 1 x 0 Operário

Grupo B - Corumbaense 1 x 0 Águia Negra

Grupo B - Urso 0 x 1 Ivinhema

Vice do Flamengo reconhece falta de sensibilidade em mensagem no Twitter, mas diz que acusação do Botafogo foi irresponsável

Flamengo venceu o clássico contra o Botafogo
Flamengo venceu o clássico contra o Botafogo Foto: Marcelo Theobald / O Globo

Diogo Dantas

O vice de comunicação do Flamengo, Antonio Tabet, esclareceu a publicação no Twitter do Flamengo na noite do último domingo, que desencadeou uma série de reações e a acusação do Botafogo de apologia à violência. No clássico vencido pelo Flamengo, um torcedor foi morto em meio a uma das diversas confusões do lado de fora do estádio Nilton Santos. Após a partida, ainda sem a confirmação da morte, o perfil do Flamengo provocou o Botafogo.

- Apurei internamente e o "não adianta fugir, não adianta correr" foi postado porque a diretoria do Botafogo teria cogitado o adiamento da partida para uma data quando poderiam jogar com o time titular. E o "Cadê você?" replicou o grito da torcida rubro-negra no estádio, que era maior que a do Botafogo como de hábito - explicou o dirigente, que também é colunista do Jornal O Globo.


Mesmo como humorista, Tabet afirmou que não é o responsável por todas as publicações engraçadinhas dos posts na ferramenta do clube. Mas concordou que não houve sensibilidade na mensagem após o clássico, em meio ás confusões.

- Ao contrário do que muita gente pensa, não atualizo o perfil do Flamengo no Twitter. O fato de eu trabalhar com humor é um ônus porque muitas vezes acham que há irreverência no nosso trabalho onde não há. Contamos com uma equipe de dezenas de pessoas que, aliás, chegou ontem ao estádio bem antes das confusões. Todas as comunicações que geraram "polêmica" foram postadas antes da notícia de um óbito confirmado. Os horários estão aí de prova - detalhou o dirigente, completando:

- Ainda assim, se me perguntarem se faltou sensibilidade ao responsável pelo tuíte, concordarei. Mas muito pior que isso é a instituição Botafogo fazer uma acusação leviana de apologia, que só acirra ainda mais os ânimos, é irresponsável e ainda mais inconsequente - ponderou o vice de comunicação.

Por fim, Antonio Tabet estendeu a bandeira da paz e clamou por harmonia para o fim dos problemas de violência nos estádios.

- Somos favoráveis à paz nos estádios, mas entendemos que a violência é uma mazela social infelizmente comum em todo país e que não pode ser rotulada como responsabilidade de uma ou outra torcida. Vivemos uma crise de Estado. Espero que as instituições trabalhem em harmonia para acabar com esses problemas - finalizou.




Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)


Página selecionada de 1698 páginas.
Fotos

Nova pagina 2


Notícias

Terça, junho 27
· PLANTÃO
Segunda, junho 26
· fique sabendo
· PESQUISA DATA DOLHA
· DA TARDE
· CAMPO GRANDE
· CAFE DA MANHÃ
Domingo, junho 25
· UNS COM MUITO, OUTROS COM POUCO...
· GREMIO PERDE NA ARENA
· 500 DE COCAINA
· AMAMBAI
· SABRINA
· DA HORA
· AMAMBAI - CAARAPÓ
·
Sábado, junho 24
· FIQUE SABENDO
· PLANTÃO 2
· GOVERNO
· PF
· PONTA PORÃ
Sexta, junho 23
· BOA NOITE COM MUITA SAUDE A TODOS
· MARIA DA PENHA
· OVELHA- HOMEM
· PLANTÃO
· VIOLENCIA
· PONTA PORÃ
· ZECA DO PT
· justiça
Quinta, junho 22
· DEPOIS DE 04 ANOS SEM MORADIAS, AMABMBAINSES ASSINAM CONTRATOS
· FACHIN X REINALDO
· JBS

 Calendario de Eventos
Junho 2017
  1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30  

Eventos

 Hora Certa

 Amigos do Site!

Image and video hosting by TinyPic




RondPoint Web Services Web site powered by MEGAWEB