Menu
 Inicio
 Registro
 Administrador
 Menu
 Torpedos
 Downloads
 Enquete
 Galeria de Fotos
 Seus Links
 Recomende-nos
 Internet_TV
 Artigos
 Internet_Radio3
 Publicações
 Conteudos
 Album
 Estatística
 Fale Conosco

· Procurar

 Radio On
Ouça Agora:
Nenhuma opção foi escolhida



<a href=''>Play Nenhuma opção foi escolhida</a>

Abrir em janela pop-up

 Previsão

 Visitas
Até o momento, recebemos
7706498
vizualizações de páginas (page views) desde July 2007

 Apoios:




NOTICIAS DE AMAMBAI
Diversos

Em Amambai, comunidade da aldeia Limão Verde debate em fórum demandas e anseios

A comunidade da aldeia Limão Verde, reserva indígena localizada em Amambai, com o apoio da Escola Municipal Polo Indígena Mbo'erenda Tupa'i Nandeva e de parceiros, estará realizando o 1º Fórum da Aldeia Limão Verde.

O evento é alusivo ao Dia do Índio e acontece entre os dias 14 e 19 de abril. Na oportunidade, haverá debate, desfile, campeonatos juvenil e adulto e shows musicais gospel e sertanejo indígena. Todos os dias durante a programação serão feitos sorteios de brindes.

O ponto alto do evento acontece no sábado, 19 de abril, quando é realizada uma festa para a comunidade, com churrasco e torneios.

Além de promover a comemoração alusiva ao Dia do Índio, o 1º Fórum da Aldeia Limão Verde objetiva traçar um diagnóstico dos problemas cotidianos da aldeia. Com a participação da comunidade, serão debatidas as demandas e os anseios dos indígenas Guarani Kaiowá da aldeia na perspectiva de melhorar a qualidade de vida.

“Estamos sendo vistos como problema aos governantes, queremos pensar, declarar as nossas reivindicações e propor uma política pública de qualidade para a comunidade local”, explica o professor e coordenador pedagógico, Delfino Borvão, um dos articuladores do evento. A expectativa dos organizadores é contar com o envolvimento das comunidades escolar e da aldeia, principalmente com os responsáveis pelos alunos.

Entre os palestrantes estão mestres indígenas, como Elda Vasque Aquino e Eliel Benites, assim como Adir Cassaro de Nascimento, da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), de Campo Grande, entre outros intelectuais indígenas das áreas da Educação, Política e Antropologia.

O evento conta com a parceria de órgãos oficiais, como a Prefeitura de Amambai, UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), secretaria municipal de Educação, Funai (Fundação Nacional do Índio) e Sesai (Secretaria Especial de Assuntos Indígenas), além do capitão da aldeia Limão Verde, Valdinei Vilharva, e do comércio da cidade.

Entre os organizadores estão Delfino Borvão - coordenador pedagógico de pré ao 5º ano (delfinoborvao@hotmail.com), coordenadora do 6º ao 9º ano, Virginia Ferreira Gamarra, coordenadores do Mais Educação, professores Tatiely da Silva e Pedro, e o diretor da Escola Municipal Polo Indígena Mbo'erenda Tupa'i Nandeva , Aurélio de Oliveira (aurelioapykai@hotmail.com).

ACIA e comércio de Amambai oferecem campanha do Dia das Mães

A ACIA – Associação Comercial Empresarial de Amambai – informa que a campanha A Melhor Mãe do Mundo é a Sua, alusiva a comemoração do Dia das Mães, já está no comércio amambaiense, em todas as lojas com a identificação da campanha.

O consumidor que adquirir algum produto nos estabelecimentos identificados com o cartaz da promoção irá receber o cupom e ao depositá-lo na urna, já estará concorrendo aos prêmios que serão sorteados, explica a secretária administrativa da associação, Sônia Mara Penteado.

Sonia (E) e Maiara, secretárias da ACIA.

A campanha A Melhor Mãe do Mundo é a Sua da ACIA estará sorteando duas motos Yamaha Crypton 0km, um kit mamãe, uma bolsa, um kit beleza, um multiprocessador, um relógio, um vale-compras de R$ 100,00, um óculos de sol, um aparelho de som portátil, uma chapinha e um edredom. O sorteio será realizado no dia 10 de maio, às 19 horas na ACIA.

O presidente da ACIA, Azor de Assis, destaca a importância da campanha para o comércio amambaiense como forma de alavancar as vendas e movimentar a economia. “Esta campanha foi preparada com muito empenho por toda a diretoria da ACIA e com o apoio da prefeitura e da câmara de vereadores. Quero convidar toda a população de Amambai para estar participando, realizando a compra do presente para aquela que é a pessoa mais especial das nossas vidas em nosso comércio local” explicou Azor.

Incentivo à produção industrial em Amambai é foco de gestão na capital do Estado

A gestão pelo incentivo governamental estadual à produção industrial, em especial, no setor agropecuário, foi o foco de duas ações realizadas em Campo Grande na semana passada por representantes da comunidade amambaiense.

A primeira ação aconteceu no dia 21 quando o secretário municipal de Indústria e Comércio, Rodrigo Selhorst, e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Amambai (ACIA), Azor Cledeomar de Assis, reuniram-se com a secretária de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Tereza Cristina Correa da Costa.

Industrialização do município

A oportunidade foi utilizada por Rodrigo e Azor para expor, um pouco da realidade de Amambai e pedir apoio sobre os processos de industrialização do município, tendo em vista que algumas atividades econômicas do município, como o curtume, a fecularia e o laticínio, encontram-se paralisadas.

O secretário municipal de Indústria e Comércio, Rodrigo Selhorst, e o presidente da ACIA, Azor Cledeomar de Assis, reuniram-se com a secretária de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Tereza Cristina Correa da Costa.

“Nós estamos em uma faixa da fronteira difícil de industrializar, por alguns motivos, como a logística e incertezas jurídicas relacionadas às demarcações de terras, por exemplo, que torna a batalha pelo crescimento talvez até mais difícil que para outros municípios do Estado. Ainda assim, a cidade crepúsculo está entre as mais desenvolvidas do Cone Sul MS”, pontua Rodrigo Selhorst.

Frigorífico Frigman

Dentre os pedidos feitos, esteve o de acompanhamento e auxílio referentes ao Frigorífico Frigman no que se refere ao Licenciamento ambiental, que se encontra protocolado no Imasul (Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul), e o processo de vistoria do Corpo de Bombeiros encaminhado a capital do estado.

“A abertura deste frigorífico está entre os maiores anseios de toda a população amambaiense. Fomos juntos a Campo Grande pedir esse apoio à secretária de produção para que possa nos ajudar quanto a velocidade da tramitação desse processo, finaliza Rodrigo Selhorst”.

Encontro Regional de APLs do Leite

A segunda ação aconteceu no dia 24 com a participação de caravana de produtores de leite de Amambai na abertura oficial do Encontro Regional de Arranjos Produtivos Locais (APLs) do Leite da região central e da fronteira de Mato Grosso do Sul. O prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa, acompanhou os produtores de leite do município no evento.

Uma caravana de produtores de leite de Amambai na abertura oficial do Encontro Regional de Arranjos Produtivos Locais (APLs) do Leite da região central e da fronteira de Mato Grosso do Sul.

Durante a abertura oficial do Encontro Regional de Arranjos Produtivos Locais (APLs) do leite da região central e da fronteira de Mato Grosso do Sul, o governador André Puccinelli também realizou a entrega dos equipamentos e veículos adquiridos para o Programa Estadual Leite Forte. O evento aconteceu, no auditório Tatersal, do Parque Laucídio Coelho, na Capital.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, o Programa Leite Forte elegeu como prioridade a agricultura familiar do estado e através de um diagnóstico descobriu-se porque o setor leiteiro não era alavancado e apresentava resultados ruins.

“Percebemos que faltava capacitação para os produtores e foco dos técnicos para esse segmento. Com apoio do Governo do Estado, já realizamos a capacitação de 100 técnicos, que foram para a Embrapa Gado de Leite, em Coronel Pacheco [MG], onde permaneceram por 11 dias. O nosso principal objetivo é que o produtor tenha uma produção constante de leite, que mantenha a mesma tanto na época da seca quanto na das águas”, disse Tereza Cristina.

O prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa, Tereza Cristina e Paulo Engel.

Ainda segundo a secretária, outro ponto importante do Programa é a permanência dos jovens no campo. “Tem casos que me emocionam. Conheço assentamentos onde os produtores compraram essa ideia, a tecnologia, e hoje estão trazendo de volta seus filhos para propriedade para ajudar, porque já compensa, já tem renda. Tudo isso leva para as famílias uma vida mais digna e que valha a pena. Os jovens não precisam mais sair, ir para as periferias das cidades e terem subempregos. E nós precisamos de jovens no campo, nossa população rural está envelhecendo. Com programas desse tipo estamos resgatando esses jovens para ficarem nas propriedades ajudando seus pais, a terem renda e a constituírem suas famílias”.

Política das APLs

O primeiro encontro de Arranjos Produtivos Locais do Leite das regiões Oeste Fronteira e Central teve como objetivo reunir empresários, produtores, gestores técnicos e agentes envolvidos no segmento da cadeia produtiva do leite para apresentar as ações desenvolvidas e discutir a política das APLs de forma objetiva e prática. Além de Campo Grande, os municípios polos das cinco bacias leiteiras do Estado estão sediando encontros regionais.

Participaram do evento representantes dos municípios de Campo Grande, Amambai, Bandeirantes, Camapuã, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante, Rio Negro, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Terenos, Ribas do Rio Pardo, Corumbá, Ladário, Miranda, Bodoquena, Porto Murtinho, Caracol, Bela Vista, Aquidauana, Anastácio, Bonito, Nioaque, Guia Lopes da Laguna e Jardim.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

SEGURANÇA
Diversos

Rio de Janeiro: Forças de segurança ocupam favelas

Por Nelza Oliveira para Infosurhoy.com

Em resposta a recentes ataques do crime organizado contra UPPs, forças de segurança federais ocupam comunidades por tempo indeterminado e Polícia Militar pede a colaboração de moradores.

A Polícia Militar do Rio de Janeiro iniciou uma ocupação gradual de favelas da cidade no fim de semana. (Cortesia de André Gomes de Melo/GERJ)

RIO DE JANEIRO, Brasil – O clima é de guerra no Rio de Janeiro.

Depois que quatro Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) foram atacadas por bandidos, na noite de 20 de março, a Polícia Militar (PM) do Rio de Janeiro e forças de segurança federais iniciaram uma ocupação gradual do Complexo da Maré, um dos maiores conjuntos de favela da cidade. A região é considerada estratégica do ponto de vista da segurança.

A medida foi tomada pela presidente Dilma Rousseff numa reunião com o governador do Rio, Sergio Cabral, em 21 de março.

No fim de semana, todas as UPPs da cidade foram reforçadas. O Exército irá ocupar o Complexo da Maré, considerada uma região estratégica, por tempo indeterminado.

“Queremos dizer que nosso projeto de pacificação, nosso projeto de polícia de proximidade, não recua um milímetro sequer. Vamos continuar avançando”, disse o tenente-coronel Cláudio Costa, porta-voz da PM, em um vídeo divulgado em 22 de março.

Costa também pediu o apoio da população na captura aos bandidos.

“Queremos deixar um canal para que as pessoas possam colaborar através do Disque-Denúncia (2253-1177) ou do 190, informando a localização de possíveis marginais, armas e drogas”, disse.

As favelas ocupadas estariam dominadas por uma determinada facção criminosa, a mesma que teria comandado os ataques às UPPs de Manguinhos, Arará/Mandela, Camarista Méier e Complexo do Alemão, segundo a PM.

Nos ataques de 20 de março, a UPP mais destruída foi a do Complexo de Manguinhos. Duas viaturas e cinco bases de apoio da UPP foram incendiadas e três policiais militares foram baleados, incluindo o comandante da UPP da favela, capitão Gabriel de Toledo.

Durante a ocupação, em 22 de março, dois homens morreram numa troca de tiros com policiais na comunidade Para-Pedro, na Zona Norte da cidade. A PM também apreendeu armas, granadas de uso exclusivo das Forças Armadas e drogas, além de celulares e radiotransmissores.

“O crime organizado tenta (...) desestabilizar a presença da polícia nessas comunidades com ataques covardes, gerando pânico e distúrbio nas comunidades e fazendo vítimas entre policiais militares e civis”, disse Sergio Cabral, em coletiva após o encontro com a presidente em Brasília. “Não há nenhum problema de pedir apoio das Forças Federais. O Estado é um só. O Estado tem de se mostrar forte, unido, capaz de debelar o crime organizado.”

As ações orquestradas pelo crime organizado contra as UPPs vêm se intensificando desde o início de fevereiro, quando a soldado Alda Rafael Castilho foi morta por um tiro de fuzil em frente à UPP do Parque Proletariado.

Durante os meses de fevereiro e março, foram assassinados outros dois soldados, Wagner Vieira da Costa, da UPP de Vila Cruzeiro, e Rodrigo de Souza Paes Leme, da UPP de Nova Brasília, além do subcomandante da UPP da Vila Cruzeiro, tenente Leidson Acácio Alves.

Desde a instalação da primeira UPP, no Santa Marta, em 2008, 11 policiais de UPPs foram assassinados, quatro deles nos últimos dois meses.

“Nós temos hoje 9.400 homens e mulheres nas comunidades pacificadas. Creio que só São Paulo e Belo Horizonte tenham efetivo maior nas capitais”, disse Cabral. “É evidente que, quando você amplia o volume de presença, 24 horas por dia, com bases, o risco é enorme de ataques desse tipo, mas é uma demonstração da fragilidade do crime organizado no Rio de Janeiro.”

O governador afirmou que a taxa de redução de homicídios nas áreas pacificadas desde a instalação das UPPs é superior a 65% e que o momento é crucial para avançar no programa.

“O desejo dos marginais é que essa política fracasse. Só que a sociedade majoritariamente quer que essa política seja bem sucedida, quer que ela se torne uma política de estado”, disse o governador.

Um dia após a morte do tenente Leidson Acácio Alves, em 13 de março, o secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, anunciou que todo o efetivo das UPPs irá receber treinamento da Companhia de Instrução do Batalhão de Operações Especiais (Bope), tropa de elite da PM.

Eles terão aulas de técnicas de patrulha, de tiros e de abordagem, entre outras. Após o treinamento, cem policiais serão escolhidos para ingressar numa nova tropa, chamada de Tropa de Elite Pacificadora.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

PANICO
Diversos

Pânico fará reality para escolher panicat; transexual

Foto: Divulgação

A modelo Thalita Zampirolli, que ganhou fama após supostamente ter tido um affair com o ex-jogador Romário, poderá ser a primeira transexual a se tornar panicat. A direção do programa da Band tem todo interesse em tê-la no time de assistentes de palco, mas vai fazer uma mistura de reality show com concurso e entregar a responsabilidade da escolha ao público.

Ontem (30), Thalita fez seu primeiro teste no Pânico na Band. Apareceu no quadro Pânico na Ilha.

Nas próximas edições, o Pânico anunciará sua quarta panicat. Ela já foi escolhida pelo apresentador Emílio Surita e pelo diretor Alan Rapp e se juntará em breve a Renata Molinaro, Carol Dias e Babi Muniz.

Após a apresentação da quarta panicat, o Pânico anunciará o processo de escolha da quinta. "Essa quinta panicat o público é que vai escolher. A gente vai fazer uma mescla de reality e concurso, com votação, tipo um Big Brother", diz Alan Rapp.

O formato e o calendário do reality-concurso ainda não foi definido, mas já é certa a participação de Thalita. 

O Pânico já contou, em 2011, com a participação de uma transexual, a ex-BBB Ariadna. Mas foi uma ação efêmera.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

NEYNAR BRILHA
Diversos

Barça empata em 1 a 1 com Atlético

TERRA
foto
Foto: MIGUEL RUIZ-FCB
Neymar marcou gol contra Atlético de Madri

Com dois gols de jogadores brasileiros revelados pelo Santos e com grande destaque no futebol europeu, Barcelona e Atlético de Madrid não passaram de empate por 1 a 1 na primeira partida da semifinal da Liga dos Campeões. Ídolos na Vila Belmiro, o atacante Neymar e meia Diego balançaram as redes no Camp Nou, em Barcelona.

Com o resultado, o Atlético de Madrid abre vantagem na briga pela final continental, já que fez gol na casa do adversário. Com isso, pode empatar por 0 a 0 no confronto de volta, no Estádio Vicente Calderón, que fica com a vaga. Se repetir o 1 a 1, a partida vai para os pênaltis. O confronto está marcado para 9 de abril, quarta-feira, às 15h45 (de Brasília).

O primeiro ex-santista a brilhar no Camp Nou nesta terça-feira foi o meia Diego, da geração campeã brasileira em 2002. Destaque no Atlético de Madrid, ele recebeu na intermediária aos 10min do segundo tempo, pela direita, e surpreendeu o Barcelona ao acertar forte chute no ângulo esquerdo do goleiro José Pinto. Até então, as equipes faziam partida equilibrada em termos de ações ofensivas.

​Com maior posse de bola, o Barcelona teve dificuldades para vencer a marcação do Atlético de Madrid, e quando o fez, parou no goleiro Thibaut Courtois, dono de excelente atuação no Camp Nou. Quem acabou fazendo a diferença para o time da casa, por fim, foi o meia Iniesta, que também teve atuação inspirada, armando boas jogadas e com perigosas finalizações dadas da intermediária.

Foi ele que permitiu que outro ex-santista brilhasse no confronto. Aos 25min, o meia percebeu Neymar correndo da ponta esquerda em diagonal e lançou bola. O camisa 11 do Barcelona, dentro da área, tocou alto e colocado para tirar do goleiro Courtois e empatar o jogo. A partir daí, até o final do jogo, o time madrileno se acuou no campo de defesa para garantir um resultado que, de fato, é positivo na semifinal.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

BASTIDORES
Diversos

Senado cria CPI para investigar Petrobras; PT pede impugnação

Requerimento que cria a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras foi lido nesta terça-feira no Senado Federal. Embora formalmente criada, senadores têm até a meia noite para retirar ou incluir assinaturas no pedido, o que ainda pode enterrar a investigação. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), também analisará um pedido do PT para impugnar a comissão.

De autoria do PSDB, o requerimento pede a investigação da compra da refinaria de Pasadena pela estatal, indícios de pagamento de propina pagas pela holandesa SBM Offshore, denúncias de falta de equipamentos em plataformas e indícios de superfaturamento na construção de refinarias.

O funcionamento da comissão, prevista para durar 180 dias, ainda é incerto. Durante a sessão, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) apresentou questão de ordem pedindo a impugnação da CPI por entender que o requerimento apresenta quatro fatos desconexos, ligados apenas pelo nome da estatal. Calheiros prometeu ouvir senadores e dar uma resposta sobre o pedido até amanhã.

Estatal adquiriu 50% da companhia por US$ 360 milhões
A CPI da Petrobras foi proposta após informações divulgadas sobre a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. Com aval do Conselho de Administração então presidido pela presidente Dilma Rousseff, a estatal adquiriu 50% da companhia por US$ 360 milhões em 2006, sendo que a unidade havia sido comprada inteira, pela belga Astra Oil, por US$ 42,5 milhões. Após uma disputa judicial nos Estados Unidos, a Petrobras precisou adquirir a refinaria inteira, em uma operação que custou, no total, cerca de US$ 1,2 bilhão.

Pedido de impeachment contra Dilma deve ser arquivado

 

Terra/VV

O pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff protocolado nesta terça-feira, na Câmara dos Deputados, pelo senador Mário Couto (PSDB-PA) deverá ser arquivado pelo presidente da Casa, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), por falta de elementos que justifiquem o pedido.

Henrique Alves disse que não vê elementos para a continuidade do pedido. "A princípio não vejo nenhuma fundamentação, nem sequer seriedade (na proposta)". Segundo Alves, há investigação em andamento sobre o assunto no Ministério Público, no Tribunal de Contas da União e na Controladoria-Geral da União. E ainda há a possibilidade de uma comissão parlamentar de inquérito mista. "Portanto, não vejo nenhum elemento que justifique esse impeachment", disse.

O senador Mário Couto apresentou o pedido de impeachment com o argumento de que a presidente Dilma Rousseff teria cometido crime de responsabilidade na compra da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA), em 2007, quando ela era ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República e presidente do Conselho de Administração da Petrobras. Couto anexou ao pedido capa da revista Veja, de 26 de março de 2014, e usou matéria da revista para embasar sua solicitação.

Pedidos de impeachment podem ser apresentados contra chefes do Poder Executivo federal, estaduais e municipais por qualquer cidadão que considerar que essas autoridades cometeram crimes de responsabilidade. Os pedidos são apresentados ao presidente da Câmara dos Deputados, assembleias legislativas e câmaras municipais, respectivamente.

Nos últimos anos foram apresentados à Câmara pedidos de impeachment contra os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, todos foram arquivados pelos então presidentes da Câmara. Segundo a Secretaria-Geral da Mesa da Câmara outros pedidos de impeachment já foram apresentados contra Dilma.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

COMEÇOU A AMARELAR
Diversos

André condiciona candidatura a Giroto: 'se sairmos os dois é como sair Neymar e Messi'

 

 

Mantendo o mistério sobre sua eventual candidatura ao Senado, o governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, disse na manhã desta terça-feira que o futuro político de seu secretário de Obras, Edson Giroto, também está indefinido. No entanto, garantiu que apenas um deles será candidato este ano.

“Se trouxe o Giroto para me ajudar (na administração estadual), se sairmos os dois é a mesma coisa que sair Neymar e Messi”, comparou o governador, citando duas estrelas do futebol que compõem o elenco do time espanhol Barcelona. “A gente tem uma enxurrada de coisas para fazer”, completou Puccinelli.

Foto: Político porcaria a gente trata assim!

O governador vai comunicar sua decisão na quinta-feira (3). Caso ele afaste-se da Governadoria para disputar o Senado, a medida tem de ser publicada até sexta (4) no Diário Oficial do Estado.

Ainda nesta terça-feira, provavelmente à noite, ele deve se reunir com Giroto para fecharem questão. O projeto do secretário seria tentar eleger-se novamente deputado federal.

Já Puccinelli vive outros tempos. “Independência ou morte, diga ao povo que fico”, brincou ele, que reiterada vezes falou em encerrar a carreira política ao fim do atual mandato, mas recebe pressão para encarar a candidatura ao Senado.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

NOTICIAS DA NOITE
Diversos

Motorista perde controle e capota veículo com filha de prefeito na entrada da Capital

 

Fernanda Kintschner e Wendy Tonhati

fotoLuiz Alberto

Quatro adolescentes, sendo uma filha de um prefeito de uma cidade do interior de Mato Grosso do Sul, foram levadas para a UPA do bairro Coronel Antonino após o carro em que estavam capotar nesta terça-feira (01), na saída da BR-163, em Campo Grande. O condutor do veículo foi identificado como Alfredo Ferreira, que também foi socorrido sem ferimentos graves.

Segundo um tio de uma das adolescentes que estava no local, três têm 12 anos e uma tem 13 anos e eram trazidas pelo motorista para assistirem aulas de inglês na Capital. A reportagem ligou na prefeitura, mas como ninguém atendeu, não conseguiu confirmar se ele seria servidor municipal.

O motorista do veículo, um Fiat/Uno branco placa NRS 7443, contou ao Corpo de Bombeiros que seguia pela saída para Jaraguari quando teria sido fechado por um caminhão, que o fez ir para o acostamento.

“Foi quando ele disse que perdeu o controle, rodou na pista, capotou duas vezes e caiu no barranco no sentido contrário. Todos ficaram presos no carro devido a forte enxurrada que está descendo. Quando chegamos a chuva ainda estava forte”, contou o tenente Vilson, dos Bombeiros.

Duas garotas apresentaram traumatismos leves e os outros passageiros passam bem, mas também foram levados para a UPA, segundo os militares.

*O nome da cidade foi omitido para preservar a identidade da adolescente, conforme rege o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Amambai recebe seminário educativo para melhorias no trânsito

Atividades acontecem nesta terça-feira, 1 de abril.

Nessa terça-feira, dia 01, integrantes do DETRAN e CETRAN do MS, estarão em Amambai desenvolvendo um projeto de alerta e educação no trânsito. O evento consiste em educar e conscientizar a população quanto os riscos da direção irresponsável.

Esse projeto será desenvolvido em todas as escolas da rede municipal, crianças do 1º até o 6º ano do ensino fundamental estarão recebendo palestras e participando do programa detranzinho, onde atividades voltadas ao publico infantil serão desenvolvidas pelas equipes do DETRAN e CETRAN durante todo o dia no ginásio municipal.

O diretor do DETRAT em Amambai, Silvaljunho da Silva Amaral, falou ao jornal A Gazeta sobre esse evento, “há muito tempo que estamos esperando a realização dessas ações em Amambai, desde o inicio do ano passado já vínhamos buscando meios de trazer essa equipe para realizar esse trabalho na cidade e devido o grande número de cidades e compromissos desses órgãos podemos dizer que fomos agraciados com essa presença já no começo desse ano, a nossa ideia quanto à realização desse projeto, é de buscar meios de conscientizar a população de Amambai em todo, fazendo com que todos conheçam seus direitos e deveres e assim consigamos diminuir os altos índices de acidentes que ocorrem na cidade”, comentou Silvaljunho.

Esse projeto, juntamente com diversas outras ações programadas para esse ano de 2014, buscam reduzir o número de acidentes em Amambai, recolocação de placas, pinturas de vias e sinais de trânsito e recolocação do semáforo que havia sido desativado são algumas das medidas.

“Mesmo com todas essas ações desenvolvidas pelo poder público, nada vai adiantar investir dinheiro nas ruas da cidade, se a população não fizer sua parte e se adequar às leis de trânsito, todos devemos fazer nossa parte”, ressaltou o diretor do DETRAT.

A PM estará participando dessas ações primeiramente na forma educativa, informando os motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres a forma correta e segura de se trafegar pelas ruas, após essas blitz educativas, serão iniciadas as blitz punidoras, onde estarão multando todos os motoristas que infringirem as leis de trânsito. No período da noite será realizada uma palestra na câmara municipal onde toda a população está convocada para estar participando e tirando algumas dúvidas sobre como se comportar no trânsito.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

ENFOQUES DO MARCO
Diversos

Juliana Zorzo preside Fundação de Cultura

Deurico/Capital News

Juliana Zorzo, do PSC, é a nova diretora-presidente da Fundação de Cultura de Campo Grande (Fundac), nomeada pelo prefeito Gilmar Olarte (PP), conforme publicado hoje no Diário Oficial (DioGrande). Juliana ocupava, como suplente de seu partido, cadeira na Câmara retomada pelo vereador Herculano Borges (PSC) que nesta terça-feira já participou da sessão da Casa de Leis

Governo aumenta impostos sobre bebidas

Ilustração/Reprodução

O governo aumenta hoje os impostos que incidem sobre cerveja, água, isotônicos e refrigerantes. Pevista desde 2012, a elevação vinha sendo evitada para conter a inflação, mas agora visa ajudar a cobrir gastos na Conta de Desenvolvimento Energético, usada para bancar redução de tarifas de energia. O governo anunciou que espera arrecadar R$ 200 milhões até o fim do ano. O aumento da carga tributária estimado é de 1,5%. Ficará a critério da indústria dosar o impacto desse aumento para o consumidor. As fábricas podem decidir manter o preço congelado e absorver o aumento dos tributos para não perder vendas. Especialistas, porém, acreditam que o aumento tende a ser repassado ao consumidor.

Fé no lucro com a Copa

Reprodução/Arquivo

Do Ancelmo Gois em blog no O Globo:
 
"A Copa, quem sabe?, pode fazer a Arquidiocese do Rio tirar a barriga da miséria, depois de seus gastos com a Jornada Mundial da Juventude. 
 
Quem quiser captar imagens do Cristo Redentor em projetos relacionados ao Mundial será convidado a fazer uma doação de valor não inferior a R$ 20 mil. 
 
Aliás... 
 
Foi o que ocorreu semana passada com uma equipe de TV estrangeira."

Maior parte da população quer anular Lei da Anistia e punição a torturadores, diz Datafolha

Reprodução/Arquivo

Nesta segunda-feira em que se completam 50 anos do golpe que culminou com mais de duas décadas de ditadura militar no Brasil, pesquisa Datafolha divulgada pela Folha de S.Paulo sobre a Lei da Anistia mostra que a maior parte da população, 46%, é a favor da anulação da norma tal qual ela é aplicada hoje, 37% são contra e 17% não sabem dizer.

Hoje também há mais brasileiros a favor do que contra à proposta de punição dos que torturaram presos políticos na ditadura: 46% defendem castigo aos torturadores e 41% são contra. Indiferentes e pessoas que não souberam opinar somam 13%. Em 2010, quando o Datafolha fez essa pergunta pela primeira vez, o resultado foi o inverso: 45% eram contra, 40% a favor.

A pesquisa ouviu 2.614 pessoas nos dias 19 e 20 de fevereiro, antes da onda de eventos e reportagens sobre os 50 anos do golpe e antes da repercussão do depoimento do coronel reformado Paulo Malhães à Comissão Nacional da Verdade que, no dia 25 deste mês, contou como torturava, matava e dilacerava corpos de opositores durante a ditadura e afirmou não ter qualquer arrependimento disso. Para o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, os resultados mostram uma sociedade dividida: "Considerando a margem de erro [2 pontos], as taxas são parecidas".

Nos 50 anos do golpe, nomes de generais em avenidas são adesivados em Campo Grande

Fotos www.MarcoEusebio.com.br

Placas de generais ex-presidentes do regime militar que dão nome à avenidas de Campo Grande amanheceram adesivadas nesta segunda-feira, dia 31 de março, em que são completados 50 anos do golpe. Sobre o nome de placas da Avenida Ernesto Geisel colaram adesivos com o nome do líder indígena sul-mato-grossense Marçal de Souza. E nas placas e pontos de ônibus da Costa e Silva colocaram o nome de Edson Luís, estudante morto pelo regime ditatorial em repressão a uma passeata relâmpago que os jovens faziam para protestar contra a alta do preço da comida do restaurante Calabouço, no Rio de Janeiro, em 28 de março de 1968.
 

Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

POLICIA
Diversos

Secretários de MS participam de reunião no Paraguai

VÂNYA SANTOS 

Hoje (1º) e amanhã (2), o secretário de Estado do Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia, Carlos Alberto Negreiros Said Menezes, o secretário de Estado de Obras Públicas e de Transportes, Edson Giroto, e a secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, participam de reunião em Assunção, no Paraguai.

Consta em edição desta terça-feira do Diário Oficial, que a viagem foi autorizada pelo governador André Puccinelli.

Durante a reunião, que contará com a participação do vice-presidente do Paraguai, serão discutidos interesses comuns entre Mato Grosso do Sul e país vizinho. 

MORRE VITIMA DE ATENTADO

 

Comerciante vítima do atentado de ontem morre no Hospital Regional de Ponta Porã

 

Vítima do atentado que ocorreu ontem na grande Vila Aurea ,Brás Antônio Oruê mais conhecido como ‘’ Toni ‘’ morreu nessa madrugada de terça (01) após ter sido atingido por vários disparos de arma de fogo.

A vítima estava sob cuidados médicos no Hospital Regional de Ponta Porã onde não resistiu aos ferimentos e veio a falecer.

Até agora não foi identificado nenhum dos pistoleiros que alvejaram a vítima fatal.

Jovem morre depois de colidir motocicleta em ônibus

Vanessa Cassiano foi socorrida e levada para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

DA REDAçãO CE

Vanessa Santana Cassiano, 25 anos, morreu nesta madrugada (1º), vítima de um acidente de trânsito, na Rua Carlos Drummond de Andrade, Bairro Aero Rancho, em Campo Grande (MS).

Segundo informações do boletim de ocorrência, a vítima conduzia uma motocicleta quando colidiu em um ônibus. O acidente ocorreu ontem (31), por volta das 16h30min.

Vanessa Cassiano foi socorrida e levada para a Santa Casa, mas não resistiu aos ferimentos.

Polícia Civil recebe viatura zero quilômetro em Amambai

Veículo descaracterizado será empregado em atividades cotidianas da Delegacia e em ações de investigação.

Polícia Civil de Amambai recebeu nessa sexta-feira, 28 de março, uma viatura zero quilômetro.

Descaracterizada, ou seja, sem as cores e emblemas da instituição, a viatura será empregada nas atividades cotidianas da Delegacia local e principalmente em ações investigativas.

De acordo com o delegado titular de Polícia Civil local, Dr. Marcius Geraldo Cordeiro, a decisão de destinar a viatura para equipar a Delegacia de Amambai partiu da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) e da Delegacia de Policiamento do Interior (DPI) dentro de um programa desenvolvido pelo Governo do Estado em reestruturar as delegacias e as unidades de segurança pública na região de fronteira, visando garantir maior segurança e prestar serviço de melhor qualidade à população.

Além da viatura, nos próximos dias a Delegacia de Polícia Civil de Amambai deverá receber computadores e a lotação de dois novos delegados de polícia.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

POLICIA
Diversos

Mulher retira gatos e põe fogo em casa após brigar com o marido

Após brigar com o marido durante todo o período da manhã, uma mulher decidiu retirar os gatos do imóvel e ateou fogo na residência, localizada na Rua Antônio Luiz Pereira, no Jardim Los Angeles, na saída para São Paulo.

Mulher se vinga do marido, de acordo com vizinhos, e põe fogo na casa (Foto: Marcos Ermínio)

Mulher se vinga do marido, de acordo com vizinhos, e põe fogo na casa (Foto: Marcos Ermínio)

 

Este é o segundo caso de incêndio provocado pela esposa para vingar uma briga com o marido nos últimos cinco dias na Capital.

Conforme vizinhos e a mãe do homem, a aposentada Elza Porfírio Amorin, 65 anos, a nora e o filho brigaram a maior parte do dia desta segunda-feira (31). “Sempre brigam”, contou.

Após o mecânico deixar a residência do casal para ir trabalhar, a esposa voltou com a filha adolescente de 15 anos, retirou dois gatos de estimação e ateou fogo no quarto. O Corpo de Bombeiros foi chamada para apagar o incêndio, que destruiu dois dos quatro cômodos (quarto e sala).

O sargento Nelson Martins Amorin, do Corpo de Bombeiros, contou que foram utilizados 1,5 mil litros de água. O fogo destruiu a cama do casal, um sofá e o telhado do quarto.

Antes de por fogo na casa, a mulher, que seria usuária de drogas, ainda quebrou o aparelho de televisão, segundo vizinhos, que pediram para não ser identificados.

O casal mora na residência há três anos e a casa fica no mesmo terreno da mãe do mecânico. Ela disse que o filho já chegou a ser esfaqueado pela mulher em outra briga.

Uma vizinha avisou o marido da ação da esposa, mas ele se limitou a dizer que a incendiária deveria responder pelos seus atos. Até o momento, ele não compareceu na casa para tomar conhecimento do incidente.

Antes de colocar fogo na casa, a mulher, segundo a sogra e vizinhos, sempre queimava as roupas do marido.

Outro – Na noite do dia 26 deste mês, uma mulher colocou fogo num centro de Umbanda no Jardim Aeroporto, em Campo Grande. Ela também decidiu destruir o imóvel após brigar com marido.

Na ocasião, após a briga, a mulher ameaçou matar a filha de 15 anos, o que levou os vizinhos a acionarem a polícia. Depois, ela incendiou o centro religioso e fugiu com a menina

Presa por repassar ordens ao tráfico da Rocinha, mulher de Nem mostra vida de luxo e abusa de 'selfies' na web Danúbia Rangel posta fotos com joias e roupas de marca em rede social. Mulher foi presa no Mato Grosso do Sul acusada de repassar ordens a traficantes da Rocinha

Facebook revelam a vaidade e o lado exibicionista de Danúbia de Souza Rangel. Na rede social, a mulher do traficante Antônio Bonfim Lopes, o Nem da Rocinha, mostra roupas de grife, anéis, pulseiras e cordões dourados.

Sempre maquiada e preocupada com o visual, Danúbia arranca elogios na web. "Parabéns pela beleza", diz um internauta na página. "Como sempre, diva", afirma outro.

 

Um dos hobbies da mulher é tirar 'selfies' (autorretratos) e publicar na web. No Facebook, ela revela ainda gostar da cantora Beyoncé e do apresentador e deputado estadual Wagner Montes, conhecido por críticas ao crime organizado


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

DELCIDIO É A BOLA DA VEZ
Diversos

'Se tivesse um detector de mentiras na Assembleia, ia dar tudo Delcídio', diz Jerson

Apoio declarado ao senador Delcídio do Amaral (PT) ao Governo do Estado, o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Jerson Domingos (PMDB) alfinetou a todos que apoiam o candidato do PMDB ao Governo, Nelsinho Trad, dizendo que no Legislativo estadual Delcídio seria preferência esmagadora.

 

“Se colocar um detector de mentiras em cada deputado daqui, tenho certeza que só em um o ponteirinho vai oscilar, o resto é tudo Delcídio”, brincou Jerson, em agenda pública nesta segunda-feira (31), provavelmente se referindo ao deputado Marquinhos Trad (PMDB), irmão de Nelsinho.

 

Rapidamente, Delcídio, que também estava no evento, respondeu que com o apoio de Jerson e da Assembleia ele já teria “meio caminho andado”, rumo ao Governo. “Só com meu apoio não elege, mas eu reitero que acho o Delcídio o mais bem preparado para suceder o governador André Puccinelli”, finalizou Jerson.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

CORONEL SAPUCAIA
Diversos

MATO GROSSO DO SUL - Prefeitura Municipal de Coronel Sapucaia
recebe nesta sexta- feira (4/4) um caminhão caçamba para atender a agricultura familiar.



Sapucaia será um dos 64 municípios contemplados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário com caminhões basculantes para atender a agricultura familiar. O veículo será usado pela Secretaria Municipal de Agricultura juntamente com a patrola recebida no início do ano para conservação e melhorias das estradas vicinais.


O município deve receber neste primeiro semestre uma Pá-carregadeira e uma retroescavadeira para atender a zona rural.
Os municípios que receberão os caminhões basculantes no dia 4 são: Terenos, Itaquirai, Sidrolândia, Nioaque, Fatima Do Sul, Rio Brilhante, Paranaíba. Gloria De Dourados, Jaraguari, Anastácio, Japorã, Nova Alvorada Do Sul, Deodápolis, Itaporã, Vicentina, Iguatemi, Bela Vista, Mundo Novo, Caarapó, Bodoquena, Dois Irmãos Do Buriti, Aquidauana, Amambai, Bonito, Guia Lopes Da Laguna, Rochedo, Rio Verde, Costa Rica, Pedro Gomes, Coxim, Jatei, Eldorado, Rio Negro, Maracaju, Camapuã, Miranda, Aral Moreira, Aparecida do Taboado, São Gabriel do Oeste, Paranhos, Cassilândia, Naviraí, Corguinho, Inocência, Chapadão do Sul, Laguna Carapã, Sonora, Jardim, Caracol, Ribas do Rio Pardo, Figueirão, Bandeirantes, Ladário, Sete Quedas, Alcinópolis, Juti, Douradina, Tacuru, Porto Murtinho, Coronel Sapucaia, Antônio João, Selvíria, Água Clara e Paraíso das Águas.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

PDT
Diversos
AMAMBAI
Diversos

PDT faz convenção e diz que terá candidato a prefeito em Amambai

Dois empresários do ramo de construção, Jaime Vizzotto e Gilmar Vicentin são os pré- candidatos da sigla para 2016.

Durante convenção municipal realizada na tarde desse sábado, 29 de março, a direção local do Partido Democrático Trabalhista (PDT) anunciou que terá candidato a prefeito nas eleições municipais de 2016 em Amambai.

Dois nomes foram colocados para a apreciação para disputar o cargo majoritário pela sigla, o do ex-vereador e empresário do ramo de construção, Gilmar de Almeida Vicentin, que foi o candidato a prefeito do partido em 2012 e acabou derrotado e o também ex-vereador e também empresário do ramo de construção, Jaime Vizzotto.

Na convenção desse sábado, que aconteceu na Câmara Municipal de Amambai e contou com a presença do ex-prefeito de Terenos e ex-presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) Beto Pereira, de lideranças pedetistas do município, entre elas o então presidente da sigla, o médico veterinário Dr. Rui Cordeiro da Silva, os membros do PDT elegeram Gilmar Vicentin como presidente do partido em Amambai.

Segundo o presidente eleito, que concorreu em eleição com chapa única, o PDT de Amambai, que hoje conta com aproximadamente 400 filiados, está unido e vai buscar se fortalecer ainda mais para disputar as próximas eleições municipais.

“Hoje temos dois nomes dentro do partido, o meu e o do meu amigo Jaime Vizzotto. Um de nós será o candidato do PDT à Prefeitura de Amambai em 2016”, disse Gilmar Vicentin ao relatar que desde já o partido deverá começar a realizar um trabalho visando construir alianças.

“Queremos formar alianças para desenvolver um projeto de governo que priorize a educação, a saúde, o desenvolvimento do município e a melhoria da qualidade de vida de nossa população”, disse o novo presidente pedetista ao ressaltar que, caso não haja aliados que se enquadre no projeto desenvolvimentista do partido, o PDT poderá lançar “chapa dura”, ou seja, tendo o candidato a prefeito e a vice nas eleições de 2016.

Além de membros do PDT, representantes de outras siglas partidárias, entre elas o presidente da Câmara de Amambai, vereador Roberto Dias (PSDB), também estiveram presentes acompanhando a convenção pedetista.

Veja a nova executiva do PDT de Amambai eleita neste sábado

Presidente- Gilmar de Almeida Vicentin

1ª vice-presidente- Cristina Vedana da Silva

2º vice-presidente- Doralice Pereira da Silva

Secretário- Adão Miranda Cortes

Tesoureiro- Almir Batista

Vogal- Abdo Mariano

Vogal-  Eliandro Vilson Grandi

Centro da Juventude foi reinaugurado na sexta-feira em Amambai

Depois de passar por intensas reformas, o Centro da Juventude está pronto e já sendo utilizado pelos alunos dos programas Projovem e Banda Mirim.

Clique na Imagem para ampliá-la

Depois de passar por intensas reformas, o Centro da Juventude está pronto e já sendo utilizado pelos alunos dos programas Projovem e Banda Mirim. (Fotos: Assessoria Prefeitura)

Após a reforma geral do Centro da Juventude, onde R$ 57 mil foram investidos, a Prefeitura de Amambai promoveu através da Assistência Social, na última sexta-feira, 31, à reinauguração das benfeitorias, entre elas a nova pintura, a cobertura refeita, a reforma dos banheiros e das salas.

 O ato solene teve início às 13h30, no Centro da Juventude, localizado na Rua da República, em frente ao Ginásio de Esportes Flávio Derzi. Durante a reinauguração a Banda do 17º Regimento de Cavalaria Mecanizada de Amambai esteve se apresentando junto às crianças do programa Banda Mirim.

Atualmente o Centro de Juventude comporta dois programas, Banda Mirim e o Projovem, que atende um total de 120 adolescentes, entre 12 a 17 anos. A finalidade destes trabalhos é oferecer melhores oportunidades aos jovens do município que encontram- se em situação de vulnerabilidade social e também econômica


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

Cel Sapucaia realizou Ação Social
Diversos

Mulheres de Coronel Sapucaia receberam gratuitamente atendimentos de prevenção e combate ao Câncer de Mama do Grupo Onça Pintada 

No dia 28 (sexta-feira), de março o Grupo Onça Pintada esteve em Coronel Sapucaia, atendendo a uma solicitação da vice-prefeita do município, Sandra Luiza Barbosa e viabilizada pelo deputado Paulo Corrêa. A ação contou também com o apoio da prefeita Nilceia Alves de Souza e dos vereadores Roberto Pereira (Robertinho), Najla Mariano e outras lideranças. No dia foi realizado exames de prevenção e combate ao câncer de mama. A equipe do NASF (Nucleo de Apoio a Saúde da Família) formado por uma Psicóloga Gisele Bonjiovani, uma fisioterapeuta Pâmela Esser, uma Nutricionista Tânia Volpato e uma Educadora Física Lucimara Nascimento, também estiveram presentes e realizaram palestras para as mulheres.

 O atendimento foi iniciado às 9h da manhã e se estendeu durante todo o dia. A ação aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que fica no Jardim Santa Licia.

As Agentes comunitárias de Saúde, também trabalharam ajudando no cadastro, de atendimento, a ação também ofereceu os serviços de aferir a pressão, medir a glicemia para isso contamos com a enfermeira Camila Bender, a Diretora da Vigilância Epidemiológica Alessandra Sanches, e demais equipe da secretaria de Saúde, através do secretário Dr. Eleonor de Jesus Ximenes.   

A secretaria de Assistência Social esteve trabalhando durante a ação onde contratou uma empresa para estar tirando fotos 3x4, para o RG, também tivemos trabalho de corte de cabelo gratuito e grandioso almoço para todos que se fizeram presentes na Ação Social, e tarde o trabalho continuou até às 14horas.   

Estiveram presente na abertura dos trabalhos da Ação Social que contou com a presença do Grupo Onça Pintada, a Prefeita Municipal Nilceia Alves de Souza sua vice Sandra Luiza Barbosa, juntamente com Deputado Estadual Paulo Corrêa, os vereadores Carlos Magno Fernandes "Carlão", Claudia F. Maciel "Claudinha", Najla Mariano, Roberto Pereira de Oliveira "Robertinho".

 

            Os exames foram realizados por médicas ginecologistas especialistas. Também faz parte do trabalho, a conscientização sobre a importância do autoexame da mama, que deve ser feito mensalmente.

Somente nesta sexta-feira 120 mulheres de Coronel Sapucaia realizaram gratuitamente o exame de rastreamento das mamas, feito por uma médica que integra a equipe. A unidade móvel do Grupo Onça Pintada também é equipada com aparelho de ultrassom, o que possibilitou a realização na mesma hora da ultrassonografia mamária em 30 mulheres.

 

O Grupo Onça Pintada é uma Organização Não Governamental que desenvolve um amplo trabalho de prevenção e combate ao Câncer de Mama no Mato Grosso do Sul.O Grupo Onça Pintada conta com um ônibus totalmente equipado para a realização dos exames preventivos.

Para realização da Ação Social em Coronel Sapucaia ouve uma parceria entre as Secretaria de Saúde Pública e Secretaria de Assistência Social, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Deputado Estadual Paulo Corrêa, que disponibilizou o Grupo Onça Pintada.

 

Prefeitura de Coronel Sapucaia realiza pagamento do mês de março


A prefeita Nilceia Alves de Souza (PR) e sua vice-prefeita professora Sandra Luisa Barbosa (PT), tem como objetivo pagar os servidores municipais dentro do mês trabalhado.

E o pagamento dos salários referente ao mês de março também ocorreu desta forma, na sexta-feira(28), foi efetuado o pagamento dos salários de março dos funcionários efetivos e os que ocupam cargos comissionados no município.

Para a prefeita Nilceia Alves de Souza, o pagamento dos salários terá sempre prioridade. “Estamos cumprindo nosso compromisso com os servidores públicos. São os funcionários que fazem a administração andar e garantem um atendimento de qualidade à população sapucaiense,” finalizou. 


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

Motociclista tem corpo dilacerado
Diversos

A colisão entre um GM/Celta e uma motocicleta na noite de ontem (30), resultou na morte de Diego Henrique Rodrigues Santana, 24, morador na Linha do Barreirão, em Dourados.

De acordo com as informações policiais, ele seguia na Honda CG Titan Fan 125cc, pela MS-376 [entre Dourados e Fátima do Sul], quando colidiu na lateral dianteira do veículo conduzido por Cláudio Rodrigo Scaltelai de Lima. Ambos trafegavam em sentido contrário.

Com o a violência do impacto, a vítima teve o braço direito e parte da perna direita arrancados.

No GM Celta estavam ainda Cleuza Isabel Scaltelai de Lima, Marielga Vieira da Silva Barreto e uma menina de nove anos. Todos tiveram ferimentos leves e foram encaminhados para o Hospital do Sias, em Fátima do Sul.

A polícia apura agora as causas do acidente


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

ENFOQUES
Diversos

Veículo atinge mulheres que empurravam carro

O veículo Escort estava praticamente parado na pista de rolamento, sem qualquer tipo de sinalização

EDIçãO MS
foto
Foto: PC de Souza/Edição MS
O motorista de 40 anos e uma criança de 10 anos estavam dentro do carro e duas mulheres o empurravam

Cinco pessoas ficaram feridas em um acidente, ontem (30), no km 224 da BR-359, entre Coxim e o distrito de Silviolândia (MS).

Segundo informações, o veículo Escort, com placas de Campo Grande, estava praticamente parado na pista de rolamento, sem qualquer tipo de sinalização, quando foi atingido por um Gol, com placas de Rio Verde.

No momento do acidente, os ocupantes tentavam fazer o veículo Escort funcionar. O motorista de 40 anos e uma criança de 10 anos estavam dentro do carro e duas mulheres o empurravam.

O condutor do Gol informou à polícia que não teve como evitar a colisão. O acidente deixou os dois carros danificados.

Todos os feridos foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e encaminhados para o hospital.

50 anos do golpe militar: um pesadelo vivo na memória do Brasil

Repressão resultou em mortos, desaparecidos, torturados e exilados Antonio Lúcio/22.09.1977/Estadão Conteúdo

Como um pesadelo que ainda provoca calafrios e aflições e não se dissipa com raios da manhã, o golpe militar de 31 de março de 1964 — que completa 50 anos hoje — ainda está vivíssimo na memória do País como um período de tenebrosas violações da liberdade, dos direitos humanos que deixou milhares de mortos, desaparecidos e torturados e se prolongou por longos 21 anos, até 15 de março de 1985 com a posse do civil José Sarney e a instauração da Nova República.

Um período de excessos que não se curvou até hoje a julgamento histórico de fato. Ainda que existam movimentos concretos de tentativa de apuração dos abusos, nada ainda aconteceu.

Torturadores e militares com as mãos sujas de sangue refestelam-se no sofá da sala quem sabe livres das dores agudas da consciência. Mas é sempre importante lembrar que, apesar do combate desigual, os opositores do regime sequestraram diplomatas, assaltaram bancos, mataram e orquestraram guerrilhas armadas. O País, governado por uma vítima da tortura, não consegue acertar as contas com o seu passado.

Nesses 50 anos dessa violenta ruptura institucional, não há absolutamente nada a comemorar. Não há vencedores, nem vencidos. Até porque alguns dos mais ilustres e impetuosos combatentes da ditadura – os supostos mocinhos deste filme de terror – estão presos numa cadeia em Brasília condenados pelo vil crime de corrupção.

Mas vamos aos fatos que fizeram os senhores de farda verde-oliva saírem dos quartéis para enterrar a democracia e a liberdade por duas décadas. A história, então, recua para 25 de agosto de 1961 quando um presidente populista, dado a se expressar em português castiço, renunciou ao mandato acuado pelo que disse serem “forças terríveis” que se levantaram contra ele.

Jânio Quadros, diziam, queria voltar aclamado pelo povo, com poderes ampliados, o que jamais aconteceu. Seu vice, João Goulart, estava na China quando tudo aconteceu. A temível China comunista, o que só ajudava naquele instante a reforçar sua imagem de comunista. Justo ele, filho de um rico estancieiro, como se diz nos pampas de onde veio.

O mundo vivia tempos maniqueístas, dominado pelo medo e dividido entre obsoletas ideologias capitalista e comunista. Era a Guerra Fria, em que a então União Soviética comunista e os Estados Unidos capitalistas duelavam num tabuleiro de xadrez (ou seria um paiol atômico) pela supremacia do planeta.

E o que americanos mais temiam era que o Brasil se convertesse numa gigantesca Cuba continental e carregasse toda a América Latina numa aventura socialista. Daí, o apoio integral ao golpe contra Jango.

Os militares não se afeiçoavam a Jango desde sua atuação como ministro do Trabalho de Getúlio Vargas e, com a renúncia de Jânio, ensaiaram um primeiro golpe. Não deu certo, o Brasil viveu uma breve experiência parlamentarista e Jango recuperou seus poderes em janeiro de 1963. Quase um ano depois, em 1º de abril, deixava o poder rumo a um exílio sem volta. Ele não tinha aliados suficientes na caserna e nem os mais próximos se dispuseram a lutar contra tropas que marcharam de Minas Gerais para apeá-lo do poder.

Como Jango queria, não se derramou uma gota de sangue sequer. Havia clamor popular contra o governo que apoiava reformas sociais, intenção que Jango — inflamado pelo incendiário cunhado e então governador do Rio Grande do Sul Leonel Brizola, deixara bem claro num barulhento comício na Central do Brasil, no Rio de Janeiro.

No discurso, lançara propostas incômodas para uma já assustada classe média que respondeu com os comícios no Rio e em São Paulo batizados de Marcha da Família com Deus pela Liberdade, pateticamente reeditados há quinze dias.

Com o País dividido, Jango lançou-se ao desafio final antes da derrota de 31 de março. Solidarizou-se com marinheiros e sargentos rebelados e, no último gesto de enfrentamento, reuniu-se com os sargentos no Automóvel Clube do Rio de Janeiro, num imperdoável — para os militares — apoio à insubordinação militar. No dia seguinte, o Exército se rebelou e Jango foi deposto.

Cinco generais (e uma temporária junta militar) se revezaram no comando do País. Homens de espírito duro — alguns bem mais duros — que sufocaram com mão de ferro os contrários. O golpe dentro do golpe se deu quatro anos depois em meio a revoltas estudantis e com a luta armada surgindo.

O general Arthur da Costa e Silva assinou em 13 de dezembro de 1968 o Ato Institucional nº5, o mais cruel dispositivo utilizado pela ditadura. O ato suprimiu os direitos políticos dos cidadãos por dez anos em caso de manifestação contra o regime e determinou que prisões poderiam ser feitas sem o respeito aos direitos legais. O Congresso permaneceu fechado por um ano.

Pouco articulada e sem apoio da população, que desfrutava uma euforia do crescimento da economia, reajustada nos primeiros anos pelos militares, a oposição foi presa fácil e rapidamente sufocada. Mortos, torturados, desaparecidos e exilados só aumentavam.

Intelectuais de peso foram obrigados a fugir e viver no exterior e quem ficou, sucumbiu. 50 anos depois tudo é história, ainda que existam feridas abertas, corpos enterrados em covas clandestinas e demônios na espreita. Enquanto isso, o País espera pela Copa do Mundo.

Militares e pesquisadores divergem sobre dia do golpe

O presidente do Senado, Auro de Moura Andrade, lê a vacância do cargo na madrugada do dia 2 de abril, mesmo com o presidente Jango ainda em território nacional / Reprodução

O golpe militar de 1964 foi, durante muitos anos, estudado nos livros de história do Brasil como revolução militar. Defensores do regime que derrubou o governo do presidente João Goulart também o chamavam de contrarrevolução de 1964. O nome, no entanto, não é a única divergência sobre esse momento histórico. Militares, historiadores e pesquisadores discordam também sobre a data em que o golpe foi consumado.

“Os vencedores sempre escolhem como contar a história e, por isso, durante décadas, se comemorou no país, em 31 de março, o dia da revolução militar de 1964”, explica o professor da Universidade de Brasília (UnB) Virgílio Arraes, doutor em história das relações internacionais. Para ele, lembrar a data no dia 1º de abril - ­ “Dia da Mentira no Brasil e Dia dos Bobos nos Estados Unidos” - ­ poderia ser um sinal de descrédito, nacional e internacionalmente.

No dia 31 de março, à noite, o general Olímpio Mourão Filho, com apoio do governador de Minas Gerais, José Magalhães Pinto, seguiu com suas tropas de Juiz de Fora (MG) para ocupar a cidade do Rio de Janeiro, a cerca de 200 quilômetros de distância, e depor o presidente João Goulart (Jango). Chefes militares de todo o país, além dos governadores do estado da Guanabara, Carlos Lacerda, e de São Paulo, Adhemar de Barros, aderem ao movimento, que, para muitos autores, se efetiva no dia 1º de abril, um dia depois da data estabelecida pelos conspiradores, quando Jango deixa Brasília e vai para o Rio Grande do Sul, avaliar a possibilidade de uma reação.

No dia 1º, vários cidadãos são presos pelos militares, incluindo o então governador de Pernambuco, Miguel Arraes. Um dos marcos históricos da deposição de Jango, no entanto, é o discurso do senador Auro de Moura Andrade. Presidente do Congresso à época, ele declara, de forma inconstitucional, a vacância da Presidência da República.

O anúncio, apresentado nas primeiras horas da madrugada de 2 de abril, acrescenta mais uma data na história do golpe. Jango, que ainda estava no Brasil, não reagiu. O cargo foi assumido provisoriamente pelo então presidente da Câmara, Ranieri Mazilli, sob tutela de uma junta militar.

“Não é uma coisa banal, porque tem uma importância simbólica. Não aceitar o dia 31 é uma forma de denunciar o golpe”, avalia o professor Rodrigo Patto Sá Motta, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O historiador explica que os opositores ao golpe defendem a data de de 1º de abril como “uma estratégia de ridicularizar o movimento militar” que, desde o início, estabeleceu o 31 de março como Dia D.

“Do ponto de vista mais frio dessa história, a data que deveria ser lembrada é 31 de março ou 2 de abril, porque não há nenhum evento que justifique usar o 1º de abril como o dia do golpe”, opina Motta. Segundo ele, o movimento militar que culminou com o golpe se iniciou no dia 31 de março e foi vitorioso no dia 2 de abril, com Goulart deixando Brasília rumo ao Sul do país e sendo decretada a vacância da Presidência. “O dia 1º de abril não tem nenhuma razão objetiva para ser usado como data, a não ser essa brincadeira, gozação contra a ditadura, como o dia da mentira, uma data pejorativa e que tem um sentido político.”

Filho do presidente deposto, João Vicente Goulart relata que seu pai esperou a posse de Mazzili para ter certeza do golpe e partiu para o Uruguai apenas no dia 4 de abril. “Para mim, a data é o dia 2 de abril, quando se empossa Mazzilli e o governo norte­americano, duas horas depois, reconhece o novo governo brasileiro, com o presidente eleito [Jango] ainda dentro país.”

Visto como algo insignificante por alguns e como simbólico e nada ingênuo por outros, a polêmica sobre o data não influenciou a natureza do golpe, que levou o país a mais de duas décadas de regime militar. “É mais uma dessas coisas tipicamente brasileiras e não tem nada a ver, porque poderia ter sido em qualquer dia que não mudaria a substância da coisa, porque foi um golpe, a tomada pelo poder”, avalia o historiador da UnB Pio Penna, que defende 1º de abril como a data do golpe.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

NOTICIAS
Diversos

Acidente na BR-163 mata empresária e mãe que estavam em caminhonete

GABRIEL MAYMONE E CELSO BEJARANO
foto
Foto: Gislaine Lahn de Melo
Caminhonete ficou destruída após colisão

A empresária Rosimeire Cristina Vidovix Nunes e sua mãe Valdice Vidovix morreram em acidente, por volta das 11h30min desta segunda-feira (31), na BR-163, entre Bandeirantes e São Gabriel do Oeste (MS), no trevo do Posto São Pedro. 

As vítimas ocupavam uma caminhonete Mitsubishi L200, de Coxim, que teria perdido o controle e colidiu em duas carretas. As mulheres estavam indo sentido Coxim/Campo Grande e as carretas voltavam do Mato Grosso. A carreta Volvo, carregada com soja, tombou e ficou atravessada na pista. Já a carreta Scania, carregada com madeira, foi parar no acostamento.

Segundo informações do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), três equipes do Corpo de Bombeiros de Campo Grande foram para o local. 

O trânsito ficou interditado no trecho e o congestionamento chegou a seis quilômetros de cada lado.

Rosimeire era proprietária do Hotel Alphaville em Coxim e seguia para Campo Grande. Segundo familiares, a empresária levava a mãe, que estava com uma clavícula fraturada, para cirurgia na Capital.

Os corpos serão levados para Coxim, onde deverão ser velados e sepultados. Rosimeire era casada e deixa dois filhos.

Wanderlei: Vou dar uma surra no Sonnen como técnico e atleta

TERRA
foto
Foto: Reprodução/TUF Brasil 3
Cara de Sapato se disse feliz pelo trabalho realizado

O time liderado por Wanderlei Silva venceu a segunda luta consecutiva no The Ultimate Fighter 3 com o nocaute aplicado por Antonio Carlos “Cara de Sapato” em Edgar “Magrão” Castadelli.

A vitória foi obtida com um gancho previamente ensaiado sob a supervisão do “Cachorro Louco”, que orientou seu atleta a fintar a queda na primeira entrada e a alternar a tentativa de levar o adversário ao chão com o golpe de mão direita. A estratégia foi executada com perfeição e a disputa encerrada em apenas doze segundos.

Magrão, aos prantos, lamentou não ter tido a oportunidade de ter demonstrado sua técnica. Perder de forma rápida foi pior do que ter sido espancado, disse aos companheiros do time capitaneado por Chael Sonnen.

Por outro lado, Cara de Sapato agradeceu a Deus por mais um nocaute e se disse feliz pelo trabalho realizado. A intenção do sparring de Junior Cigano agora é trabalhar para ajudar os demais companheiros até a próxima vez que for escalado a entrar no octógono.

Após a luta, foi travado um desafio de futebol na lama com uma bola enorme que deveria ser empurrada ao gol adversário. O atleta que vencesse a disputa garantiria ao treinador de sua equipe o direito de escolher os lutadores que competirão no próximo confronto e Jollyson Francino, da equipe de Wanderlei, foi o vencedor pela contagem mínima, para tristeza de Marcos Pezão, que defendia o time verde de Chael.

“Estar dando uma surra nele está sendo uma delícia, entendeu. Vou dar uma surra nele como técnico, que já estamos dando, e vou dar uma surra nele como atleta”, prometeu o treinador brasileiro ao final do terceiro episódio.

“Temos lutadores muito bons só esperando para entrar no jogo”, defendeu-se Sonnen


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

JUIZ ODILON
Diversos

Para juiz Odilon de Oliveira, PCC é ‘vagabundo e deve ser aniquilado’

DA REDAÇÃO CE
foto
Foto: Correio do Estado/A|rquivo
Juiz Odilon de Oliveira tem segurança reforçada devido às ameaças do crime organizado

Impulsiona cada vez mais, em Mato Grosso do Sul, principalmente em Campo Grande, as ações criminosas promovidas pelo chamado Primeiro Comando da Capital, o PCC, organização criada duas décadas atrás em São Paulo por encarcerados traficantes. Da cadeia, os criminosos determinam quem deve ser assaltado, extorquido ou morto. Para o juiz federal da 3ª Vara Federal, em Campo Grande, “quando vem um ‘salve’ dessa organização, o Estado repressor deve mandar de volta dois ‘salves’ e partir para cima”. A reportagem está na edição de hoje (31) do jornal Correio do Estado.

Na interpretação de Odilon, a organização deve ser aniqualada, adjetivo que num outro português indica que o magistrado acha que para combater os criminosos, eles devem ser destruídos complemente.

Segundo a reportagem de Celso Bejarano, “Salve”, é um código conhecida entre os integrantes da organização que descreve as tarefas a serem cumpridas.

Reportagem publicada na edição de sexta passada (28), do Correio do Estado, mostrou que uma das medidas impostas pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública para contra-atacar as ações dos detentos que chefiam a criminalidade mesmo atrás das grandes, ainda não funciona por completo.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

POLITICA
Diversos

Em Mato Grosso do Sul, demissão e renúncia marcarão semana de decisões políticas

Grande expectativa é com a saída do governador André Puccinelli para concorrer ao Senado

DA REDAÇÃO CE

                                                                                                                                                     Foto: Álvaro Rezende

  Nelsinho deixa secretaria como pré-candidato ao Governo e André decide dia 4 se disputa o Senado

A semana será de decisões políticas que poderão definir o rumo das eleições em Mato Grosso do Sul. O governador André Puccinelli (PMDB) fixou sexta-feira (4) o prazo final para anunciar a sua pré-candidatura a senador ou a permanência no cargo. Depois de muita conversa com lideranças políticas e com a vice-governadora Simone Tebet (PMDB), André está hoje mais disposto a disputar a única vaga de senador em jogo.

O dia será decisivo também para o secretário estadual de Obras Públicas e dos Transportes, Edson Giroto (PR). Ele pretende reassumir as funções de deputado federal e concorrer a reeleição ou mesmo a uma vaga na Assembleia Legislativa. Outra mudança será a saída da Secretaria Estadual de Habitação, Carlos Marun (PMDB). Ele voltará ao cargo de deputado estadual para preparar a sua caminhada eleitoral a uma vaga na Câmara dos Deputados.

Outros integrantes do time do governador também estarão deixando os seus cargos para concorrer as eleições,segundo a reportagem de Adilson Trindade e Jéssica Benitez. O principal nome é do ex-prefeito de Campo Grande Nelsinho Trad Filho (PMDB). Ele pedirá demissão da Secretaria Estadual Extraordinária de Articulação, de Desenvolvimento Regional e dos Municípios, juntamente com Giroto, Marun e sair, quem sabe, com André para concorrer a sucessão estadual. 


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

FATOS E FOTOS
Diversos

Foto: Me encontrei essa noite c/ a vereadora Grazielle Machado. Batemos um papo sobre a conjuntura politica em nosso estado.

DEPUTADO VANDER E VEREADORA GRAZIELLE MACHADO

Foto: Reunion en Mburuvicha Roga con el Presidente de la Republica Don Horacio Cartes y la Presidenta del Partido Colorado la senadora Lilian Samaniego

SECRETARIO E ADVOGADO DA PREFEITURA DE CAPITAN BADO- ISMAEL VALIENTE COM O PRESIDENTE DO PARAGUAY ORACIO CARTES

Foto

VISITE CAPITAN BADO

Foto: PAULA FERNANDES CANTOU E ENCANTOU NA EXPORÃ

PAULA FERNANDES. CANTOU E ENCANTOU NA EXPORÃ

Foto

Foto: força brito

É BOM O ESTADO DE SAUDE DO EMPRESARIO E VEREADOR VALTER BRITO QUE NOS DEU UM SUSTO. FORÇA AMIGO

Foto: Amor maior do mundo!!!

LINDA FAMILIA DO GAUCHO DE PASSO FUNDO IVINHO PACHECO

Foto: Faltou lenço, rsrsrs. muita emoção.

ESTE TRIO VAI LONGE, FAMILIA PIVA EM DIA DE FESTA

Foto: Tal Pai tal filho, kkkk

TAL PAI, TAL FILHO, OSCAR GOLDONI E RAFAEL

Foto: RANFIS GONZALEZ, I PREFEITO DO CENTENARIO DE CAPITAN BADO COM VEREADORES DE SUA CIDADE.

PREFEITO DO CENTENARIO DE CAPITAN BADO-PY- RANFIS GONZALEZ E VEREADORES DE SUA CIDADE

Foto: DEPUTADO PAULO CORREA E A ONÇA PINTADA, ESTEVE EM CAPITAN BADO E CORONEL SAPUCAIA COM A PREFEITA NILCEIA E VICE SANDRA

DEPUTADO ESTADUAL PAULO CORREA E PREFEITA NILCEIA COM A SUA VICE SANDRA. CORONEL SAPUCAIA VOLTOU A SER FELIZ

PAULO CORREA AFIRMOU QUE É PRÉ CANDIDATO A DEPUTADO E SEU GOVERNADOR SERÁ DELCIDIO DO AMARAL

ONÇA PINTADA SALVANDO VIDAS


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)


Página selecionada de 1232 páginas.
Fotos

Nova pagina 2


Notícias

Segunda, setembro 15
· CAMARA MUNICIPAL DE AMAMBAI E CORONEL SAPUCAIA, HOJE TEM SESSÃO
Domingo, setembro 14
· ELEIÇÕES 2014
· FIQUE SABENDO
· DESFILE EM CORONEL SAPUCAIA FOI DEZ
· NOTICIAS DA NOITE
· Após vitória, jornais espanhóis destacam dupla Neymar e Messi
· Premiê britânico reúne cúpula após decapitação de refém por islamitas
· Brasil ignora provocações, derruba a Rússia e é o único invicto no Mundial
· POLITICA
Sábado, setembro 13
· SAUDE
· DELCIDIO POR DELCIDIO
· NOTICIAS DA NOITE
· Reajuste do magistério será de 22%, diz presidente da CNM
· NOTICIAS DA NOITE
· COMPORTAMENTO
· ELEIÇÃO 2014
· CONEXÃO INTERNACIONAL NA 90.7
· NOTICIAS DA MANHÃ
· CAFE DA MANHÃ
Sexta, setembro 12
·
· RONDA
· NOTICIAS DA NOITE
· POLITICA
· CAFE DA MANHÃ
Quinta, setembro 11
· INTERNACIONAL
· PETROBRAS
· POLICIA
· NOTICIAS DA NOITE
· ELEIÇÃO 2014
· RONDA POLICIAL

 Calendario de Eventos
Setembro 2014
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30  

Eventos

 Hora Certa

 Amigos do Site!




RondPoint Web Services Web site powered by MEGAWEB