Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/correiod/public_html/index.php:1) in /home/correiod/public_html/mainfile.php on line 168
=:Correio da Fronteira:=

 Menu
 Inicio
 Registro
 Administrador
 Menu
 Torpedos
 Downloads
 Enquete
 Galeria de Fotos
 Seus Links
 Recomende-nos
 Internet_TV
 Artigos
 Internet_Radio3
 Publicações
 Conteudos
 Album
 Estatística
 Fale Conosco

· Procurar

 Radio On
Ouça Agora:
Nenhuma opção foi escolhida



<a href=''>Play Nenhuma opção foi escolhida</a>

Abrir em janela pop-up

 Previsão

 Visitas
Até o momento, recebemos
12557412
vizualizações de páginas (page views) desde July 2007

 Apoios:




F 1 TEM CAMPEÃO
Diversos

Rosberg anula tática de Hamilton, é 2º em Abu Dhabi e alcança título inédito

Precisando vencer e torcer para alemão chegar em 4º, inglês segura ritmo para chegada de rivais, mas não obtém sucesso. Massa se despede da F1 com 9º lugar

Nico Rosberg é levantado nos braços pela equipe após conquistar título inédito (Foto: AP Photo/Hassan Ammar)

Nico Rosberg nunca foi considerado garoto-prodígio, gênio ou fora de série. Nunca foi tão badalado quanto seus contemporâneos Lewis Hamilton, Fernando Alonso e Sebastian Vettel. Mas aos 31 anos, colocou o nome ao lado deles, no hall dos campeões mundiais de Fórmula 1. A taça veio com o segundo lugar no GP de Abu Dhabi deste domingo, vencido pelo companheiro de Mercedes, Lewis Hamilton, no suntuoso circuito de Yas Marina. A corrida que encerrou a temporada 2016 teve contornos de tensão e mais pareceu um jogo de xadrez a 300km/h. Melhores momentos no vídeo.

O alemão precisava apenas de um 3º lugar para levar o titulo inédito, missão não muito difícil dada a superioridade dos carros da Mercedes. Mas Hamilton, com uma estratégia cerebral, deu uma pitada de emoção à decisão. Pole position, o tricampeão segurou o ritmo propositalmente para permitir a aproximação de Rosberg e de outros pilotos, na esperança que dois deles passassem seu companheiro de equipe. A tática, por pouco não funcionou. Em uma volta final de prender a respiração, Hamilton venceu a prova, e Nico mostrou frieza suficiente para se manter em segundo, mesmo com Sebastian Vettel, da Ferrari, e Max Verstappen, da RBR, em seus retrovisores. O resultado foi suficiente para o alemão conquistar o tão sonhado título mundial com cinco pontos de vantagem para Hamilton (385 x 380) e se tornar o segundo filho de campeão a também ser levantar a taça. Filho de Keke Rosberg, dono do título de 1982, ele repetiu o feito de Damon Hill, cujo pai era o bicampeão Graham Hill.

Lewis Hamilton, Nico Rosberg, Sebastian Vettel e Max Verstappen chegaram próximos (Foto: AP Photo/Kamran Jebreili)

A corrida marcou também a despedida de Felipe Massa da Fórmula 1. Depois de uma semana de homenagens, o brasileiro da Williams deu adeus à categoria com uma boa atuação e marcando pontos, graças a um nono lugar, depois de largar na 10ª posição. Outro que também fez seu último GP foi Jenson Button. O britânico da McLaren, porém, despediu-se de forma melancólica, com uma quebra de suspensão após atacar uma das zebras. Sem lugar garantido no grid de 2017, Felipe Nasr não pôde fazer muita coisa devido às limitações do carro da Sauber e encerrou o ano com uma 16ª colocação.

Jenson Button e Felipe Massa se aposentaram da Fórmula 1 no GP de Abu Dhabi deste domingo (Foto: Getty Images)

RESULTADO DO GP DE ABU DHABI


Resultado GP de Abu Dhabi (Foto: Reprodução)
CLASSIFICAÇÃO DA TEMPORADA

Com o resultado deste domingo, Nico Rosberg terminou o campeonato com 385 pontos, apenas cinco a mais que Lewis Hamilton, vice-campeão. Felipe Massa terminou sua última temporada na categoria em 10º, com 53 pontos. Felipe Nasr, por sua vez, fechou a campanha em 17º, com os dois pontos conquistados no GP do Brasil, que garantiram também a 10ª posição da Sauber no Mundial de Construtores e o bônus de US$ 40 milhões. Confira como ficou a classificação final da temporada 2016.

Classificação final da temporada 2016 (Foto: GloboEsporte.com)

COMO FOI A CORRIDA

LARGADA - Pole position, Hamilton segurou a ponta sem sustos na primeira curva. Cauteloso como sempre, Rosberg não sofreu pressão dos pilotos da RBR e da Ferrari e se manteve em segundo. Ricciardo demorou a arrancar e perdeu o terceiro lugar para Raikkonen. Vettel aparecia em quinto, enquanto Verstappen, que largada em sexto, tocou em Pérez, rodou e caiu para último. Melhor para Massa, que ganhou uma posição e subiu para nono. quem fez grande largada foi Nasr, que se livrou das confusões e pulou de 19º para 14º.

2/55 - Determinando a recuperar-se do prejuízo na largada, Verstappen ganhou sete posições em duas voltas e já aparecia em 15º.

3/55 - Em 10º, Bottas partiu para cima de Felipe Massa e ganhou a nona posição do brasileiro. Mais atrás, Verstappen passava Felipe Nasr e assumia a 14ª colocação.

4/55 - Líder da prova, Hamilton não imprimia um ritmo tão forte. Parecia querer que Raikkonen se aproximasse de Rosberg para esquentar a briga pelo título.

5/55 - Pouco depois, Massa deu o troco em Bottas com uma bela manobra e recuperou a nona colocação.

6/55 - Magnussen, que quebrou o bico de sua Renault em um toque na largada e já havia feito um pit stop na primeira volta, recolheu para os boxes e foi o primeiro a abandonar a corrida.

7/55 - Reclamando de “algo errado” nos amortecedores, Bottas foi chamado pela Williams para os boxes, recolheu e foi mais um a abandonar. “O carro estava balançando como o inferno”.

8 a 9/55 - Hamilton e Raikkonen fizeram seus pit stops na oitava volta. Rosberg foi aos boxes no giro seguinte e por muito pouco não perdeu a posição para o finlandês. Todos trocaram os ultramacios (faixa roxa) pelos macios (faixa amarela). Ricciardo assumiu a liderança provisória.

10/55 - Mesmo com os pneus supermacios (faixa vermelha), Ricciardo fez sua parada na volta seguinte e retornou em quinto. A liderança voltou para Hamilton. Rosberg, por sua vez, aparecia em terceiro, atrás de Verstappen, que tinha estratégia diferente dos pilotos da Mercedes, já que, assim como Ricciardo, estava com compostos supermacios.

13/55 - A última corrida de Jenson Button na Fórmula 1 terminou de forma melancólica. A roda dianteira direita da McLaren do britânico quebrou depois de ele atacar de forma agressiva uma das zebras e ele precisou recolher. Ao chegar aos boxes, Button subiu no carro e foi aplaudido pelos torcedores.

15/55 - Com 15 voltas completadas, Hamilton liderava a prova, com 2s5 de vantagem para Verstappen, único dos ponteiros que ainda não havia parado nos boxes. Rosberg era o terceiro, seguido de Raikkonen, Ricciardo e Vettel. Massa aparecia em nono, Nasr, em 17º.

16/55 - Mais um abandono: foi a vez de Daniil Kvyat ter uma pane no carro da STR e parar o carro ao lado da pista, na reta principal. O fato curioso foi o russo voltar aos boxes com uma bicicleta de um dos fiscais.

19/55 - Quinto colocado, Ricciardo deu o bote em Raikkonen, chegou a ultrapassar, mas levou o “X”. Melhor para Rosberg que ficava folgado em terceiro.

20/55 - Com o ritmo retido por Verstappen, cada vez mais lento em razão dos pneus desgastados, Rosberg perdeu a paciência, deixou a cautela de lado e mergulhou para ultrapassar o holandês em uma manobra arriscada. Os dois quase se tocaram e o alemão conseguiu sair na frente, em um dos momentos mais emocionantes da prova.

22/55 - Verstappen, enfim, fez seu primeiro pit stop na 22ª volta. O prodígio holandês retornou somente em oitavo, atrás da Force India de Pérez, e à frente da Williams de Massa.

24/55 - Em segundo, Rosberg passou a apertar o ritmo, fazendo melhor volta atrás de melhor volta, para tentar abrir vantagem suficiente para não voltar atrás de Verstappen em um segundo pit stop, já que o holandês partia para uma estratégia de parada única.

25/55 - Ricciardo fez seu segundo pit stop e colocou um novo jogo de pneus macios e voltou em sétimo. Raikkonen também foi para os boxes e retornou logo atrás, em oitavo.

29/55 - Hamilton fez sua segunda parada, colocou novo jogo de pneus macios, e retornou em terceiro. Vettel assumiu a liderança provisória, seguido de Rosberg e Verstappen.

30/55 - Rosberg foi para os boxes na volta seguinte. E precisava de um pit stop impecável para voltar à frente de Verstappen. E foi isso que aconteceu. Os mecânicos trabalharam com perfeição e devolveram o alemão à frente do holandês da RBR.

32/55 - Líder da prova, Hamilton passou a virar tempos altos, na casa de 1m46s. Parecia, novamente, esperar a aproximação de Rosberg, para segurar o ritmo do rival e permitir a aproximação dos demais pilotos. A Mercedes puxou a orelha do britânico. Perguntou: “Por que está virando tão lento?”. Lewis respondeu com uma volta na casa de 1m45s3. “Mantenha-se nesse ritmo”.

38/55 - Líder provisório, Sebastian Vettel, enfim, fez seu segundo pit stop. O alemão colocou os pneus supermacios (faixa vermelha) e retornou apenas em sexto, atrás do companheiro Raikkonen.

40/55 - A 15 voltas do fim, sem mais nenhum piloto com previsão de parar nos boxes, a situação da corrida era a seguinte: Hamilton liderava a prova, mas a vitória não era suficiente para levar o título. ele precisava também que Rosberg chegasse em quarto. Por isso, não forçava o ritmo, na esperança que que Verstappen e Ricciardo se aproximassem e começassem a pressionar o alemão.

41/55 - Com pneus mais novos e velozes, Vettel colou em Raikkonen e rapidamente conseguiu a ultrapassagem, subindo para a quinta posição.

42/55 - “Vocês podem me dizer o quanto os outros carros estão virando, por favor?”, pediu Hamilton à equipe pelo rádio. O britânico, provavelmente, queria saber o quão lento precisaria virar para permitir a aproximação de Rosberg e cia.

43/55 - Pouco depois de Sainz e Palmer levarem uma volta dos líderes, o inglês da Renault errou a freada, tocou na STR do espanhol, que rodou. Logo depois, Sainz sofreu problemas no câmbio e precisou abandonar. Palmer foi penalizado com 5s pelo incidente.
Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

VITORIA
Diversos

Edson Celulari conta que venceu a guerra contra o câncer

Edson Celulari | Álbum de família

Edson Celulari, 58 anos, está curado do linfoma não-hodgkin, tipo de câncer que afeta o sistema de defesa do organismo. A notícia foi dada ao ator, na sexta à noite, por sua médica, Yana Novis, do Hospital Sírio-Libanês, a mesma de Reynaldo Gianecchini e Dilma Rousseff. Ele passou por cinco meses de um tratamento intenso de quimioterapia e radioterapia, e o resultado, segundo a médica, foi 100% positivo.

— Estou eufórico. É a alegria da página virada. Quando terminei de fazer as sessões de quimioterapia, descobri que, por precaução, teria de me submeter a mais doze sessões de radioterapia. Terminei quinta passada. Agora, sinto uma sensação de alivio, uma vontade de comemorar, de agradecer a todos, de fazer uma festa. Mas todas as pessoas não caberiam no Maracanã.

Nesses meses, Edson passou por várias fases. Desde o que ele chama de escuridão, a momentos de fé e a certeza da cura:

— Acho que há um momento que você fica numa escuridão. Você sabe que tem uma coisa grave, mas não sabe exatamente o que é. É o momento mais difícil de qualquer doença. Quando você sabe o diagnóstico e se aproxima da medicina moderna, vê a quantidade de recursos, conhece outras pessoas que têm a doença. Tudo isso te dá forças.

O ator conta que, apesar dos momentos delicados, o tratamento “não foi tão terrível”. Foi um exercício de paciência: “Reforçou a minha fé e percebi o quanto era amado”.

— Acho que eu aproveitei a minha oportunidade. Mexi em todas as minhas prateleiras. Voltei a dar importância ao que eu já não prestava mais atenção. Trabalhei a generosidade, a humildade e voltei meu olhar para as coisas verdadeiramente importantes. Eu ainda estou muito emocionado com a novidade. Recebi muito carinho e amor de todas as pessoas. Minha intimidade foi recheada de amor. Recebi recados, bilhetes, telefonemas. Ganhei uma imagem de Nossa Senhora das Graças e, de vez em quando, eu olhava para ela e me enchia de fé. Sou um homem de fé. Tudo que veio para mim como uma manifestação de energia boa, eu recebi de braços abertos.

Aos poucos, mesmo com o cansaço e sob cuidados alimentares, Edson volta à rotina. Já está estudando o seu personagem da próxima novelas das 21h, de Glória Perez, “À flor da pele”. Ele será Dantas, um cara namorador e alegre. No início de 2017, também será lançado o filme do ator, “Teu mundo não cabe nos meus olhos”, de Paulo Nascimento. Ele interpretará um pizzaiolo cego com uma linda história de superação: “Superação na ficção e na vida”, diz Edson, sintetizando tudo em uma única palavra: “Obrigado”.



Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

FRONTEIRA| Homem de 28 anos é morto em colônia com vários tiros

Populares encontraram corpo da vítima por volta das 7h de hoje

Vítima foi executada e corpo foi abandonado em área aberta - Porã News

Identificado como Marcos Antônio Ortellado Benitez, de 28 anos, o paraguaio encontrado morto, na manhã de hoje, por volta das 7h, na colônia Portera Ortiz, fronteira com Ponta Porã.

Populares avistaram o corpo e avisaram a Polícia Nacional. Com o trabalho conjunto de agentes da Divisão de Homicídios e de promotor de justiça, autoridades realizaram os procedimentos e encaminharam o corpo ao Instituto Médico Legal (IML) de Pedro Juan Caballero.

Conforme a polícia, a vítima foi executada com vários disparos de arma de fogo e o corpo foi abandonado em outro local. O motivo do crime ainda não foi esclarecido, porém, a suspeita é de caso passional ou ajuste de contas do narcotráfico que atua na região de fronteira, de acordo com o site Porã News. Até o momento, ninguém foi preso.



Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

palmeiras titulo - 2 900x460.jpg
Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

DA TARDE
Economia
DA TARDE
Diversos

Casada procura polícia por receber fotos de 'peladão misterioso' no WhatsApp

Ainda ligou para ouvir a voz da mulher

Depois de receber fotos de partes íntimas de um homem desconhecido, uma mulher, de 44 anos, procurou a delegacia de polícia, em Campo Grande, para registrar um boletim de ocorrência.

As fotos foram enviadas de partes íntimas de um homem, que não mostrava o rosto. A mulher em seguida teria respondido afirmando que ele teria enviado as fotos para o telefone errado, e que ela é casada.

Em seguida, o autor passou a ligar no celular da mulher, que só ouvia a respiração da pessoa do outro lado da linha, enquanto falava para parar de enviar fotos. O autor ainda mandou mensagens de texto, onde dizia saber o local de trabalho da mulher.

A vítima disse desconhecer os números de onde recebeu as fotos e as mensagens de texto. O caso foi registrado como importunação ofensiva ao pudor.

Atriz oferece sexo a quem votar no 'não' em referendo na Itália

Paolo não disse como vai cumprir a promessa | Reprodução/Twitter(Paola Saulino)

Paola Saulino, atriz italiana radicada em Los Angeles (Califórnia, EUA), está prometendo sexo a todos os eleitores que votarem pelo "não" no referendo de 4 de dezembro na Itália.

Nessa data, os eleitores do país europeu vão decidir se aprovam ou não uma emenda à Constituição que reforma os poderes do Parlamento e o processo de escolha dos seus membros.

A italiana de 27 anos costuma postar nudes nas suas redes sociais.

"Manterei minha promessa", disse ela, segundo reportagem do "Sun", sem esclarecer como cumpria o prometido.

A proposta de mudança constitucional tem a assinatura do premier, Matteo Renzi, líder da centro-esquerda. Ela já foi aprovada nas duas Casas do Parlamento. Renzi prometeu renunciar se for derrotado na consulta popular.
A italiana está radicada na Califórnia | Reprodução/Twitter(Paola Saulino)

A cantora americana Madonna, de 58 anos, chegou a fazer promessa semelhantes aos eleitores de Hillary Clinton durante a última campanha presidencial nos EUA.


Apresentadora posta foto nua e causa alvoroço no Instagram

Aos 47 anos, a apresentadora da Rede TV, Luciana Gimenez causa alvoroço no Instagram aparece cobrindo as partes íntimas com as mãos e uma bolsa.

Luciana Gimenez em clique apenas cobrindo as partes íntimas – Foto: Reprodução

Luciana Gimenez decidiu zerar a web nesta quinta-feira (24 de novembro de 2016). Em seu perfil oficial do Instagram, a moça postou uma foto completamente nua e causou o maior alvoroço entre os seguidores. 

Na postagem, a apresentadora da Rede TV, aparece cobrindo as partes íntimas com as mãos e uma bolsa, e brinca com os fãs pedindo ajuda para escolher os sapatos. "Qual sapato?", escreveu na legenda. 

Em seguida, vários fãs elogiaram a boa forma da apresentadora, em plenos 47 anos. "posta o que vc quiser!!! Com um corpo desse... vc pode tudo E ridículo é a inveja!!! Bj no ombro", escreveu uma seguidora. "Como sempre arrasando né", comentou outra. 
Luciana Gimenez em clique apenas cobrindo as partes íntimas – Foto: Reprodução

Luciana Gimenez em clique apenas cobrindo as partes íntimas – Foto: Reprodução


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

PALMEIRAS CAMPEÃO
Diversos

palmeiras vence1 900x460.jpg

Palmeirense desengasga e grita é campeão

Alviverde bate Chapecoense e conquista o título do Campeonato Brasileiro pela nona vez na história

O dia 27 de novembro de 2016 ficará guardado na memória do torcedor palmeirense. Depois de 22 anos, o clube voltou a conquistar o título do Campeonato Brasileiro. O nono caneco da história chegou após a vitória diante da Chapecoense por 1 a 0, pela 37ªrodada, em duelo disputado no Allianz Parque, diante de 40.900 torcedores, recorde – a renda foi de R$ 4.171.317,26.

Foi o primeiro título do Palmeiras na era dos pontos corridos. Com 77 pontos, o clube não pode mais ser alcançado na última rodada, em que enfrentará o Vitória, no Barradão, apenas para cumprir tabela.

O Palmeiras também foi campeão em 1972, 1973, 1993 e 1994. Os outros títulos brasileiros foram conquistados com a unificação dos troféus realizada pela CBF – em 1960 e 1967 (Taça Brasil) e 1967 e 1969 (Torneio Roberto Gomes Pedrosa). Além disso, o alviverde possui três Copas do Brasil (1998, 2012 e 2015), o que dá um total de 12 torneios nacionais.

Desde o início do Brasileirão, o técnico Cuca pregou que o Palmeiras se tornaria o campeão. E ele estava certo. A regularidade do alviverde ao longo da competição foi impressionante. O time perdeu apenas uma partida em casa, teve a melhor defesa, a maior sequência invicta (15 jogos), um dos melhores ataques e uma das melhores campanhas como visitantes.

Um dos méritos do treinador ao longo do Brasileirão foi acertar a marcação do alviverde, setor altamente vulnerável com os dois últimos treinadores, Oswaldo de Oliveira e Marcelo Oliveira. Além disso, ele conseguiu resgatar o futebol de Moisés e armar um ataque altamente mortal com Gabriel Jesus, Dudu e Roger Guedes.

O desempenho diante da Chapecoense foi o reflexo de toda a campanha. Com calma, o alviverde controlou o jogo e chegou ao gol com naturalidade aos 25 minutos do primeiro tempo, em belo toque do lateral Fabiano, que encobriu o goleiro.

No mais, o que valeu foi a festa dos torcedores. Uma gigantesca explosão de alegria tomou conta do Allianz Parque ao final do duelo. E essa comemoração promete se estender pela cidade, apesar dos confrontos registrados nas ruas ao redor da arena.

 

Flamengo vence e rouba vice-liderança do Santos

Vitória sobre o time paulista por 1 a 0 fez com que Rubo-negro ficasse à frente do rival: 70 contra 68

Da Redação | esportes@band.com.br

O Flamengo derrotou o Santos por 2 a 0, na noite deste domingo, no Maracanã. Guerrero inaugurou o placar e Diego deu números finais a partida.

Com esse resultado, além dos três pontos, o time carioca passou o rival paulista e agora está na vice-liderança do Campeonato Brasileiro com 70 pontos contra 68 do Peixe.

Guerrero inaugurou o placar após saída errada do Santos. Guerrero recuperou a bola e acertou um chute certeiro de fora da área.

O Santos tentava responder com Ricardo Oliveira, mas o rubro-negro que levou mais  perigo, principalmente com o atacante peruano, além de ter carimbado uma bola na trave com Gabriel.

Aos 39 minutos da etapa complementar, Pará cruzou  e Diego esticou a perna esquerda para marcar o segundo gol do Flamengo.

Na última rodada do Brasileiro, o time de Dorival Júnior encara o América-MG, às 17h, na Vila Belmiro; enquanto o Flamengo joga diante do Atlético-PR, na Arena da Baixada, no mesmo horário.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

FALECIMENTO
Diversos

Empresária morre após passar por cirurgias plásticas em Goiânia

Michelle Pires, 30 anos, se sentiu mal menos de 36h após procedimentos. Família acredita que ela recebeu alta precocemente de hospital.

Michelle de Souza Pires, de 30 anos, morre após fazer cirurgia plástica (Foto: Reprodução/Facebook)

A empresária Michelle de Souza Pires, de 30 anos, morreu, na madrugada deste domingo (27), em um apartamento no Setor Central, em Goiânia. Segundo parentes, ela faleceu menos de 36 horas depois de passar por cirurgias plásticas.

Natural de Morrinhos, no sul goiano, Michelle veio à capital para fazer uma abdominoplastia e lipoaspiração no Hospital Buriti. De acordo com a ex-sogra da vítima, Maria Clara Pires, ela saiu do centro cirúrgico às 20h de sexta-feira (25) e recebeu alta médica às 13h do dia seguinte. A empresária morreu por volta das 5h deste domingo.

O G1 entrou em contato, por telefone, às 11h com profissionais do Hospital Buriti Sereno, mas não obteve um retorno sobre o caso até a publicação desta reportagem.

Como vive no interior, Michelle se hospedou na casa da ex-sogra, que mora em Goiânia. O ex-cunhado da vítima, o microempreendedor Lucas Paulo Pires Silva, acredita que o médico responsável pelo procedimento foi negligente.

“Nos exames que ela fez deu um pouco de anemia e o médico disse que não tinha problema. Ela sempre quis fazer e convenceu a mãe. Ela terminou a cirurgia na sexta umas 20h, e o médico liberou no sábado umas 13h. Ela foi liberada muito cedo, ela deveria ter ficado mais em acompanhamento já que fez a plástica”, disse Silva.

De acordo com as testemunhas, Michele reclamou de sentir falta de ar e de fadiga. A ex- sogra e a irmã dela tentaram socorrê-la.

“Minha mãe e minha tia tentaram ligar para o médico, mas não conseguiram. Depois chamou o Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência]. A Michelle já estava indo a óbito, minha mãe fez massagem cardíaca uns 15 minutos até o Samu chegar. O Samu tentou reanimar, mas não conseguiu”, relatou Silva.

O caso foi registrado na Central de Flagrantes da Polícia Civil. De acordo com o boletim de ocorrência, a causa da morte está a esclarecer.

A mulher deixa dois filhos, sendo um de 10 e outro e de 4 anos. O corpo dela deve ser enterrado em Morrinhos.

Nota de falecimento de "Antônio Luiz Ribeiro Penteado"

Clique na Imagem para ampliá-la

Comunicamos com pesar o falecimento de Antônio Luiz Ribeiro Penteado, de 71 anos.

Seu corpo está sendo velado no Memorial Primavera, em Amambai e o sepultamento será neste domingo, 27 de novembro, às 17h da manhã no Cemitério Municipal Santo Antônio.

Informou Pax Primavera- Fone 3481- 5356


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

MISTERIOS DO ALÉM
Diversos

As previsões de Chico Xavier chegam até nós através da dra. Marlene Rossi Severino Nobre, de São Paulo, já desencarnada, ou falecida, como quiserem.

Reprodução


Segundo Chico, Jesus teria dado um prazo de 50 anos que acabariam em 19 de Julho de 2019, para que o mundo pudesse sobreviver sem guerras e, caso houvesse a terceira guerra mundial, esta seria o estopim para que ocorresse a intervenção Divina a fim de que a guerra cessasse através de maremotos, tsunamis e vulcões. Deste modo, o Brasil se desenvolveria muito em poucos anos, tornando-se grande potência, sendo um dos principais alvos para a imigração de outros países.

Divulgação

Houve outra decisão dos benfeitores Espirituais da vida Maior que determinaram que após o alvorecer do ano 2000 da Era Cristã, os Espíritos empedernidos no mal e na ignorância não receberiam a permissão de reencarnar na Terra; só reencarnariam os Espíritos mais fortes e preparados através das conquistas espirituais, como a mansidão, a brandura, o amor, a paz e a fraternidade. Dentro desta programação está a reencarnação de Emmanuel no coração do Brasil.

Como podemos observar nessas predições, não há mais tempo para o materialismo, para as ilusões ou enganos imediatistas: ou seguiremos com a luz ou nos afundaremos nas sombras da nossa ignorância. São nossas escolhas que nos permitirão optar pelo caminho da fraternidade, do amor, da sabedoria e regeneração ou pelo caminho do sofrimento, da dor, tendo assim um longo período de reconstrução que poderá durar mais de mil anos.

Reprodução

Em relação ao futuro, o Espírito André Luís, através da psicografia de Waldo Vieira, no livro Verdade e Luz, ensina que: “ Somos hoje o reflexo do ontem, seremos amanhã o reflexo dehoje.”

Sobre o terceiro milênio, que vai do ano 2001 ao ano 3000, Chico sempre foi muito claro e coerente.

Sabemos que a evolução não dá saltos, mas não precisamos esperar até o ano 3000 para sermos melhores, aguardando e dando mais valor aos avanços tecnológicos do que ao crescimento interior. É o tempo de despertar e fazer valer as revelações trazidas pelos missionários do bem e do Amor.

Francisco Cândido Xavier foi um desses nobres trabalhadores responsável por sedimentar a realidade espiritual, mostrando-nos a necessidade da aquisição de bens espirituais sobre os bens materiais.


Divulgação

Exemplo de abnegação e humildade, lembramos que próximo à sua desencarnação, em 30 de junho de 2002, Chico diz ao seu mentor Emmanuel que desejaria partir para a Pátria Espiritual em um dia em que os brasileiros estivessem muito felizes. Somente um homem dotado de grande amor poderia se preocupar com a tristeza que poderia causar ao Brasil e, assim, ele desencarna no dia em que o Brasil ganhava a copa do mundo de futebol.

Podemos concluir que tudo dependerá de nossas escolhas para nosso progresso espiritual: “Cada um segundo suas obras.”

Sigamos, então, Jesus com Seus ensinamentos benditos pelo caminho da verdade e da vida, seguindo Seus passos, amando-nos como Ele nos amou.



Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

SETE QUEDAS
Diversos

Etapa do Estadual de velocross ocorre neste domingo em Sete Quedas

Etapa de velocross será em Sete Quedas neste domingo (Foto: Thyago Lorentz - MS Cross)

A etapa do Estadual de velocross, modalidade do motociclismo, vai ocorrer neste domingo (27), durante a manhã, no município de Sete Quedas, que fica a 471 km de Campo Grande. O evento também conta com a participação de pilotos dos estado do Paraná e até do Paraguai.

A etapa será disputada em quinze categorias, entre elas se destaca a Júnior, Nacional, Especial, Força Livre Nacional, Nacional Amador, Cadete e Categoria Baton, dedicado às mulheres. O evento irá ocorrer na pista do Motoclube Sete Quedas.

A organização espera uma disputa acirrada e de alto nível, com a participação dos melhores pilotos do Estado. A modalidade do velocross é uma derivação do Motocross, onde os pilotos tem preparação específica, com motos que tem mais potência, aceleração e velocidade, não tendo que enfrentar saltos. A pista tem traçados sinuosos e muitas curvas.


Mega-Sena, concurso 1.880: ninguém acerta e prêmio acumula em R$ 20 mi

Quina teve 65 apostas ganhadoras e cada uma vai levar R$ 33.082,62.

Divulgação

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.880 da Mega-Sena e o prêmio está acumulado. Segundo a Caixa Econômica Federal, a estimativa de prêmio para o próximo concurso, que será sorteado na próxima quarta-feira (30), é de R$ 20 milhões. O sorteio foi realizado na noite deste sábado (26) em Baixo Guandu (ES).

Veja as dezenas sorteadas: 05 - 16 - 19 - 37 - 51 - 56.

A quina teve 65 apostas ganhadoras e cada uma vai levar R$ 33.082,62. Outras 5045 apostas acertaram a quadra e vão ganhar R$ 608,91 cada uma.

Para apostar na Mega-Sena

As apostas podem ser feitas até as 19h (segundo o horário de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 3,50.

Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

DA HORA 2
Diversos

Temporal destelha casas, derruba antenas de rádio e deixa mulher ferida

Cidade de MS ficou sem energia por 5h

Um temporal causou destruição na tarde do sábado (26), em Costa Rica, cidade a 384 quilômetros de Campo Grande. Várias casas foram destelhadas, torres de rádio e internet caíram e uma mulher ficou ferida. 

Conforme o jornal Costa Rica em Foco, vários comércios tiveram danos. Um supermercado teve a fachada totalmente destruída e uma funcionária ficou ferida. 

A chuva na cidade foi acompanhada de ventos fortes e o Corpo de Bombeiros foi acionado para retirar árvores que foram arrancadas e derrubaram fios de energia. Pontos da cidade ficaram sem luz, por até 5 horas, sem internet e sem telefonia fixa. 

Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar e da Secretaria Municipal de Transportes, Urbanização e Obras Públicas percorrem a cidade para levantar os prejuízos causados pela tempestade. 

(Foto: Luciana Aguiar/Costa Rica em Foco)

Os 17 invisíveis do Danúbio Azul que morreram sem nunca terem sido notados

Moradores relatam mais desaparecimentos no bairro 


Em quatro anos, pelo menos 17 moradores do bairro Danúbio Azul, periferia de Campo Grande, desapareceram. Pobres, usuários de drogas e prostitutas. Essas eram as vítimas do grupo de extermínio que teve origem no bairro, e que demoraram vários anos para serem notadas. Até agora, sete ossadas humanas foram localizadas.

O que restou dos corpos foi encontrado pela Polícia Civil, enterrados no Jardim Veraneio, mas até agora não há quem saiba responder o porque dessas pessoas nunca foram notadas. O motivo é unânime no bairro: “Cagueta roda”, e, por isso, ninguém quer se comprometer.

Aparecida Adriana da Costa era moradora do bairro Danúbio Azul e desaparecida desde o dia 2 de agosto de 2014 é uma delas. A mãe, Maria*, diz que lembra daquele dia como se fosse hoje, e a última frase que ouviu da filha não sai da cabeça. “Vou sair e não sei se volto”, e desde estão, a filha nunca mais apareceu em casa. “Lembro que deixei uma carne pra ela fazer, assar, mas ela não fez a janta. Depois disso nunca mais assei nada”.

Usuária de pasta base e crack, Malu, como era conhecida na vizinhança, chegou a comentar com a mãe e irmã sobre dívidas no bairro, um indício para a família de que o sumiço não foi à toa e acredita que pode estar relacionada com o grupo de extermínio do bairro. Quando desapareceu Aparecida tinha 33 anos.

Apesar do clima de tensão do bairro, onde ninguém quer conversar por medo de represálias dos donos do tráfico, a família contou que o motivo não é segredo. A dívida de drogas levou a filha para longe de casa, e as chances de ela seja uma das vitimas de Nando é grande.

À época, as informações eram de que a filha estava morando nas redondezas da antiga rodoviário, área que hoje é ocupada por usuários de drogas, mas segunda ela, não há nenhum vestígio da filha. “Acho que falavam que tinham visto ela pra me despistar, mas no fim sabem que ela não está mais aqui”.

O curioso é naturalidade. As histórias de desaparecimento estão na boca da maioria dos moradores, assim como o tráfico de drogas, como parte do cotidiano. Para se ter ideia da situação, o caso só foi descoberto pela polícia após a denúncia de adolescente. A lista divulgada pela polícia contém 17 nomes, mas o número pode ser maior, conforme moradores.

“A gente escutava que gente foi sumindo do bairro, mas os comentários era de que a pessoa estava bem, tinha se mudado. Uma das meninas mesmo, a notícia era de que ela estava grávida e morando em outro Estado”, comentou uma moradora, que preferiu não ter sua identidade revelada.

Os desaparecimentos começam em 2012, o mais recente é de setembro desde ano. Os motivos que teriam levado o grupo a cometer o crime também são bárbaros, como Bruno Santos da Silva, de 18 anos, que foi morto em 2013 porque tirava sarro de um sobrinho de Nando, o chefão do bairro.

Presos – As investigações tiveram início em setembro, mas a operação que apura os crimes de tráfico de drogas, exploração sexual de adolescentes, associação criminosa no Danúbio Azul, só teve início no dia 10 de novembro, com a prisão Luiz Alves Martins Filho, de 49 anos, conhecido como Nando, que confessou ter matado 12 pessoas.

O bando aliciava adolescentes e jovens dependentes químicos para vender droga e se prostituir. As vítimas desapareciam quando queriam deixar o grupo ou se desentendiam com algum integrante. Nando está envolvido com pelo menos 13 mortes, e cinco são de menores de idade, entre 13 e 17 anos. As vítimas foram mortas cruelmente, por estrangulamento, enforcamento e espancamento e seus  corpos foram enterrados de cabeça para baixo.

Ao todo foram expedidos pela Polícia Civil durante a operação “Danúbio Livre” 17 mandados de prisão, sendo três em flagrante. As investigações apontam como ‘cabeças’ da organização criminosa e que já estão presos Wagner Vieira Garcia, de 24 anos, Talita Regina de Souza, de 21 anos, que encomendou a morte de Lessandro, Michel Henrique Vilela Vieira, de 21 anos, que é o sobrinho de Nando, além de Jean Marlon Dias Domingos, 21 anos.

 

*O nome foi alterado para preservar a identidade da família.

 

Adolescente morre atropelada ao atravessar rodovia de bicicleta

Na BR-163

Na noite de sábado (26), adolescente de 15 anos foi vítima de atropelamento na Rodovia BR-163 em Rio Verde, cidade a 194 quilômetros de Campo Grande. A menina não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Conforme apurado pelo site local Edição MS, a vítima atravessava a rodovia de bicicleta quando foi atingida por um carro. O motorista, que seria funcionário de uma fazenda, conduzia o Gol quando atropelou adolescente. Ele não teria visto que ela atravessava a rodovia e foi socorrido em estado de choque.

Segundo testemunhas, a adolescente foi arremessada por aproximadamente 10 metros e um médico chegou a tentar reanimar a jovem, mas ela morreu no local. Equipes da Perícia e CCR MSVia estiveram no local. 


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

SENADO aprova PEC que muda vida de partidos e acaba com coligações
Plenário do Senado; parlamento aprovou reforma política nesta quarta - Divulgação/Arquivo

Por 69 votos a favor e nove contra, o plenário do Senado aprovou hoje (23), em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Reforma Política. O texto segue agora para análise da Câmara dos Deputados.

A PEC estabelece uma cláusula de barreira que divide os partidos políticos em dois tipos: os com funcionamento parlamentar e os com representação no Congresso Nacional. Os primeiros serão os que obtiverem no mínimo 2% dos votos nas eleições gerais de 2018 e 3% nas de 2022. Essas legendas poderão ter acesso a fundo partidário e tempo de rádio e televisão, estrutura funcional própria no Congresso e terão direito de propor ao Supremo Tribunal Federal (STF) ações de controle de constitucionalidade.

Os partidos com representação no Congresso, mas que não superarem a barreira do número mínimo de votos, terão o mandato de seus eleitos garantido, mas perdem o acesso aos benefícios. Os políticos filiados a esses partidos terão direito de mudar de legenda sem perder o mandato. Mas, os deputados e vereadores que o fizerem não contarão no novo partido para fins de cálculo do tempo de televisão e o Fundo Partidário.

A PEC também reforça a fidelidade partidária ao estabelecer que políticos eleitos já no pleito de 2018 perderão o mandato caso se desfiliem de suas legendas. Os suplentes e os eleitos como vice perdem a possibilidade de atuar como substitutos se também mudarem de legenda.

A proposta reforça ainda a necessidade de os partidos serem fiéis aos programas que apresentarem nas eleições. A mudança em relação a esses programas constitui ressalva para que os eleitos possam mudar de agremiação sem perder o mandato.

Fim das coligações 

Além disso, a proposta acaba com as coligações partidárias para eleições. Dessa forma, os partidos não poderão mais se unir para que os votos de um candidato ajudem a eleger o candidato de outra legenda. O texto prevê, porém, a possibilidade de que, após as eleições, eles se unam em federações – no caso dos partidos com afinidade ideológica – que terão atribuições regimentais nas casas legislativas como se fossem uma legenda única. As federações poderiam ser desfeitas nas convenções partidárias e não teriam efeitos para contagem de votos nas eleições, como no caso das coligações partidárias.

Embora favoráveis à ideia do fim das coligações partidárias e da imposição de cláusulas de barreira, os partidos de oposição tentaram aprovar emendas para que o percentual de votos mínimo exigido para acesso ao tempo de televisão e rádio fosse menor. Eles tentaram reduzir o percentual para 1% nas próximas eleições, 1,5% em 2022 e 2% em 2026, mas não conseguiram aprovar a modificação. Por isso, votaram contra o projeto.

“Somos a favor da reforma política no mérito, mas, diante dessa intransigência deles [autores da PEC] em modificar um pouco a cláusula de barreira, tivemos que nos posicionar contra. Nossa proposta reduziria o número de partidos políticos para 17, apenas quatro a mais do que a proposta deles. Salvaria exatamente os partidos de mais tradição ideológica, como o PCdoB e o PPS”, afirmou a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

Na Câmara dos Deputados, disse a senadora, é possível que essas legendas se unam ao chamado Centrão, que agrega vários partidos pequenos, para tentar modificar a proposta ou até evitar sua votação.

Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

PONTA PORÃ
Diversos

Hélio quer resgatar projeto que prevê liberação de R$ 2 milhões para a Praça da Juventude

Prefeito eleito Hélio Peluffo Filho, durante reunião com dirigentes da Caixa Econômica Federal em MS.

 

Diante da divulgação feita pela assessoria do deputado federal Geraldo Resende, alertando para o fato de que Ponta Porã corre sério risco de perder recursos na ordem de R$ 2 milhões para a construção da Praça da Juventude, o prefeito eleito de Ponta Porã, Hélio Peluffo, informa que já manteve contato com o parlamentar informando que tem interesse em resgatar estes recursos e aplicá-los na construção da obra.

"Trata-se de uma obra importantíssima para a população de Ponta Porã. Também já mantive contato com o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Evandro Narciso de Lima, com o objetivo de informar que temos o maior interesse em viabilizar esta obra. Vamos atualizar o orçamento, reavaliar o projeto arquitetônico e reprogramar o cronograma físico e financeiro para que Ponta Porã conclua esta obra", garantiu.

O encontro de Hélio com o superintendente da Caixa ocorreu na tarde de quarta-feira, 23 de novembro. "Outra providência será viabilizar recursos para a contrapartida do Município, exigida pelo governo federal, através do Ministério da Cultura", informou Hélio.

O prefeito eleito disse que a Praça da Juventude é um projeto elaborado em 2012 durante a gestão na qual ele era o secretário de Obras. Posso assegurar que vamos trabalhar com o objetivo de não perder os recursos desta obra. Aliás, de nenhuma outra que se encontra em situação semelhante junto ao governo federal, como é o caso do asfaltamento da Rua Corinto e da Vila Deputado Aral Moreira. Informei ao superintendente da Caixa e toda sua equipe que tenho interesse em resgatar todos os recursos disponibilizados para obras em Ponta Porã".

De acordo com o projeto, a Praça da Juventude terá uma área de 3 mil metros quadrados ocupados por sala de múltiplo uso, telecentro (rede computadores com acesso gratuito à internet), biblioteca, cinema com 60 lugares, jogos de mesa, pista de skate e de caminhada, equipamentos de ginástica e quadra poliesportiva coberta.

Além do superintendente regional Evandro Narciso de Lima, participaram da reunião com o prefeito eleito, Ubiratan Rebouças Chaves, gerente regional, Carlos Fábio, gerente executivo de governo para a região sul-fronteira e Temístocles Casarin, gerente da agência local da Caixa.

Durante o encontro os dirigentes da Caixa informaram que, de janeiro a outubro deste ano, foram injetados na economia local mais de R$ 243 milhões através dos programas sociais, financiamentos de habitação, dentre outros.

"A Caixa desenvolve um papel importante contribuindo significativamente para o desenvolvimento social e econômico deste município. Queremos ampliar a parceria com a Prefeitura. Saio daqui satisfeito, pois este encontro foi proveitoso. Procuramos apresentar ao Hélio Peluffo dados referentes aos projetos e negócios que contam com a participação da Caixa em Ponta Porã.

O prefeito eleito demonstrou um nível de conhecimento impressionante e, isso com certeza, vai facilitar novas parcerias, incluindo também a iniciativa privada", declarou o superintendente da Caixa.

Vereadores aprovam projetos para melhorar saúde pública e fortalecer a integraçã
Diversos

A sessão ordinária realizada pelos vereadores de Ponta Porã na tarde desta quinta-feira, 24 novembro, foi marcada pela aprovação de três projetos de lei que visam proporcionar melhorias na saúde pública e também fortalecer os laços de amizade entre brasileiros e paraguaios que moram na fronteira.

Resultado de imagem para camara de ponta porã

 

Os parlamentares aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei N° 65/2016, de autoria do vereador Marcelino Nunes de Oliveira, que institui o “Dia do Abraço fronteiriço” no município de Ponta Porã.

De acordo com a proposta do vereador, a data deverá constar no Calendário Oficial de Eventos do Município. A data escolhida é 16 de dezembro.

Marcelino justificou o projeto afirmando que o objetivo principal é desenvolver na população fronteiriça o espírito de solidariedade, fortalecendo as relações interpessoais, as ações de convivência há muito tempo esquecidas, além de resgatar a aceitação do outro, promovendo a paz, o respeito, o “não” ao bullyng, ao preconceito e à discriminação. Outro objetivo é promover a percepção da importância da valorização do ser humano e do amor ao próximo.

A proposta foi aprovada por unanimidade e segue para sanção do Chefe do Poder Executivo Municipal. Proposta semelhante deverá ser aprovada na Junta Municipal de Pedro Juan Caballero, Paraguai, de acordo com o que estabelece o Parlim- Parlamento Internacional Municipal, composto pelos parlamentares municipais de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero.

ANIMAIS EM SITUAÇÃO DE RUA

Outro projeto de lei aprovado pelos vereadores foi o que dispõe sobre as diretrizes para programas de controle reprodutivo de cães e gatos em situação de rua, estabelecendo medidas de proteção, de autoria do vereador Agnaldo Miudinho.

O projeto define as diretrizes a serem seguidas por programas de controle reprodutivo de cães e gatos em situação de rua e medidas de proteção por meio de identificação, registro, esterilização cirúrgica, adoção e campanhas educacionais de conscientização pública.

Em seu artigo segundo, o projeto veda o extermínio de cães e gatos pelos órgãos de controle de zoonoses, canis públicos e estabelecimentos congêneres. Também estabelece critérios para a prática da eutanásia. Outra medida prevista no projeto é a obrigatoriedade do cadastramento dos donos carroceiros que utilizam a tração animal (cavalos) e a fiscalização a cada três meses por parte do CCZ. Em seu artigo sexto, o projeto estabelece que “todos os animais de propriedade particular e os de rua deverão ser microchipados e cadastrados no CCZ, passando a ter referencia do proprietário, moradia, saúde, entre outros”.

O projeto de lei foi aprovado por unanimidade.

CÂNCER

Em outra votação, os parlamentares analisaram e aprovaram o projeto de lei, de autoria do vereador Agnaldo Miudinho, que dispõe sobre a obrigatoriedade para unidades de serviços de radiologia e diagnóstico por imagem, públicas ou privadas, de disponibilizarem protetor de pescoço aos pacientes.

O projeto propõe a obrigatoriedade da utilização, em unidades de serviços de radiologia públicas ou privadas, do protetor de pescoço em pacientes submetidos a exames de radiologia e diagnósticos por imagem. Entenda-se protetor de pescoço, a vestimenta de proteção da tireoide, confeccionada de acordo com a norma técnica da ABNT.

A preocupação do parlamentar em apresentar o projeto é garantir segurança, especialmente às mulheres que precisam fazer exames como mamografias. “Uma das informações que circulam pelas redes sociais no mundo todo dá conta de um possível efeito de radiação sobre a tireoide, durante os exames de mamografias e odontologia, o que estaria contribuindo para o aumento da incidências de câncer entre as pessoas, especialmente as mulheres”, argumenta o vereador Agnaldo Miudinho em sua justificativa.

O projeto também foi aprovado por unanimidade pelos vereadores presentes na sessão desta quinta-feira, 24 de novembro. Os parlamentares também analisaram e votaram duas propostas de emendas à Lei Orgânica do Município.

Foto Arquivo: Lécio Aguilera

Legenda: Vereadores aprovaram projetos de lei que tratam de questões ligadas à melhoria da saúde da população e também o incentivo às relações de amizade entre os moradores dos dois lados da fronteira.

 

EMvisi à Câmara, Kayatt reafirma compromissos com Ponta Porã

 

 Kayatt reafirma compromissos com Ponta Porã

O presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, vereador Daniel Valdez- Puka, e o vice-prefeito eleito, vereador Caio Augusto, receberam na tarde desta quinta-feira, 17 de novembro, a visita do deputado estadual, Flávio Kayatt.

Durante o encontro com os dois parlamentares, Kayatt falou do futuro de Ponta Porã e manifestou total apoio á administração do prefeito eleito Hélio Peluffo. “Tenho um compromisso com Ponta Porã. E, vamos trabalhar para garantir total apoio nas ações desenvolvidas pelo Hélio. Naquilo que depender do Governo do Estado, estaremos intercedendo junto ao governador Reinaldo Azambuja para que a futura administração tenha condições de promover ações que beneficiam a nossa população”, afirmou.

Kayatt também disse que está á disposição para auxiliar no contato com os parlamentares que compõem a bancada federal de Mato Grosso do Sul. “São parlamentares que temos excelentes relações há muito tempo e que sempre nos atenderam quando fui prefeito. O Hélio pode contar com nosso apoio para que possamos reconstruir Ponta Porã”.

O presidente da Câmara Municipal, Daniel Valdez – Puka, declarou que ficou muito satisfeito com a deferência por parte do deputado Kayatt em visitar a sede do Poder Legislativo Municipal. “Mais do que uma visita de cortesia, foi um momento para conversarmos sobre o futuro de Ponta Porã. O deputado Kayatt nos assegurou que, a partir do ano que vem, nosso município terá uma atenção especial por parte do governador Reinaldo Azambuja. Uma das ações será a concretização do anel viário, uma obra emblemática, que será concluída na administração do prefeito Hélio Peluffo”, disse Puka.

Outro tema acordado no encontro foi o trabalho que a Organização Social está desenvolvendo na administração do Hospital Regional de Ponta Porã. “O programa ‘Saúde Já’, desenvolvido pelo hospital está beneficiando mais de três mil pacientes que estão há anos na fila de espera por atendimento e procedimentos cirúrgicos. O objetivo é zerar as filas de espera de pacientes dos municípios de Ponta Porã e região (Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru), cadastrados na Central de Regulação da Secretaria de Estado de Saúde. Para isso, serão contratados mais de 15 médicos de diferentes especialidades e também disponibilizadas duas carretas para realização de procedimentos nas imediações do Hospital. Uma iniciativa inédita e histórica em benefício da nossa população”, destacou o deputado.

O vereador Caio Augusto, vice-prefeito eleito, agradeceu ao deputado estadual, Flávio Kayatt pela visita. “A visita do deputado Flávio Kayatt ocorre num momento em que estamos somando forças para trabalhar bastante visando beneficiar a população de Ponta Porã. E as ações desenvolvidas na saúde nos animam bastante e sinalizam que estamos no caminho certo”, destacou Caio.

O presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, vereador Daniel Valdez- Puka, e o vice-prefeito eleito, vereador Caio Augusto, receberam na tarde desta quinta-feira, 17 de novembro, a visita do deputado estadual, Flávio Kayatt.

Durante o encontro com os dois parlamentares, Kayatt falou do futuro de Ponta Porã e manifestou total apoio á administração do prefeito eleito Hélio Peluffo. “Tenho um compromisso com Ponta Porã. E, vamos trabalhar para garantir total apoio nas ações desenvolvidas pelo Hélio. Naquilo que depender do Governo do Estado, estaremos intercedendo junto ao governador Reinaldo Azambuja para que a futura administração tenha condições de promover ações que beneficiam a nossa população”, afirmou.

Kayatt também disse que está á disposição para auxiliar no contato com os parlamentares que compõem a bancada federal de Mato Grosso do Sul. “São parlamentares que temos excelentes relações há muito tempo e que sempre nos atenderam quando fui prefeito. O Hélio pode contar com nosso apoio para que possamos reconstruir Ponta Porã”.

O presidente da Câmara Municipal, Daniel Valdez – Puka, declarou que ficou muito satisfeito com a deferência por parte do deputado Kayatt em visitar a sede do Poder Legislativo Municipal. “Mais do que uma visita de cortesia, foi um momento para conversarmos sobre o futuro de Ponta Porã. O deputado Kayatt nos assegurou que, a partir do ano que vem, nosso município terá uma atenção especial por parte do governador Reinaldo Azambuja. Uma das ações será a concretização do anel viário, uma obra emblemática, que será concluída na administração do prefeito Hélio Peluffo”, disse Puka.

Outro tema acordado no encontro foi o trabalho que a Organização Social está desenvolvendo na administração do Hospital Regional de Ponta Porã. “O programa ‘Saúde Já’, desenvolvido pelo hospital está beneficiando mais de três mil pacientes que estão há anos na fila de espera por atendimento e procedimentos cirúrgicos. O objetivo é zerar as filas de espera de pacientes dos municípios de Ponta Porã e região (Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru), cadastrados na Central de Regulação da Secretaria de Estado de Saúde. Para isso, serão contratados mais de 15 médicos de diferentes especialidades e também disponibilizadas duas carretas para realização de procedimentos nas imediações do Hospital. Uma iniciativa inédita e histórica em benefício da nossa população”, destacou o deputado.

O vereador Caio Augusto, vice-prefeito eleito, agradeceu ao deputado estadual, Flávio Kayatt pela visita. “A visita do deputado Flávio Kayatt ocorre num momento em que estamos somando forças para trabalhar bastante visando beneficiar a população de Ponta Porã. E as ações desenvolvidas na saúde nos animam bastante e sinalizam que estamos no caminho certo”, destacou Caio.


 



Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

TARADO
Diversos

Bombeiros prendem homem por tentativa de estupro Amambai

Indivíduo de 33 anos teria tentado estuprar mulher na rua em plena luz do dia. Moradora impediu o ato, diz bombeiros.

Clique na Imagem para ampliá-la

Na foto fachada do 16º SGB e Edson Pietro, o “Doideira”, de 33 anos. Ele foi preso por uma equipe do Corpo de Bombeiros sob acusação de tentativa de estupro, em Amambai. (Fotos: Vilson Nascimento e Divulgação)

Vilson Nascimento

O Corpo de Bombeiros prendeu encaminhou para a Polícia Militar nesse sábado, 26 de novembro, um homem de 33 anos, sob acusação de tentativa de estupro, em Amambai.

Segundo dos bombeiros, Edson Pietro, o “Doideira”, de 33 anos, teria agarrado a força uma mulher indígena de 24 anos, arrastado para baixo de uma árvore e estava tentando estuprar a jovem em plena luz do dia, na região da Vila Cláudia.

De acordo com os bombeiros, ao se deparar com a situação, uma moradora da cidade que passava pelo local de carro em companhia da filha, interviu para evitar o ato de violência contra a jovem guarani-kaiowá.

Neste instante Doideira teria abandonado sua suposta vítima e se deslocado em direção ao carro, supostamente com a intensão de agredir a mãe e a filha.

A mulher deixou o local com seu veículo e se deslocou até a sede do 16º Subgrupamento Independente do Corpo de Bombeiros para informar o corrido.

Ao tomar conhecimento da situação, a equipe de plantão no 16º SGB se deslocou imediatamente ao encontro da vítima.

A Polícia Militar também foi acionada, esteve no local e após ter a confirmação, por parte da vítima, sobre a tentativa de estupro, colocou a mulher na viatura e passou a efetuar diligências pelas imediações à procura do indivíduo.

A guarnição do Corpo de Bombeiros, por sua vez, de possa das características do acusado, saiu em apoio à equipe da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar e se deparou com Edson já nas proximidades da região central da cidade.

Segundo a equipe do 16º SGB que atuou na ocorrência, que era composta pelo cabo Henrique e pelos soldados Sllone e Cortez, ao ser abordado pelos bombeiros, inicialmente o acusado teria relutado a obedecer ao receber voz de prisão, mas em momento contínuo acabou se entregando.

Encaminhado até a sede da 3ª CIPM, Edson Pietro, que segundo os bombeiros já tem passagens por violência doméstica, desacato e porte de drogas, teria sido reconhecido pela vítima como sendo seu agressor.

Conduzido para a Delegacia de Polícia Civil, em Amambai, Edson Pietro foi autuado em flagrante pelo delegado, Dr. Mikaill Alessandro Gouveia Faria e permanece preso à disposição da Justiça.

Segundo a Polícia Civil ele deverá ser submetido à audiência de custódia nesta segunda-feira, dia 28 de novembro, onde o Poder Judiciário local definirá se mantém a prisão ou concede ao acusado, o direito de responder ao processo em liberdade.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

DA MANHÃ
Diversos

Mulher é encontrada morta dentro de casa em bairro de Campo Grande

Dois dias sem ir ao trabalho chamou a atenção

Uma mulher, de 57 anos, foi encontrada morta dentro de casa na noite deste sábado (26) no Jardim São Conrado em Campo Grande. Rosa Maria Pinheiro, de 57 anos, foi encontrada já sem vida deitada em sua cama. De acordo com testemunhas e a Polícia Militar, não há sinais de violência no corpo da vítima que morava sozinha.

Rosa Maria havia faltado dois dias do serviço de auxiliar de limpeza e isso chamou a atenção de colegas de trabalho. A chefe de Rosa Maria então foi até a casa da colega localizada em um bloco de apartamentos na Rua Ouro Preto.

Enquanto a chamava, ela sentiu um forte de cheiro e acionou o Ciops (Centro Integrado de Operação de Segurança). A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram acionados, entraram na residência e a encontraram morta em cima da cama.

Um ventilador estava ligado nada estava revirado e, tudo leva a crer que a mulher morreu durante a madrugada. De acordo com pessoas próximas, a vítima sofria de hipertensao. Um dos filhos de Rosa estava desconsolado no local.

Ainda de acordo com colegas de trabalho, Rosa trabalhava na empresa que presta serviço de limpeza há cinco anos. Ela nunca falou em um dia de trabalho, fato que chamou a atenção. O caso será registrado na Depac Piratininga.

No Facebook, derrotado comemora cassação de adversário por compra de voto

Suposta compra de vota motivou denúncia


As eleições para prefeito do município de Aparecida do Taboado, na região do Bolsão, podem ter resultado diferente do que foi apontado nas urnas, no último dia 2 de outubro. Isso porque a Justiça Eleitoral julgou procedente com cassação de diploma uma denúncia, supostamente por compra de vota, contra o atual prefeito, José Robson Samara Rodrigues de Almeida, o Robinho Samara (PSB).

Apesar do processo que tramita na Justiça ser sigiloso, o adversário de Robinho nas últimas eleições, André Ferreira (PDT), usou as redes sociais para comemorar a decisão. “Amanhecemos o dia com a notícia que o prefeito de Aparecida do Taboado foi cassado por crimes eleitorais”, postou o pedetista em seu perfil no Facebook.

O atual prefeito, que conseguiu a reeleição ao obter 44.69% dos votos válidos (6.041 votos), foi procurado pela reportagem para comentar o caso, mas não foi encontrado até o fechamento da matéria.

A notícia movimentou as redes sociais em Aparecida do Taboado, diversos leitores do Jornal Midiamax da cidade encaminharam mensagens sobre a possível cassação do diploma de prefeito eleito de Robinho.

A decisão, proferida pela juíza Kelly Gaspar Duarte Neves, da 24ª Zona Eleitoral,  ainda não foi publicada no Diário Oficial do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral).

Governo veta projeto que previa equipamentos de segurança à PM

 

Escudos, bastões, caneleiras e capacetes eram alguns dos equipamentos listados


O governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), vetou totalmente nesta sexta-feira (25) um projeto de lei de autoria do deputado Cabo Almi (PT), que dispunha sobre a obrigatoriedade do poder público estadual de oferecer aos policiais militares uma série de equipamentos de proteção individual.

O projeto previa que, além dos equipamentos já oferecidos por lei pelo governo do Estado aos policiais militares (armas, munição e algemas), os PMs tivessem o direito de receberem equipamentos como "coletes balísticos, capacetes, caneleiras anti-tumultos articulados, escudos, luvas, bastões, entre outros utilizados quando em serviço".

Segundo a mensagem do veto do governador, publicada no Diário Oficial do Estado, a utilização no texto do projeto da expressão "entre outros" confere a matéria uma "inconstitucionalidade formal", já que deixa de especificar quais equipamentos o Poder Executivo teria a obrigação de comprar.

O projeto de lei também seria irregular, de acordo com o governador, por causa da ausência de previsão orçamentária para a compra dos equipamentos de proteção individual a mais.

Para o deputado Cabo Almi, a compra dos equipamentos serviria para proteção da integridade física dos policiais militares, que executam atividades de risco e de alta complexidade.  "Sendo a policia uma força especial destinada a combater situações de conflitos [...], nada mais justo que equipa-los para tanto", destacou o legislador na justificativa do projeto.

(sob supervisão de Evelin Araujo)

 

Morre aos 71 anos, Antônio Luiz, diretor do “Cuca Fresca”

Clique na Imagem para ampliá-la

Antônio Luiz Penteado. Ele faleceu na noite desse sábado, em Amambai. (Foto: Facebook)

Vilson Nascimento

Morreu na noite desse sábado, 26 de novembro, aos 71 anos de idade, Antônio Luiz Ribeiro Penteado.

Antônio Luiz Penteado, que vinha lutando contra um câncer, foi comerciante em Amambai, mas nos últimas quinze anos passou a se dedicar a área de comunicação.

Dono de um intelecto apurado, ele trabalhou por vários anos como repórter e colunista opinativo no grupo A Gazeta, foi assessor de comunicação do Sindicato Rural de Amambai e nos últimos anos vinha se dedicando ao um novo projeto, o jornal de entretenimento “Cuca Fresca”, que circula periodicamente na cidade, em Amambai.

Segundo a empresa Pax Primavera, que presta atendimento à família, o velório de Antônio Luiz Penteado acontece no Memorial Primavera e o sepultamento ocorrerá neste domingo, dia 27 de novembro, no Cemitério Municipal Santo Antônio. O horário ainda será confirmado.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

POLICIA
Diversos

Blitz na fronteira recupera Peugeot e Ágile roubados e prende traficantes

Viatura perseguiu traficantes que só pararam após bater em árvore

Uma blitz na MS-289, que liga os municípios de Amambaí e Coronel Sapucaia, na fronteira com o Paraguai, na noite de ontem, sexta-feira (25), terminou com quatro presos e dois automóveis roubados recuperados pela PMRE (Polícia Militar Rodoviária Estadual).

 

Durante uma das abordagem os militares pararam um veiculo Peugeot/206 placa KET - 3584 de Goiânia/GO, que era conduzido por Zanon Custódio e mais um adolescente como carona.

Aos policiais o motorista, que ficou nervoso com a abordagem, contou que morava em Sapucaia, mas não soube dizer onde. Já o adolescente acabou confessando que o carro era roubado e seria trocado por drogas no Paraguai.

Mais tarde, os policias deram ordem de parada a um Crevrolet Ágile, com placas de Goiânia (GO), que desrespeitou o sinal e não parou na barreira. Os militares então deram início ao acompanhamento tático.

A perseguição durou cerca de 2km e terminou quando o motorista perdeu o controle do carro e bateu em uma árvore nas margens da rodovia. Os dois ocupantes do veículo tentaram fugir e se esconderam numa mata ao lado MS-289.

Dentro do Ágile os policiais encontraram 425 tabletes de maconha, que totalizaram 375kg do entorpecente. A dupla foi autuada por tráfico e encaminhada para delegacia de Amambaí. 

Adolescente de 15 anos vai para escola, é vista pelo irmão e desaparece

Garota vestia uniforme da rede estadual e calça azul

A família da adolescente Eliane de Souza Lima, de 15 anos, está desesperada à procurada da garota, vista pelo irmão mais novo pela última vez no começo da tarde de ontem, sexta-feira (25), em uma escola pública no município de Angélica, município distante 263 km da Capital.

“Ela está com celular desligado de ontem, já comunicamos com os amigos e ninguém sabe de nada. A gente não tem pista”, contou ao Jornal Midiamax a mãe da adolescente, Raimunda de Souza, que registro um Boletim de Ocorrência na delegacia de Angélica.

A família mora no assentamento Estrela do Sul, e a garota saiu de casa pouco depois do almoço de ônibus para ir à escola, onde foi vista por volta das 14h30 pelo irmão mais novo.

Segundo o Site Plantão de Angélica, que primeiro noticiou o fato na região, a adolescente teria dito a conhecidos que esperava alguém na escola. Ela trajava uma calça azul e um uniforme da rede estadual.

Serviço – Qualquer informação que possa levar a polícia ou a família a encontrar a menina pode ser repassada à delegacia de Angélica – 67-3446-1609.

Ladrões chegam em Chevete rebaixado, roubam e abandonam família em rodovia

Bandidos estavam armados


Três assaltantes interceptaram na madrugada deste sábado (26) veículo, um Ford Ka, branco, conduzido por uma mulher de 32 anos. Segundo consta no Boletim de Ocorrência, a vítima trafegava pela avenida Guaicurus acompanhada da mãe e do filho de um ano e dois meses. Os bandidos estavam armados e ordenaram que as mulheres ocupassem o banco de traz e assumiram a direção do veículo.

O terceiro permaneceu no veículo usado na ação, um Chevrolet Chevete rebaixado de cor vermelha e fugiu. Os dois assaltantes ao perceberem a presença da criança no interior do veículo conversaram entre si, combinando de liberarem as vítimas mais adiante.

Ainda de acordo com informações do Boletim de Ocorrências, eles conduziram o veículo até o anel rodoviário e ordenaram que as vítimas descessem na rodovia e fugiram em direção a saída de Três Lagoas. A vítima acredita que os bandidos retornaram e seguiram em sentido contrário.

A vítima informou que o assaltante que portava a arma de fogo era moreno (escuro), aproximadamente 1,65m de altura, magro, aparentemente 18-19 anos de idade, trajava blusa branca. Quanto ao outro, moreno, mesma altura e idade que o primeiro e não se recorda do traje. Quanto a arma esclarece que era de cor prata.

O caso foi registrado na Depac Piratininga como roubo majorado pelo emprego de arma.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

LULA LAMENTA A MORTE DO CAMARADA FIDEL
Diversos

Morte de Fidel é como a morte de um irmão mais velho, diz Lula

Arquivo

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, em nota, que a morte de Fidel Castro é como a perda de um irmão mais velho, de um “companheiro insubstituível”. “Morreu ontem o maior de todos os latino-americanos, o comandante em chefe da revolução cubana, meu amigo e companheiro Fidel Castro Ruiz”, disse ele, em nota à imprensa.

Lula lembra que conheceu Fidel pessoalmente, em julho de 1980, em Manágua, durante as comemorações do primeiro aniversário da revolução sandinista. “Mantivemos, desde então, um relacionamento afetuoso e intenso, baseado na busca de caminhos para a emancipação de nossos povos”, ressaltou.

De acordo com ele, para os povos do continente e os trabalhadores dos países mais pobres, especialmente os homens e mulheres de sua geração, Fidel foi “sempre uma voz de luta e esperança”. Afirmou ainda que o espírito combativo e solidário de Fidel animou “sonhos de liberdade, soberania e igualdade”.

Segundo Lula, mesmo nos “piores momentos, quando ditaduras dominavam as principais nações, a bravura de Fidel e o exemplo da revolução cubana inspiravam os que resistiam à tirania”.

“Será eterno seu legado de dignidade e compromisso por um mundo mais justo. Hasta siempre, comandante, amigo e companheiro Fidel Castro”, concluiu Lula, que não informou se irá ao funeral do líder cubano.



Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

MORREU O LIDER CUBANO FIDEL CASTRO
Diversos

minuto.

Linha do tempo, Fidel Castro (Foto: Arte/G1)

Resultado de imagem para FIDEL CASTRO E LULA

Resultado de imagem para FIDEL CASTRO E LULA

 

Resultado de imagem para FIDEL CASTRO E LULA


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

FELIZ SABADO
Diversos
COLIRIO
Diversos

Fernanda D'avila exibe bumbum arrebitado ao posar de fio dental no Maranhão

Resultado de imagem para FERNANDA DAVILA

 

Resultado de imagem para FERNANDA DAVILA

Imagem relacionada

Resultado de imagem para FERNANDA DAVILA

Imagem relacionada

Resultado de imagem para FERNANDA DAVILA

 



Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

FTONTEIRA VIOLENTA
Diversos

Após discussão, brasileira é morta a facadas por quatro homens

Vítima chegou a ser socorrida mas não resistiu aos ferimentos e morreu (Foto: Porã News)

Cleide Daiana Fernandes Gomes de 34 anos, foi morta a facadas por quatro homens, ainda não identificados, na noite de ontem (24), após uma discussão ocorrida na cidade de Pedro Juan Caballero, cidade fronteiriça com Ponta Porã e distante 323 km de Campo Grande. A polícia local trabalha com duas linhas de investigação sobre o crime, um possível ajuste de contas ou crime passional.

De acordo com o site Porã News, Cleide estava a bordo de uma motocicleta estrangeira e transitava pela rua Fortin Toledo do bairro Obrero, em Pedro Juan Caballero, quando quatro homens em duas motocicletas se aproximaram da vítima.

Após rápida discussão, Cleide foi atacada com várias facadas e chegou a ser levada ao hospital local, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Segundo a polícia local, o crime teria sido motivado por um ajuste de contas ou crime passional. Porém, outras hipóteses não foram descartadas e o caso está sendo investigado pela Divisão de Homicídios da Polícia Nacional do Paraguai.

Até o momento os autores do crime não foram localizados.

Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

morreu fidel castro
Diversos

Fidel Castro, ex-presidente de Cuba, morre aos 90 anos

Raúl Castro fez anúncio oficial na TV estatal cubana esta noite.
Líder da Revolução Cubana foi figura internacional polêmica por décadas.

Fidel Castro foi um dos personagens da política internacional durante mais de seis décadas  (Foto: Adalberto Roque/AFP)

 

O ex-presidente de Cuba, Fidel Castro, morreu à 1h29 (hora de Brasília) deste sábado (26), aos 90 anos, na capital Havana. A informação foi divulgada pelo seu irmão Raúl Castro em pronunciamento na TV estatal cubana.

"Com profunda dor compareço para informar ao nosso povo, aos amigos da nossa América e do mundo que hoje, 25 de novembro do 2016, às 22h29, faleceu o comandante da Revolução Cubana, Fidel Castro Ruz", disse Raúl Castro.

"Em cumprimento da vontade expressa do companheiro Fidel, seus restos serão cremados nas primeiras horas" deste sábado, prosseguiu o irmão.

Figura controversa
Visto como um grande líder revolucionário por uns, e como ditador sanguinário por outros, Fidel foi saindo de cena progressivamente ao longo da última década, morando em lugar não divulgado e fazendo aparições esporádicas nos últimos anos.

As últimas imagens de Fidel Castro são do dia 15, quando recebeu em sua residência o presidente do Vietnã, Tran Dai Quang. Antes, ele foi visto em um ato público foi no dia 13 de agosto, na comemoração de seu 90º aniversário. A festa reuniu mais de 100 mil pessoas. Na época, Fidel apresentou um semblante frágil, vestido com um moletom branco e acompanhado pelo seu irmão Raúl e o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.Despedida
Em abril, durante o XVII Congresso do Partido Comunista de Cuba, Fidel reapareceu e fez um discurso que soou como uma despedida, onde reafirmou a força das ideias dos comunistas.

"A hora de todo mundo vai chegar, mas ficarão as ideias dos comunistas cubanos, como prova de que neste planeta se trabalha com fervor e dignidade, é possível produzir os bens materiais e culturais que os seres humanos necessitam, e devemos lutar sem descanso para isso", afirmou Fidel Castro na ocasião.

Desde que ficou doente, em julho de 2006, e cedeu o poder ao seu irmão Raúl Castro, o líder cubano se dedicou a escrever artigos, assim como livros sobre sua luta na Sierra Maestra e a receber personalidades internacionais em sua residência, no oeste d

Doença e saída do poder
Na noite de 31 de julho de 2006, Fidel Castro surpreendeu Cuba e o mundo com o anúncio de que cedia o poder ao irmão Raúl, em caráter provisório, depois de sofrer hemorragias. Foi a primeira vez que saiu do poder.

Sem revelar qual doença o afetava, Fidel admitiu que esteve à beira da morte. Perdeu quase 20 quilos nos primeiros 34 dias de crise, passou por várias cirurgias e dependeu por muitos meses de cateteres.

Em dezembro de 2007, o comandante cubano já havia expressado em uma mensagem escrita que não estava aferrado ao poder, nem obstruiria a passagem das novas gerações, mas em janeiro foi eleito deputado e ficou tecnicamente habilitado para uma reeleição – o que não ocorreu.

Desde março de 2007, já afastado do cenário público, sendo visto apenas em vídeos e fotos, Fidel Castro se dedicava a escrever artigos para a imprensa sob o título de "Reflexões do Comandante-em-Chefe".

Fidel deixou o poder definitivamente em fevereiro de 2008. Em um texto publicado no jornal estatal “Granma”, ele anunciou sua renúncia.

O ex-presidente de Cuba Fidel Castro participa da cerimônia de encerramento do 7º congresso do Partido Comunista Cubano em Havana (Foto: Omara Garcia/AIN/Reuters)O ex-presidente de Cuba Fidel Castro participa da cerimônia de encerramento do 7º congresso do Partido Comunista Cubano em Havana (Foto: Omara Garcia/AIN/Reuters)

Trajetória
Fidel nasceu em 13 de agosto de 1926, na província de Holguín, sul de Cuba, e foi batizado durante a infância de Fidel Hipólito. Sua mãe trabalhava para a mulher de seu pai, o bem sucedido latifundiário espanhol Ángel Castro.

Apenas quando Fidel era adolescente seu pai se separou da primeira mulher e assumiu a família com a mãe de Fidel, Lina Ruz Gonzalez, com quem teve outros cinco filhos. Nesta época, Fidel foi assumido oficialmente pelo pai e recebeu o nome de Fidel Alejandro Castro Ruz.

Apesar de não ter sido registrado pelo pai na infância, Fidel cresceu estudando em escolas particulares e em meio a um ambiente de riqueza bastante diferente da pobreza do povo cubano.

Bastante inteligente, o jovem era mais interessado nos esportes do que nos estudos. Mesmo assim, o líder cubano iniciou seus estudos na Universidade de Havana em 1945, onde conheceu o nacionalismo político cubano, o anti-imperalismo e o socialismo, e se formou em direito em 1950.

Em 1948, Fidel viajou para a República Dominicana em uma expedição para tentar derrubar o ditador Rafael Trujillo, que foi fracassada.

Ao voltar para a faculdade, ele se juntou ao Partido Ortodoxo, fundado para acabar com a corrupção no país.

Casamentos
No mesmo ano, Fidel se casou com Mirta Diaz Balart, de uma rica família cubana. Eles tiveram apenas um filho, Fidelito. O casamento com Mirta acabou em 1955. Durante a união, ele teve um relacionamento com Naty Revuelta, com quem teve uma filha, Alina Fernández-Revuelta. Em 1993, ela fugiu da ilha se fazendo passar por uma turista espanhola. Alina pediu asilo nos Estados Unidos e passou a fazer fortes críticas a seu pai.

Com sua segunda mulher, Dalia Soto del Valle, Fidel teve outros cinco filhos homens cujos nomes começam com a letra "A": Alexis, Alexander, Alejandro, Antonio e Ángel.

Além da filha Alina, uma das irmãs de Fidel, Juanita Castro, também se mudou para os EUA, no início da década de 1960.

A amizade entre Castro e Chávez era antiga (Foto: ENRIQUE DE LA OSA / POOL / AFP)A amizade entre Castro e Chávez era antiga (Foto: ENRIQUE DE LA OSA / POOL / AFP)

Revolução
Durante o casamento, Fidel teve contato com as famílias ricas de Cuba, e se candidatou a um posto no parlamento. Entretanto, o golpe do general Fulgêncio Batista derrubou o governo da época e cancelou as eleições.

Junto com outros membros do Partido Ortodoxo, Fidel organizou uma insurreição. Em 26 de julho de 1953, cerca de 150 pessoas atacaram o quartel de Moncada, em Santiago de Cuba, em uma tentativa de derrubar Batista. O ataque falhou e Fidel foi capturado. Após julgamento, ele foi condenado a 15 anos de prisão. Entretanto, o incidente o tornou famoso no país.

Em 1955, Fidel foi anistiado, e fundou o movimento 26 de Julho, de oposição ao governo. Nessa época, ele se encontrou pela primeira vez com o revolucionário Ernesto ‘Che’ Guevara e se exilou no México.

Em 1957, junto com Guevara e mais 79 expedicionários, chegou a Cuba a bordo de um navio e tentou derrubar o presidente, mas foi surpreendido pelo Exército e derrotado. Fidel, seu irmão Raúl e Che conseguiram escapar e se refugiaram na Sierra Maestra, onde travaram combates com o governo.

Em 30 e 31 de dezembro de 1958, as vitórias revolucionárias assustaram Batista, que fugiu de Cuba e foi para a República Dominicana. Aos 32 anos, Fidel conseguiu o controle do país.

Reforma para o comunismo
Um novo governo foi criado, e Fidel assumiu como primeiro-ministro em 1959, após a renúncia de Jose Miro Cardona. Nesta época, foram iniciadas as relações com a então União Soviética.

O líder passou então a sua reforma para o comunismo. Em 1960, Fidel nacionalizou a indústria açucareira de Cuba, sem pagar indenizações. Três anos depois ele estatizaria as fazendas, ampliando a reforma agrária.

Em 1961, o governo proclamou seu status socialista. Houve uma fuga em massa dos ricos do país para Miami, nos Estados Unidos, que rompem as relações diplomáticas com Cuba.

Fidel com Che Guevara, em foto de 1960 (Foto: AP Foto/Prensa Latina via AP Images)Fidel com Che Guevara, em foto de 1960 (Foto: AP Foto/Prensa Latina via AP Images)

Crise com os EUA
Em abril, Castro formalizou Cuba como um estado socialista. No dia seguinte, cerca de 1,3 mil exilados cubanos apoiados pela CIA atacaram a ilha pela Baía dos Porcos, em uma tentativa de derrubar o governo.

O ataque foi um fracasso – centenas de pessoas foram mortas e quase mil capturadas. Os EUA negaram seu envolvimento, mas revelaram que os exilados foram treinados pela CIA. Décadas depois, o país confirmou que a ação vinha sendo planejada desde 1959.

O incidente fez Castro consolidar seu poder. Em maio do mesmo ano, ele anunciou o fim das eleições democráticas no país e denunciou o imperialismo americano. Che Guevara assumiu o Ministério da Indústria.

Em 1962, os EUA ordenaram o bloqueio econômico total à ilha, isolando o regime, uma política que se seguiu até a atualidade.

Fidel passou a intensificar sua relação com a União Soviética, aceitando financiamento e ajudas militares. Em outubro de 1962, o país concebeu a ideia de implantar misseis nucleares em Cuba, gerando uma crise com os EUA e quase uma guerra nuclear.

Dias depois, o premiê soviético concordou em remover os mísseis com o comprometimento americano de não invadir Cuba. Castro foi deixado de lado nas negociações.

Camilo Cienfuegos era um dos colaboradores mais próximos de Castro (Foto: Prensa Latina/AFP)Camilo Cienfuegos era um dos colaboradores mais próximos de Castro (Foto: Prensa Latina/AFP)

Governo
Em 1965, Che deixa o país para expandir a revolução. Dois anos depois, ele foi assassinado na Bolívia, deixando Fidel como único rosto da revolução.

Ainda em 1965, Fidel se posicionou como líder do Partido Comunista cubano. Pouco a pouco, ele começou uma campanha para apoiar a luta armada contra o imperialismo na América Latina e na África.

Apesar do comprometimento dos EUA de não invadir a ilha, houve ataques de outras formas, como o bloqueio econômico e centenas de tentativas de assassinato contra Fidel ao longo dos anos. Fidel chegou a dizer que se escapar de tentativas de assassinato fosse um esporte olímpico, ele teria ganhado medalhas de ouro.

Durante seu governo, Fidel investiu na educação – foram criadas cerca de 10 mil novas escolas, e a alfabetização atingiu 98% da população. Os cubanos têm um sistema de saúde universal, que reduziu a mortalidade infantil para 11 a cada mil nascidos vivos.

Execuções e prisões
Entretanto, as liberdades civis foram confiscadas. Sindicatos perderam o direito de realizar greves, jornais independentes foram fechados e instituições religiosas perseguidas. Castro removeu seus opositores com execuções e prisões, além do exílio forçado.

Centenas de milhares de cubanos fugiram do país ao longo das décadas, muitos seguindo para a Flórida, bastante próxima da costa da ilha. A maior saída ocorreu em 1980, quando o governo anunciou a autorização de saída, e 125 mil pessoas deixaram Cuba – 15 mil delas se jogaram ao mar amarradas e canoas, pneus e botes.

Em 1986, instituições de defesa dos direitos humanos realizaram em Paris o “Tribunal de Cuba”, onde ex-prisioneiros da ditadura deram seu testemunho. Entidades calculam que cerca de 12 mil pessoas morreram nas mãos do governo.

Em 1989, com a queda do muro de Berlin, a União Soviética retira seus 7 mil militares da ilha e acaba com a ajuda comercial à Cuba.

Em 1996, Cuba bombardeia dois aviões civis pilotados por exilados cubanos em Miami, retomando as tensões com os EUA. No ano seguinte, Fidel apontou seu irmão, Raúl, como seu sucessor.

Em 2002, os EUA criam uma prisão para suspeitos de terrorismo em uma base militar Guantánamo, no território cubano. O então presidente George W. Bush inclui o país na lista dos que apoiam o terrorismo.

O ex-presidente de Cuba, Fidel Castro (centro), participa de festa de gala celebrando seu aniversário de 90 anos, acompanhado de seu irmão, Raúl (ao fundo) e do presidente da Velezuela, Nicolas Maduro (direita), no teatro Karl Marx em Havana (Foto: Ismael Francisco/Cubadebate/AP)O ex-presidente de Cuba, Fidel Castro (centro), participa de festa de gala celebrando seu aniversário de 90 anos, acompanhado de seu irmão, Raúl (ao fundo) e do presidente da Velezuela, Nicolas Maduro (direita), no teatro Karl Marx em Havana (Foto: Ismael Francisco/Cubadebate/AP)

Segredos
Desde que caiu doente e entregou o poder provisoriamente a Raúl, Fidel deixou claro que sua doença era um assunto delicado e não um assunto de domínio público.

"Devido aos planos do império (EUA), meu estado de saúde se converte em um segredo de Estado a respeito do qual não se pode ficar constantemente divulgando informações", afirmou.

Os segredos em torno do ex-dirigente são guardados com tanto afinco que não se conhecia nem mesmo o local onde Fidel se recuperava.

Conta-se que, durante anos, Fidel jamais dormiu duas noites no mesmo lugar.

Ele circulava por Cuba em uma caravana com três carros Mercedes Benz pretos idênticos, e a presença dele nas cúpulas realizadas no exterior nunca está 100% confirmada antes de sua chegada.

Até a ideologia comunista dele foi objeto de mistério nos primeiros anos da revolução.
Diferentemente de outros líderes mundiais, a vida privada de Fidel não comparece aos jornais.

O único dos filhos dele que ocupou um cargo público é Fidel Castro Diaz-Balart, o "Fidelito", um engenheiro nuclear que trabalhou como assessor científico do Conselho de Estado.

Fidel nunca abandonou suas ideias sobre estratégia militar. Em 1953, quando organizou o ataque contra o quartel Moncada, em Santiago de Cuba, sua primeira e desastrosa ação militar, quase todos os seus companheiros só ficaram sabendo do objetivo da investida no último minuto.

 

 


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)


Página selecionada de 1596 páginas.
Fotos

Nova pagina 2


Notícias

Quarta, dezembro 07
· DA HORA
· É HOJE
· SUCURI
· CAPIVARA
· CORPO
· CAFE DA MANHÃ
Terça, dezembro 06
· ACIDENTE
·
· NOTICIAS
·
· da tarde
·
· AMAMBAI
· DELCIDIO
· DATENA
· ESPORTE
· CAFE DA MANHÃ
· RENAN 2
· SOBRINHA
Segunda, dezembro 05
· DA HORA
· BARRIGA
· DILMA, CUNHA E AGORA RENAN
· FIM DE TARDE
· REFUGIO
· DA HORA 2
· EXECU~]AO
·
· condenada
· CAFE DA MANHÃ
Domingo, dezembro 04
· TRISTE

 Calendario de Eventos
Dezembro 2016
  1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31

Eventos

 Hora Certa

 Amigos do Site!

Image and video hosting by TinyPic




RondPoint Web Services Web site powered by MEGAWEB