Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/correiod/public_html/index.php:1) in /home/correiod/public_html/mainfile.php on line 168
=:Correio da Fronteira:=

 Menu
 Inicio
 Registro
 Administrador
 Menu
 Torpedos
 Downloads
 Enquete
 Galeria de Fotos
 Seus Links
 Recomende-nos
 Internet_TV
 Artigos
 Internet_Radio3
 Publicações
 Conteudos
 Album
 Estatística
 Fale Conosco

· Procurar

 Radio On
Ouça Agora:
Nenhuma opção foi escolhida



<a href=''>Play Nenhuma opção foi escolhida</a>

Abrir em janela pop-up

 Previsão

 Visitas
Até o momento, recebemos
13448892
vizualizações de páginas (page views) desde July 2007

 Apoios:




PLANTÃO
Diversos 08h48

Esposa procura amante, invade residência e a agride com tapas e socos

Ao descobrir o caso extraconjugal do marido, uma jovem, de 21 anos, invadiu a casa da amante do marido na cidade de Ponta Porã distante 346 quilômetros de Campo Grande. Elas foram levadas para a delegacia de polícia.

Por volta das 21 horas desta segunda-feira (8), uma jovem, de 23 anos, foi agredida com socos, arranhões pela esposa de seu amante. A autora teria ido a até a residência da vítima e a chamado para conversar na rua.

Ao se negar a sair, a jovem invadiu a residência e as duas começaram uma discussão momento em que a autora agrediu a vítima com socos, tapas e arranhões, que foram revidados pela jovem.

A polícia foi acionada e as duas levadas para a delegacia de polícia e o caso registrado como vias de fato.

Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) investigou, durante seis meses, casos de corrupção que asseguravam regalias a presos e agentes penitenciários do presídio semiaberto masculino de Dourados, a 225 quilômetros de Campo Grande.

Alvo da Operação Apanágio, nesta quarta-feira (10), ​o ex-diretor da unidade Rogélio Vasques Vieira foi preso preventivamente por decisão da 2º Vara Criminal do município, além de outros cinco agentes conduzidos a prestar depoimento coercitivamente.

Dentro da unidade, como apurou o Midiamax, haveria cobrança de propina para acesso dos detidos a benefícios ilegais, divergência em convênios e documentos sobre locais de trabalho.

No âmbito da operação também foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão. Em nota a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) ressaltou que “apoia qualquer ação que preze pela transparência e lisura nas condutas de seus servidores”.

Apanágio, denominação do trabalho de suporte as investigações da 16ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social de Dourados, consiste na concessão de privilégios a um grupo em detrimento dos demais.

Dispensa

Consta no Diário Oficial do Estado que Rogélio Vasques Vieira, único preso pelo Gaeco, deixou o cargo de diretor do presídio há dois dias. Ele mesmo solicitou o desligamento da função, que ocupava desde abril de 2015, sendo substituído por José Nicácio do Nascimento.

Rógelio teria sido preso na empresa Elion Segurança, especializada em monitoramento eletrônico e rastreamento de veículos, que extraoficialmente é de sua propriedade. Contra si pesam suposta participação em organização criminosa e peculato, utilizar cargo por vantagens.

Corrupção

​Desde janeiro, a Agepen foi alvo de outras duas operações do Gaeco que apuravam casos de associação criminosa, falsidade documental, peculato, corrupção ativa e passiva. Elas foram denominadas de Girve e Xadrez, em referência a curso de formação de agentes e presídio.

A Xadrez resultou na prisão temporária dos diretores dos presídios masculinos de regime fechado e semiaberto de Corumbá, Ricardo Wagner Lima do Nascimento e Doglas Novaes Vilas. Já a Girve no pedido de exoneração do diretor-presidente da agência Ailton Stroppa.

Assista momento em que agentes do Gaeco apreendem documentos:

08h45

Homem tem mandioca introduzida no ânus após ser flagrado furtando

Homem de 33 anos foi vítima de violência após ser flagrado furtando mandioca, por volta das 22h de ontem (9), em uma chácara, na Rua do Rezende, no Jardim Monte Alegre, em Campo Grande. A Polícia Militar foi acionada e quando chegou ao local encontrou o suspeito detido pela população.

O idoso de 80 anos, um dos responsáveis pela chácara, relatou à polícia que autor era acostumando a furtar mandiocas da plantação, contudo, ontem à noite ele acabou flagrado enquanto praticava o crime.

O suspeito já havia colocado em uma sacola cerca de 5 quilos de mandioca. Ao ser questionado, o autor confirmou, mas disse que tinha sido ferido por um grupo e no momento em que era agredido teve uma mandioca introduzida no seu ânus.

No local, a equipe policial não conseguiu prender nenhum suspeito de ter cometido a violência, pois a vítima não soube identificar os agressores. O homem dizia apenas que sentia dores e os autores eram funcionários da chácara.

A vítima foi levada à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Leblon, mas em seguida foi encaminhada para outra unidade de saúde devido à gravidade da lesão e para uma avaliação mais especifica.

Os proprietários da chácara foram à delegacia registar a ocorrência e disseram que quando foram avisados do furto, o suspeito já havia sido agredido por um grupo desconhecido. Eles relataram ainda que na propriedade não há outros funcionários.

Segundo o delegado Giulliano Carvalho Biacio, plantonista da Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) da Vila Piratininga, a vítima será ouvida assim que receber alta. O homem deve passar por exame de corpo de delito. 

Ela viveu 9 anos em abrigos e, aos 17, enfrenta o desafio da independência

Primeiro passo na vida adulta começa agora

Aos 8 anos, Verônica* viveu, junto ao irmão mais novo, situações que colocaram à prova a resistência ainda prematura das crianças. Ela e o irmão foram retirados da guarda dos pais pela Justiça, que precisou intervir. E lá se vão 9 anos. Agora, ela tem 17, conseguiu emancipação na Justiça e dá o primeiro passo na caminhada para a vida adulta: monta a primeira ‘casa’, uma quitinete, sozinha.

Quem acompanhou os anos de resistência e amadurecimento de Verônica é a juíza Katy Braun, titular da Vara de Infância, Juventude e Idoso do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). As duas – Verônica mais do que Katy – emocionam-se ao lembrar dos percursos e pensar no futuro, que começa a ser construído. A juíza divulgou uma campanha pedindo auxílio financeiro no Facebook, para que a adolescente mobiliasse a nova moradia.

Poucos dias já renderam tudo que ela precisa, com exceção de um computador, ainda em falta. Outra preocupação da juíza é com o emprego da jovem, cujo vínculo acaba em julho. Verônica irá precisar de uma nova oportunidade. Quem puder e quiser ajudar, pode entrar em contato pelos números 3317-3512 ou 3317-3548.

Não são apenas as memórias de uma adolescência em abrigos que integram a rotina de Verônica. Ela estuda e divide o tempo com o trabalho no Fórum – de jovem aprendiz – e amadurece a ideia de cursar Direito, inspirada e possivelmente influenciada pelo meio que convive.

“Eu trabalho na Vara de Execução penal, eu gosto bastante. Quando eu era menor eu queria ser juíza, mas, agora, tem uma menina que trabalhou comigo e eu admirava muito ela, ela sempre foi dedicada, ela se formou, fez OAB, passou na OAB certinho”, comenta a adolescente.

Para que uma pessoa seja emancipada, conforme explicou a juíza, é necessário concluir o ensino superior ou casar. Verônica vai tentar comprovar na Justiça que já tem as condições materiais e morais de gerir a própria vida.

Abrigos, casa dos tios e a ‘fada madrinha’

Por um ano Verônica conviveu com uma família. “A gente tentou muito tempo a reintegração familiar, o que não foi possível, então eles acabaram destituídos do poder familiar e encaminhados para adoção. Logo depois que isso aconteceu, eles encontraram uma família, ficaram um ano com a família e aí foram devolvidos, como a gente diz”, comenta a juíza.

A adolescente tinha 14 anos quando a família desistiu da adoção. Então, os irmãos foram viver com os tios e mais um desafio se colocou no caminho da adolescente: o tio faleceu, e a tia, conforme explicou a juíza, não deu conta de cuidar dos irmãos.

Mesmo precisando de auxílio para iniciar a vida adulta, Verônica e todas as crianças e adolescentes abrigados precisam mesmo é de afeto. Tanto é que a existência de uma espécie de ‘fada madrinha’ na vida da jovem, fez com que ela sentisse o apoio necessário para seguir.

“A Verônica teve uma madrinha, uma senhora que foi uma referência afetiva e moral pra ela nesse período todo e agora que ela deixou a casa da tia, pra ela não voltar pro abrigo, essa senhora a acolheu como madrinha e sugeriu que ela encarasse a vida como uma pessoa independente”, comentou a magistrada.

Ao pensar na afetividade, a jovem não segura as lágrimas. “Não quero chorar... às vezes, as crianças nem precisam tanto das coisas materiais, mas, além disso, atenção, porque é o que a gente mais precisa de verdade. Tem muita gente que nem sabe que existe isso. Às vezes eu conto pros meus amigos, e meus amigos: ah? Você ta zoando né?”, relatou, em meio ao choro.

“Essa convivência, os estudos têm mostrado, deve ser, preferencialmente, com a família, mas se você não tem os pais, mas tem outras pessoas de referência com quem você possa se sentir seguro, saber que tem alguém que não vai te abandonar, isso ajuda muito e essa madrinha da Verônica representa isso na vida dela”, enfatiza a juíza.

Enquanto o irmão estuda em Colégio Interno, Verônica termina o ensino médio. Ela se destaca, já que a maioria dos adolescentes que viveram situações como a dela tem dificuldade em concluir os estudos.

“Ela está terminando o ensino médio, o que é muito incomum nas crianças. As crianças, como elas vem de famílias que tem problemas, dificilmente elas estão registradas na escola, então elas chegam com atraso escolar muito grande e por causa da situação afetiva das crianças que ficam em abrigo, isso é muito prejudicial para o aprendizado, então eles acabam não avançando muito nos estudos, diferente da Verônica”, explica a magistrada.

A juíza não esconde o orgulho e admiração pela jovem, que ela viu crescer de maneira diferente de outros adolescentes abrigados. Enquanto outras meninas casaram ou desenvolveram o vício em substâncias, Verônica quer ser o exemplo.

“Quando a Dra. falou da entrevista, eu até cheguei no meu serviço e falei: que legal, porque as outras pessoas vão ver e não vai ajudar só eu, porque não tem só eu. Tem um monte de crianças, adolescentes, que estão precisando também, que estão saindo agora de lá e, às vezes pior do que eu”.

*o nome é fictício, para resguardar a identidade da adolescente.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

PONTA PORÃ
Diversos

Ponte de madeira desaba e tomba caminhão carregado de entulhosA ponte não suportou o peso, desabou, e o caminhão acabou tombando para o lado esquerdo, parando dentro do córrego que passa no local, com as rodas para o alto. O tráfego ficou totalmente impedido.Ponte desabou e caminhão tombou, caindo dentro do córrego (Foto: Tião Prado/Ponta Porã Informa)

Uma ponte desabou na tarde desta segunda-feira (8) em Ponta Porã - cidade localizada a 323 km de Campo Grande - após um caminhão tentar atravessa-la. O veículo acabou tombando.

Segundo informações do site Ponta Porã Informa, a ponte de madeira fica na rua Corinto, na região dos bairros Jardim Panambi e Vila Aurea. O caminhão estava carregado com entulhos.

Mesmo sabendo do risco de passar pela ponte de madeira carregado, o motorista do caminhão, da marca Mercedes Benz, placa de Morrinhos (GO), arriscou a travessia no local, resultado no acidente.

A ponte não suportou o peso, desabou, e o caminhão acabou tombando para o lado esquerdo, parando dentro do córrego que passa no local, com as rodas para o alto. O tráfego ficou totalmente impedido.

Apesar da gravidade do incidente, o motorista do caminhão, que não teve o nome revelado, conseguiu se livrar sem ferimentos do tombamento. Um vídeo do local e que pode ser conferido logo abaixo mostra a situação.



Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

DA TARDE
Diversos

DE

Supositório com base no canabidiol
promete o adeus às cólicas menstruais

A dismenorreia, mais conhecida como cólica menstrual, é um problema que afeta mais da metade das mulheres brasileiras.

Parcela delas sofre com dores de forte intensidade, que não encontram alívio no uso de medidas caseiras e analgésicos simples. Para atendê-las, a indústria farmacêutica apresentou recentemente um supositório vaginal, à base de canabidiol e THC, substâncias presentes na maconha. 

Apesar de informações positivas sobre seus efeitos terem chegado ao Brasil, esses medicamentos ainda não estão disponíveis por aqui, pois o uso medicinal de produtos à base de cannabis só é autorizado mediante autorização da Justiça.

Segundo os pesquisadores, a substância THC e o canabidiol (CBD) presentes na fórmula relaxam a musculatura da região pélvica, que tem o maior número de receptores canabinoides, depois do cérebro, e aliviam a dor. 

Os supositórios da marca Foria Relief, por exemplo, são vendidos apenas na Califórnia e Colorado, nos Estados Unidos, e custam U$ 44 (cerca de R$ 140) a caixa com quatro.

Relatos das consumidoras no site da empresa indicam que a maioria ficou satisfeita com o uso do Foria Relief. Mas ainda há depoimentos, em menor quantidade, de pessoas que não sentiram os seus efeitos.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

CONCURSO

Nadya Limonge representará Nova Andradina no Miss MS

Evento será dia 27 de maio em Campo Grande

A nova-andradinense Nadya Limonge representará a cidade de Nova Andradina no renomado concurso de beleza Miss Mundo Mato Grosso do Sul, que acontecerá no próximo dia 27 de maio em Campo Grande.

 

No mundo das passarelas desde os 11 anos, quando participou do concurso Beleza Fashion Brasil, Nadya conquistou o título de Garota Fejuna Simpatia em 2014 e em 2015, ficou em segundo lugar. O título de Garota Fejuna finalmente foi conquistado no ano passado. Ainda no ano de 2016, participou do Miss Nova Andradina, onde ficou classificada no top cinco. Em dezembro deste mesmo ano disputou o Miss Fashionista Vale das Águas, e conquistou mais uma faixa e o título do concurso.

A estudante de enfermagem conta que a família sempre apoiou suas participações em eventos.  “Desde o início, minha mãe está sempre correndo atrás de tudo. Mas, todos da minha família me dão uma grande força para seguir esse meu maior sonho, que é o mundo das passarelas”, frisa a garota determinada.

Nadya faz parte do projeto de misses do coordenador Ângelo Mariano, que auxilia na preparação da candidata que irá representar a cidade de Nova Andradina no Miss Mundo Mato Grosso do Sul, que é o maior evento do estado. 

Miss Nova Andradina 2017

Ano passado, a vencedora do Miss Nova Andradina 2016, Aline Santana, representou a cidade em concurso estadual, no qual honrou e trouxe para a cidade o top sete do evento. Neste ano de 2017, as expectativas estão voltadas para a Miss Fashionista Vale das Águas, Nadya Limonge, que junto com outras vinte meninas, irá disputar a coroa de Miss Mundo Mato Grosso do Sul. 

Lembrando que o Miss nova Andradina acontecerá no início do segundo semestre, sob a coordenação de Ângelo Mariano. Com assessoria


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

SEM REAJUSTE

Aviso de 'reajuste zero' para servidores estaduais em 2017 revolta categorias

Azambuja disse que reajuste é praticamente impossível

A declaração do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) de que os servidores estaduais correm grande risco de não ter reajuste salarial em 2017 repercutiu negativamente e gerou revolta entre sindicalistas de várias categorias ouvidas pelo Jornal Midiamax. Na tarde desta terça-feira (28), o governador afirmou que o reajuste é “quase impossível”.

Azambuja deu uma série de justificativas que impedem, segundo ele, o incremento salarial. Entre elas o aumento de 34% na folha salarial nos últimos dois anos depois de plano de Cargos e Carreiras, implantado pelo ex-governador André Puccinelli (PMDB). O chefe do Executivo também relembrou a crise financeira que o país atravessa e a prorrogação do abono salarial de até R$ 200, que acabaria neste mês, mas foi estendido até março do ano que vem.

Para o presidente da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), Roberto Botarelli,

a declaração de Azambuja causa preocupação. “Dia 19 de maio teremos uma assembleia geral com a categoria depois de percorrermos o Estado. Nós queremos que o abono seja incorporado ao salário, e correção da inflação mais ganho de 4%. Os professores e o administrativo da Educação não abrem mão do reajuste. Se o governo quiser arroxar, vai pagar o preço político por isso”, declarou Botarelli, que não descarta greve dos professores.

Presidente do Sintss (Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de MS), Ricardo Bueno, disse à reportagem que a declaração de Azambuja foi recebida com surpresa, principalmente para ele, que pela manhã se reuniu com chefes da Secretaria de Administração, que se mostraram positivos em conceder reajuste aos servidores.

“É preocupante. Queremos a perda de 7,45%, entre ano passado e esse ano, incorporação do abono e ganho real. Só o abono prorrogado está totalmente fora, a gente tem que conversar na mesa, só pela imprensa fica mais difícil. A gente precisa de diálogo”, disse.

O sindicalista lembrou que o Fórum dos Servidores encaminhou ofício ao Estado, em março, solicitando audiência com Azambuja para discutir o reajuste. “Reiteramos esse ofício mais duas vezes e não foi respondido. É extremamente complicada essa situação”.

Diretor jurídico do Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul), Max Dourado, classificou a fala do governador como triste. “Sabemos que o cenário nacional não é favorável, mas o Governo de Mato Grosso do Sul tem dado sinais de melhora. Entendo que o que há é falta de boa vontade em atender as demandas das categorias e adequar as contas. Pleiteamos a reposição da inflação e a incorporação do abono, para nossa categoria isso seria um acordo razoável”, disse.

No caso dos policiais civis, há três abonos e vigor, dois deles das gestões passadas. A categoria solicita ao governo que as três remunerações sejam incluídas no salário-base dos agentes.

Coronel Alírio Villasantti, presidente da AOFMS (Associação dos Oficiais Militares Estaduais de Mato Grosso do Sul), ressaltou que estudos indicam que há condições de haver avanços na negociação do reajuste. “Já estamos há dois anos sem aumento efetivo, abono não é reajuste salarial. Já que tudo aumentou, não podemos perder salário, precisamos de pelo menos a reposição da inflação”.

Para o tenente Thiago Mônaco Marques, presidente da ABSSMS (Associação dos Subtenentes, Sargentos e Oficiais do quadro de Sargentos Policiais e Bombeiros Militares do MS), “se o governo gasta muito dinheiro o problema não é dos servidores, é dele, é um problema de gestão. Queremos que ele cumpra o que diz a Constituição e garanta pelo menos a reposição da inflação dos últimos dois anos em que não tivemos reajuste, isso é o mínimo, e vale lembrar que reposição da inflação não é aumento”,

Vice-presidente do Sinsap (Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária de MS), Lourival Mota, também avaliou a declaração de Azambuja como preocupante, e reafirmou o fato do salário estar defasado há três anos. “Se confirmar, é realmente preocupante. O abono, quando deliberaram, nos disseram que não haveria redução salarial. Reajuste zero é o que estão nos apresentado agora.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

ASSIM NÃO DA
Diversos

Municípios esperam há mais de 
um ano R$ 30 milhões da União

Cidades que decretaram emergência entre 2015 e 2016 não receberam 

Com 39 decretos de situação de emergência reconhecidos pelo governo federal, Mato Grosso do Sul ainda aguarda liberação R$ 30.077.245,00 para obras de recuperação dos estragos das chuvas.

O investimento deve ser feito em 19 municípios, que há mais de um ano esperam pelos recursos da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec-MI).

Conforme informações do Ministério da Integração, os recursos foram empenhados em quatro etapas. Duas delas são referentes aos municípios de Anastácio, distante 136 quilômetros de Campo Grande, – R$ 480 mil –, e Nova Andradina, distante 301 quilômetros da Capital. 

A maior parte dos recursos, R$ 18.376.545,00 milhões, será aplicada na construção de 28 pontes, nos municípios de Amambai, Bela Vista, Caarapó, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Iguatemi, Juti, Nova Alvorada do Sul, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru.

Em Juti, conforme informações da prefeitura do município, obras de recuperação já foram iniciadas, mas o dinheiro federal ainda não chegou.

A outra parte dos recursos, R$ 7.955.400,00 milhões, será para a construção de nove pontes nos municípios de Rio Brilhante, Ivinhema, Nioaque e Jateí. Os municípios de Guia Lopes da Laguna e Dois Irmãos do Buriti receberão duas pontes, com investimento de R$ 2.313.300,00 milhões.

*Leia reportagem, de Lucia Morel e Tainá Jara, na edição de hoje do jornal Correio do Estado.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

LARGAR A POLITICA

Há um ano, PF ‘visitava’ Puccinelli e ele prometia largar a política

Polícia Federal diz que investigação não tem novidades desde então

No dia 10 de maio de 2016 o apartamento onde mora o ex-governador André Puccinelli (PMDB), na região do Bairro Jardim dos Estados, foi alvo da 2ª fase da Operação Lama Asfáltica, batizada de ‘Fazendas de Lama’. Agentes da Polícia Federal ficaram por mais de uma hora no local e saíram malotes, o conteúdo apreendido na residência até hoje não foi revelado.

Uma força tarefa da PF, CGU (Controladoria-Geral da União) e MPE-MS (Ministério Público Estadual), investigou contratos da gestão Puccinelli que ultrapassaram R$ 2 bilhões, e os agentes encontraram indícios da prática dos crimes de lavagem de dinheiro, desvio de recursos públicos, corrupção passiva e ocultação de valores.

A operação cumpriu ao todo 15 mandados de prisão temporária, 28 de busca e apreensão e 24 mandados de sequestro de bens dos investigados. Além de Campo Grande, a ação aconteceu nas cidades de Rio Negro, Curitiba (PR), Maringá (PR) Presidente Prudente (SP) e Tanabi (SP).

Na sede da PF, após a batida dos agentes, o ex-governador afirmou que havia sido surpreendido pelos policias ‘em trajes íntimos’, e negou irregularidades durante seu governo. André chegou a cogitar abandonar a política.

“Hoje em dia não compensa ser agente, você não rouba e fica com pecha de ladrão, o povo não te respeita mais. Um doido adversário acha que pode te xingar, você na rua com filho, filha com o neto”, disse André há exatamente um ano, em frente à superintendência da PF na Capital, onde contou ter ido ‘buscar informações’.

Apesar de ter afirmou que não disputaria mais cargos eletivos, o ex-governador é a grande aposta de seu partido, o PMDB, para reassumir o protagonismo político em Mato Grosso do Sul. A expectativa dos peemedebistas é que André se posicione oficialmente sobre disputar ou não a eleição de 2018 até o fim do primeiro semestre de 2017.

O ex-governador foi procurado para comentar a Operação da Polícia Federal em sua residência, bem como sobre possíveis desdobramentos das investigações no que lhe diz respeito. Segundo sua assessoria, ele está em viagem ao interior do Estado e não poderia atender a reportagem.

Já a PF informou, também por meio da assessoria, que a investigação ainda está em curso, ‘sem novidades’.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

CARNAVAL FORA DE ÉPOCA

Veja como fica a quarta-feira em Curitiba com o depoimento de Lula

Polícia montou força-tarefa para garantir segurança. Também há bloqueios no trânsito e alterações em linhas de ônibus.

quarta-feira (10) deve ser movimentada em Curitiba por causa do depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que é réu na Lava Jato e acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A audiência está marcada para as 14h, na sede da Justiça Federal, no bairro Ahú. É o primeiro depoimento de Lula na presença do juiz Sérgio Moro e na condição de réu.

Para garantir a segurança, haverá uma força-tarefa em pontos estratégicos da cidade, com participação das polícias Civil, Militar, Rodoviária e Federal.

Por determinação do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o expediente da Justiça Federal será suspenso. Só poderão entrar no local pessoas que tenham ligação direta com o processo de Lula. Também haverá reforço de segurança dentro e fora do prédio da Justiça.

Bloqueios no trânsito

O entorno do edifício terá bloqueios num raio de 150 metros. Todas as pessoas que moram e trabalham em ruas próximas precisaram se cadastrar na Polícia Militar (PM). Entre as ruas que terão interdições está a Avenida Anita Garibaldi, entre as ruas São Sebastião e Eça de Queiroz. Veja o mapa abaixo com todas as interdições.

Linhas de ônibus

Dez linhas de ônibus da capital serão desviadas de dentro do perímetro das ruas Alberto Folloni, Francisco de Paula Guimarães, Emílio Cornelsen, São Luís, Coronel Amazonas Marcondes, Pedro Fabri, Vereador Garcia Rodrigues e Belém. Veja todos os bloqueios.

A Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) também informou que três linhas de ônibus metropolitanas que passam na região da Justiça Federal terão o seu itinerário desviado nesta quarta-feira (10). São elas: Cachoeira/Cabral, Tamandaré/Cabral e o ligeirinho Tamandaré/Cabral.

Os coletivos vão desviar da Av. Anita Garibaldi e passarão pelas ruas José Pedroso, Vereador Garcia Rodrigues, Pedro Fabri e Amazonas Marcondes. O desvio será nos dois sentidos, durante todo o dia.

Locais de possíveis protestos

Grupos a favor e contra o ex-presidente Lula devem protestar no dia do depoimento. De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), eles serão separados, para evitar confrontos diretos.

Quem quiser realizar manifestações a favor de Lula deverá ficar na Praça Santos Andrade. Já as pessoas contrárias devem permanecer na região do Centro Cívico.

Comércio

Como o acesso no entorno do prédio da Justiça ficará restrito, alguns comerciantes da região decidiram fechar os estabelecimentos nesta quarta-feira.

Proibições

A Justiça estadual concedeu uma liminar em favor da Prefeitura de Curitiba proibindo acampamentos em ruas e praças da cidade devido ao depoimento do ex-presidente Lula.

Conforme a decisão judicial, a proibição vale entre as 23h desta segunda (8) e as 23h de quarta-feira. No caso de montagem de estruturas e de acampamentos nas ruas e praças da capital paranaense, haverá multa diária de R$ 50 mil.

A passagem de pedestres e de veículos também foi delimitada na região da Justiça Federal, sob pena de multa diária de R$ 100 mil ou de R$ 50 mil, com exceção de quem estiver cadastrado pela PM.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entra no avião que vai levá-lo a Curitiba para depoimento a Sérgio Moro (Foto: TV Globo/Reprodução)


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

MELÃO MADURA

Melão posa nua em parque de diversões na periferia de São Paulo

Melão posa nua em parque de diversões na periferia de São Paulo

Melão posa nua em parque de diversões na periferia de São Paulo

Extra

Mulher Melão posou pela terceira vez para uma revista masculina. Em seu segundo ensaio para a Revista "Sexy", que chega às bancas em junho, a funkeira escolheu um parque de diversões paulista como cenário.

Melão posa nua em parque de diversões na periferia de São Paulo Foto: Divulgação Sexy

"Queria algo diferente, que desse um toque de menina e acho que consegui esse resultado. Claro que teremos uma inocência cheia de maldade nas páginas da revista . Meu corpo está muito melhor hoje e minha nudez cada vez mais reveladora !", disse Melão.

Melão posa nua em parque de diversões na periferia de São Paulo

Melão posa nua em parque de diversões na periferia de São Paulo Foto: Divulgação Sexy

Melão posa nua em parque de diversões na periferia de São Paulo

Melão posa nua em parque de diversões na periferia de São Paulo Foto: Divulgação Sexy

Melão posa nua em parque de diversões na periferia de São Paulo Foto: Divulgação Sexy

 
h43

Índia Fitness posa sensual e fala do marido: "quer mostrar o tesouro que tem"

A " Índia Fitness " admitiu que boa parte das sugestões de poses e figurino para seus ensaios vem do próprio marido. A afirmação rendeu até comentários de que o casal seria adepto do voyeurismo, mas Yasmin negou.

"Não sou praticante de voyeurismo e também não tenho interesse, porém não tenho nada contra quem seja ou quem faça. Acho que as pessoas têm o direito de livre escolha e cada um deve fazer o que lhe der na telha. Sou muito tranquila e não tenho preconceito. Todo mundo tem que procurar sua satisfação e felicidade da forma que mais lhe convém. Então faça o que quiser pois se sentir bem é o que importa", contou Yasmin, que atualmente mora em João Pessoa, capital da Paraíba.

Yasmin também divulgou um ensaio para lá de sensual . A musa, que é considerada a verdadeira " Índia Fitness " por ter nascido em Manaus e ser bisneta de uma índia da tribo Parintintins, apostou em diversas peças, sendo uma delas inspirada no look que Bruna Marquezine usou recentemente para sua participação no programa "Lady Night", da Tatá Werneck.

"Índia Fitness" comenta relação de parceria com o marido, com quem está casada há seis anos - Foto: Kadu Martins/MF Press Global


 


 

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo

AIDA É BELEZA PARAGUAIA

A imagem pode conter: 1 pessoa

A imagem pode conter: 1 pessoa, sapatos

A imagem pode conter: 1 pessoa


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

DA HORA
Diversos

Prefeitos de pelo menos 53 cidades do estado participarão de Marcha à Brasília

Agentes públicos do Estado também devem participação da mobilização

A Associação dos municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), liderada pelo presidente Pedro Caravina, garantiu a presença de 53 prefeitos de Mato Grosso do Sul em torno da “XX Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios”, número considerado recorde desde que a Confederação Nacional de Municípios (CNM) instituiu o primeiro movimento municipalista.

Com expectativa de receber ao menos 5 mil pessoas, de 15 a 18 de maio, a 20ª edição da Marcha à Brasília terá presença de peso dos prefeitos sul-mato-grossenses graças ao trabalho de conscientização que está sendo feito pela diretoria da Assomasul.

Para Caravina, esse será um momento ímpar para cobrar dos parlamentares e do governo federal a aprovação de várias matérias de interesse dos municípios que tramitam no Congresso Nacional, além de outros assuntos que podem resultar em novas conquistas em favor das prefeituras.

Além dos 53 prefeitos já inscritos para participar da mobilização nacional, outros agentes públicos do Estado devem ir à Brasília, como vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais, podendo chegar à totalidade dos 79 municípios do Estado.

Carteiras de habilitação passam a vir com QR-Code para evitar fraude

Todas as Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) emitidas a partir deste mês de maio

QR Code

Todas as Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) emitidas a partir deste mês de maio passarão a contar com um novo recurso: o QR-Code. A inclusão da tecnologia estava prevista nas mudanças anunciadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). As regras valem para todo o país. As funcionalidades foram divulgadas nesta terça-feira, dia 09 de maio, pelo Ministério das Cidades e pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em Brasília.

As novas regras, divulgadas pelo Contran em maio de 2016, determinam mudanças no modelo das carteiras de habilitação emitidas a partir de janeiro deste ano. Entre as alterações, mudanças na cor, layout e inclusão de itens de segurança, como marcas d'água, holografia e dois números de identificação do condutor, um estadual e outro nacional.

O código bidimensional, assim como as demais mudanças anunciadas pelo Contran, é para evitar falsificações e fraudes na CNH. O código fica na parte interna do documento e pode ser lido com a câmera do smartphone, no aplicativo Lince, desenvolvido pelo Serpro, disponível para download nas lojas de aplicativo dos smartphones.

Por parte do Denatran não haverá cobrança de taxas adicionais. Pode, no entanto, haver cobrança pelos departamentos de trânsito regionais de cada estado.

Utilidade

De acordo com o Denatran, haverá um sistema eletrônico, gerido pelo Serpro (empresa de tecnologia do governo), que dará acesso às informações do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach) apenas com a leitura do código, sem a necessidade de digitar as informações.

Após a leitura do código bidimensional, qualquer pessoa poderá acessar informações pessoais do condutor, foto e números de identificação do documento. De acordo com o Serpro, posteriormente, dados dos veículos e infrações cometidas pelo condutor também serão disponibilizadas por meio da tecnologia. O banco de dados pode ser conferido sem acesso à internet.

O diretor do Denatran, Elmer Vicenzi, explicou que todos os cidadãos terão acesso às informações contidas no banco de dados.

"Facilita toda a sociedade. Tanto para aquele que confere a CNH, os agentes de fiscalização, os agentes de segurança pública, tanto os empresários, uma vez que a carteira de motorista é um dos principais documentos de identificação", continuou.

"Com certeza você vai poder autenticar com mais garantia de que você é você naquele documento. Tem a fotografia, que está guardada num banco de dados, e ali, de uma forma offline, ele lê automaticamente e busca o dado, tanto da fotografia quanto dos dados que você tem na sua carteira de motorista", disse Glória Guimarães, presidente do Serpro.

Segundo o Ministério das Cidades, o QR-Code não pôde ser emitido junto com as demais mudanças no documento em janeiro porque o item foi adicionado após a divulgação da resolução que determinou as alterações, e não houve tempo para as gráficas se adaptarem.

O governo federal informou que todas CNHs emitidas a partir deste mês já contam com as novidades. As alterações nas antigas serão feitas à medida que os motoristas precisem renovar o documento.

De acordo com o Denatran, cerca de 300 mil CNHs já foram emitidas com o código desde 1º de março. A previsão é que em cinco anos todas as habilitações do país contenham a tecnologia.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

DA MANH]A

Ator e diretor Nelson Xavier morre aos 75 anos

O ator Nelson Xavier

O ator Nelson Xavier

O ator e diretor Nelson Xavier morreu na noite desta terça-feira aos 75 anos, em Uberlândia, Minas Gerais . A filha do artista, Tereza Villela Xavier, divulgou uma mensagem de luto numa rede social, informando que o corpo de seu pai será levado ao Rio, onde será "celebrado e cremado".

"Lamento informar a quem possa interessar que meu pai, Nelson Xavier, faleceu esta noite em Uberlândia. Seu corpo será transferido, celebrado e cremado no Rio de Janeiro em cemitério ainda não determinado. Agradeço desde já as mensagens de apoio. Ele virou um planeta! Estrela ela já era. Fez tudo o que quis, do jeito que quis e da sua melhor maneira possível, sempre", escreveu Tereza, que mudou a foto de perfil para a cor preta, em sinal de luto.



 

Primeiro sorteio da Mega-Sena do Dias das Mães acumula; confira

Os números sorteados foram: 10, 26, 28, 51, 53, 59


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

TRAGEDIA
Diversos

Troca de pneu termina em acidente e morte em rodovia de MS

Carmelina Barbosa Corassa (82) foi atingida por uma moto e morreu

Moto ficou destruída ao colidir na traseira de veículo. (Foto: Ivi Notícias)

Acidente registrado no final da tarde de ontem na MS-141, entre os municípios de Ivinhema e Naviraí, resultou na morte de uma idosa de 82 anos que estava do lado de fora de um Honda Civic parado no acostamento.

De acordo com o site Ivi Agora, o condutor do veículo precisou estacionar para realizar a troca de um pneu furado, quando foi atingido por motociclista que seguia na mesma direção com uma Honda CB-300.

Com o impacto, Carmelina Barbosa Corassa foi atingida e acabou morrendo. Ela chegou ser atendida e encaminhada para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

No Honda Civic havia ainda mais três pessoas, uma jovem de 24 anos, uma criança de 7 anos e o condutor do veiculo, de 60 anos.

Todos, segundo o Ivi Agora, tiveram ferimentos leves e foram encaminhados para o Hospital Municipal de Ivinhema.

O motociclista André Vilt Simões, 21, foi encaminhado para o Hospital Santa Maria em estado grave com fraturas no braço, escoriações e possível TCE (traumatismo Craniano Encefálico).

A Policia Militar Rodoviária da base operacional de Amandina registrou a ocorrência e vai apurar os fatos.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

SE DEU MAL

Amambai: carro cai em córrego após tentativa de fuga

No veículo, uma pick-up Fiat Strada eram transportados 312 quilos de maconh

Na manhã desta terça-feira (9), a Polícia Militar apreendeu Felipe da Silva Santos, de 21 anos por tráfico de drogas.

De acordo com a PM, o jovem, que é douradense, se deslocava pela rodovia MS-289, no trecho que liga Coronel Sapucaia a Amambai, em uma pick-up Fiat Strada branca com placas de Sinop, no MT, quando ao avistar a barreira policial, apagou as luzes do veículo a fim de realizar uma manobra para retornar.

Felipe, porém, não percebeu que estava sobre um aterro e ao efetuar a manobra com o veículo, acabou caindo dentro do córrego Areão, afluente do Rio Panduí.

Ao chegarem ao local, os policiais encontraram Felipe saindo de dentro do carro, que estava no leito do riacho.

O douradense relatou à Polícia que pegou o carro já com a droga em Capitan Bado, no Paraguai e que receberia R$ 6,5 mil para levar a droga até Dourados.

Os 312 quilos de maconha estavam em fundos falsos no assoalho e nas laterais da pick-up, que era roubada e com a numeração do chassi adulterada, segundo a PM.

Segundo a PM, no porta-luvas do veículo também foi encontrado um rádio comunicador em frequência FM, o que pode indicar que o traficante preso poderia estar mantendo contato com um possível batedor de estrada. A polícia continua trabalhando no caso.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

PAINEL

BR-163

Polícia apreende quase duas toneladas 
de maconha em caminhonete roubada

Homem foi preso e adolescente apreendido pelo transporte da droga

Homem de 36 anos foi preso e um adolescente apreendido em flagrante pelo transporte de quase duas toneladas de maconha e um quilo de cocaína em caminhonete roubada, ontem, na BR-163, em Dourados.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), dupla estava em uma caminhonete Amarok , desobedeceu ordem de parada da equipe policial e fugiu.

Eles foram localizados em outro ponto da rodovia, com auxílio de um helicóptero, e abordados pelos policiais.

Documento do veículo e sinais identificadores tinham indícios de inautenticidade e foi constatado que era produto de roubo e furto na cidade de Americana (SP), ocorrido no dia 1º de junho do ano passado.

Suspeitos informaram que pegaram a caminhonete já carregada com a droga em Amambai e entregariam no estado de Goiás. Pelo transporte, receberiam R$ 10 mil, que seria dividido entre eles.

Maconha estava dividida em tabletes e escondida na carroceria da caminhonete. Pesagem totalizou 1.907,30 quilos da droga.

No veículo foram encontrados ainda um rádio comunicador em funcionamento e três celulares, que eram utilizados na comunicação com batedores.

Homem e adolescente foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil e vão responder por tráfico de drogas.  

Ilda Machado é absolvida por 5 votos 
a 1 no Tribunal Regional Eleitoral

Juíza cassou mandato da prefeita por compra de votos em campanha eleitoral

A prefeita de Fátima do Sul, Ilda Machado (PR), conseguiu vitória no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) sobre a juíza Rosângela Alves de Lima Fávero, que cassou o seu mandato por compra de votos durante a campanha eleitoral. O TRE-MS, por cinco votos a um, atendeu ao pedido da defesa para considerar ilícita a gravação do vídeo.

De acordo com a defesa, o vídeo produzido de forma ilícita pelo eleitor Ederson Ferreira Gonçalves procurou induzir a prefeita à situação forjada na gravação de sua conversa. 

O vídeo mostrou a então candidata entregando R$ 700 em troca de voto. Baseado nessa gravação, o Ministério Público Eleitoral denunciou a prefeita e a juíza considerou o vídeo como prova e cassou o mandato de Ilda Machado.

Resultado de imagem para ILDA MACHADO MS

A defesa destacou ainda outra manobra de Ederson para incriminar a prefeita de arquitetar o seu sequestro. A Polícia Civil apurou depois que o eleitor não foi sequestrado, pois passou a noite em uma boate e dormiu em motel. Diante disto, o TRE-MS manteve o mandato da prefeita.

Homem morre depois de ser 
atropelado por motocicleta em rodovia

Condutor fugiu do local, mas deixou várias partes da moto para trás

Homem, que ainda não foi identificado, morreu depois de ser atropelado por motocicleta na tarde de ontem na BR-453 em Sanga Puitã, distrito de Ponta Porã.

Segundo informações do site Porã News, o acidente aconteceu por volta das 18h, quando ele caminhava pela rodovia e foi atropelado. 

O condutor da motocicleta não prestou socorro à vítima, mas já foi identificado pela polícia porque acabou deixando partes da moto para trás.

Corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para exame necroscópico e de identificação.

Restaurante que vendeu purê com barata terá de indenizar cliente em R$ 6 mil

Empresa nega e informou que vai recorrer

A 10ª Vara do Juizado Especial condenou o Mistura Grill, restaurante no shopping Norte Sul, em Campo Grande, a pagar indenização de R$ 6 mil por dano moral, a um cliente que achou uma “barata inteira” numa refeição comprada no local, no fim do ano passado.

Advogado do restaurante, Emanoel Pereira de Souza, disse ainda não foi comunicado sobre a sentença, no entanto, adiantou que vai recorrer. "Nem sei como foi fundamentada a condenação. Sei que não foi por regras sanitárias e, sim, por culpa objetiva, mas vamos recorrer", afirmou o advogado.

Em direito, responsabilidade objetiva é aquela advinda da prática de um ilícito ou de uma violação ao direito de outro que, para ser provada e questionada em juízo, independe da aferição de culpa, ou de gradação de envolvimento, do agente causador do dano.

CASO

O cliente autor da ação, disse que em dezembro passado, atraído por uma promoção, foi ao Mistura Fina e lá comprou uma refeição com adicional de purê de batatas. Ele disse que, ao servir o purê “observou que no meio dele havia uma barata inteira”, e isso que causou “vergonha, humilhação, indignação e transtorno”. A história veio a publico depois que o consumidor publicou um vídeo no grupo "Aonde não ir em Campo Grande", no Facebook, mostrando o inseto em meio à refeição.

O rapaz, que trabalha no shopping, disse ter ido queixar-se com os servidores do restaurante e a ele “limitaram-se” a devolver o dinheiro. Indignado, segundo a ação por dano moral, Barros efetuou a postagem pela internet no grupo chamado “aonde não ir a Campo Grande”, onde se trocam informações acerca de estabelecimentos comerciais e de serviços. A notícia motivou diversas manifestações contra o restaurante.

Dias depois de o caso se espalhar pelas redes sociais, agentes sanitários de Campo Grande foram ao local mas lá nada viram de irregularidade.

“Diante de tais fatos, que lhe causaram abalo emocional, transtornos, constrangimentos, e risco à saúde prop

õe a presente ação onde busca uma indenização por danos morais”, diz trecho da ação de indenização de Renan Bastos.

Ainda segundo o despacho que pune o restaurante é dito que “é evidente que a existência de corpo estranho no produto fabricado pela parte implica em ofensa aos deveres de qualidade do produto, que, por óbvio, não se presta à finalidade alimentar que dele era originariamente esperada pelo consumidor que, inequivocamente, pagou por algo que não atende suas expectativas”.

Assim que divulgada pela internet, a gerência do restaurante Mistura Grill afirmou à reportagem do Jornal Midiamax que estava em conversa com advogado para provar que o inseto não estava na comida antes do consumidor ter acesso a ela.

Segundo informações ditas à reportagem, as fotos e as filmagens foram enviadas para análise, e o comércio pretende acionar a justiça para provar que o caso foi uma "injustiça".

Prefeitura de Amambai oferece formação pedagógica para professores da rede municipal

No último dia 2 todos os professores do ensino fundamental – anos finais, reuniram-se na Escola Municipal Antonio Pinto da Silva para elaboração do Plano de Intervenção da Rede Municipal. Na ocasião foram alocados por disciplina nas respectivas salas e um coordenador ou diretor, direcionou as atividades que durou toda a manhã. “Queremos proporcionar à todos os nossos professores um encontro bimestralmente, para que possam trocar experiências e atingirmos o nosso objetivo, que é o aprendizado dos nossos discentes”, afirmou a assessora pedagógica do ensino fundamental – anos finais da SEMED, Jucélia Pavão Flores Coradini.

Estamos organizando várias formações para os docentes, de acordo com a área e a necessidade de cada um. Os professores terão outra formação que terá início nesse mês, “Metodologia do uso de imagem”, que será ministrada pela professora MSc. Viviane Scalon Fachin, da UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e terá duração durante todo o ano. Os professores receberão certificados emitidos pelo Ministério da Educação.

No último dia 4 de maio, os professores das Escolas Indígenas – Pólo Indígena Mbo´eroy Guarani Kaiowá e Escola Pólo Indígena Mbo’erenda Tupã’IÑandeva reuniram-se na Escola Mbo´eroy  Guarani Kaiowá para elaboração do Plano de Intervenção. Os mesmos foram divididos por área e subsidiados pelos coordenadores pedagógicos, bem como as coordenadoras da Secretaria Municipal de Educação, Elda Vasques Aquino e Jucélia Pavão Flores Coradini.

Da mesma maneira que os outros professores da Rede que atuam na cidade, os professores atuantes nas escolas indígenas também participarão das formações que a Secretaria estará disponibilizando.

Entendendo o Plano de Intervenção

Diante dos índices que o município obteve nos últimos anos, sentimos a necessidade de uma intervenção imediata para que o aprendizado dos discentes ocorra de forma satisfatória. Sendo assim, no dia 7 do mês passado foi realizada uma Formação Pedagógica, na SEMED, para “Estudo dos Índices”, com os diretores e coordenadores da Rede, para conhecerem os resultados obtidos no Ensino Fundamental  - Anos Finais.

Após o estudo, os diretores e coordenadores ficaram incumbidos de repassarem para os professores de suas escolas. Esse estudo dentro das escolas aconteceu no dia 20 de abril. Os professores ficaram cientes da realidade educacional do município e sugeriram medidas que podem estar mudando essa realidade.

“Diante dos resultados apresentados, propomos a elaboração do Plano de Intervenção, que foi muito bem aceito pelos diretores, coordenadores e professores. Em todas as formações e ações desenvolvidas recebemos o apoio do nosso prefeito Dr. Bandeira e da Secretária Municipal de Educação, ZitaCentenaro”, disse a assessora pedagógica, Jucélia Pavão Flores Coradini.

INDISCIPLINA

Diante das dificuldades encontradas em sala de aula, os professores e coordenadores afirmam que grande parte se deve ao fato da indisciplina. Para contribuir para que haja menos indisciplinas nas salas de aula e dessa forma maior aprendizagem, a Assessora Pedagógica Jucélia buscou alternativas para ajudar as escolas, o agente penitenciário Leoncio Elidio dos Santos Junior (AGEPEN) está realizando durante todo o mês de maio palestras motivacionais com os alunos dos anos finais, visando a melhoria da aprendizagem. 

Fonte: Decom Assessoria Prefeitura

 

Amambaiense é preso por transportar drogas no Paraná

Renato Cortes Charão transportava 1.800 quilos de maconha em um fundo falso de uma carreta

 O amambaiense Renato Cortes Charão foi preso na última segunda-feira (8) em Francisco Beltrão, no Paraná por transportar quase 2 toneladas de maconha.

Uma denúncia anônima levou as policias Militar e Federal até uma carreta de milho que escondia em um fundo falso os entorpecentes. A carreta estaria no estacionamento de um secador de cereais localizado na Cidade Norte. Com base na denúncia, os policiais se uniram e iniciaram investigações e acompanhamentos pelo trajeto realizado pelo motorista.

Enquanto o motorista descarregava o milho que transportava, os policiais vigiavam a carreta e constataram, após a descarga total do cereal, que havia um fundo falso no veículo.

Ao abrirem esse fundo falso, popularmente conhecido como mocó, os policiais encontraram os tabletes de maconha, que somavam cerca de 1.800 quilos.

Renato disse aos policiais que depois de descarregar o milho, a droga seria levada até Cascavel, no Paraná.

O motorista foi autuado em flagrante por tráfico de drogas.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

PONTA PORÃ
Diversos

Vereadores aprovam projeto do executivo concedendo aumento para professores

O aumento de 7,64% foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária desta terça-feira, 09 de maio. “Prefeito está dando o aumento conforme o que determina a Lei Federal”, destacou o presidente.

LA2_1065

Os vereadores de Ponta Porã aprovaram nesta terça-feira, 09, em regime de urgência, o Projeto de Lei Complementar (PLC) 05/2017 de autoria do Poder Executivo que dispõe sobre a alteração das tabelas constantes do anexo III da Lei Complementar nº 29, de 04 de janeiro de 2006 e dá outras providências.

Durante o uso na tribuna, o presidente da Câmara, Otaviano Cardoso, ressaltou que nenhum vereador é contra ao PLC, que concede o reajuste de 7,64% aos professores. “Eu entendo que o atual governo do prefeito, Hélio Peluffo tem compromisso com a categoria dos professores e com todos os servidores municipais. Quero parabenizar ao prefeito, pois quando é necessário cobrar, faremos isso, pois é nosso compromisso com a população de Ponta Porã, assim como vamos parabenizar quando o prefeito estiver fazendo o trabalho certo”, pontuou o presidente.

O prefeito Hélio Peluffo destaca que, reajustar o salário dos professores fazendo com que seja cumprida a lei do piso da categoria, é um compromisso assumido durante a campanha eleitoral e que será honrado durante seu mandato. Ele destacou que o diálogo com o Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação foi fundamental para a elaboração do projeto encaminhado à Câmara. “Estamos passando por um momento difícil e qualquer reajuste demanda muita análise técnica. Os trabalhadores em educação entenderam isso e aguardaram o momento certo para que pudéssemos encaminhar o projeto. Estamos sempre abertos ao diálogo e novas demandas serão enfrentadas e solucionadas através das negociações abertas, francas e transparentes com os professores”, garantiu.

A lei entra em vigor após a data de sua publicação. O reajuste concebido aos profissionais do magistério foi acordado entre o chefe do Poder Executivo e o Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Ponta Porã (Simted).

 

Helio com diretoria do Simted

Diálogo permanente: reuniões entre prefeito e representantes dos professores são constantes desde o início do ano.

O reajuste do piso nacional dos professores, de acordo com a Lei Federal nº11.738/2008, está atrelado ao crescimento do valor anual mínimo por aluno do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O presidente do legislativo destacou ainda os vereadores compreendem a necessidade do aumento. “É importante o cumprimento deste reajuste, pois na administração passada não cumprido. Lutei nesta tribuna pelo aumento de 13,01% aos professores, mas foi concedido somente 7% e ficou em divida os 6% até o final do mandado da ex-administração. Então hoje o atual prefeito está dando o aumento conforme o que determina a Lei Federal”, concluiu Otaviano Cardoso.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

17º RCMec Campanha do Agasalho Aquece Amambai
Diversos

Resultado de imagem para agasalho

O 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado, "Regimento Solon Ribeiro", está participando da campanha "Aquece Amambai", campanha que visa arrecadar agasalhos e cobertores para serem doados às pessoas mais necessitadas da cidade.

Diante disso, o Regimento informa que estará com viaturas militares circulando pelas vilas da cidade no dia 11 de maio (quinta-feira) a partir das 08:00 h, realizando a coleta das doações para posterior distribuição.

Quando a solidariedade aumenta, o frio diminui. Aqueça quem mais precisa, doe agasalhos.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

AMAMBAI
Diversos
 08h06

1ª Oficina de Saúde da Mulher acontece em Amambai

Será realizada nesta quarta-feira, dia 10, a 1ª Oficina Municipal de Saúde da Mulher, evento do Conselho Municipal de Saúde (CMS), que conta com apoio da Prefeitura de Amambai, através da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com as informações, o evento será realizado das 13h às 17h no plenário da Câmara Municipal de Amambai. As inscrições dos participantes serão feitas a partir das 12h40min. do dia do evento, no próprio local.

Antes da abertura do evento prevista para às 13h30min. com a palavra do presidente do Conselho Municipal de Saúde, está prevista a composição de uma mesa de autoridades que vão dirigir os trabalhos. Logo após, às 13h45min. acontecerá o pronunciamento do prefeito Dr. Bandeira ou do secretário municipal de Saúde, Sérgio Perius, que poderá representá-lo. Um representante do poder legislativo municipal também será convidado a fazer uso da palavra.

Às 14h ocorrerá a leitura e aprovação do Regimento Interno da I Oficina Municipal de Saúde da Mulher; 14h20min. apresentação do perfil epidemiológico de saúde da mulher no município de Amambai, com abordagem da coordenadora de saúde da Mulher, a enfermeira Kátia Cavalari.

Dando sequência a programação, às 14h40min., acontecerá a apresentação de representantes da Assistência Social da Prefeitura de Amambai. O tema será explanado pela coordenadora do CREAS, Cláudia Sguissardi Moraes, e Adriana Villamira, coordenadora do CRAS. Logo depois acontecerá a apresentação de entidades ligadas à saúde da mulher em Amambai, com palestra da gestora da Coordenadoria da Mulher de Amambai, a advogada Rhaissa Espíndola Siviero.

Ainda durante a 1ª Oficina Municipal de Saúde da Mulher, às 15h35 acontecerão os trabalhos em grupos e eleição de delegados para a 1ª Conferência Estadual de Saúde da Mulher. A previsão é que as discussões em plenário e aprovação do relatório final e propostas aconteçam a partir das 16h35min., com encerramento dos trabalhos às 17h.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

CAMARA DE AMAMBAI
2h32

Chico Ratier quer agente comunitário de saúde no assentamento Querência

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

O vereador de Amambai, Chico Ratier (PEN), está solicitando ao executivo municipal a destinação de um agente comunitário de saúde para atender as famílias que moram no assentamento rural Querência.

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé

Chico fiz que foi procurado por moradores do assentamento rural solicitando a designação do profissional para prestar serviços junto as famílias na comunidade.

O vereador ressalta que no último seletivo para a função, realizado pela administração municipal, uma moradora do assentamento obteve a segunda colocação e, a sua convocação resolveria o problema.

"O nosso pedido atende as reivindicações da comunidade e busca agilizar os serviços de entrega de medicamentos para hipertensos e de agendamento de consultas, dentre outros que são realizados pelo profissional", destaca o vereador Chico.

A solicitação foi apresentada no plenário do legislativo, através do requerimento número 047/2017, subscrito pelos vereadores Darci José da Silva (PSB), Ismael Kaiowá (PMDB), Maikel Ruiz (PP), Fernando Fischer (PT do B), Humberto Hasegawa (PSC) e Roberto Sangue Bom (DEM), na sessão desta segunda-feira (8).

Vereador Ismael Kaiowá reivindica Centro Cultural Guapoy para aldeia Amambai

O pedido foi encaminhado ao senador Waldemir Moka

Ismael afirma que o Centro Cultural vai atender cerca de 12.000 pessoas que moram nas aldeias Amambai, Limão Verde e Jaguari. / Foto: Moreira Produções

O vereador de Amambai, Ismael Guarani Kaiowá (PMDB), está solicitando ao senador Waldemir Moka (PMDB) recursos para construção do Centro Cultural Guapoy, na aldeia Amambai. O pedido foi apresentado no plenário do legislativo nesta segunda-feira (8), através do requerimento número 049/2017, aprovado pelos demais membros da Casa de Leis.

De acordo com Ismael, o local vai servir para apresentações de artes e danças. Ismael lembra ainda que a comunidade indígena tem sido destaque nacional nos segmentos esportivos, teatrais e da dança e merece receber o investimento.

"A arte está no cotidiano dos povos indígenas guarani kaiowá. Portanto, é de fundamental importância oferecer uma estrutura adequada ondes os mesmos possam manifestar e transferir essa arte para os mais jovens", reforça Ismael. É preciso, continua Ismael, fomentar e possibilitar meios para os jovens guarani e kaiowá valorizarem a sua cultura e se sentirem valorizados.

No requerimento, o vereador Ismael solicita ao senador da República, Waldemir Moka (PMDB), apresentação de emenda junto ao Orçamento Geral da União (OGU), no valor de R$ 350.000,00, para serem aplicados na construção do Centro Cultural.

Atleta amambaiense é homenageada na Câmara

Carina Mayara Cesare recebeu do vereador Geverson Vicentin moção de congratulação pelas conquistas obtidas em competições realizadas em Mundo Novo, Caarapó e Amambai

Carina Cesare recebendo Moção de Congratulação do vereador Geverson Vicentin / Foto: Divulgação

Na sessão da Câmara Municipal de Amambai realizada no dia 3 de maio, o vereador Geverson Vicentin (PDT), concedeu Moção de Congratulação à atleta e policial amambaiense, Carina Mayara Cesare, pelo destaque que vem alcançando em competições em Amambai e também fora do município.

Recentemente, a atleta amambaiense, de 27 anos, foi vencedora em competições de corrida nas cidades de Amambai, Mundo Novo e Caarapó.

Pódios

Em Amambai, Carina conquistou o primeiro lugar, na categoria feminina, no 1º Duathlon, realizado no dia 9 de abril. Na cidade de Mundo Novo, a atleta amambaiense subiu ao pódio ao chegar em primeiro lugar, categoria feminina, na 1ª Corrida de Tiradentes, realizada no dia 21 de abril. E, no dia 1º de maio, Carina obteve o primeiro lugar, categoria visitante feminina, durante a realização da Corrida do Trabalhador da cidade de Caarapó.

O vereador diz que a homenagem tem como objetivos fomentar a atividade esportiva e valorizar o empenho da atleta. "A moção é no sentido de ressaltar a dedicação da Carina em divulgar o nome do município de Amambai e também fomentar a modalidade esportiva junto à comunidade. Sentimos orgulho da Carina", disse o vereador Geverson Vicentin.

Carina agradece o reconhecimento manifestado pelo vereador e promete mais conquistas. "Essa moção serve como um incentivo por saber que alguém reconheceu nossa participação nas corridas. E isso nos leva a querer participar de mais eventos como esses para trazer ainda mais títulos e medalhas para Amambai", afirma Carina.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

DA HORA

Além de bombeiros, PMs de moto também usarão jaquetas com airbag

Sejusp abriu licitação para comprar mais 150 unidades do traje especial

Efetivo do Rocam (Rondas Ostensivas com Apoio de Motos) em 2012, quando o grupamento foi criado (Foto: Governo do Estado/Divulgação)

Além dos chamados motossocorristas do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, policiais militares que fazem o patrulhamento em motocicletas em Campo Grande e no interior também trabalharão vestindo jaquetas airbag.

Depois da aquisição da tecnologia para 30 profissionais dos bombeiros em fevereiro, a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) vai comprar mais 150 unidades do equipamento para os PMs, conforme a assessoria de imprensa da pasta.

Os trajes especiais funcionam por meio de cilindro de ar comprimido (CO2) e inflam em caso de impacto durante colisões, amenizando a queda do motociclista no solo.

As jaquetas possuem um cabo espiral que é conectado ao veículo. Quando ocorre uma tração, em casos de acidentes, o gatilho do sistema de airbag é acionado. O tempo para que as bolsas de ar inflem fica abaixo de 200 milésimos de segundo, segundo os fabricantes.

Investimento – Em fevereiro, o governo do Estado comprou 30 jaquetas com o sistema por R$ 4.868 cada, e 30 calças, que custaram R$ 1.928 a unidade.

Foram investidos R$ 203,8 mil no total. Os equipamentos foram comprados da empresa Elto Industrial Confecção Ltda, a Inflajack, do município de Cotia (SP), com recursos do programa MS Mais Seguro.

Desta vez a compra será por meio de pregão eletrônico que será realizado no dia 18 de maio, à 8h. Se as jaquetas forem vendidas por valor próximo ao cobrado pela Inflajack, o segundo investimento passará de R$ 700 mil.

Bombeiros durante atendimento usando os trajes especiais (Foto: Marcos Ermínio)Bombeiros durante atendimento usando os trajes especiais (Foto: Marcos Ermínio)
Motossocorristas na avenida Bandeirantes neste domingo (Foto: Marcos Ermínio)Motossocorristas na avenida Bandeirantes neste domingo (Foto: Marcos Ermínio)

Protegidos – Os militares do MOB (Motos Operacionais de Bombeiros) de Campo Grande, Dourados e Três Lagoas já começaram a usar a proteção extra.

Neste domingo (7), a reportagem flagrou motossocorristas durante atendimento a um acidente na avenida Bandeirantes e eles usavam as roupas equipadas com a tecnologia inédita para as forças de segurança de Mato Grosso do Sul.

Os testes com o equipamento foram feitos pelos bombeiros em 2015.

O chefe da assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros, coronel Robson Moreira, ressaltou em entrevista do Campo Grande News no dia 21 de fevereiro o quão importante é garantir a segurança dos motossocorristas.

“Foi escolhido o sistema de proteção tipo air bag porque ele preserva as partes vitais do usuário, como a cervical, o tórax, coluna, lateral e cóccix ”, detalhou.

O Comando da PM preferiu não dar mais detalhes sobre a compra.

Prefeitura de Amambai realiza Encontro de Saúde Vocal

O encontro será direcionado aos professores e profissionais usam muito a voz.

A Prefeitura de Amambai, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), realiza nesta quarta-feira, dia 10, o 1º Encontro Municipal de Saúde Vocal com o tema "Dê Saúde a sua Voz". Segundo o secretário municipal de Saúde, Sérgio Perius, o objetivo é oferecer orientações para todos os profissionais que no dia-a-dia usam muito a voz, como é o caso dos professores da Rede Municipal de Ensino.

Sérgio Perius informou que o evento será realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação e terá como palestrante a fonoaudióloga Gisele Landvoigt, que faz parte da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), da Secretaria Municipal de Saúde. "Vamos reunir neste encontro os professores do município e os profissionais da voz, oportunidade que serão repassadas orientações sobre cuidados que devemos ter com a nossa voz", destacou.

A fonoaudióloga Gisele Landvoigt adiantou que durante o encontro com o tema "Dê Saúde a sua Voz", serão abordados assuntos como a importância da voz, cuidados com a voz, abuso vocal, problemas vocais como câncer de cabeça e pescoço, nódulos, pólipos e edemas.

Para se ter uma boa voz, entre outros cuidados, é necessário diminuir os fatores estressores da voz, evitar ruído intenso, aumentar a hidratação, manter a coordenação respiratória adequada, fazer aquecimento e desaquecimento vocal, entre outros. Outras recomendações importantes são no sentido de evitar falar em alta intensidade e utilizar a impostação vocal profissional no cotidiano Também é importante eliminar tensões corporais antes de realizar a locução.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

Encerrada greve dos Correios em Amambai e no Mato Grosso do Sul

Resultado de imagem para CORREIOS

Os trabalhadores dos Correios em greve no Mato Grosso do Sul desde o dia 27 de abril decidiram, em assembleia geral realizada na tarde desta segunda, 8 de maio, encerrar a paralisação.

Dos cinco pontos apresentados como proposta pela empresa para encerramento do movimento, os trabalhadores de MS aprovaram quatro, excluindo o ponto que trata da implantação de um novo Plano de Demissão Incentivada. Na avaliação dos trabalhadores de Mato Grosso do Sul a aprovação deste ponto implicaria num apoio implícito ao PDI e às demissões. Conforme a presidente do SINTECT-MS, Elaine Regina Oliveira, “sempre fomos contrários à implantação de demissões incentivadas sem um plano para realização de concurso e contratação para suprir a demanda em setores onde existe falta crônica de pessoal, o que inclusive compromete a prestação de um serviço de qualidade por parte da empresa, como é caso a falta de carteiros e atendentes. Então recusamos essa proposta”.

Entre os pontos aprovados está o retorno normal das férias nos meses de maio e junho e nos meses posteriores serão reavaliados em 30 e 60 dias.

Os planos de reorganização de trabalho como Distribuição Domiciliar Alternada,  Organização de Atividades Internas e Centro de Distribuição Domiciliária Centralizador serão suspensas novas implantações e será formada uma comissão paritária para discussão e reavaliação nos setores já implementados. De acordo com o sindicato projeto como o de Distribuição Alternada prejudica antes de tudo a população usuária dos serviços dos Correios pois implica na suspensão da entrega diária principalmente nos pequenos municípios do interior que passariam a ter entrega apenas uma ou duas vezes por semana.

Em relação à revisão do Plano de Saúde da categoria, a empresa se comprometeu que enquanto houver mediação no TST (Tribunal Superior do Trabalho, não será feita a judicialização da questão.

Quanto aos dias parados, haverá desconto apenas do dia 28 de abril. Os demais dias parados   serão compensados.

Para a presidente do SINTECT-MS, a greve mostrou para o governo que existe uma grande insatisfação entre os trabalhadores dos Correios para com a situação atual, e seu alcance no interior foi uma prova disso. “Os trabalhadores que entraram em greve, na capital e no interior, voltam de cabeça erguida, conscientes de que lutaram não só pelos seus interesses e direitos pessoais mas de toda categoria, inclusive daqueles que não entraram em greve. Nossa tarefa  agora é nos prepararmos para a próxima campanha salarial, onde será discutido o próximo Acordo Coletivo de Trabalho, de forma a garantirmos que o futuro acordo não tenha nenhum retrocesso em relação ao atual, no que se refere aos benefícios e plano de saúde, bem como garantirmos o reajuste de nossos salários. Saudamos aos que estiveram na linha de frente e conclamamos à toda categoria paras próximas lutas que temos pela frente”. 

Fonte: Fonte: Assessoria Sindicato 

COMPAR


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)


Página selecionada de 1680 páginas.
Fotos

Nova pagina 2


Notícias

Domingo, maio 21
· FIM DE TARDE
· PLANTÃO
· CAFE DA MANHÃ
Sábado, maio 20
· PARABENS
· PLABTÃO
· NOTA FRIA
· STF
· LANÇADO PELO DETRAN MAIO AMARELO EM AMAMBAI
· DUPLA
· MAUS POLITICOS VENDERAM O BRASIL PARA JBS
Sexta, maio 19
· NOTA DO ZECA DO PT
· ANDRÉ E REINALDO
· CONEXÃO INTERNACIONAL
· PAINEL
· DA TARDE
· MS
· JBS
·
· PLANTÃO
Quinta, maio 18
· CASO TEMER
· -E OROIBIDO...
· MISTERIO
· FIM DE TARDE
· ENEM
· AMAMBAI
· DA TARDE
· JUSTIÇA
· FIQUE SABENDO
· NOVA ELEIÇÃO
· PONTA PORÃ

 Calendario de Eventos
Maio 2017
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31  

Eventos

 Hora Certa

 Amigos do Site!

Image and video hosting by TinyPic




RondPoint Web Services Web site powered by MEGAWEB