Menu
 Inicio
 Registro
 Administrador
 Menu
 Torpedos
 Downloads
 Enquete
 Galeria de Fotos
 Seus Links
 Recomende-nos
 Internet_TV
 Artigos
 Internet_Radio3
 Publicações
 Conteudos
 Album
 Estatística
 Fale Conosco

· Procurar

 Radio On
Ouça Agora:
Nenhuma opção foi escolhida



<a href=''>Play Nenhuma opção foi escolhida</a>

Abrir em janela pop-up

 Previsão

 Visitas
Até o momento, recebemos
9278008
vizualizações de páginas (page views) desde July 2007

 Apoios:




POLICIAL
Diversos

Gaeco cumpre mandados na prefeitura e casa de servidores

() Conforme o Gaeco são apurados crimes de fraudes em licitações, peculato, corrupção

    O Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) deflagrou na manhã de sexta-feira (8), a segunda fase da “Operação Tempestade”. Foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão de documentos na Prefeitura de Camapuã, na casa de servidores municipais, sede de empresas fornecedoras e prestadoras de serviços ao município e seus proprietários.

De acordo com o Gaeco são apurados crimes de fraudes em licitações, peculato, corrupção ativa e / ou passiva. As penas para esses crimes variam de dois a doze anos de reclusão e multas.

A segunda etapa da Operação Tempestade foi deflagrada para apreender documentos utilizados em licitações suspeitas de fraude ou supostamente utilizados para o desvio de dinheiro público e reforçar as provas já obtidas durante o cumprimento de busca e apreensão no dia 16 de abril deste ano, bem como colher depoimentos de testemunhas e investigados, dentre eles servidores públicos e fornecedores municipais.

A operação, que contou com o apoio da Promotoria de Justiça de Camapuã, teve a participação de três promotores de Justiça, 24 policiais militares que integram o Gaeco e uma equipe da Controladoria Geral da União

2015 10h51

Quatro mato-grossenses são presos com mais de 350 Kg de maconha, após “furar” bloqueio do DOF

Na madrugada dessa sexta-feira (08), por volta das 02h20min, quando em bloqueio policial em uma MS 289 na região de Amambaí/MS, policiais do Departamento de Operações de Fronteira – DOF, abordaram um veículo VW Paraty de cor bordo, com placas de Jaciara/MT, sendo que na vistoria os integrantes do veículo Celso Manoel da Silva Junior de 21 anos, morador em Jaciara/MT, João Paulo Moreno Gonçalves de 18 anos, morador em Campo Verde/MT e Claudimar Ribeiro Guimarães de 27 anos, morador em Aripuana/MT, motivaram a suspeita de que seriam batedores de algum veículo com ilícito, sendo que em vistoria aos celulares foi constatada tal suspeita.

Ainda durante o bloqueio, deram ordem de parada para um veículo VW gol de cor verde, com placas de Presidente Epitácio/SP, conduzido pelo menor H.M.G.F.de 16 anos, morados em Campo Verde/MT, sendo que o mesmo desobedeceu a ordem de parada, “furando” o bloqueio policial e acompanhado pela guarnição, sendo alcançado logo após. Que foram localizados durante a vistoria no veículo, 419(quatrocentos e dezenove) tabletes de maconha, que após pesagem totalizaram 373(trezentos e setenta e três) quilos da droga, que conforme o menor teria como destino a cidade de Rondonópolis/MT.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão aos batedores, sendo apreendido o menor, drogas e os veículos ei encaminhados à Delegacia Fronteira de Dourados/MS, sendo autuados em flagrante por tráfico de drogas.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

PSDB
Diversos

PSDB convoca filiados para eleição de diretoria em Amambai

Membros da diretoria do PSDB definem detalhes da convenção que acontece no próximo domingo.

O PSDB de Amambai realiza no próximo domingo, dia 10, a Convenção Partidária que  elegerá os membros do diretório municipal do partido.  A atual diretoria convoca todos os filiados para participarem da votação, que acontece na Câmara Municipal de Amambai.

De acordo com o diretório municipal do PSDB as votações iniciam às 8 horas e se encerram as 11horas. O presidente do diretório, Christiano Bortolotto, afirma que é de extrema importância que todos os filiados na sigla participem da votação.

Recentemente o partido realizou uma reunião para definir os detalhes da convenção. O PSDB já sinalizou a intenção de lançar um candidato ao cargo de Prefeito de Amambai, nas Eleições de 2016. Um dos potenciais nomes para esta disputa é o do presidente, Christiano Bortolotto.

Fonte: Assessoria PSDB-Amambai


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

ABUSO SEXUAL
Diversos 17h38

Corpo é tirado de caixão e é encontrado com sinais de abuso sexual no PR

O corpo da professora foi encontrado por funcionários do cemitério ao lado do caixão, menos de 24 horas depois do enterro


Corpo foi encontrado por funcionários do cemitério municipal de Paranavaí
(Foto: cedida à RedeTV! por Jonei Farias)

Menos de 24 horas depois de o corpo de uma professora ter sido enterrado no cemitério municipal de Paranavaí (PR), ele foi encontrado fora do caixão e com sinais de violência sexual. De acordo com a Polícia Civil, o crime ocorreu na madrugada de terça-feira (5).

Funcionários do cemitério tinham acabado de chegar ao local para trabalhar quando viram o caixão da professora, que morreu de câncer, aberto e fora da lápide. O corpo estava ao lado, nu e com sinais aparentes de violência sexual. Os trabalhadores chamaram a polícia na hora.

A polícia investiga se, além do abuso sexual, os autores do crime também buscavam jóias que poderiam ter sido enterradas junto ao corpo. 


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

Nos 70 anos do fim da 2ª Guerra
Diversos

O ex-soldado da Força Expedicionária Brasileira (FEB) Victório Nalesso, de 92 anos, esteve de 1944 a 1945 na Itália em combate durante a 2ª Guerra Mundial. Nesta sexta-feira (8), data em que se completam 70 anos do fim da batalha, Nalesso relembra o período e comenta: “Foi a guerra dos caipiras e cablocos, mas todos corajosos. A maioria vivia nas roças, longe das cidades que não eram tão grandes como hoje. Gente de todo interior de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul”, afirma o morador de Itapetininga (SP).

Ex-soldado escreveu livro contando histórias vividas na guerra (Foto: Caio Gomes Silveira/ G1)Ex-soldado escreveu livro contando histórias
vividas na guerra (Foto: Caio Gomes Silveira/ G1)

O “caipira” que nasceu e sempre viveu na cidade, que hoje tem 155 mil habitantes, conta que mal esperava a hora de voltar para casa, um sítio na zona rural. Assim como ele, muitos dos combatentes também queriam retomar a vida simples do interior. “Sempre tinha alguém com uma sanfona ou uma viola para animar, cantando músicas da nossa terra.”

Nalesso foi convocado a participar da viagem ao continente europeu aos 21 anos junto com um amigo e um primo da cidade. Sem nenhuma experiência militar, o trio primeiro passou por treinamentos por dois meses no Rio de Janeiro. Em 22 de setembro de 1944, Nalesso partiu rumo à Itália em um navio junto com outros 5 mil combatentes de várias regiões do país. Eles chegaram após 15 dias viajando pelo Atlântico.

Desembarcaram em Livorno no norte do país, onde se agruparam com a base da FEB junto com outros 10 mil brasileiros. Logo após 12 dias, saiu rumo à primeira missão junto com sua equipe e teve sua primeira experiência de guerra.

Entrei em um túnel. Lá dentro, encontrei cerca de 20 brasileiros sentados no chão e apoiados na parede. Fui puxando conversa até perceber que eles não respondiam. Quando mexi, eu vi que estavam todos mortos. Foi meu primeiro contato com a morte na guerra"
Victório Nalesso, ex-soldado da 2ª Guerra

“Andávamos por uma estrada de terra no meio da madrugada.O objetivo era chegar a outro ponto de brasileiros. Cada homem andava separado a alguns metros de outro, isso porque se jogassem uma bomba na estrada, iria pegar uma pessoa só. Uma granada acertou o chão a alguns metros de mim. O impacto no ar fez com que eu fosse jogado ao chão e desmaiasse. Como era o último da fila, o resto da equipe seguiu. Acordei minutos depois, sozinho no escuro na mata. Voltei à base onde fui orientado a me encontrar com outro grupo. No meio do caminho entrei em um túnel. Lá dentro, encontrei cerca de 20 brasileiros sentados no chão e apoiados na parede. Fui puxando conversa com eles até perceber que não respondiam. Quando mexi, vi que estavam todos mortos. Foi meu primeiro contato com a morte na guerra, algo que me deixou abalado”, descreve.

Veterano mantém espaço dentro de casa para acervo histórico (Foto: Caio Gomes Silveira/ G1)Veterano mantém espaço dentro de casa para
acervo histórico (Foto: Caio Gomes Silveira/ G1)
Diversos quadros exibem diplomas e certificados da guerra (Foto: Caio Gomes Silveira/ G1)Diversos quadros exibem diplomas e certificados
da guerra (Foto: Caio Gomes Silveira/ G1)

Mas haveria ainda muito contato com a morte durante o período. Houve mortes de brasileiros e de aliados, além dos alemães. A batalha mais sangrenta de qual participou foi em Montese, a partir de 14 de abril de 1945. “Em três dias de guerra calcularam centenas de mortes. Atuava repondo munição de uma metralhadora ponto trinta junto com outro soldado. Lá, cada um tinha uma função. Um atirava, outro usava a bazuca. Precisávamos ter cuidado, sempre se arrastando ao chão. Ninguém saía correndo em campo aberto, arriscando a vida.”

Do período não guardou só as lembranças ruins, mas algumas boas como os momentos de cantoria e as amizades. Em sua casa mantém um espaço com objetos, livros e revistas sobre a Segunda Guerra Mundial. “Em uma rendição de inimigos, eu guardei comigo um cantil de um sargento alemão chamado Kroger, feito prisioneiro. Guardei também munições, um capacete e minha marmita, além de diversos arquivos. Anos depois no Brasil, depois de me aposentar, resolvi escrever um livro sobre minhas histórias, minha experiência nesse momento importante da história”, ressalta Nalesso.

Durante os oito meses em que ficou no país, o ex-soldado calcula que tenha andado mais de 400 quilômetros, atravessando o norte da Itália até a cidade de Alessandria. Quando estava lá, foi declarado o fim da guerra na Itália, em 2 de maio, e a rendição da Alemanha, em 8 de maio. “Não acreditávamos que tudo tinha acabado, que iríamos embora. Festejamos, fizemos passeata, a alegria era muita. Voltei ao Brasil com várias medalhas, sem nenhum arranhão, a vida inteira pela frente e uma noiva: a irmã do meu amigo que foi à guerra comigo”, finaliza.

Victório Nalesso tem três filhos e foi casado por 67 anos com Lucinda Nunes Nalesso, até ficar viuvo em 2013. O livro que escreveu chamado "Diário de um Combatente" foi publicado em 2005.

Victório também tem fotos que registraram momentos na Itália (Foto: Caio Gomes Silveira/ G1)Victório também tem fotos que registraram momentos na Itália (Foto: Caio Gomes Silveira/ G1)
Balas de metralhadora, fuzil, cantil alemão e revistas são algumas das relíquias (Foto: Caio Gomes Silveira/ G1)Balas de metralhadora e fuzil, cantil alemão e revistas são algumas relíquias (Foto: Caio Gomes Silveira/ G1)

Nalesso exibe com orgulho medalhas conquistadas no combate (Foto: Caio Gomes Silveira/ G1)Nalesso exibe com orgulho medalhas conquistadas no combate (Foto: Caio Gomes Silveira/ G1)


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

FIQUE SABENDO
Diversos

Professores convocados receberão 13º e férias em julho

Medida faz parte dos ajustes para reduzir gastos com folha de pagamento

Secretário de Administração, Wilson do Prado

Como parte da medida para ajustar gastos com pessoal ao limite prudencial (51%) fixado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a prefeitura de Campo Grande adiou o pagamento do 13º e das férias em parcelas mensais a 3.868 professores convocados que atuam na rede municipal de ensino.

Segundo o secretário de Administração, Wilson do Prado, neste semestre os convocados receberam junto com os dois primeiros salários (de fevereiro e março) as férias e o abono natalino proporcionais ao período. As parcelas correspondentes aos meses de abril, maio e junho, serão pagas em julho, quando é feita a rescisão dos contratos referentes ao primeiro semestre letivo. Já os valores referentes ao segundo semestre, serão quitados em dezembro, no encerramento deste novo contrato. Ao longo do ano, são feitos dois contratos de convocação, um para cada semestre seletivo.

“Este pagamento fracionado impacta na folha e consequentemente amplia o comprometimento em relação a receita”, explica. Na medida que haja a situação financeira da Prefeitura melhore, poderá ser restabelecido o pagamento parcelado das verbas rescisórias.

08h45

Com salários de até 6,6 mil, Exército abre processo seletivo em MS

A 9ª Região Militar informa ao público em geral que encontram-se abertas as inscrições para a convocação de profissionais voluntários, de ambos os sexos, que possuam formação em nível superior nos cursos de Enfermagem, Teologia, Fisioterapia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Arquitetura e Urbanismo, Licenciatura em Geografia e Engenharia da Computação, visando preencher cargos de Tenentes Temporários, e formação em nível médio/técnico nos cursos Técnicos de Informática, Nutrição e Dietética, Contabilidade, Eletrotécnica, Edificações e Desenho Arquitetônico visando preencher cargos de Sargentos Temporários.

Os referidos cargos a serem preenchidos, tanto de Tenentes Temporários com salário de R$ 6.690,00 e Sargentos Temporários com salário de 3.420,00 serão em Organizações Militares sediadas na área do Comando Militar do Oeste, que compreende os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Município de Aragarças-GO.

As condições para participar do processo seletivo estão disponíveis no site www.9rm.eb.mil.br. As inscrições deverão ser feitas, via internet, no período de 27 de abril a 10 de maio de 2015.

Informações pelo telefone (67) 3368 4974 ou pelo e-mail: ssmr@9rm.eb.mil.br


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

POLICIA
Diversos 08h25

Após estupro, suspeito acompanha vítima de mãos dadas até a casa dela

Suspeito de homicídio e de cinco estupros no Distrito Federal(Isabella Calzolari/G1)

A Polícia Civil do Distrito Federal identificou um homem de 25 anos preso preventivamente por suspeita de homicídio como sendo o autor de pelo menos quatro estupros em São Sebastião. Segundo a polícia, o rapaz confessou um quinto estupro, que será investigado. Apresentado para a imprensa, ele afirmou que só falaria em juízo.

Em um dos casos, o suspeito, identificado como Márcio Viana, acompanhou a vítima – uma adolescente de 15 anos –, de mãos dadas até a casa dela, “porque era perigoso” que ela andasse sozinha à noite, segundo o relato da menina, afirmou o delegado-chefe da 30ª DP, Érito Cunha.

“Ele chegou a levá-la até em casa e quando chegou lá disse que tinha cometido vários crimes e estava arrependido. Então ele pediu o telefone da menina e ela anotou o dele”, disse  o delegado. “Depois a menina veio até a delegacia e nos mostrou o telefone dele e as ligações que havia recebido. Dessa forma verificamos que o telefone estava cadastrado no nome dele.”

O delegado afirmou que a adolescente agiu com muita “sabedoria”. “Apesar de ter sido vítima, ela conseguiu conduzir a situação e trouxe uma das maiores provas que temos”, disse. “Por outro lado, existem vítimas que pelo pavor da discriminação, tem marido que não entende, acha que a mulher que provocou, as vítimas correm esse perigo e tem esse medo. Tem muita vítima que não vem registrar ocorrência.”

O suspeito tinha sempre o mesmo modo de agir, segundo o delegado. Ele pegava mulheres entre 15 e 35 anos que iam de madrugada ou voltavam à noite do trabalho. Os crimes ocorreram em 2009, 2013 e 2014.

“Mediante grave ameaça com arma de fogo ele abordava as vítimas à noite ou de madrugada perto de paradas de ônibus, anunciava o assalto, as conduzia para o mato e praticava o estupro”, disse Cunha. “Com certeza estamos diante de um maníaco e provavelmente vamos conseguir identificar outras vítimas a partir da divulgação do caso.”

A autoria dos três primeiros estupros foi confirmada por exames de DNA de material biológico das vítimas. A quarta vítima identificada, a adolescente de 15 anos, foi estuprada em abril do ano passado quando voltava para casa. Ela não passou por exame de DNA.

O rapaz atualmente está preso suspeito de ter cometido um homicídio no Paranoá. Por isso, Cunha acredita que haja outras vítimas dele também na região administrativa. O caso será encaminhado também para a delegacia do Paranoá e para a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam).

Além do homicídio, Marcos tem passagens quando adolescente por atos análogos aos crimes de furto, roubo e homicídio tentado. Ele vai responder agora por quatro estupros. Se condenado, ele pode pegar de 30 e 55 anos de prisão.

Após perseguição, polícia apreende mais de uma tonelada de maconha em MS

 O caso foi registrado na delegacia da cidade

Mais de uma tonelada de maconha foi apreendida em dois carros, na manhã desta quarta-feira (6), em Ipezal, distrito de Angélica, 323 quilômetros de Campo Grande. Policiais estavam em diligências na MS-276, quando avistaram um  Ford Ka e um Toyota Corolla.

O motorista do Ford Ka fugiu, e logo depois se envolveu em um acidente. Dentro do carro havia 19 fardos de maconha que totalizou 440,60 quilos. Márcio da Silva Rodrigues de 23 anos, disse que levaria a droga até Ponta Porã.

Já o motorista do Toyota Corolla conseguiu fugir, após entrar com o carro em um canavial. No veículo foram encontrados 655,40 quilos de maconha que estavam em 348 tabletes. O caso foi

08h33

Homem é condenado por estuprar e arrancar dentes de mulheres

Homem arrancava dentes das vítimas com alicate (imagem ilustrativa)

Um homem de 56 anos foi condenado nesta quarta-feira por estuprar mulheres em uma série de ataques bizarros, que incluíam arrancar os dentes, com alicate e sem anestesia, das vítimas com quem fazia sexo. Philip Hansen, da Nova Zelândia, foi culpado de seis das 10 acusações pelo júri, segundo o The Guardian . O acusado tinha "tara" por senhoras banguelas.

O advogado de Hansen alegou que os atos realizados na cama do seu cliente eram consensuais. Uma de suas vítimas chegou a perder quatro dentes de uma vez. Os atos ocorreram entre 1988 a 2011. Ele permanecerá sob custódia da Justiça até junho, quando a sentença será anunciada.

08h14

DOF e PM apreendem granadas, munições e 63 kg de cocaína em MS

Durante uma ação conjunta entre policias do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) e do BPChoque (Batalhão de Policiamento de Choque) foram apreendidos, 63 quilos de cocaína com um casal que estava hospedado em um hotel na avenida Porto Carreiro, em Corumbá. A dupla foi presa em flagrante por tráfico de drogas.

Os acusados, um homem de 34 anos e a namorada dele, uma jovem de 18, já estavam sendo monitorados pelo DOF e o BPChoque e foram abordados no quarto, após deixarem no estacionamento do hotel um carro popular. Questionados sobre o veículo, o casal confirmou a propriedade e acompanhou os policiais até o estacionamento, onde o veículo foi por eles aberto.

Durante vistorias, os policiais localizaram em diversos fundos falsos mais de 250 munições de calibre 38, duas granadas com alto poder de ação e mais 61 tabletes de cocaína que pesaram mais de 63 quilos, sendo que parte da droga estava escondida no tanque de combustíveis do veículo.

Questionado sobre droga, munições e granada, o homem disse que mora em Campo Grande e foi contratado para pegar o veículo em Corumbá e entregar em um shopping da Capital para um desconhecido. Diante dos fatos, o casal foi preso e encaminhado para a 1º Delegacia da Polícia Civil de Corumbá, onde foi autuado em flagrante por tráfico de drogas.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

CAFE DA MANHÃ
Diversos

PMs suspeitos de tentar desviar drogas teriam pedido R$ 150 mil para liberar casal

Uma das vítimas procurou a PM quando saiu para levantar o dinheiro

Arsenal estava com militares de folga

Os policiais militares, suspeitos de tentar desviar uma carga de drogas, teriam pedido R$ 150 mil para livrar um casal da prisão. As vítimas receberiam a droga de um traficante de Corumbá e foram interceptadas pelos militares. Os PMs liberaram o homem para levantar a quantia e ele foi até um pelotão da PM, onde informou a suposta extorsão.

O marido relatou no pelotão que estava com a mulher e outro homem. Eles combinaram de pegar cinco quilos de cocaína trazidos por um segundo homem e vender na cidade. O casal foi ao encontro do outro homem, na região de uma universidade no Jardim Seminário, e se dirigiram para onde encontrariam um suposto cliente.

No caminho eles perceberam um veículo Fiat Uno atravessado na via e foram abordados por dois homens. Eles portavam pistolas e usavam colete à prova de balas. A dupla se identificou como policiais da Denar (Delegacia Especializada em Repressão ao Narcotráfico).

O homem relatou no pelotão que um dos PMs pegou cerca de R$ 400 da carteira dele. Segundo o relato, os policiais teriam pedido R$ 150 mil para que ninguém fosse preso por tráfico de drogas. Os militares ainda teriam feito contato com um desconhecido e separaram o trio. A mulher foi levada para uma lanchonete, onde ficou com um dos policiais e o marido, liberado para conseguir o dinheiro.

Enquanto o marido relatava a história aos policiais do pelotão, o policial fez contato com o homem pelo telefone da mulher. Nessa ligação, o valor caiu de R$ 150 mil para R$ 75 mil. A ligação foi acompanhada pelos militares do pelotão que auxiliaram na negociação e no local de onde o pagamento deveria ser feito.

Em um novo contato, o valor passou a ser R$ 22 mil no momento da troca e R$ 53 mil no outro dia. Somente assim a mulher dele e outro homem seriam liberados. Conforme o casal, após o trio ser separado, o outro homem não foi mais visto.

No local combinado para a entrega do dinheiro, a guarnição da PM aguardou a mulher sair do veículo, quando fez a abordagem dos dois policiais. O desconhecido, com quem os policiais teriam feito contato por telefone, conseguiu fugir do local. No carro dele teria ficado a droga que acabou desviada.

Os policiais suspeitos foram questionados e responderam que tinham a informação de que havia o transporte e comercialização de drogas e decidiram agir. Localizaram os suspeitos e fizerram a abordagem do casal. Segundo os policiais, nada foi encontrado no carro.

Segundo os policiais, eles interrogaram o casal separadamente. O marido teria informado que realmente iria receber a droga e que não sabia o nome do homem.  Ele teria concordado em marcar local para que os policiais pudessem apreender a carga. Os policiais negaram a exigência de dinheiro e disseram que levavam apenas as quantias pessoais.

Os policiais foram presos na noite de quarta-feira (6) por sequestro e prevaricação. Eles também estavam com um arsenal e munições. O carro particular dos servidores usado na abordagem a um casal estava com a placa adulterada.

Os militares detidos estavam com três armas longas e duas pistolas, 118 munições de calibre .40, 100 de 22 e 10 balotes do calibre 36.

No boletim registrado na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) da Vila Piratininga constam os crimes de extorsão mediante cárcere privado, que foi majorado pelo emprego de pessoas, além de posse irregular de arma de fogo, adulteração de veículo automotor, prevaricação e associação criminosa

 


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

FIQUE SABENDO
Diversos

Creatina, ingerida em suplementos por usuários de academia, pode provocar câncer de testículo, diz estudo


Um estudo realizado na Universidade de Yale, nos EUA, revelou que suplementos de fortalecimento muscular podem aumentar o risco de desenvolver câncer testicular.


Divulgação

A pesquisa descobriu uma ligação entre os compostos contendo creatina ou androstenediona.

Os homens que começaram a tomar os suplementos antes dos 25 anos, e utilizaram mais de um tipo, por três anos ou mais, eram mais propensos a serem diagnosticados com câncer.

O professor Tongzhang Zheng, que liderou o estudo na Universidade de Yale, antes de ingressar na Universidade Brown, disse: "A relação observada foi forte. Se você usou anteriormente, o risco era mais elevado. Se você usou por um longo período de tempo, você também tinha um risco mais elevado. Se você usou vários tipos diferente, também".

A pesquisa marca o primeiro estudo epidemiológico analítico da possível ligação entre suplementos e câncer testicular. Os pesquisadores investigaram a possível ligação após evidências passadas sobre alguns ingredientes de suplementos danificarem os testículos. A incidência de câncer testicular aumentou de 3,7 casos em 100.000 em 1975, para 5,9 casos em 100.000 homens em 2011, disse o professor Zheng.

Porém, os cientistas não têm certeza do que está por trás do aumento. "O câncer de testículo é muito misterioso. Nenhum dos fatores que temos como suspeitos, podem explicar o aumento”, disse Zheng.

O professor Russ Hauser, da escola de Harvard de saúde pública e um colaborador do estudo, disse: "Nosso estudo descobriu que o uso de suplementos foi relacionado a um risco maior de desenvolver câncer de testículo. Estes resultados são importantes porque existem poucos fatores de risco modificáveis ​​identificados para o câncer testicular”.

Os pesquisadores realizaram testes detalhados em cerca de 900 homens de Massachusetts e Connecticut. Desses, 356 foram diagnosticados com câncer de células germinativas testiculares, e 513 não tinham a doença. Nas entrevistas, os cientistas pediram aos homens, não só informações sobre o seu uso de suplementos, mas também sobre uma grande variedade de outros fatores de risco, incluindo fumar, beber, hábitos de exercício, histórico familiar e lesões anteriores nos testículos ou virilha.

Depois de contabilizar esses fatores, bem como idade, etnia e outros dados demográficos, os pesquisadores descobriram que os homens que usaram suplementos foram 65% mais propensos a desenvolver câncer de testículo.

As chances aumentaram em 177% entre os homens que usaram mais de um tipo de suplemento. Em homens que usaram os suplementos de fortalecimento muscular por três anos ou mais, o risco de câncer foi 2,56 vezes maior do que aqueles que nunca tomaram as substâncias. Aqueles que começaram a usar suplementos com 25 anos ou menos, tiveram risco 2,21 vezes maior do que os não-usuários.

Eles acrescentaram que mais pesquisas são necessárias para estabelecer um nexo de causalidade entre suplementos e câncer testicular. O estudo foi publicado no British Journal of Cancer.
 
16h51

Professor demitido por criticar Educação do Rio diz que foi censurado

O professor Breno Mendes, 31, foi demitido da rede municipal do Rio de Janeiro por causa das críticas feitas ao Executivo. Criou a página Cariocaativismo Social

O professor Breno Mendes, 31, foi demitido da rede municipal do Rio de Janeiro por causa das críticas feitas ao Executivo. Criou a página Cariocaativismo Social

Quando realizou, em 2011, o concurso público para ser professor de geografia pela rede municipal de ensino na cidade do Rio de Janeiro, Breno Mendes, 31, ficou em terceiro lugar entre 1.900 candidatos. Na prova prática de aula, tirou nota 100, nota máxima. Mas três anos após começar a lecionar, ele acabou demitido do cargo. O motivo apontado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) foi o comportamento do professor em redes sociais.

No processo administrativo que acarretou na demissão (publicada em Diário Oficial), há a acusação de que o professor teria ferido o código de ética do funcionário público ao realizar críticas públicas no Facebook. De acordo com o texto do processo, Breno transgrediu, dentre outros, um artigo que aponta como dever do funcionário público "lealdade e respeito às instituições administrativas que servir".

Breno acusa a Secretaria de Educação de censura. "A demissão não [é] por motivos trabalhistas e, sim, políticos. Decidiram, por meio de uma Lei da Ditadura [o artigo em que ele foi enquadrado é de 1979], que não posso criticar a Prefeitura e me demitiram", diz.

O professor, que estava na Escola Municipal Padre Manuel da Nóbrega, no Complexo do Alemão, argumenta que o conteúdo online não influenciava no trabalho. "Os textos eram redigidos em minha casa, fora do local de trabalho, exercendo meu direito constitucional de expressão. Nada tinham a ver com minha atuação como professor. Não havia relação entre minhas opiniões virtuais e meu dia a dia na escola", diz

O Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe/RJ), que prestou assessoria jurídica ao professor, diz que vai tentar reverter a decisão: "A direção está conversando com a secretaria e o jurídico verificando as possibilidades. A crítica, ainda que ácida, faz parte da dinâmica de qualquer Estado que aspire ser democrático e direito", afirma o sindicato em nota.

Até o momento, a Secretaria disse que a decisão da demissão está mantida e que não cabe recurso. O órgão também afirmou, por meio da assessoria, que é comum professores em estágio probatórios não serem efetivados: "Há um conselho que julga se ele é apto ou não. O comportamento em redes, inclusive com ofensas, fez dele inapto ao trabalho por não ter a postura adequada".

A reportagem do UOL pediu para conversar com a atual secretária municipal de Educação, Helena Bomeny, mas a assessoria apontou que ela não tinha agenda para falar sobre o assunto. A direção da escola em que Breno dava aula também não quis comentar o caso

 


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

INDIOS
Diversos

Fazenda de Paranhos tem sede invadida

Proprietário aguarda ação da PF e da Força Nacional para reintegração de posse

Na semana passada, dia 29 de abril, uma fazenda localizada no município de Paranhos foi invadida por um grupo de aproximadamente 100 indígenas, conforme informou o proprietário Firmino Aurélio Escobar.

De acordo com o produtor, os indígenas trancaram a estrada, invadiram a fazenda e impediram que os funcionários saíssem do local. “Eles estão armados, ameaçaram os funcionários e deixaram eles presos  das 14 até as 23 horas”, conta.

O boletim de ocorrência com a denúncia do impedimento de acesso à propriedade foi registrado na Polícia Civil do município na segunda-feira, dia 4 por um dos trabalhadores da propriedade.

De acordo com o boletim de ocorrência "os indígenas estão abordando todos os indivíduos que passam pela estrada naquele local e que os mesmos estão armados e realizando vistoria nas pessoas e veículos que por lá transitam, muitas vezes impedindo a passagem dos trabalhadores rurais daquela região e apontando armas para as pessoas".

Tentando buscar providências contra a invasão, o produtor Firmino Aurélio Escobar protocolou um requerimento anexando todos os boletins de ocorrência junto ao MPF – Ministério Público Federal  e a Polícia Federal.

Histórico

As invasões da Fazenda São Luiz começaram em 2010, quando os indígenas ocuparam 30 hectares. Atendendo a um pedido do Ministério Público Federal, os proprietários permitiram a permanência do grupo, sendo que foi construída até mesmo uma escola para as crianças no local. Em 2012, os indígenas ampliaram a invasão para 300 hectares e agora tomaram posse da sede da fazenda. Esta é a oitava propriedade invadida na região, onde os indígenas pretendem formar a Terra Indígena Arroio-Korá, na fronteira com o Paraguai.

Com 1,6 mil hectares, a propriedade é considerada modelo de produção na região, sendo uma das primeiras a implantar a agricultura na fronteira e trabalhando atualmente no sistema agrosilvipastoril. A propriedade é da família Escobar desde 1882, conta o produtor, quando as terras da fazenda foram concedidas ao bisavô, Miguel Escobar, depois da Guerra do Paraguai.

Mato Grosso do Sul possui atualmente 84 propriedades rurais invadidas por indígenas, segundo as informações da Famasul - Federação da Agricultura e Pecuária de MS.

- See more at: http://www.sramambai.com.br/noticias.php?cdMateria=135#sthash.cU3FQGTm.dpuf


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

Caio Augusto solicita reforma da Escola Lions Clube
Diversos

Tendo conhecimento da atual situação em que se encontra a Escola Estadual Lions Clube, o vereador Caio Augusto (PSD) solicitou na sessão da última quinta-feira (30), ao governador, Reinaldo Azambuja e a secretária estadual de Educação, Maria Cecília Amendola da Motta para que seja feita uma reforma geral na escola.

            De acordo com Caio Augusto esta é uma reiteração de indicações feitas em anos anteriores, nº476/2013 e nº 327/2014. O vereador diz que na gestão anterior a reforma foi autorizada, porém faltava documentação e por isso não foi concretizada. Agora está tudo conforme é exigido.

            A Escola Estadual Lions Clube está localizada na Rua Guia Lopes nº1694 no Bairro Santa Isabel. O estado atual da escola é precário, as janelas estão caindo e o forro é muito antigo, está caindo devido as infiltrações. Dessa maneira coloca em risco a vida de alunos, professores e funcionários da escola.

Segundo o parlamentar a reforma proporcionará maior segurança, bem estar e mais êxito no estudo dos alunos que estarão em locais mais seguros e arejados.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

Polícia apreende mais de uma tonelada de maconha
Diversos

Mais de uma tonelada de maconha foi apreendida

A Polícia Militar apreendeu mais de uma tonelada de droga no Distrito de Ipezal, em Angélica (MS), além de dois carros e prendeu Márcio da Silva Rodrigues, de 23 anos, por envolvimentos com tráfico de drogas.

Segundo o site Nova News, nesta quarta-feira (6), a polícia recebeu informações de dois veículos suspeitos que seguiam pela MS-276 e montaram uma barreira.

Durante a aproximação dos suspeitos, foi dada ordem de parada, porém os suspeitos tentaram fugir. Na fuga, o condutor de um dos veículos, um Ford Ka, com placas de São Paulo (SP) se envolveu em um acidente de trânsito ao se chocar contra uma caminhoneteGM S-10, com placas de Angélica.

De acordo com o site, o acusado não conseguiu sair do veículo e acabou preso. No interior do Ford Ka foram encontrados 19 fardos de maconha que pesavam aproximadamente 440 quilos. O condutor disse ter recebido o veículo em um posto de combustíveis na cidade de Ponta Porã (MS), mas afirmou não saber o destino da droga, pois ele estaria apenas seguindo o condutor do outro carro, um Toyota Corolla. Pelo transporte, ele receberia R$ 15 mil.

Ainda segundo a reportagem, o carro foi revistado, os policiais descobriram que as placas fixadas no Ford Ka, na verdade pertencem a um GM Meriva, de São José dos Campos (SP). Pelo numero do chassi, foi apurado que as placas verdadeiras do automóvel eram de Vitória (ES), com ocorrência de roubo ou furto.

Com relação ao Toyota Corolla, outra equipe policial havia perseguido o veículo, que entrou em uma plantação de cana-de-açúcar. O carro foi encontrado horas depois, abandonado dentro da lavoura. Em seu interior, havia oito fardos de maconha, que totalizaram 655 quilos da droga. O carro também apresentava sinais de adulteração e possuía queixa de roubo ou furto ocorrido em Ribeirão Preto (SP).

As informações do Nova News são conta que, além da apreensão da droga e da prisão de Márcio, homem, a ação policial resultou na apreensão de celulares e rádios de comunicação. A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Angélica.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

Solução para IML da cidade promete melhorias e adequações
Diversos

IML de Coxim

Solução para o problema do IML de Coxim (MS) foi apresentada na tarde desta quinta-feira (7), durante reunião com a presença presidente da Assembleia Legislativa, deputado Junior Mochi, do prefeito de Coxim, Aluízio São José, do diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Ailton Stropa Garcia, e do juiz Thiago Tanaka, da Coordenadoria da Vara de Execuções Penais (Covep), o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Sílvio Maluf, onde foi prometida a construção de um muro no local, além de melhorias e adequações.​

“Há um empenho tanto da Sejusp, do legislativo estadual, como da prefeitura local para solucionar o problema. Nós já havíamos feito os levantamentos dos materiais necessários para a construção do muro, e amanhã (8) o arquiteto Fábio Alex estará na cidade fazendo as locações e orçamentos para o início das obras, solucionando assim de forma definitiva os problemas do IML de Coxim”, disse o secretário.

Durante a reunião, o diretor-presidente da Agepen anunciou também que está sendo elaborado projeto arquitetônico visando a realização de pequenas reformas, readequações e ampliação da Unidade Regional de Perícias (URPI) de Coxim. “Ainda este mês participaremos de reuniões com os Conselhos da Comunidade de Coxim, Rio Verde e São Gabriel D’oeste, com o objetivo de firmarmos parcerias para dar início às obras”, destacou Ailton Stropa.

“Esse acordo que fizemos aqui hoje, para a construção do muro no entorno do IML, separando o Instituto do prédio da Agepen e abrindo entrada de acesso para a rua, é a saída natural para resolver o problema, até que no futuro seja erguido outro prédio, em outro local”, destacou o presidente Junior Mochi.

Tanto o prédio do IML, como o da Agepen, pertenciam à Polícia Civil, sendo que quando a administração da cadeia local passou para a Agência em 2012, com a necessidade da construção de muralhas para garantir a segurança do presídio, o Instituto Médico Legal acabou isolado, gerando as demandas hoje equacionadas.

Toda a reforma e a construção do muro serão feitas com mão de obra dos internos de Coxim, que cumprem penas nos regimes aberto e semiaberto.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

Procon MS divulga recall de dois modelos de motocicletas
Diversos

Proprietários de motocicletas Yamaha modelo XT660Z e XT660R, ano e modelo 2015 devem comparecer a concessionária mais próxima para recall.  Essa é uma orientação da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/MS), ligada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast).

O chamamento é para vistoriar o parafuso de união do tubo de liberação e, no caso de obstrução da passagem de óleo, substituição do referido parafuso e reparo do câmbio da motocicleta, gratuitamente.

Segundo a montadora, em razão de uma falha na fabricação desse parafuso pode ocorrer o travamento da roda traseira da motocicleta, o que pode causar riscos de acidentes e lesões ao usuário do veículo.

A superintendente do Procon/MS, Rosimeire Cecília Acosta, orienta os proprietários dessas motocicletas para agendar horário e verificar se há realmente o defeito. “Queremos preservar o consumidor de riscos que possam ocorrer no caso de falha técnica, sempre pensamos na integridade física do consumidor”, explica.

“A empresa que constata o problema em alguma peça ou serviço é obrigada a divulgar em um veículo de grande circulação, e verificar os reparos sem nenhum prejuízo do consumidor. Ou seja, a troca e serviços devem ser de graça”, reforça Rosimeire.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone gratuito da empresa, o 0800-774-3738.


 


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

Paciente internado com raiva apresenta fluxo cerebral e continua tratamento em h
Diversos

Paciente está internado há 24 dias

O paciente corumbaense, de 38 anos, diagnosticado com raiva humana apresentou fluxo cerebral em exame de eletroencefalograma e continua internado no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, em Campo Grande.

De acordo com boletim médico divulgado pelo hospital nesta quinta-feira (7),  os médicos continuam o tratamento com o uso de medicamentos previstos no protocolo de Recife. Ele completou 24 dias de internação nesta quinta-feira.

CASO

O paciente de 38 anos que contraiu raiva humana demorou cerca de 45 dias para procurar ajuda médica após ser mordido por um cachorro de rua infectado em Corumbá, distante 444 quilômetros de Campo Grande. O paciente está internado desde o dia 17 de abril no Hospital Universitário.

Segundo a Secretária de Saúde de Corumbá, apesar do surto de raiva na cidade, o paciente, que trabalha como piscineiro, só procurou uma unidade de saúde no dia 13 abril, mais de um mês depois da mordida. Ele apresentava febre, dificuldade respiratória, dores musculares, dores abdominais, tosse e espasmos musculares, além de estar desidratado e com alterações de comportamento.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

IPTU de terrenos em condomínios fechados pode ser reduzido de 3,5% para 0,5%
Diversos

A alíquota de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de terrenos e condomínios fechados em Campo Grande será reduzida de 3,5% para 0,5%. A alíquota foi aprovada por desembargadores da 1ª Seção Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ-MS). O Município pode recorrer da decisão.

A sessão de julgamento foi realizada na segunda-feira (4). Segundo a decisão da ação, ingressada pelo escritório Tannous, Scaff & Raffi Advocacia, condôminos de loteamentos fechados podem pedir a restituição de valores excedentes ao 0,5% aprovado que tenham sido pagos nos últimos cinco anos, conforme prevê a legislação tributária.

Para a redução da alíquota, o escritórios sustentou que a porcentagem pode ser de 0,5% a 3,5% sobre o valor de avaliação do imóvel, dependendo da quantidade de melhorias e serviços públicos que sirvam o imóvel, como pavimentação, abastecimento de água, energia elétrica, sistema de esgoto sanitário e presença de escola primária ou posto de saúde a distância de no máximo 3 quilômetros do imóvel.

Segundo a proposta, nos loteamentos fechados particulares, estes serviços não são realizados ou mantidos pelo Poder Público e sim pelo empreendimento responsável pela construção e, por este motivo, a cobrança pelo Poder Público não se justificaria.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

Estado tem pior taxa de desemprego desde 2012
Diversos

Mato Grosso do Sul tem a pior taxa de desemprego nos últimos três anos para o primeiro trimestre do ano, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa de desocupação ficou em 6,1%, a maior desde o primeiro trimestre de 2012, quando o índice marcou 7,5%.

Conforme os dados, 80 mil pessoas com mais de 14 anos estavam desocupadas entre janeiro e março. Para comparação, no mesmo período do ano passado, eram 59 mil. Em contrapartida, 1,2 milhão estavam empregadas no período, sendo 480 mil no setor privado, com carteira assinada, enquanto que 156 mil atuavam no mercado sem carteira assinada.

RENDIMENTO

O salário médio do trabalhador sul-mato-grossense subiu 22% em três anos. O rendimento médio era de R$ 1.420,00 no primeiro trimestre de 2012 e saltou para R$ 1.736,00 este ano.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

da tarde
Diversos

Polícia prende 5 e recupera 38 dos 255 animais furtados em fazenda

Segundo investigações da Polícia Civil o furto foi esquematizado por um funcionário da fazenda

Polícia mantêm as investigações na intenção de recuperar os 217 animais que ainda estão desaparecidos

Após o furto de 255 cabeças de gado, ocorrido na noite da última segunda-feira (04), na Fazenda GV4, localizada na Estrada da Jaqueira, no município de Anaurilândia, a Polícia Civil iniciou as investigações e conseguiu recuperar 38 animais furtados, além de prender cinco pessoas acusadas de envolvimento no crime.

De acordo com site Cenário MS, os animais foram recuperados nesta quarta-feira (06), em uma propriedade rural localizada no Assentamento Santa Clara, no município de Bataguassu. Segundo investigações da Polícia Civil o furto foi esquematizado por um funcionário da fazenda, identificado como José Fernandes da Silva de 24 anos, conhecido como Gabiroba. 
 
Degner Vieira de França é apontado como comparsa de José Fernandes, ele teria sido a pessoa responsável por intermediar e realizar a venda e o transporte dos animais. Diante das investigações a polícia chegou até Cláudio Roberto da Silva, de 38 anos, Juliano Aparecido Moreira Giorf, de 32, e Edilson Faustino de 47 anos. Os três foram apontados como receptadores. 
 
Com um deles, foram localizadas duas das novilhas furtadas. A polícia mantêm as investigações na intenção de recuperar os 217 animais que ainda estão desaparecidos e identificar mais pessoas que possam estar envolvidas com o furto

Geladeira com maconha seria "presente de Dia das Mães"

Caminhonete saiu de Campo Grande e foi apreendida em rodovia no interior de SP

Maconha estava escondida dentro de geladeira

Policiais rodoviários de São Paulo descobriram um carregamento de 200 quilos de maconha dentro de uma geladeira que estava sendo transportada em uma caminhonete que saiu de Campo Grande (MS).

O veículo foi abordado pelos policiais na rodovia Castelo Branco, região de Itu, interior de São Paulo. O motorista disse que entregaria o eletrodoméstico de presente para a mãe. Desconfiados, os militares abriram o “presente” e encontraram vários tabletes da droga.

O motorista foi levado à delegacia, onde disse à polícia que tinha saído de Campo Grande e iria entregar a droga na capital paulista. Ele disse que estava seguindo outro carro na rodovia e que não sabia para quem a droga seria entregue, mas receberia R$ 5 mil pelo serviço.

O motorista foi preso em flagrante por tráfico e levado para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Sorocaba (SP).


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

PONTA PORÃ
Diversos
Marcelino Nunes solicita melhorias em frente à Escola Adê Marques
Diversos

Pensando em proporcionar um trânsito mais tranquilo e seguro aos alunos, pais e funcionários da Escola Estadual Adê Marques, em Ponta Porã, o Presidente da Câmara Municipal, Marcelino Nunes de Oliveira, fez solicitações ao Prefeito Ludimar Novais e ao Secretário Municipal de Obras e Urbanismo, João Batista Sandri.

Os pedidos feitos durante a sessão ordinária realizada no plenário no dia 30 de abril, foram para que seja transformado o canteiro central da Rua Tiradentes em estacionamento, na frente da Escola, além da construção de quebra molas em elevação, incluindo faixas de pedestres nos dois sentidos da rua, e a demarcação do estacionamento para pessoas com necessidades especiais, por meio de faixas. Marcelino também solicitou que sejam demarcadas as vagas no estacionamento que já existe na Rua Calógeras.

Atendendo a pedidos feitos pelo presidente da Associação de Pais e Mestres, Matusael Machado Cano, a presidente do Colegiado, Maria Aparecida Franco Lacerda e o diretor da Escola Estadual Adê Marques, Ronaldo Cáccia, o presidente da Casa de Leis, Marcelino Nunes de Oliveira, acredita que com estas indicações a questão do trânsito no local será resolvida, proporcionando maior segurança, e evitando problemas nas vias citadas. Por isso, o mesmo pede que a situação seja avaliada e atendida o mais breve possível.


 


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

CAFE DA MANHÃ
Diversos 02h45

Alerta: Nave russa pode cair no Brasil no próximo sábado Nave que transportava provisões para a Estação Espacial Internacional teve problemas e irá cair na Terra no fim de semana

O drama da nave de carga russa Progress M-27M que está caindo do espaço descontrolada deve acabar na próxima sexta-feira, dia 8. E o território brasileiro pode ser um dos destinos do que sobrar do cargueiro, que deve se desintegrar ao reentrar na atmosfera terrestre.

Segundo cálculos do site www.Siteview.com, que acompanha a posição de satélites e do lixo espacial em tempo real (sim, isso já existe na internet), a nave deve reentrar na Terra na noite de sexta-feira e madrugada de sábado acima do extremo sul do continente africano. A previsão é que a destruição do cargueiro comece quando ele estiver a 130 km de altitude, justamente nessa região. É nesta hora que entrarão em ação as forças de atrito do ar, que consequentemente aumentam a temperatura da fuselagem até incendiá-la. Mas ela ainda vai continuar caindo…

Seguindo a mesma rota, a nave deve completar mais uma volta pela Terra antes de se despedaçar por completo, o que deve acontecer em algum ponto entre as latitudes 51,6 ao norte ou sul da linha do equador, região que vai desde a Groenlândia ao extremo da América do Sul. Enquanto despenca do céu, o cargueiro poderá ser visto a olho nu já partir dessa quarta-feira (6). No Brasil, a nave vai aparecer nos céus das regiões Centro-Oeste e Sul.

A passagem do cargueiro russo pelo céu do Brasil colocou em alerta a BRAMON (Brazilian Meteor Observation Network), rede brasileira de observação de meteoros, que está acompanhando a queda na nave com mais de 30 câmeras de alta sensibilidade.

A nave vai cair no Brasil?

Devido a complexa órbita elíptica de queda do cargueiro russo, alguns de seus pedaços podem sim cair no Brasil. A previsão é de que a maior parte da nave se desintegre ao reentrar no planeta, mas peças mais resistentes podem resistir e chegar ao solo.

A nave que deveria abastecer a Estação Espacial Internacional perdeu o controle no espaço devido a causas ainda não explicadas e iniciou uma rota de queda sem controle para Terra. Em vídeos divulgados pela agência especial russa é possível ver o cargueiro girando sem controle.

Ao todo, o cargueiro pesa cerca de 7,2 toneladas e carrega 4,7 toneladas de suprimentos que deveriam ter sido entregues na estação espacial. Além disso, a nave ainda carrega 2.375 kg de combustível.

Com os riscos minimizados, a queda da nave russa em forma de bola de fogo servirá mais como um show pirotécnico demonstrando mais um fracasso do programa especial russo no lançamento de foguetes.

Na foto a nave M-17, semelhante ao cargueiro M-27M que está caindo em direção a TerraNa foto a nave M-17, semelhante ao cargueiro M-27M que está caindo em direção a Terra

16h28

O que são as matas ciliares?

Não são apenas os animais que precisam ser preservados. É muito importante que todos cuidem também da flora, como as florestas nativas e as matas ciliares.

Por isso, é fundamental que o modelo agropecuário atual seja revisto para garantir a sustentabilidade econômica e social do produtor rural, mas sem agressão ao meio ambiente.

Pensando nisso, o WWF-Brasil organizou uma série de perguntas e respostas, que visam esclarecer as principais questões a respeito do tema:

O que são as matas ciliares e as reservas legais?

São florestas, ou outros tipos de cobertura vegetal nativa, que ficam às margens de rios, igarapés, lagos, olhos d´água e represas.

O nome “mata ciliar” vem do fato de serem tão importantes para a proteção de rios e lagos como são os cílios para nossos olhos.

Já as reservas legais são as áreas de propriedade rural particular onde não é permitido o desmatamento (corte raso), pois visam manter condições de vida para diferentes espécies de plantas e animais nativos da região, auxiliando a manutenção do equilíbrio ecológico. Contudo, as florestas situadas nas reservas legais podem ser manejadas e exploradas com fins econômicos.

Quais as causas da degradação das matas ciliares e reservas legais?

As pastagens são a principal razão da destruição das matas ciliares. A maior umidade das várzeas e beira de rios permite melhor desenvolvimento de pastagens na estação da seca e, por essa razão, os fazendeiros recorrem a essa opção mais simples.

O desmatamento é outra causa. A Amazônia sofre, ainda hoje, um processo de diminuição contínua devido às políticas de incentivos à pecuária e culturas de exportação (café, cacau etc).

O aumento das populações rurais e a prática de sistemas de produção que não são adaptados às condições locais de clima e solo têm sido fatores responsáveis pela destruição de vastas extensões de florestas nativas na região.

Alguns produtores também desmatam para que os igarapés aumentem a produção de água no período de estiagem.

Esta realidade deve-se ao fato de as árvores deixarem de “bombear” água usada na transpiração das plantas.

Contudo, pesquisas mostram que esta prática, com o tempo, tem efeito contrário, pois com a ausência da mata ciliar ocorre um rebaixamento do nível do lençol freático (de água).

Também as queimadas, utilizadas como prática agropecuária para renovação de pastagens ou limpeza da terra, aparecem como causas de degradação. O efeito das queimadas leva ao empobrecimento progressivo do solo.

Por fim, não é dada às matas ciliares e às reservas legais a devida importância. As atividades de pesquisa e extensão na Amazônia e na maioria das escolas agro-florestais no Brasil, por exemplo, privilegiam a destruição das florestas, dando importância secundária à agricultura familiar.

Há uma grande falta de informações sobre muitas atividades potenciais e ecologicamente adequadas à região.

Qual a importância ambiental das reservas legais e matas ciliares?

As reservas legais e especialmente as matas ciliares cumprem a importante função de corredores para a fauna, pois permitem que animais silvestres possam deslocar-se de uma região para outra, tanto em busca de alimentos como para fins de acasalamento.

Em locais de grande diversidade de espécies de plantas e animais, como em Rondônia, devem ser encontradas plantas e animais raros que somente ocorrem em sua região.

Tal fato aumenta a importância das reservas legais. Dizer, por exemplo, que a floresta de uma região é compensada em outra distante, não é verdadeiro.

Todo agricultor sabe que nas terras boas ocorrem muitas plantas e animais próprios de terras boas e uma terra fraca não compensa a perda das espécies da terra boa, e vice-versa.

Além disso, as matas ciliares e outras áreas de preservação permanente permitem ao proprietário diminuir os problemas de erosão do solo e manter a qualidade das águas dos rios e lagos da propriedade.

Por fim, as matas nas propriedades particulares da Amazônia produzem muitos alimentos de grande importância para a fauna e para o homem.

O equilíbrio ecológico só é possível, de fato, com o manejo adequado das florestas e matas e preservação do meio ambiente.

WWF Brasil


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

FUTEBOL
Diversos
Corinthians leva 2 e se complica nas oitavas de final
 
Terra
Ampliar
Luciano, que sentiu lesão no primeiro tempo e foi substituído, lamenta erro
Tite  queria ao menos marcar um gol no Paraguai, mas voltará para o Brasil com uma situação muito tensa na bagagem. Fora de casa, o Corinthians, sem jogar há duas semanas, teve atuação apática na noite desta quarta-feira e perdeu por 2 a 0 para o Guaraní-PAR, com direito a frangaço de Cássio no primeiro, pela ida das oitavas de final da Libertadores de 2015. E, desta vez, o time paulista não pode nem culpar o cansaço, “desculpa” para as más atuações recentes. O duelo de volta, com a Arena lotada, terá que contar com uma daquelas viradas históricas que o torcedor alvinegro já viu. 

A equipe paulista entrou em campo sem Emerson e Stiven Mendoza, expulsos contra o São Paulo – Luciano entrou como titular na vaga, ao lado de Guerrero, que voltou após período afastado por dengue . A equipe teve duas semanas sem jogos após o clássico contra o rival tricolor, jogo em que passou a ser contestada por perder a invencibilidade no ano em meio à queda de rendimento, já que três dias antes foi eliminada do Paulista nos pênaltis para o Palmeiras .

Apesar do longo período de treinos, o Corinthians não justificou no primeiro tempo o descanso. Apático, o time paulista não conseguiu aplicar a tão pedida intensidade de Tite e quase não criou chances, sendo anulado pela marcação do modesto adversário. Por sinal, os brasileiros só não saíram atrás antes do intervalo graças a Gil: o zagueiro salvou gol em cima da linha, após Benítez sair cara a cara com Cássio e tirar do goleiro corintiano.

Parecia que a equipe de Tite sofreria mais no segundo tempo: logo no primeiro minuto, o Guaraní perdeu chance clara de gol com o artilheiro Santander. A situação ficou pior com frangaço de Cássio, que permitiu a abertura do placar para os paraguaios. Os visitantes só acordaram após saírem atrás e pressionaram o adversário, inclusive com uma bola na trave chutada por Fábio Santos.

O time melhorou principalmente com a entrada de Malcom no lugar de Jadson, mas levou gol em contra-ataque que deixou a situação bastante complicada para o jogo de volta. Problemático, o Corinthians não conseguiu segurar a força do Guaraní em casa com o atacante Santander como melhor em campo.

O duelo de volta entre as duas equipes está marcado para a próxima quarta-feira, às 22h (de Brasília), em Itaquera. Todos os ingressos para o jogo já estão esgotados. Para avançar, o Corinthians terá que vencer por pelo menos três gols de diferença – 2 a 0 leva para os pênaltis. A situação alvinegra é pior por não ter conseguido sequer marcar um gol no Paraguai.
Jogando com time reserva, Santos cede empate no fim ao Maringá
Band
Jogando com um time reserva depois da conquista do Paulistão, o Santos cedeu o empate por 2 a 2 diante do Maringá, no jogo de ida da segunda fase da Copa do Brasil. O Peixe vencia por 2 a 0 até os 35 minutos do segundo tempo, mas levou dois gols na reta final da partida.

 Em um primeiro tempo marcado pelo baixo nível técnico, o Santos abriu o placar aos 24 minutos. Após bom cruzamento de Cicinho, Elano apareceu livre e cabeceou para o gol.

O Maringá ainda teve duas boas chances para empatar antes do intervalo. Aos30, Gabriel Barcos arriscou de fora da área, a bola desviou em Gustavo Henrique e parou no travessão de Vladimir. Já os 37, Rodrigo Dantes recebeu bom lançamento, mas demorou para definir e permitiu a boa saída do goleiro santista.

Na segunda etapa, o time de Marcelo Oliveira ampliou o placar aos 10 minutos. Gabriel iniciou a jogada, Lucas Crispim cruzou e Marquinhos Gabriel completou: 2 a 0.

O placar eliminaria o jogo da volta, mas os donos da casa descontaram aos 36. Após cobrança de falta, Vladimir soltou e Fabiano aproveitou diminuir. Os paranaenses insistiram e chegaram ao empate nos acréscimos, na cabeçada de Rodrigo Dantas: 2 a 2.

As duas equipes voltam a jogar na próxima quinta-feira, dia 14, na Vila Belmiro. O Santos pode até empatar por 0 a 0 ou 1 a 1 para seguir na competição.

O classificado de Santos x Maringá terá pela frente quem passar do confronto entre Chapecoense e Sport.  O primeiro jogo foi nesta quarta-feira, em Chapecó, e terminou com vitória por 2 a 0 do time da casa. A volta será na semana que vem, dia 13, em Recife.

Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)


Página selecionada de 1328 páginas.
Fotos

Nova pagina 2


Notícias

Terça, maio 19
· FIQUE SABENDO
· CAMARA MUNICIPAL DE PONTA PORÃ
· DOF
· CUIABA
· CAMPO GRANDE MS
· A BEIRA DA MORTE
· PMs que faziam segurança em órgãos públicos voltam às ruas
· DOF
· ZECA SENADOR
· UFC
· NEPOTISMO
Segunda, maio 18
· Marcelino foi escolhido para fazer parte da nova direção estadual do PROS
· Carlinhos pede redutor de velocidade
· Roberto Peres pede extensão de rede de energia elétrica na saída para Caarapo
· AMAMBAI
· TEM LOUCO PARA TUDO
· DROGA
· FIM DE TARDE
· FESTIBAI
· se beber não dirija, SE DIRIGIR NÃO BEBA
· FRIO
· CAFE AMARGO
· ponta porã
· CAFE DA MANHÃ
Domingo, maio 17
· ELEIÇÕES
· DA TARDE
· DENGUE
· MS
· mulher é degolada com requintes de crueldade
· MEGA

 Calendario de Eventos
Maio 2015
  1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31  

Eventos

 Hora Certa

 Amigos do Site!




RondPoint Web Services Web site powered by MEGAWEB