Roger Waters comenta polêmica em show e diz que luta não deveria ser entre fãs, mas contra os poderosos

0
Exclusivo: Roger Waters no Fantástico

Exclusivo: Roger Waters no Fantástico

O cantor e compositor inglês Roger Waters, ex-integrante da banda Pink Floyd, falou ao Fantástico sobre a polêmica causada no show para 45,5 mil pessoas, no Allianz Parque, em São Paulo, na terça-feira (9), que abriu a turnê de “Us + Them” pela América Latina.

A turnê é cheia de críticas políticas, como é comum na carreira de Waters. No Brasil, ele incluiu crítica ao candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL) e recebeu aplausos e vaias como resposta. Ele exibiu #elenão no telão e colocou o nome de Bolsonaro em uma lista de líderes mundiais classificados por Waters como neo-fascistas.

Expressão #EleNao é exibida durante show de Roger Waters em São Paulo — Foto: Janaína Lepri/TV GloboExpressão #EleNao é exibida durante show de Roger Waters em São Paulo — Foto: Janaína Lepri/TV Globo

Expressão #EleNao é exibida durante show de Roger Waters em São Paulo — Foto: Janaína Lepri/TV Globo

Ao Fantástico, ele explicou o que aconteceu. “É interessante porque… duas coisas aconteceram. Durante a música ‘Eclipse’ eles colocaram a hashtag que desagradou a todos. Aquilo foi um erro. Era para ter aparecido mais tarde durante a música ‘Mother’, durante a parte ‘Mother should I trust the government?’ (mãe, devo confiar no governo?). Seria nessa parte que apareceria ‘Ele não’, aí faria sentido. Mas colocar no meio da ‘Eclipse’ foi um erro do meu time. Aquela parte da música era para aparecer pirâmides, lasers coloridos. Estávamos amando uns aos outros. No fim é o clímax depois da jornada longa que atravessamos”, comentou o britâncio.

Waters também afirmou que não sabia o que estava provocando a reação do público. “Foi totalmente inapropriado, seu eu pudesse dizer. Na segunda noite em São Paulo nós não usamos hashtag, mas deixe-me terminar a historia. Na primeira noite, eu não soube que tinha aparecido no telão. Achei que todos aplaudiriam, porque era isso que deveria acontecer. Naquele momento do show, em todos os lugares que tocamos no mundo todo, todos ficam tão contentes nessa parte, todos aplaudem. Aí me perguntei: ‘O que está acontecendo?'”

Depois, ele disse que o que viu acontecer em seu show o fez lembrar de outros momentos na história de outros povos, como a Inglaterra antes da Segunda Guerra, quando quando comunistas e fascistas brigavam nas ruas. E disse que, no seu show, a luta não deveria ser entre as pessoas ali presentes, mas contra os poderosos.

“Eles são os inimigos, eles são quem deveríamos lutar contra, não entre nós. Isso é o que eles [poderosos] querem, que lutemos entre nós, porque enquanto lutamos entre nós, não focamos no nosso verdadeiro problema”.

Sobre as críticas que recebeu de seus fãs por ter se manifestado politicamente, Roger afirma, em tom desafiador, que eles estão errados e que não deveriam ir aos seus shows.

“Se vocês, meus fãs, acharam que músicos devem apenas tocar suas músicas… É obviamente apenas errado. Não, não devemos. Nós temos responsabilidade como políticos e também como músicos. Eu acredito que todos os artistas, não interessa qual tipo de arte você faça, todos têm responsabilidades de usar a arte para expressar ideias políticas e criar demandar em favor dos direitos humanos para todos.”

“Francamente, para as pessoas que comentaram na minha página do Facebook ‘cala a boca e apenas toca a música’. Se você não gosta, não entre no meu Facebook, não vá aos meus shows, ok? Se não gosta, não venha! Tudo isso é ridículo”, disse.

Roger Waters já foi vaiado em outros shows, como nos EUA, quando colocou o rosto do presidente Donald Trump no porco da música “Pigs”.

No fim da entrevista ao Fantástico, Waters reafirmou a admiração que tem pelo ídolo John Lennon. “Acredito em John Lennon que tudo o que precisamos é de amor. Eu acredito que o poder das pessoas de amarem as outras um dia vai vencer. Você pode dizer que sou um sonhador, mas não sou o único.”

Roger Waters canta 'Wish You Were Here'